Samir França
Um tempo degradê...
Junto, misturado, embaralhado.
Antes uno, agora duno, juntos e separados.
Antes fora, agora dentro, durante algum tempo.
Antes cinza, agora cores fortes.
O céu que antes separava, agora une.
Um degradê, entre eu e você...
Hum! Quer dizer que você não acredita em Deus!? Conte-me então como é viver uma vida sem sentido, sem saber de onde veio, para onde vai e o que faz aqui!?
A gente só perde o que não temos ou o que não é nosso. Por isso, fico muito feliz quando me dizem que está diminuindo o número de participantes na Igreja. Feliz porque isto é um claro sinal de que a Igreja está sendo renovada e peneirada. A Igreja nunca perde fiéis, mas sim, participantes, pois quem é fiel é fiel e ponto.
A troca do espiritual pelo carnal, do essencial pelo superficial e do amor pelo rancor, causam o atrofiamento do cérebo e um desvio de personalidade que beira a perca da identidade. E infelizmente, tenho visto muito isso ultimamente.
É da natureza humana amar os seres humanos como seres humanos e os animais como animais. Porém, vemos uma inversão tão grande das coisas, que facilmente encontramos quem ame animais como se fossem pessoas e pessoas como se fossem animais.
A eucaristia é a fonte da juventude da alma pro católico. Ela renova, restaura e revigora todo espírito que estiver esmorecido.
Não é preciso esquecer um grande amor para se viver uma grande paixão. Difícil é viver uma grande paixão quando ainda se têm um grande amor.
[Geração "Coca-Santa"]
Podemos primeiramente nos perguntar: "O que motiva tantas pessoas a buscarem viver uma vida de santidade que aparentemente estaria tão ultrapassada?"
A primeira resposta a dar é que essa vida é mais atual do que parece e mais real do que possamos tocar, pois podemos mais do que tocá-la, podemos sentí-la, vivê-la.
Muitas pessoas vivem uma vida aparentemente feliz, mas concretamente sem sentido.
Querendo compensar, sem se darem conta, o amor que falta dentro de si, elas se enveredam por muitos caminhos, se entregando a muitos momentos, mas não experimentando nada.
Estão cada vez mais vazias, mais determinadas em preencherem seus corações, mais vulneráveis as ofertas que o mundo vos apresenta como solução rápida e fácil para acabar com esse vazio interior.
Na mesma velocidade que o mundo avança nas estruturas físicas, muitos de nós retrocedemos nas estruturas espirituais.
Já passamos por várias gerações: X, Y, Z, até mesmo pela geração "Coca-Cola".
Hoje passamos pela geração Vazia, vazia de ideais, de valores e de esperança.
Uma geração que colhe os frutos ruins de escolhas ruins feitas por nós e por quem no passado, deveria ter deixado para nós apenas árvores boas.
Deixamos para as pessoas a falta de esperança como herança e hoje colhemos seus frutos.
Precisamos neste tempo lutarmos contra as utopias pregadas pelos ídolos que não preenchem nossos corações, que não nos trazem Paz, utopias fantasiosas que só degeneram e matam nossa alma, utopias que são capazes de preencher apenas nossas mentes, menos os nossos corações.
Precisamos acreditar que esta vida é mais, muito mais do que apenas "sexo, drogas e rock'n'roll".
Existe um caminho verdadeiramente rico, verdadeiramente feliz, verdadeiramente alegre e extremamente compensador, este caminho é o caminho da santidade.
A santidade é uma verdade que o mundo nos apresenta como mentira, o mundo é uma mentira que se apresenta como verdade.
Não tenhamos medo de amar gratuitamente e desinteressadamente.
Enquanto muitos que vivem o amor egoísta que o mundo prega, se sentem cada vez mais infelizes, nós vivemos o amor desinteressado e somos revigorados no corpo e na alma.
Se queremos renovar e fortalecer nossa alma, vivamos a santidade, vivamos o amor, pois a santidade é amar, e o amor é o esporte que fortalece a alma.
O Amor gera transformação.
A transformação gera gratidão.
A gratidão gera resposta.
A resposta gera compromisso.
O compromisso gera fidelidade.
A fidelidade gera perseverança.
A perseverança gera permanência.
A permanência gera continuidade.
A continuidade gera maturidade.
A maturidade gera experiência.
A experiência gera sabedoria.
A sabedoria gera revelação.
A revelação gera Verdade.
A Verdade gera Cristo.
E Cristo gera o Amor.
A experiência com o Amor transforma todas as coisas, principalmente o coração.
Só o Amor é capaz de mudar o mundo e o seu rumo, e é só Dele que as pessoas precisam!!!
Aprendamos a não mais eternizarmos o que passa, pois o que precisamos mesmo é naturalizarmos o eterno e eternizarmos o Amor.
[A longevidade do provisório]
Nos tempos de hoje encontramos muito facilmente quem troque o que é permanente pelo que é provisório, o que é eterno pelo que é passageiro.
Mas porque encontramos tantas pessoas que se dispõe a viverem o que passa rapidamente, ao invés de abraçarmos o que fica eternamente?
Porquê tantas pessoas estão trocando o que é eterno pelo que é provisório?
Dar longevidade ao que é provisório é uma armadilha na qual caímos muito facilmente e corriqueiramente.
Parece até que perdemos a noção do que é essencial e do que é supérfluo em nossas vidas.
Acabamos perdendo o sentido da vida, do que são as pessoas e da diferença que essas pessoas têm das coisas.
Quando perdemos o sentido, perdemos também a direção, quando perdemos a direção, perdemos também o foco, quando perdemos o foco, perdemos também a noção, quando perdemos a noção, ficamos a deriva no mar do mundo, sendo golpeados pelas ondas agitadas daquilo que nos tira a vida verdadeira, daquilo que passa.
Dar vida longa ao que passa é a mesma coisa que tentar sair do meio das ondas agitadas com as próprias forças, o que no início até parece dar certo, porém, a luta contra o mar vai nos cansando, nos consumindo, nos desgastando, ao ponto de querermos desistir por não vermos mais sentido continuarmos a lutar nem sabermos de onde tirarmos forças, e muitos deixam o mundo vencer, se entregando a ele e vivendo ao sabor das ondas que passam, que não permanecem.
Mas então vêm O Salva-Vidas e nos estende a mão, para nos salvar, erguendo nossa cabeça antes mergulhada em certas ondas, fitando em nós Seu Olhar e nos dizendo: "Calma! Eu estou aqui para te salvar."
Que possamos encontrar novamente o sentido se o tivermos perdido, para aprendermos a não mais eternizarmos o que passa, pois no fundo no fundo, o que precisamos mesmo é naturalizarmos o eterno e eternizarmos o Amor.
Ser santo é ser cheio de misericórdia.
Ser santo é viver o esquecimento total de si mesmo.
Ser santo é não buscar em nenhum momento, por menor que seja, os próprios interesses.
Ser santo é ter amizade com Deus e inimizade com o mundo.
Ser santo é não gastar o que Deus dá com nossos próprios prazeres.
Ser santo é largar a soberba e se abraçar à humildade.
Ser santo é se sujeitar a Deus e resistir ao inimigo.
Ser santo é não falar mal uns dos outros, é não julgar.
Ser santo é sempre se perguntar: "Afinal, quem sou eu para julgar o meu próximo?"
A cruz de Deus é leve e nos dá a Paz, a cruz do mundo é pesada e nos tira a Paz, por isso, é melhor experimentar os sofrimentos de Deus do que as alegrias do mundo, pois os sofrimentos em Deus são alegrias, enquanto as alegrias no mundo são mentiras.
Quem tem medo de perder e deixa isso prevalecer, nunca experimentará a alegria que encontramos no se dar. Perder, muitas vezes, é ganhar.
Quanto dura um PARA SEMPRE se não o instante agora!? Pois o prazo de validade de um PARA SEMPRE, começa e se encerra, a cada segundo que passa. Se quer viver alguma coisa para sempre, diga SIM a cada instante agora.
O Homem que um dia morreu na cruz por nós, não deve continuar sendo pregado na cruz que agora é nossa por direito. Chegou a hora de assumir-mos nosso lugar!
Foi vivendo a vida que eu me apaixonei pela oração. Foi vivendo a oração que eu me apaixonei pela vida. E foi me apaixonando por você Jesus, que estou vivendo melhor a vida.