Pr Waldex Silva
A crueldade do déspota atrai para si muitos inimigos, mas o magnânimo com grande sabedoria conquista multidões.
O complexo de superioridade é como um câncer que corrompe a mente do incauto e não lhe permite enxergar que todo ser humamo termina da mesma maneira.
Duas características possui aquele que fala do que não sabe: insensatez e ignorância. Porém o sábio sabe estar calado em tempo oportuno.
O falto de condescendência se irrita facilmente, mas o longânimo com resignação suporta contrariedades.
Não retribuas o mal ao ofensor, pois ele já sofre com seu conflito interior. Faça-lhe o bem e trarás alivio a uma alma desditosa.
A ignorância do insensato é ilusória, levando-o a crer que está correto quando na verdade incorre de grave erro.
Procure agradar a Deus sem se preocupar com a opinião alheia, pois, aqueles que compartilham do mesmo propósito, reconhecerão sua intenção.
Se seu objetivo em realizar um intento é nobre, não te preocupes se não o alcançares. Talvez seja esse um passo importante para que alcances um intento ainda maior.
O domínio próprio é a linha tênue entre o bem e o mal, o certo e o errado, o amor e o ódio, sendo destarte, uma virtude encontrada apenas nos nobres.
A oração, quando motivada pelo amor, desencadea os mais surpreendentes resultados que possamos esperar.
É característica do tartufo disfarçar na presença daquele a quem crítica ocultamente, porém o homem sincero denota candidez.
Como a cobra que busca oportunidade para ferir quem cruza seu caminho, assim é o homem de caráter ambíguo que busca atacar seu próximo com indiretas.
O egocêntrico preocupa-se demasiadamente com suas próprias necessidades e despreza as dos outros, porém o sábio, com abnegação preocupa-se com seu próximo.
Ignorância é agir com incivilidade no trato com as pessoas, sabendo que o que plantamos aqui colheremos.
O insipiente não aprende nem com suas experiencias dolorosas, o inteligente aprende com seus próprios erros e procura evitá-los, porém o sábio aprende com experiencias alheias.
As Escrituras Sagradas não cerceiam a liberdade de ninguém, pelo contrário traz liberdade aos que nela crêem e a ela obedecem.