Rafael Fioratto

26 - 49 do total de 49 pensamentos de Rafael Fioratto

Faço de um traço: ponto, vírgula, sol e lua. No papel desenho, escrevo e projeto o que bem entender. Em minha cabeça rabisco um futuro melhor e sem borracha. O desenhar dos dias sempre foi definitivo. Sempre foi um sorriso como o da Mona Lisa, misticismo e mistério. Desenho é designo, é grave, é divertido, é muito mais que o ato. É também o percurso. Minhas mãos nasceram para isso, para trazer a tona o inimaginável, para tornar concreto os sonhos. E para me fazer existir como indivíduo, estrela, luz, artista e menino.

Inserida por rafaelfioratto

Bom mesmo é quando as coisas dão certo.
Quando as nuvens dão lugar ao sol e a gente deixa a tristeza lá no canto dela.

Inserida por rafaelfioratto

Itatiaia, nome indígena para um lugar especial do Brasil.
Onde a natureza desejando tocar o céu elevou pedras
Montou um altar verde com a mais bela floresta atlântica para reverenciar a vida
Suas nascentes dão de beber aos rios
De suas águas matamos a sede
E em seu chão fixamos nossos sonhos
Do alto de suas montanhas aprendemos sobre o infinito e como somos pequenos diante a imensidão do universo.
A ação do tempo, forte e de viés, esculpiu suas pedras para nos mostrar o poder da persistência.

Não há palavra mais digna e representativa para definir o que sentimos por esta terra.
É amor por ser nosso refúgio, nosso abrigo e nossa casa. Temos um lar chamado Itatiaia que nos acolhe com sua beleza e nos mostra que a vida pode e deve ser linda.

Nada de esperar luz no fim do túnel.
Mandei colocar luz no túnel inteiro e mês que vem mando ladrilhar.

Inserida por rafaelfioratto

Se meu mundo não está dando voltas é meu dever fazer girar o mais rápido possível. Até dar vertigem.

Inserida por rafaelfioratto

Poema de amor
* Trecho da peça "Paixão" - todos os direitos reservados.


A loucura que você vê em mim deve ser aquela começada com A. A de artista, ou seria de autista? Vai ver que a loucura nem seja exatamente loucura, seja criatividade somada a uma paz interior que você nem sabe o que significa. Não consegue enxergar o que desconhece. Nunca teve algo parecido, pois a ganância não permite que paz alguma chegue próximo de qualquer sentimento que surja em você.

De qualquer forma é com sua raiva por mim que adubo minhas plantações de sonhos e é justamente dos sonhos que colho realizações que me elevam. Uso sim adubo de qualquer lugar, pois pra adubo qualquer B*ST* serve e isso você sabe produzir. No geral você desperta em mim um misto de pena pela situação e admiração pela coragem. Deve ser difícil se manter na corda bamba da mentira, da enganação, da farsa e principalmente do desvio moral. Não como do que te alimenta e Deus me livre comer no mesmo prato.

Se tem uma coisa que meus pais me ensinaram é ser respeitoso e correto nas minhas ações, independente de quem seja o outro. O erro de conduta pode até me atingir vindo de gente como você, mas jamais virá de mim justamente por conhecer e acreditar que a verdadeira beleza do ser está em saber me colocar no lugar do próximo. Eu não preciso de patuás, balangandãs ou qualquer outro penduricalho para proteção. Você sabe o motivo de minha fé? A verdadeira força está dentro do coração, minha proteção vem de algo muito maior que você não consegue acessar por lhe faltar bondade.

Entenda de uma vez por todas, observe ao redor e tenha a clareza de que todas as suas espertezas não lhe evoluem, você está parado, rodando em círculos sem conseguir enxergar que a vida passa rápido, a sua já está adiantada e você perdendo tempo correndo atrás de algo que nem você sabe o que é. Não percebe que há outra forma de conquistar seus desejos que não seja no tapetão, na penumbra, na surdina. Sempre pautei meus projetos no trabalho e no talento e nem um real do que tenho é de origem que me dê vergonha. Não saqueio o que não é meu, não humilho quem precisa trabalhar pra mim, não faço distinção de ninguém.

Já disse e repito, tenho uma paz interior que me mantém de pé mesmo diante os maiores turbilhões que você inventa só para testar meus alicerces. Permaneço com os dois pés no chão, sorrindo de canto de boca e te olhando como quem olha uma criança que brincou demais com tinta e se sujou demasiado. Minha vida deve ser motivo de revolta para alguém que não tem amigos, não tem amor, não conseguiu juntar nada nem ninguém. Justifica suas maldades em conceitos de justiça que na sua crença só serve para punir os seus inimigos e nunca parou para pensar que se também valesse para você, sua sentença seria triste?

O mundo é redondo e gira, gira em torno do sol, gira em seu próprio eixo e ainda tem a lua que gira em torno dele. Gira tanto que virou a mesa por mais de uma vez e mostrou que para ser superior é preciso ser antes de tudo justo. Já vi muita injustiça acontecendo, mas graças a Deus, sempre recebi de volta o que plantei. E se a semente é boa, a colheita não me assusta. Sou feliz dentro da loucura da arte e conhecedor de que minha cultura, tradições e raízes jamais me colocarão em situações desprezíveis como a tua.

E se hoje escrevo este lindo poema em sua homenagem é para dizer que mesmo sendo muito tranquilo e tolerante, não tenho estômago de avestruz e que enquanto você se enganou acreditando em uma ingenuidade minha, eu estava o tempo todo observando seus passos, seus caminhos, seus malfeitos e sabia onde você ia chegar. Agora levante e tente pelo menos sair do buraco. Mas não mexe mais comigo, isso nunca deu certo e você pelo visto não aprende.
E para não dizer que isso não é um poema, fica aqui uma rima:
Batatinha quando nasce espalha rama pelo chão...

*Texto desenvolvido para a peça de teatro "Paixão". Trecho do prólogo.

Inserida por rafael_fioratto

⁠Se você acha que está certo, permita que as pessoas estejam equivocadas, um dia você esteve e ninguém te encheu o saco.

Inserida por rafael_fioratto

⁠Todo mundo devia se permitir desenhar pelo menos uma vez por semana. Desenhar sem compromisso de acertar, de fazer bonito ou até mesmo sem o intuito de mostrar para alguém os resultados. O desenho é uma forma prática de reza. Através dele você projeta sua intuição, emoção e seus desígnios. Quem desenha se acalma e entra em contato com muitas possibilidades de criar o inédito e materializar o que ainda não foi visto é uma forma de poder. Desenhando você move força. Pode ser um lápis no papel ou um pedaço de lajota na estrada, desenhando você recria as coisas e pode projetar diferentes futuros possíveis e até o impossível pode surgir em seus traços. Tem coisa melhor?

A cor do dia depende da tinta que fabrico moendo as pedras que insistem em estar ali. Remoendo minhas inquietações eu consigo um pó bem fino e adiciono o mais perfeito aglutinante, o suor e começo a pintar na tela branca do novo dia que me foi concedido. Alguns mais azuis que outros.

Inserida por rafaelfioratto

⁠A felicidade precisa de um pouco de descuido para aparecer.

Inserida por rafaelfioratto

Tem brasileiro que não se contenta em ser só brasileiro, precisa ser idiota também.

Inserida por rafaelfioratto

⁠Eu parei, ou pelo menos tento parar de sofrer pensando no amanhã. Pois o amanhã eu vou escrever hoje. E se eu realmente acreditar num amanhã melhor e fizer algo para ser, ele acontece.

Inserida por rafael_fioratto

O que é o amor?
A segunda função do coração
O coração bombeia o sangue para manter o corpo vivo.
E ama para sustentar a alma.

Inserida por rafael_fioratto

⁠Renasce o amor
Com toda sua beleza, encanto e medo.
Acende a paixão e todas as suas possibilidades de alegrias, loucura e desespero.
Nasce onde menos se espera, de onde não acredita e vai para onde não sei.

Inserida por rafael_fioratto

Sensação estranha
Alegria incompleta que aquece
Inquieta e acalma
Contraditório
Quando você não está
Pão de felicidade
Com gostas de saudade
Assando no coração
Esperando você chegar.

Inserida por rafael_fioratto


Hoje não tenho medo do amanhã. Ontem eu tive, hoje o tempo mostrou que não adiantou nada. O amanhã é mais interessante do que nossa capacidade humana pode prever. O tempo é o senhor dos dias. Então o importante é viver com os pés no agora e a cabeça onde você quiser. Amanhã tem mais para viver e ser feliz independente do tempo. O tempo não é matéria, ele passa por nós dia a dia, deixa suas marcas, ensina suas lições e nos faz compreender o momento, o instante, o agora.

Inserida por rafael_fioratto

⁠Respirei seu ar encostando seu nariz no meu.
Fiquei olhando seu rosto e percebendo seus traços humanos.
Sua alma descansava e talvez passeava por lugares do inconsciente.
Senti o cheiro atrás de suas orelhas.
Parei para ouvir o som do respirar.
Pensei na possibilidade de congelar o tempo.
Ficaríamos ali, você dormindo e eu sentindo sua presença.
Você nos braços do sonho, eu namorando o seu sono.

Inserida por rafael_fioratto

⁠Não sabia de onde você vinha.
Esperava sua chegada.
A cigana viu nas cartas.
Eu senti que você existia.
Mas onde?
Como procurar sem saber o nome?
Nem foto eu tinha para fazer um cartaz e colar nos postes.
Enquanto eu vivia, preparei o jardim.
Quando sua mãe disse: você vai encontrar quem te amará de verdade, ela já sabia que em algum lugar eu estava.
Mesmo sem saber meu nome, sem saber que eu existia, mãe sempre sabe.
Ela sabia que eu ia chegar.
E eu sabia que você viria.
Não sabia de onde e muito menos o dia.
Tinha que ser e o destino se cumpriu.
E meu Santo bateu com o seu e o seu bateu com o meu.
E os astros combinaram nossos signos.
E o frio do inverno pareceu primavera.
E as estradas floridas nos esperaram passar.
A vida sorriu nova.

Inserida por rafael_fioratto

⁠Quando me perguntam sobre os que usam de indicação política para entrar no serviço público sem ter formação e competência para o cargo:
"A capacidade, inteligência, cultura e vivência de mundo vão muito além, quem sabe fazer, faz sem precisar da indicação de padrinho.
A gente se mexe, trabalha e realizamos coisas enormes as vezes com muito pouco... chegamos longe com talento, pesquisa e conhecimento. Subimos alto no balão azul da criatividade. Eles, apadrinhados, no máximo vão subir no meio fio. No Brasil é assim."

Inserida por rafael_fioratto

⁠Tô enjoado. Estou cansado de ver tanta gente incompetente e burra.

Inserida por rafaelfioratto

⁠A vida é igual um sabonete, um dia acaba.

Inserida por rafaelfioratto

⁠Você é a primeira coisa que penso assim que acordo.
As vezes de madrugada, quando sinto seu cheiro no travesseiro.
Esfreguei você na minha cama ontem de propósito.
Para seu perfume ficar e ajudar nos momentos de saudade.
Fiz para diminuir a sensação de estar longe.
Acabei aumentando a vontade de estar perto.

Inserida por rafaelfioratto

⁠Se um dia enlouqueci, não lembro.
Estou ocupado demais com a vida.

Inserida por rafael_fioratto

⁠⁠Quando me distanciei da loucura dos aflitos, percebi como a vida pode ser mais leve.
Por algum momento conseguiram me fazer mal, mas algumas verdades são universais, uma delas é a premissa que o amor vence no final. No meu caso venceu.

Inserida por rafael_fioratto