Rômulo Rossy Leal Carvalho
Se esquecermos de subsistir na nossa vida, teremos esquecido de renascer a cada dia e do propósito maior pelo qual estamos vivendo.
Não sofra por pensar que sofre, isso é desconhecimento. Sempre surpreender-se-á com alguém próximo ou distante que padece, demasiadamente, mais do que imaginamos.
Ninguém se consagra por viver unicamente vidrado nos livros, e sim quando põe em prática efetiva, o mecanismo do conhecimento adquirido através deles.
A vida é mediada de descobertas e, em uma delas, você se vê atraído pela necessidade de servir mais para que mereça um pouco do que lhe é servido.
Não tema tanto o que pode causar-lhe mal fisicamente; ele servirá para retaliar parcialmente suas culpas – ainda que sejam desconsideráveis. Tema, ainda que um pouco, o que pode afetar-lhe severa e eternamente o espírito, o qual demora mais tempo, para se regenerar.
Pensamentos voam tão rápidos quanto aves de rapina com sua presa; mas podem deixar marcas que nem a morte é capaz de apagar.
Encontrar-se-á maiores riquezas naquilo que, antes de tudo, as preservará e, mais ainda, as constituirá, como nas atitudes que semeiam e, venturosamente, fazem predominar a afabilidade, a caridade, a generosidade, a justiça, o amor e a paz. Detalhe: o tesouro maior é daquele que não só fala, mas pratica tais valores – fundamentais e sinteticamente construtores da verdadeira cidadania, da verdadeira humanidade.
O préstimo humano é característica fundamentalmente conclusiva para a comunhão entre os povos e para a repressão de atitude mediadas de egoísmo, incompreensão e frivolidade.
Ame e adore ao Senhor Deus a fim de que floresça a capacidade necessária para rumar seu caminho com o cetro da luz eficaz e vital.
É através do autoconhecimento que lançamos as bases precisas para o aprimoramento do que se autodenomina conhecimento.
Não tome decisões concretas sem antes refletir: suas causas, consequências, bem como o peso que delas recairá.
Não discuta com ninguém por bobagens fúteis. Perceberá no futuro que tem se tornado um abobalhado semi-incurável.
O arrependimento promove a continência, a remissão, a absolvição. O erro se torna susceptível de abolição.
Considere-se pequeno para que seja perceptivelmente honroso perante os olhos d’Aquele, cuja visão abrange o mundo.
A essência da oração está na intimidade do contato e do traquejo inesgotável ao que se enuncia benignamente enquanto se ora.