Roberto José Faria de Gusmão
"A vida é como se fosse uma imensa escada com diversos degraus, cabe a cada um de nós o livre-arbitrio de escolher se quer ficar na base da escada ou subir. Todavia, caso optemos por subir, o que mais importa não será a quantidade de degraus a serem galgados, mas sim como empreenderemos a subida, de que forma subiremos e o que deixaremos para trás, ao longo dos degraus, seja como alerta, exemplo ou ensinamento aos que ainda virão depois de nós, aos que ainda não galgaram e aos que ainda estão galgando os primeiros degraus. Eis o segredo da escada da vida!"
“Não importa onde esteja, em que momento da vida se encontre, o que lhe aflige, ou por quanto tempo esteja vivenciando uma provação, o que realmente importa é que tenha fé e creia que é possível superar todo e qualquer sofrimento, pois tudo na vida é passageiro. Após a tormenta advém a calmaria, pois nada é, tudo está.”
“Bom mesmo é viver a vida intensamente, desfrutá-la com paixão, vivenciá-la a cada instante como se fosse o último. Nossa passagem por aqui é breve, e a vida é uma dádiva muito preciosa para ser desperdiçada. Portanto, esteja bem consigo mesmo, com os outros e o mundo! Celebre a vida, aprecie a vida, Viva!”
"Jamais diga dessa água não beberei, pois a jornada da vida é longa, tortuosa, difícil e costuma dar muitas voltas. Quem sabe se um dia, em uma dessas voltas que a vida dá, você não volte a passar novamente pelo mesmo lugar de outrora e sinta muita sede?!"
"O conhecimento somente será válido se o compreendermos completamente em sua essência, se soubermos o que fazer com ele, se tivermos ciência das consequências de sua utilização, se não o utilizarmos em prol do ego, do indivídualismo, do eu; mas sim em beneficio da humanidade, da natureza, do planeta, e do universo."
“Pouca valia terá uma bússola ou mesmo um mapa nas mãos de quem não sabe o que quer, para onde quer ir e o que procura. Quem não exerce com sabedoria seu livre-arbitrio não decide por si, terá sua existência sempre a mercê dos outros. Jamais será protagonista de sua própria história, de seu próprio destino, de sua própria vida!”
"Sobre mim?! sobre minha essência?!
Apenas sei que nada sei, estou em busca ...
Vim ao mundo para amar, aprender, compartilhar, evoluir, viver
Aperfeiçoar-me enquanto alma, enquanto ser, enquanto buscador
Desenvolver a essência humana no dia-a-dia de minha existência
Buscar o meu melhor, sempre, em todos os aspectos
Fazer o bem, disseminar o bem, praticar o bem sem olhar a quem
Depois?!…
Depois retornarei a uma das inúmeras moradas de Deus...
Para prosseguir no ciclo da evolução espiritual
Pois estou apenas de passagem por aqui
Alma vivenciando uma experiência humana
Perdi o receio de abster-me, de errar, de me perder, de sofrer
Tenho convicção da minha imperfeição
Podem me chamar de anormal, idealista ou sonhador
Podem até não me levar a sério
Podem duvidar do que penso, do que falo, do que escrevo
Nada disso me importa!
O que importa é que sou um buscador
Com muita disposição para aprender, perceber, sentir, ver, vivenciar
Compartilhar idéias, impressões, pensamentos, saberes e sonhos
Não tenho bússola, mapas ou mesmo uma agenda
Não tenho nada, mas ao mesmo tempo tenho tudo
Não sou, apenas estou, pois nada é, tudo está...
Não sou dono de nada, nada me pertence, absolutamente nada
Apenas estou de passagem, realizando uma breve viagem
Pego o que preciso emprestado, depois devolvo, e sigo em frente...
Pois do pó eu vim e ao pó voltarei
Sou parte do Todo, e o Todo me contém
Sou parte do universo, mera poeira cósmica
Sou fruto da criação, criatura do criador
Sou um traço existencial, uma expressão efêmera do milagre da vida
Sou apenas um buscador no espaço-tempo de minha existência
Alma a procura de si mesma.”
"Assim como o próprio universo, os universos paralelos e o multiverso, somos todos energia, somos todos uma só massa em constante movimento, somos todos Um!"
"Assim como o estresse é benéfico ao organismo até um determinado limite e o veneno de uma serpente pode ser transformado em soro e salvar vidas, a radioatividade também pode ser utilizada no tratamento e cura de diversos tipos de tumores malignos e o ego, até um determinado ponto, contribuir de forma peculiar e sutil, para o equilíbrio, o bem-estar e a evolução do ser humano.
Todavia, devemos permanecer atentos, buscando sempre o equilíbrio e a humildade, conduzindo nossa existência com simplicidade e serenidade, jamais considerando-nos superior a quem quer que seja, pois por mais simples que as pessoas sejam ou possam parecer, sempre tem algo a dizer. Assim como não há sábio que não possa aprender, não há ignorante que não possa ensinar. Portanto, todos nós temos muito o que compartilhar uns com os outros.
A simples pretensão de que somos superiores a outrem representa um alerta, uma indicação da exacerbação do ego, do egoísmo e do individualismo. Sejamos pois mais tolerantes uns com os outros, com as crenças, religiões e seitas distintas daquela que acreditamos, praticamos ou professamos. Cada qual tem o direito e o livre-arbitrio de seguir seu próprio “caminho espiritual” ou de simplesmente não seguir nenhum. Devemos respeitar isso.
O sentimento de apego demasiado as coisas e as pessoas, intolerância de qualquer espécie, ódio, sentimento de superioridade, segregação, pré-julgamento, discriminação e condenação, representam a exacerbação do ego. Quanto maior o ego menor o auto-conhecimento e vice-e-versa. A linha do equilíbrio separa a emoção da razão, ela é tênue, frágil e estreita, devendo pois ser observada e respeitada. Portanto, tenhamos muito cuidado com as armadilhas do ego!"
"A meditação elimina a necessidade de intermediários entre nós e a existência, entre o eu menor e o Eu maior, entre a alma e Deus. A meditação nos coloca diretamente em sintonia com o universo, com o todo, com a essência divina, onde quer que estejamos, em qualquer circunstância ou momento da vida. Eis o poder da meditação."
"É próprio da mulher o sorriso que desperta a imaginação, os gestos suaves que estimulam os sentidos, o sexto sentido que confundem a mente, o olhar que toca a alma. Eis o encantamento feminino."
"E simples ser feliz, basta apenas estar bem consigo, com os outros e com a vida; difícil mesmo é ser simples!".
"Homem! Jamais subestime a mulher, pois com certeza, mais dia, menos dia, você poderá se surpreender! Apenas ame, admire, respeite! O falso conceito de sexo "frágil" faz parte do folclore machista, um conceito arrogante, irreal e ultrapassado.
Frágil é a mente de quem pensa assim, pois há muito tempo a mulher tem superado barreiras discriminatórias, tabús e falsos valores, colocando-se em pé de igualdade com o homem em todas as áreas, atividades e profissões, e não raro, superando-o com relativa facilidade!
Eis a realidade dos fatos, aceite-a, pois elas estão conquistando o direito à plena igualdade em diversos países, culturas e civilizações, um processo irreversível e que se concretizará plenamente, é apenas uma questão de tempo no espaço-tempo da humanidade.
Assim como após a noite advém o dia, o conhecimento derrotará a ignorância, a luz dissipará o véu da escuridão, a verdade vencerá a mentira. A luta da mulher deve ser a luta do homem, a luta de toda a humanidade por um novo Homem e uma nova Mulher! Simples assim."
"Não há caminho certo ou errado, o que é certo ou errado para você pode não ser para mim e vice-e-versa. Assim como o próprio universo, o planeta, e a natureza, diversas civilizações, países e povos, buscam o equilíbrio. Busca essa representada pelo entendimento entre a emoção e a razão, pela interação entre os elementos, pelo alfa e ômega. Sem o equilíbrio ocorre o caos, a dicotomia, a discórdia, a desagregação, as guerras, a destruição, e, no limite, a extinção da própria humanidade."
"O infinito é Uno, é o Todo, é Tudo. O infinito não tem fim pois não tem começo. O infinito está em nós, está em todos, está embaixo, está encima, está dentro, está fora, está em tudo, está no universo, nos universos paralelos e no multiverso. O infinito nos contém e nós estamos contidos Nele. O infinito é DEUS, Onipotente, Onipresente, Onisciente!"
“Você não é apenas uma partícula de poeira cósmica no universo. É também o universo na partícula de poeira cósmica. Somos todos alfa e omega, somos todos energia, somos todos luz, somos todos UM!”
Amo a simplicidade, as coisas simples, a beleza natural, o cantar da passarada, o desabrochar das flores, o sorriso inocente de uma criança. Eis o espetáculo da vida!
"Qual é o segredo dos escritores e poetas?! Pergunta o discípulo ao seu mestre ... E o mestre responde: diferem dos demais por não necessitarem de olhos abertos para ver o sol, ouvidos apurados para ouvir os pássaros ou olfato privilegiado para sentirem o aroma das flores. O segredo deles reside na abstração e sensibilidade. Graças a tais predicados conseguem perceber o imperceptível, imaginar o inimaginável e ver o que não é visível."
"Que a manifestação da natureza e seus elementos, a delicadeza da flor, a inocência da criança, a sabedoria do idoso, a alegria do animal e os milagres do dia-a-dia, renovem cada vez mais minha mente, fortaleçam meu corpo e transmutem minha alma, mantendo acesa a chama da minha fé em DEUS, apesar das atrocidades, barbáries, conflitos, degradação ambiental, egoísmo, intolerância e sentimentos malévolos que persistem sobre a face da Terra."
"Os olhos revelam segredos guardados a sete chaves, pois representam as janelas da alma, o desejo do corpo e a vontade da mente."
"A rotação do planeta, sua translação ao redor do sol, o movimento de nosso sistema solar em nossa galáxia, a correlação entre o micro e o macro, a beleza das flores, a perfeição da geometria da molécula d`água em equilíbrio, a sincronicidade do dia e da noite, a lua e a regularidade das marés, o movimento de percolação dos rios em direção aos oceanos, a isostasia atuando ininterruptamente nos relevos geográficos, a circulação do sangue nas veias e artérias, as batidas rítmicas do coração, as sinapses dos neurônios no cérebro, as folhas das árvores que caem e as que renascem, tudo nos remete a pensar que nada, absolutamente nada, ocorre por acaso, tudo tem um propósito, tudo tem uma razão de ser!"
"O pior de todos os inimigos não está lá fora, no exterior, alhures, na realidade está muito próximo de nós, em nosso ser. Tem por armas a inveja, o egoísmo, o ódio, a traição e o vício. Devemos pois estarmos atentos a esse inimigo, único capaz de nos destruir por completo, pois conhece nossos defeitos e fraquezas. E portanto, a capacidade de nos destruir a partir de nosso interior, destruindo nossa própria essência, destruindo a nós mesmos. Eis o inimigo interno."
"Ao ver o reflexo de si mesmo(a) no espelho ou na água, conseguirá ver a imagem de três pessoas: a primeira superficial, mostrando os traços de teu próprio rosto; a segunda material, aquela que aparentas ser; e a terceira sutil, a essência de teu espírito, cuja imagem ser-lhe-á revelada somente através dos olhos de tua alma."
"A felicidade não depende da quantidade de bens, coisas ou dinheiro que temos, mas sim da forma como aproveitamos, compartilhamos ou lidamos com tudo aquilo que possuímos."