Psicólogo Felippe Pimenta
Quanto você já suportou para não ficar só? A solidão te machuca mais que esse relacionamento abusivo, desrespeitoso e desumano?
Sem romantizar relacionamentos tóxicos, abusivos e traumáticos. Mas muitas vezes "os ex e as ex" nos ensinam demais! Seja sobre o que fazer ou nunca mais fazer, para onde ir ou nunca mais voltar. Ex é passado, mas pode ajudar muito nas escolhas de um futuro melhor!
Às vezes nos sentimos mal em pensar isso, mas quando alguém que nos fez mal parece querer voltar para nossa vida; tudo o que mais desejamosé que ela se perca pelo caminho e suma...
Têm decisões que são urgentes:
ou você termina esse relacionamento ou ele é quem vai acabar com você!
Só você sabe dos seus porquês.
As escolhas e vivências que te trouxeram até seu atual estado emocional é de seu conhecimento. Não permita que ninguém te julgue, se não viveu na sua pele.
Em sociedades machistas como a nossa é comum o fracasso dos relacionamentos ser culpa das mulheres. Seja porque ela não cuida da casa, do parceiro, não satisfaz na cama, não é mais bonita, jovem. Aí então, o pobre homem precisa procurar na rua o que não tem em casa. Triste, né?
A recomendação é simples:
"Se não quer estar em um relacionamento, não entre em um. O sentimento das pessoas não é entretenimento."
Algumas pessoas costumam sofrer muito no processo de amadurecimento emocional, não é e nem deve ser uma regra, mas acontece com frequência.
Não importa quem seja, se corrói sua saúde mental e emocional, rompa, se afaste, aparte de sua vida. Não tem o que escolher ou pensar; é sua saúde!
A proximidade de um casal é medida não só pela distância física, mas por quanto seus valores e visão de mundo são convergentes ou divergentes. Atente se a isso, é aí que estão os riscos e oportunidades de um relacionamento.
O corpo da mulher é posse do Estado, da mídia, do marido, das religiões, dos filhos, dos pais... é de todos, menos dela. E quem o possui se acha no direito de viola-lo e decidir seu destino, que quase sempre é a morte ou a invisibilidade em vida, ou seja a mesma condenação.
Se precisa insistir para ficar.
Deixe ir.
Quem gosta arruma mil desculpas para não ter que partir. Tudo é motivo para ficar mais um pouco. Os sinais estão aí, olhe com atenção...
Te esnobou até te ver com outro, né?
Pois é, agora é tua vez, finja que nem conhece.
Você já caiu nessas outras vezes.
Priorize quem te valoriza sem precisar te perder pra isso!
Para algumas pessoas a relação só acaba quando a ficha cai. Até lá, vai ser ligação muda, de um lado um berra e do outro não tem ninguém.
Mas a pessoa acredita fielmente que escuta alguém na linha.
É uma forma fantasiosa de negar o fim, mas é uma fase e vai passar.
O tamanho de sua ignorância pode ser o mesmo do seu sofrimento.
Mas o tamanho de seu autoconhecimento pode tornar-se o tamanho de sua cura!
Não importa o que esteja em jogo na relação, o cuidado com a saúde mental das partes deve ser prioridade. Sem ela SIMPLESMENTE NÃO HÁ RELAÇÃO ALGUMA!
Saber o momento de desistir, largar de mão, sair fora, abandonar o barco, tocar o sino, assumir que não dá mais...
Não é sinal de fraqueza ou derrota, mas consciência de que não vale mais tentar ali, e sim vale se abrir às novas experiências, lugares e pessoas.
O ghosting; o famoso sumir depois de sair com alguém e etc., isso cria um sentimento tão grande de frustração, dúvida e impotência no outro. É um gatilho terrível pra quem já sofre de baixa autoestima e autoconfiança. Essa conduta é cruel e irresponsável afetivamente.
Desculpar o outro por vezes é mais fácil que desculpar a si mesmo. Somos extremamente cruéis com a gente mesmo! O outro podemos evitar, fugir do convívio. Mas nós teremos de nos encarar pelo resto da vida.
Seja o que tenha sido, não importa, se perdoe!
Você não morreu.
Mas naquele dia algo dentro de você morreu;
A confiança.
E sem ela esse relacionamento está morto.
Se você sente que está na melhor fase da sua vida, não permita que nada e ninguém te impeça de saborear esse momento. Com frequência nos boicotamos, porque alguém acha injusta e indevida nossa felicidade. Então por constrangimento nos reprimimos para não destoar do mundo.
Por que você continua se esforçando em ser uma pessoa incrível para alguém que definitivamente não merece nem um "bom dia" seu? Que o bom dia de hoje tenha sido o último.
Antes de acabarem os relacionamentos dão sinais; eles geralmente vão se fragilizando. Observe, às vezes algo ainda pode ser feito.