Richard Dawkins

26 - 30 do total de 30 pensamentos de Richard Dawkins

⁠O DNA não sabe e nem se importa. O DNA apenas é. E nós dançamos de acordo com a sua
música.

⁠Nós vamos morrer, e isso nos torna afortunados. Afinal a maioria das pessoas nunca vai morrer, porque nunca vai nascer. As pessoas potenciais que poderiam estar no meu lugar, mas que jamais verão a luz do dia, são mais numerosas que os grãos de areia da Arábia. Certamente esses fantasmas não nascidos incluem cientistas maiores que Newton, Einstein e Hawking. Sabemos disso porque o conjunto das pessoas possíveis permitidas pelo nosso DNA excede em muito o conjunto das pessoas reais. Apesar dessas probabilidades assombrosas, somos você e eu, com toda a nossa banalidade, que aqui estamos.

A loteria começa antes de sermos concebidos. Os seus pais tiveram de se encontrar, e a concepção de cada um deles foi tão improvável quanto a sua. E assim por diante, o mesmo tendo acontecido com seus quatro avós e oito bisavós, até gerações que o pensamento já não consegue alcançar.

Nós, uns poucos privilegiados que ganharam na loteria do nascimento, contrariando todas as probabilidades, como nos atrevemos a choramingar por causa do retorno inevitável àquele estado anterior, do qual a enorme maioria jamais nem saiu?

⁠Nós vamos morrer, e isto nos torna afortunados. A maioria das pessoas nunca vai morrer, porque nunca vai nascer. As pessoas potenciais que poderiam estar no meu lugar, mas que jamais verão a luz do dia, são mais numerosas que os grãos de areia da Arábia. Certamente esses fantasmas não nascidos incluem poetas maiores que Keats, cientistas maiores que Newton. Sabemos disso porque o conjunto das pessoas possíveis permitidas pelo nosso DNA excede em muito o conjunto das pessoas reais. Apesar dessas probabilidades assombrosas, somos você e eu, com toda a nossa banalidade, que estamos aqui.

Richard Dawkins
Deus, um delírio. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

⁠Não existe refutação da evolução darwiniana. Se uma refutação fosse confirmada, ela viria de um cientista, e não de um idiota.

Richard Dawkins
WILKINSON, Peter. Dawkins: Evangelist an 'idiot' on evolution. CNN, 25 nov. 2009.
Inserida por fraseadobananal

⁠"Que consideração de Deus em arranjar as coisas de modo que, onde quer que você nasça, a religião local sempre seja a verdadeira."

Inserida por JorgeGuerraPires