Ricardo V. Barradas
A maldade existe e de certa forma dentro deste mundo atual que vivemos, onde ter, ter cada vez mais mesmo sem saber pra que, só pelo insano capricho idiota de ter e cada vez menos ser.Afinal se ser e se ter é altamente perigoso em uma sociedade onde quase tudo está a venda desde que produza riquezas suficientes para podermos comprar novos maleáveis princípios, ética, estéticas, verdades, amorosidades, falsos amigos e sentimentos, Mas infeliz de todo aquele que é atropelado pela veloz maldade. Sim ela é audaz e veloz como é próprio de todas as coisas traiçoeiras que vivem rodeadas da morte, das dores, das perdas e dos infinitos sofrimentos. Só um pedido perene a fazer,se não possível evitar, ofertamos tudo que for de material, humilha se, chora se, imploramos pela própria vida e a não dor, roga se a vida a não parcela de uma sobrevida vegetativa rodeada de sofrimentos familiares..... mas se nada disto for possível que a maldade passe por infelicidade em nossas vidas o mais rápido possível e não deixe em nos por caridade nem uma centelha de ajuste de contas ou de vingança.Antes de qualquer tentativa de cicatrização das chagas e das feridas da maldade, o nosso primeiro passo tem que ser o perdão.Perdão insano frente as leis e façanhas do homem, perdão aos agentes da maldade, a si próprio e a todas às vítimas que a tormenta acometeu.É sabido desde a antiguidade que quem vinga é feliz por um minuto mas quem perdoa volta a viver feliz na eternidade.
Hoje pela manhã acordei com uma nítida expressão dita a mim por uma anjinha em um sonho.Disse elazinha para mim, por favor me dê flores coloridas, perfumes suaves e notícias boas e engraçadas....e elazinha continuou, preciso tanto disto por que nosso mundo está a um passo de explodir com tantas notícias tristes, tantas maldades bizarras do ser humano para ele mesmo, com atitudes de barbares que acreditávamos terem sido extintas à centenas de anos atras ....mas não, o feio, o dodói e as bobagens, nunca morem para sempre......que pena que o mundo insista em ser e seja assim. E com estas palavras idéias vou encarar a vida mas com o pedido e pensamento da anjinha ecoando na minha cabeça e tentar resgatar o que ainda há de feliz.
Deus me defenda de todos os doentios infelizes pois suas invejas ultrapassam em muito suas atmosferas tortas de justiça, ingratidão e solidão.
O presente passado atormenta quando nós somos o único guardião solitário de muitas lembranças que nunca foram registradas ou escritas mas permanecem vivas, ao inverso do tempo que tudo esfumaça e apaga, a cada passo que dou em direção do novo, sempre tem um detalhe ou uma situação que reacendem no frescor do espirito às memoráveis passagens, que saudades.
Ser menos. Ter muito menos. Aparentar ser quase nada. Acreditar mais.Sonhar mais.
Fazer mais.Duvidar menos. Compartilhar e perdoar mais e mais.Muito mais.E mergulhar em amor em cada um à frente, sempre e sempre.Afinal só pelo coração apaixonado que caminha se de braços dados, com a verdadeira alma da gente.Não morno mas quente. Muito quente.
Não somos apenas animais racionais vivendo em conjunto uma experiência com o sagrado e o espirito da Criação.Somos sim seres naturalmente divinos e iluminados experimentando uma vivência devocional e emocional que nos direciona pela lógica e pelas virtudes ao Criador.
Desculpem me os mestres vanguardistas do mundo inteiro mas é muito mais fácil para mim como profissional da arte , caracterizar como o bom e próspero jardim da arte contemporânea de hoje um dos caprichosos, limpos e criativos trabalhos de um dos tantos artesãos que em semelhantes plataformas vários artistas consagrados do passado já beberam em diversas épocas e bebem até hoje.Do que aceitar e reconstruir clássicos conceitos de materialidades por instalações, luzes, motores, sons mecânicos e imagens copiadas e retocadas por photoshop como obras de arte de valor artístico significativo, estético, conceitual e semelhante.
A intimidade para ser duradoura entre um par maduro que verdadeiramente se quer bem cobra por si só certas distâncias, segredos e reservas.
A parte mais engraçada do nosso destino são quantas estrelas do céu que acreditamos que direcionam nossos caminhos rumo ao luminoso sucesso. As estrelas que mais brilham no céu, na sua grande maioria, estão mortas fisicamente, explodiram, vemos suas luzes passadas, mas não existem mais.
Criança ! Fique quieta, tenha modos....já !
(E elazinha com um ar de superioridade, sem se irritar nem um pouquinho, e ainda com o rostinho inclinado, fazendo pose),
respondeu :
Não tenho modos e nem passos. Eu só me movimento.
Amor. É mais dar para receber mas sem contar o tempo...consequentemente recebe se sempre mas no tempo do tempo....que é lento...nem sempre no nosso momento...se não pode evitar o rebento, afaste se e refresque se com o vento deixando passar o tempo."
A saudade, a solidão, a indecisão e a tristeza não são doenças e nem comportamentos sócio-psicológicos doentios. A população urbana das grandes cidades do mundo inteiro devem sim resgatarem a observação e o aprendizado saudável da vida selvagem animal e dos ciclos naturais das águas e das matas.Com sorte reaprenderão a serem humanos e relativos.
A gemologia no Brasil não merece em monta e nem em criatividade a joalheria que tem. Isto acontece pela quase inexistência do ensino profissionalizante de lapidação e cravação de gemas nacionais brasileiras, um ensino que deveria ser obrigatório pela gigantesca reserva que existe no país detentor de uma das maiores diversidades gemológica de todo o planeta.
As manifestações políticas aparentemente populares no Brasil e o os gazes fétidos intestinais são muito parecidos.
Os dois tipos de distúrbios incomodam a muita gente e a certeza de que logo após a fedentina a coisa não só vai ficar pelo feder vai fisicamente engrossar e sujar em alguma direção, e muito mais.
Quando vejo em um evento publico uma furtiva mal-intencionada relação artificial de pseudo amizade e cortesia entre um profissional da arte e da cultura com um ou uma política pouco ética devoradora de votos, passo a crer que até na arte, na educação e na cultura já encontramos equivocados propositais de fazem do entretenimento uma plataforma injusta para concorrer ao grave erro social e a confusão cidadã.
Dizem que tudo é força mas só Deus é poder e eu digo sempre que tudo são energias criativas em movimento mas só é Arte o que nos aproxima da Criação.
Podemos até perdoarmos algumas fraquezas que cometemos com cabeça vazia ou em um momento de carência e sem juízo mas diante o que já não está dando certo em uma nova relação, qualquer passo nesta direção seria imperdoável..."Pai afasta de mim este cálice", conserve sua dignidade, seu espirito solitário mas livre e preserve seu coração - instinto sentimento selvagem de um tipo especial de liberdade que nasceu com você e só você entende bem.
Existem vários chaveiros e alguns muito competentes mas por mais que se esforcem, o fato é que nem todas as chaves douradas abrem a porta de luz do verdadeiro amor, da mansidão de espirito livre e a serenidade do nosso coração.
Cálices de cristal e líquidos nobres....em alguns textos antigos o Papa João XXIII nos alertava que é durante às refeições, que nós humanos comensais ( aqueles que comem) resolvemos os maiores de nossos problemas..Parece que estamos sempre a espera de uma boa refeição, em um bonito lugar, com uma boa companhia, para alimentar nosso coração, espirito e alma....inquietos pela vida.
Como seria bom se eu permanece se hoje como ainda eu era ontem.Já sinto uma forte saudade de como eu era e do pouco menos que sabia e entendia. Muitas das vezes passar a saber à verdade torna nossa convivência e nosso comprometimento mais difícil. Como entendo hoje o significado exato e doce do amor, dos sonhos e do silêncio dos inocentes. O relógio não caminha no sentido anti-horário logo já será amanhã.
Fala, fala, grita e geme, oh! silencio falante da noite nos arranha e nos escarnece na alma como açoite pelas curtas lembranças e pelos passos errados e compassos das músicas surdas das esferas. Que é o canto híbrido das palavras que não tem som, nem movimento externo dançante mas perfura, ensurdece e fomenta a amarga inquietação em fel em nosso pouco preparado e apertado céu deste nosso covarde e intrépido coração que a tanto tempo já sobrevive e se arrasta por esta triste vida sem emoção e sem uma verdadeira paixão.
As letras existem mas as palavras boas nós as inventamos no compasso do nosso calor, movimentos, amor e emoções.