Professor Carlos Dourado
Tento entender se ainda é possível defender a igualdade, especialmente de gênero, se cada indivíduo pode decidir o que quer ser, quando e como. Se assim é, deixa de existir lados. Se não há lados, o que defendem então?
Creio que a humanidade precisa urgentemente de um Reset Social. Ou então teremos que criar uma cartilha para quando olharmos para alguém consultar essa cartilha para saber como chamá-lo, correndo ainda o sério risco de ofender. Então, não é mais adequado recomeçar tudo, principalmente a nos denominarmos Humanos e Humanas, Cidadãos e Cidadãs somente?
Será que o nível de inocência do povo brasileiro é tão elevado a ponto de não perceber que a defesa exacerbada da democracia pela classe dominante é porque esse formato de democracia favorece mais essa classe do que o cidadão comum, vulgo eleitor?
A democracia sempre favorece a escolha dos piores por apresentarem as melhores propostas, embora falsas e inobserváveis, na terra em que os eleitores têm baixo grau de discernimento. Os melhores, dotados de bom senso e responsabilidade, são prejudicados por se recusarem a contrariar seus princípios morais e éticos.
As mudanças na legislação brasileira podem ser comparadas àqueles casos em que, com o caminhão carregado com todas as tralhas, para-se na porta de um imóvel para descarregar, mas antes que isso aconteça, o proprietário resolve desistir da locação e o locatário precisa sair em busca de um novo imóvel. Ou seja, nem dá tempo de descarregar e já precisa buscar novo endereço. Vide o Novo Ensino Médio!
"Semelhante à maldição do Rei Midas, embora com resultado inverso e talvez pior, tudo que o ser humano toca vira lixo, vira pó. Tem rejeitado a Apólos e seguido a Dionísios de forma voluntariosa!"
Se o futuro é incerto, não é desperdício utilizar o presente para preparar esse futuro? Qual a garantia de que esse investimento terá retorno?
Chegará o dia em que a cúpula da educação brasileira irá entender que, para incluir do lado dos estudantes também é necessário incluir do lado da escola? Ou a mentalidade é de que, quem cuida de formigas também sabe cuidar de elefantes? Para a saúde, médicos; para a justiça, profissionais do direito; para a segurança, polícia; para o mundo inteiro com sua complexidade, professores.
Uma dos grandes avanços das reformas educacionais brasileiras, dentre as quais o Novo Ensino Médio é propor a oferta de caminhos (intinerários) onde não há caminhos, linhas de chegada. Vamos em frente! O que menos importa é "para onde"!
Às vezes tenho a sensação de que quanto mais conhecemos as pessoas mais elas se tornam estranhas, até mais do que os estranhos propriamente ditos.
Arrisco dizer que não temos oposição na política brasileira, mas somente pessoas descontentes por não terem sido favorecidas adequadamente quando foram partes da situação.
É desconfortável perceber que parte dos nossos eleitores escolhem seus representantes com a intenção de que, quando por ventura precisarem, encubram e apoiem suas ações ilícitas. Que isto não seja o objetivo desta vez! Que tal nunca mais?
Eu apoio o voto declarado e através do CPF, pois, ficará mais fácil de ratear as despesas com eleições, as quais seriam financiadas somente por aqueles que votaram nos vencedores, inclusive sendo responsabilizados juntamentes com aqueles pelos erros e acertos cometidos durante as gestões.
Muitos são os que contribuem para que se apague a luz que ilumina seus caminhos, e poucos ou quiçá nenhum os que aparecem com ao menos uma vela para apontar uma nova direção quando na escuridão você se encontrar.
Pode servir de consolo para a grande maioria: pode ser que existam donos do tempo presente, mas uma coisa é certa: o futuro, com certeza, mudará de mãos, em algum momento.
Por que os projetos em nosso país, incluindo a educação, normalmente não dão certo?
Porque quem pensa o Brasil na grande maioria das vezes não é quem vive o Brasi!
Brasil das Contradições
O Novo Ensino Médio surgiu com a proposta de aprofundamento em certos conteúdos. Mas, para trabalhar esses conteúdos, professores com conhecimentos superficiais sobre os mesmos, isto é, não foram devidamente preparados para tal. Daria certo?
"Só serve para o povo quem serve a vida inteira. Se você parar de servir já não serve!"
(Re-refletindo!)
"Em algum momento da história, alguém promoveu uma bifurcação num país chamado Brasil. Daí para cá, os braços dessa forquilha só se afastam. Num deles, o Brasil dos poderosos, das leis e dos governos; do outro, a grande massa, o povo."
"Estou com a sensação de que, dos poderes existentes em nosso país, apenas um conserva os dois nomes. Os outros conservam apenas o último. Seriam:
1. Poder Judiciário;
2. Legislativo;
3. Executivo."
Vejo que o ser humano gasta muita energia e recursos para localizar na história os culpados por certas atitudes reprováveis. Enquanto isso deixa de aplicar esforços para que, doravante, a população usufrua de condições dignas, aceitáveis. Não é contraditório?
Quando virmos o grupo controlador do poder no Brasil se interessar com dedicação extrema por algum assunto ou projeto que pareça favorável ao povo, desconfiemos: na verdade esse assunto ou projeto é favorável a esse poder.
Há uma coisa que as pessoas boas podem aprender com as más. As pessoas más tem muita facilidade para se unirem em suas maldades. As pessoas boas são muitas, mas não conseguem se unir em suas bondades. Então, a maldade continua prevalecendo, infelizmente!