Peter Drucker
O cliente só quer saber o que o produto, ou o serviço, vai fazer por ele amanhã. Tudo o que lhe interessa são os seus próprios valores, as suas próprias necessidades, a sua própria realidade. Por esta razão apenas, qualquer tentativa séria de afirmar o que é o seu negócio tem de começar com o cliente, as suas realidades, as suas situações, o seu comportamento, as suas expectativas e os seus valores.
Vezes sem conta na história dos negócios, um concorrente desconhecido vem do nada e, em poucos anos, ultrapassa os líderes estabelecidos sem que aparentemente se tenha esforçado muito.
Não tenho interesse nas celebridades. Se todos os super-ricos desaparecessem, a economia mundial nem iria reparar. Os super-ricos são irrelevantes para a economia.
Culturas de empresa são como culturas de nações. Tentar mudar é inútil. Tenta, em vez disso, trabalhar com aquilo que você tem neste momento.
O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se vende por si próprio.
A grande maioria dos executivos tende a concentrar-se para baixo. Eles estão ocupados com os esforços, em vez dos resultados. O executivo eficaz centra-se na contribuição. Ele olha para fora, em direção às metas.
O empreendedor mobiliza recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos.
“A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana em que o crescimento é
potencialmente ilimitado. O conhecimento difere de todos os outros meios de produção,
uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem de ser adquirido por cada
indivíduo e todos começam com a mesma e total ignorância.”
As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.
Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.
Nota: Trecho de artigo publicado na revista "Harvard Business Review" em maio de 1963.
...MaisO objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda, [...] é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho. De maneira ideal, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível.