Paulo Fernandesky
Uma motivação a perseverar? Saber que o folêgo da minha vida será tomado, de tal maneira que a minha desgraça será transladada para a paz celestial de Cristo.
As trevas é a definição da claridade do mal. A astúcia se adquire provando das trevas, no entanto, a sabedoria se adquire experimentando a luz.
Liberdade de expressão onde estás? Se tua voz altear para preconizar das verdades que sabes o legislador não te processarás? Não passas de uma ilusão barata, criada pelos mesmos mentirosos que te trancaram nesta arca.
Não use metáforas com os tolos, pois eles não entenderam e ainda zombaram de ti. Utilize uma linguagem simples para um homem simples.
Não exagere com os favores ao mimado, pois ele achara que é seu dever; despreze-o e ele o amara... só considere um limite.
Quando um homem estiver atribulado em dificuldade, não pergunte o que ele está passando na tentativa de entender Deus, pois Deus é incompreensível e o homem não te dirá toda a verdade.
Culpados sejam todos que alcançam uma posição honrada, por consequência de elogios que se quer merecem ser usados por suas bocas miseráveis. São estes os causadores da revolta dos merecedores de honra.
– É calado que aprende a entender os corações, pois aquele que abre muito sua boca impõe sua personalidade e sufoca as personalidades que estão ao seu redor. Mas entender não é o mesmo que compreender. Pois, o entender nos traz indignação pelos desejos de um coração pervertido, mas o compreender inclui a compaixão por saber da insignificância de um espírito assim – e espero indulgência por esta licença que fiz, para separar estes dois conceitos.
– Antes de arrumar uma companheira prepare uma sogra. Você não poderá ignorá-la para sempre e também evitará muitas brigas.
– As mentiras dos astutos duram momentos, mas as armaduras das virtudes e da sabedoria são imortais e verdadeiras.
– Existiria honra em uma medalha entregue sem sentido? Sem mérito? Todas as honrarias são entregues por merecimento. Um mérito entregue por uma ação patriota, ou por vitória e superação. Qual sentido ou valor de uma medalha entregue a um vadio? Para se alcançar a honra é preciso pagar um preço. Para se conseguir qualificação é preciso pagar um preço. Para a conquista é preciso pagar um preço, que acompanha o valor, para receber a consciência da existência de Deus é preciso deixar a tolice e para aceitar a sua salvação é preciso ser sábio.
– Não convide um sábio para lugares de obscenidade e de palavras torpes, pois lhe indigna a alma tanta depravação.
– O astuto ensina com maldições, no entanto, o sábio aconselha com o amor. O astuto é como a onda do mar, segue a força da grande maioria, mas o sábio é firme como a rocha.
– O entendido visa à sabedoria, entretanto, o tolo almeja os prazeres passageiros, ainda dizendo: “estou condenado, mas curti”.
– Deus é fonte da vida e a resposta para a morte, a sabedoria é a regra conseqüente de Suas palavras.
– A curiosidade e a coragem para saciar os desejos são asas para o inferno e a infidelidade prende com correntes perpétuas.
– A ignorância e o egoísmo do astuto sufocam qualquer tentativa de crescimento das virtudes. O exercício da astúcia é engabelar. O tolo não entende que amar é mais importante que ser amado. Porém, o sábio tem plena convicção, que vã é a sabedoria sem o amor.
– O sábio sabe e sente a vaidade nas coisas, sem nunca ter conhecido, e assim permanece até o fim. Nosso tesouro está onde nosso coração está. Então, se almejarmos a sabedoria ela será nosso tesouro real. A justiça do Senhor é como delicioso bálsamo que exalamos na hora certa.
– O coração do sábio bate nos ritmos da justiça. Por mais surrada que seja a carcaça humana ou por mais diferente que seja todos somos feitos do mesmo material. Somos estruturados dos mesmos sentimentos e firmados com sonhos, entretanto como o musgo cresce onde não há cuidados, também é no coração dos perversos o crescimento dos defeitos.