Pedro Pacífico (Bookster)
Ler antes de dormir é como uma meditação para mim, uma forma de me desligar de tudo e silenciar os pensamentos que ficam importunando a minha cabeça.
Decidi usar uma estratégia que tinha visto em um filme havia muitos anos para situações que demandam coragem: ficar trinta segundos sem pensar no medo e, nesse meio-tempo, dar o primeiro passo em direção ao que se deseja fazer. Depois você lida com as consequências.
Pela primeira – mas jamais última – vez, tive a consciência do poder da literatura de, com poucas frases, causar emoções tão impactantes no leitor.
Não existe melhor ou pior leitor quando o assunto é a leitura por prazer, apenas leitores mais ou menos experientes.
Na tentativa de viver o que os outros queriam que eu vivesse, eu era o único que saía perdendo. E eu não estava mais disposto a deixar de viver emoções como aquela.
Quem quiser deixar de ser um leitor esporádico e deseja incluir essa atividade no dia a dia precisa ter em mente que a leitura é um hábito diário. No começo, a ideia de ler todos os dias pode assustar; muitos argumentarão que falta tempo. Mas insisto: não precisa ler muito todos os dias, o importante é tentar ler todos os dias, nem que sejam algumas páginas.