Ricardo de Moura Borges
O Brasil é o país do carnaval. Mas qual carnaval? Estar no carnaval pode abranger múltiplas possibilidades.
Foi o desafio de não ser da área de Sociologia que me levou a voos mais altos. Primeiramente ler o livro didático, segundo se especializar, terceiro produzir textos, vídeos e quarto entender que a produção de um pesquisador é constante.
Quando temos metas e objetivos bem definidos, verificamos que as pseudo criticas não tem validade. Começamos então a perceber que os argumentos de autoridade ( do negativista) não tem valor, pois são rasas e ineficientes.
Sociólogo de formação ! E agora o que fazer? Ler, refletir, produzir e interagir com este mundo de incríveis possibilidades.
Ser mediador de um Projeto escolar " Jornal O Corujinha" foi uma riquíssima experiência em minha formação enquanto pesquisador em Sociologia. Nunca vou esquecer da primeira experiência de mediação em projeto escolar " Jornal Cabeça de Cuia - 2012".
Quando o conhecimento adquirido na Universidade começa a ser aplicado de forma eficiente e eficaz no ambiente de trabalho, por mais absurdo que seja, causa espanto, admiração, perseguição e reflexão.
Amigo do conhecimento (filósofo), é aquele que percebe que a cada dia devemos ter a humildade e a curiosidade para conhecer coisas novas.
Discutir sobre politica é de fundamental importância. Pena que o negativista enxerga apenas seu próprio umbigo.
Quando nos projetamos para sermos melhores do que nós mesmos, percebemos que somos seres em construção permanente.
As redes sociais passaram a ser uma ferramenta de fundamental importância, principalmente em tempos de pandemia. Agora podemos nos comunicar, sem o risco de nos contaminar. Mas nada substitui o real contato físico.
O Jornal Escolar O Corujinha permanece ativo na memória coletiva daqueles que o fizeram. E também daqueles que não o fizeram...
O Corujinha surgiu na área de conhecimento Sociologia, sua proposta é interdisciplinar, com valorização ao conhecimento sociológico.
Estudar história é perceber que não existe raça pura, e nem precisamos disso. Na verdade a pureza da raça está justamente na riqueza de sua mistura e diversidade.
"Com o isolamento social, o trabalho do professor triplicou. Tenho a leve impressão que a escola está presente agora 24 horas em casa".
No ensino de Filosofia para Crianças aprendi o quanto é fascinante esta rica e desafiadora experiência.