Rogério Joaquim
ENSINAR palavra com origem no Latim INSIGNARE, “gravar, colocar uma marca em”, de IN, “em”, mais SIGNUM, “marca, sinal”. O Professor só deixa sua marca quando o aluno aprende como aprender!
APRENDER tem origem No Latim AD, “junto” mais PREHENDER, relacionando com o ato de “trazer para junto de si”. Só é aprendizagem quando toma para si um determinado pensamento, com ou sem a mediação do Professor.
PEDAGOGO em Latim PAEDAGOGUS, “escravo que acompanhava uma criança à escola”, assumiam a função de guardião, responsabilidade de garantir o ensino, Palavra derivada do Grego PAIDAGOGOS, junção de PAIS, “criança”, + AGOGOS “líder, o que guia”, de AGEIN, “guiar”.
Colégio do latim COLLEGIUM, é uma “associação, comunidade ou sociedade”, de COLLEGA, companheiro de jornada”, formado por COM, “junto”, mais a raiz de LEGERE, “escolher”. No colégio podemos encontrar companheiros para construir o conhecimento que levaremos por toda nossa vida!
Quando me perguntam:
"Quanto você ganha para lecionar ?"
Eu respondo:
"Não GANHO NADA, eu RECEBO x valor em TROCA do meu empenho, tempo e serviço que disponho para a instituição que me PAGA! "
É uma troca entre meu serviço e o dinheiro que me pagam para eu lecionar!
A palavra AULA –
tem origem na língua Grega é derivada da palavra AEMI , “soprar, respirar”, isso por ser inicialmente uma discussão em um lugar aberto. Com o passar dos tempos esta acontecia em “palácios, pátios de palácios, onde se reúnem as pessoas para discussões”, depois “sala onde ficam os discípulos durante as lições”.
MONÓLOGO – vem do Grego MONOS, “um” e LEGEIN, “falar”. Indica que uma única pessoa é responsável por nos impor uma série de argumentos, sem ouvir outras partes. As aulas não podem ser um monólogo por parte d@s professor@s! O diálogo é fundamental!
DIÁLOGO – Pode designar uma conversa entre dois ou mais participantes. Em Latim DIALOGUS, no Grego DIALOGOS, “conversação”, relacionado a DIALOGESTHAI, “falar, conversar”, formado por DIA , “através”, +LEGEIN legein, “falar"! Sempre mantenha diálogo com @s alun@s!
ESCOLA em Latim SCHOLA, no Grego SKHOLÉ, “discussão, conferência, escola”, também “folga, tempo ocioso”! Nessesmomentos se espera que a partir de diálogo que se gere aprendizado.
Matemática tem diversas interpretações é derivada da expressão grega MATHEMATIKE TEKHNE, “ciência matemática”, "Técnica Matemática" e da palavra MATHEMA “ciência, conhecimento em geral, arte do conhecimento, conhecimento matemático”, relativo a MANTHANEIN “aprender”, "coisas a aprender". Devemos tratar essa palavra como "Arte das coisas a serem aprendidas". Ainda temos que aprender e nos desenvolver muito nos vários ramos da Matemática.
PROFESSOR é uma palavra derivada do Latim: PROFESSUS, “aquele que declara em público”, do verbo PROFITARE, “declarar publicamente, emitir seu parecer perante todos”, formado por PRO, “à frente”, mais FATERI, “reconhecer, confessar”. Ele não é detentor do conhecimento, apenas expressa o que conhece e orienta seus alunos na busca de novos conhecimento.
A sua profissão, não te define como ser humano! Você não é sua profissão, você está na sua profissão e não a profissão em você! Mas como você usufrui dela, mostra o caráter que você tem!
As vezes os melhores alunos não são os que acertam todas as respostas, mas os que continuam fazendo novas perguntas!
O Professor não deve tratar a educação como um laboratório de experiências, em que a cada seis meses testa a metodologia da moda! Mas é desejável que traga coisas novas para metodologias consolidadas!
Fazer o seu melhor, as vezes não será suficiente, mas será uma razão de ter feito todo que estava ao seu alcance e ter paz com sua consciência!
Se você fizer o máximo e for o mais longe que você puder! Quem sabe você pode chegar além do que você imaginou ir!
Para alcançar um objetivo maior, o segredo é fazer o máximo que puder, mesmo nas pequenas coisas, até alcançar o objetivo maior!
Alguns especialistas dizem : "O mundo Mudou a informação está na palma da mão e não em estantes". E eu leigo respondo: " A informação só é importante, quando temos interesse em acessar e usar, esteja ela onde estiver!"
Pode até parecer mas o mundo não é binário, entre os zeros e uns , existe uma infinidade de possibilidades!
Fazer o que puder fazer! Sempre da melhor forma que puder fazer!
Dar importância no que estiver fazendo!
E agradecer a oportunidade de ter condições de oferecer o seu melhor no que estiver fazendo!
Algumas coisas são importantes outras são necessárias! A distinção entre as duas pode ser importante ou necessário para sua felicidade!
Fazendo sempre o seu melhor, as vezes fará o necessário, as vezes o possível e sem saber, as vezes fará o que é impossível para outras pessoas!
Não saber se um novo dia de vida será o último dia, nos torna humanos! Não sabemos quanto tempo ainda nos resta! Devemos aproveitar cada novo instante!
Não tenho medo de morrer, mas sinto pena por não poder estar aqui, para proteger meus amigos e familiares e vibrar com cada conquista deles!