San Liscofré
“A palavra amigo vai além da figura de duas pessoas abraçadas num momento de confraternização. É principalmente a definição da presença no momento inoportuno que a vida traz. Nas adversidades, quando se mais precisa não apenas da figura, mas da presença real da condição de amigo em nossas vidas. Sejamos amigos fora da moldura, àquele que encontra maneiras de demonstrar isso, cada qual à sua maneira. Sejamos amigos de fato e não só de fotos.”
“Às vezes achamos que os defeitos de alguém não serão suficientes para atrapalhar, até descobrir que eles foram fundamentais para acabar com tudo.”
“Quando algo provoca minha repulsa, tenho um impulso quase incontrolável de gritar até ver aquilo despedaçando como um cristal. Como isso seria libertador. Mas claro, inventaram um silenciador chamado elegância que me impede de agir ao estilo originariamente humano.”
“O tempo sempre acaba revelando a realidade das intenções e principalmente das palavras. Ninguém fica sem ser provado naquilo que diz e muitos fracassam nessa hora, não porque as dizem, mas porque não sabem vive-las integralmente. Palavras fortes, atitudes vulneráveis. Qual a vantagem do intenso se este for raso ou pouco resistente?”
“Há coisas que amamos. E há coisas que desejamos. Uma parece não substituir a outra. No entanto, é curioso isso porque sempre desejamos o que amamos, mas nem sempre amamos o que desejamos."
O que mais gosto na vida é que posso mudar de ideia, de roupa, de rumo, de lugar, de vida, quantas vezes eu quiser e toda vez que eu precisar. Porque só não se modifica o que está morto. E como me faz bem simplesmente saber disso.
“Queria que em um dia qualquer, toda essa confusão acabasse e tudo voltasse a ser como antes. Mas, e o que eu faria com as confusões de antes?”
“A diferença essencial entre as coisas que se amam, e as que se desejam, é que apenas uma delas será forte o bastante para permanecer e alterar nosso estado, e esta sim será suficientemente importante a ponto de modificar, inclusive, nosso destino.”
“Ou nos compreendemos e aprendemos a nos tolerar. Ou nos aborrecemos ao ponto de sermos incapazes de conviver.”
“A desgraça de quem não sabe fazer nada sozinho é estar condenado ao desespero de viver em função de agradar os outros para ter sempre companhia.”
"O problema não é lutar contra o que nos faz mal. Isto, todavia é fácil. Difícil mesmo é decidir entre o que nos orienta a razão e os apelos do coração. Ainda mais triste se torna ao saber que a escolha por qualquer destes caminhos, inevitavelmente, vitimará o outro."
“Quantas situações que vivemos podemos afirmar, com certeza, nos causam felicidade e não apenas contentamento? Viver é um desafio, uma aventura. Mas é necessário muita dedicação, para se viver de verdade, sentir a vida ao invés de cair no vão das coisas. Cuidemos em viver e não apenas seguir a vida ou vê-la passar por nós.”
“Julgamos que tudo o que brilha, tem valor. Se analisarmos bem, às vezes nem brilha tanto assim e nem tem tanto valor como pensamos. Algumas vezes é só uma questão de ocasião, oportunidade ou conveniência.”
"Algumas das decisões mais tristes que já tomei foram em resposta a atitudes alheias que não me deixaram outra escolha senão abnegar. Assim como as decisões mais felizes se deram por cumplicidade e empatia, frutos da simplicidade dos sentimentos ao optarem pela mesma escolha."
"A vantagem daquele que nada procura, nem nada espera, é contenta-se com qualquer coisa. Eu não saberia ser assim, qualquer coisa é muito pouco para mim."
"Espero ver chegar o dia em que muitas outras pessoas entenderão o valor da vida de um animal, e lutarão por ela como se lutassem pelos seus semelhantes. Quando enfim compreenderem que para o mundo continuar, é necessário manter toda forma de vida nele, e que isso não é bondade, é preservação mútua."
“Algumas pessoas são mais felizes, aproveitam mais, vivem melhor, quando não estou mais nas suas vidas. Não sei se constatar isso me deixa triste, mas ficar triste seria egoísmo meu, sendo que estão melhores agora. Então sigo meu caminho sem olhar para trás. De certa forma, me conforta saber que, ao sair, fiz algo bom para elas, no final das contas!”
"Eu nunca poderia invadir a vida de quem eu amo. Não poderia desrespeitar sua vontade, ainda que seja diferente da minha, principalmente se for. Me resta caminhar a passos largos para longe, a fim de que tudo o que sinto se perca pelo caminho, o mais rápido possível, para que a força não me traia e eu caia na tentação de correr até lá e dizer tudo o que meu coração está a gritar."