Paulo Poli
O "hoje" não é igual à ontem e será diferente do amanhã. Cada dia é único, cada oportunidade é única, nada se repete. A chance de fazer algo está sempre no "agora". Um tijolo de cada vez e terá um castelo, um abraço por vez e descobrirá o Amor.
Cabe a você decidir, morar no castelo ou habitar no Amor.
Meu único adversário?
Eu, meus erros, minhas falhas, minha ignorância, meu ego. Observa-te, corrige-te, supera-te.
Não há nada lá fora, apenas reflexos.
Estamos aprisionados no Mundo do Ego, os guardiões são nossos desejos, a chave para libertação é a consciência.
"AMOR" esta palavrinha responsável por sintetizar uma fração da expressão divina. Homens limitados em sua razão, objetivos, proteção...Mulheres limitadas em sua emoção, proteção, afeto. E a "UNIÃO" destes extremos, gera a complementação, o propósito, tão potente que pode vir a gerar um terceiro "SER" belo e divino. A verdadeira expressão do que chamamos de "DEUS". Palavras estas que não podem ser alteradas em sua essência, apenas aprofundadas. Caminhemos juntos, e continuemos aprender a AMAR.
Não se apegue a posses, pessoas, títulos, empregos, fama, riqueza, pobreza.
Você não "é" estes, você "está".
Viver é a arte de experimentar, não de permanecer!!
A consciência pressiona a desconstrução do EGO, por isso a maioria foge dela.
O que é consciência? Percepção da alma.
☠️O inimigo é interno
O desejo de que o outro atenda nossas expectativas é egoísmo.
Querer que tudo seja a minha maneira é insensatez e imaturidade. Somos seres ambivalentes, negociamos conforto pleno sempre, ainda que esse possa gerar desconforto alheio. Assim que somos contrapostos, inicia-se o combate, esta é uma guerra perdida, porque já adentramos.
A paz já me pertence, confrontar o outro é perdê-la.
O ápice da consciência é a compreensão. Compreender caminhos, caminhantes e jeitos de caminhar.⛩
Paulo Poli
✍️️Quando escrevo me descubro, resolvo contradições internas, que até então me incomodavam. É como um auto esclarecimento de assuntos e ideias contraditórias que me redefinem. Me libertam para seguir adiante e saber que sobre aquele determinado assunto, já tenho minha percepção, explanação, definição. Escrever é explorar-me, aprofundar-me em espaços Inéditos do meu SER.
Escrever é descobrir quem SOU.
❓Questione SEMPRE.
Tenho poucas respostas e muitas perguntas!!
Nos tornamos ignorantes em nossas certezas. As certezas nos tornam rasos, mimados, ingênuos e vaidosos. A humildade de ser um eterno buscador, nos eleva sempre a novos padrões. Padrões de auto crítica, compreensão, dimensão de espaço e grandeza. A certeza de que somos muito pequenos para nos acharmos grandes.
✍️Que minhas palavras traduzam o que sinto.
Que meus atos reflitam o que me habita.
Que eu assuma meus erros.
Que eu me coloque no lugar do outro.
Que meu olhar enxergue o que não vejo.
Que eu julgue atos e não pessoas.
Que o sucesso não subverta-me.
Que eu ame sem esperar reciprocidade.
Que eu vença com humildade e saiba perder com dignidade.
Que eu consiga perdoar
incondicionalmente.
Que o "TER" não me afaste do "SER."
Estes são meus "VALORES", e hei de honrá-los até o final desta existência.
Sou breve, sou finito, um dia eu acabo. E tudo que fui, tudo que sou, evapora. Sou breve, fui, não sou e vou embora.
Paulo Poli
☯️O dinheiro classifica, o poder apodrece, o conhecimento julga, a ignorância corrói. A paz consiste em auto conhecer-se, auto relacionar-se. Quando conhece-se quem é, ama-se, então só se pode Amar. O seu mundo acontece para o lado de dentro, para fora apenas reflete.
❓E se este momento for o último de sua vida? O último olhar, o último suspiro, a última batida do coração, o último sentir!!
Tudo que vc gostaria ainda fazer, ficará por fazer. As palavras que gostaria de dizer, deixarão de ser ditas. Dizer o quanto alguém lhe é importante, mas ela não saberá. Portanto, não subestime a VIDA, esta oportunidade pode e será um dia a última, expresse o que ressoa em seu coração. Nossa vida é um rio que flui, sem direito a retorno. Os cenários mudam e não se repetem. VIVER é a arte de prestar atenção em tudo e todos.
Paulo Poli
Não sou seu dono, nunca serei. Amar não está na posse, uma rosa arrancada murcha e morre. Amar é admirar, contemplar, enaltecer e até criticar, porque não. Amor cuida, zela, aprende, quebra, conserta, supera, compreende. Compreendemos o que é amar na experiência da Vida. Amar é compartilhar e compartilhar é Amar. Sempre te amarei na liberdade, como de outra forma poderia ser?
Paulo Poli
✈️VIAJAR não tem nada a ver com conhecimento, viajar é DISTRAÇÃO. Mudam-se os cenários, idioma, sotaque, hábitos, pessoas, mas no final é tudo "gente". Superficialidades que não nos ensinam nada!! A verdadeira busca do conhecimento ocorre dentro de cada um, na observação, na meditação, no silêncio, na leitura, no ouvir, no enxergar e não comparar. Em quanto não tivermos coragem de enfrentar a si mesmos, continuaremos os "passeios", nos iludindo que assim crescemos em sabedoria. No final, compreende-se apenas aquilo que "é".
A maioria é bonzinho, até que os seus interesses sejam colocados à prova. Neste momento o bom torna-se mau, diante do medo de perder o próprio conforto. Atacamos, nos rebelamos, confrontamos, criticamos, deixamos de Amar, ou seja, nunca amamos. Amor é facilmente confundido com comodismo, conveniência, vantagens, este é o território da barganha. Somos todos egoístas, apenas não sabemos que somos.
Paulo Poli