Paulo Desarel
Quem ama de verdade ama a essência, a bela ama o feio, o rico ama a pobre, o douto venera a simples, pois o amor supre todas as demandas e necessidades, aplana os desníveis. O amor embeleza de virtudes o menos belo, enriquece de caráter o mais pobre, enche de sabedoria quem menos estudou. Pois quem ama, entende que não importam as diferenças, já que a beleza, a cultura, a riqueza, são meras molduras e o que amam mora na alma de quem amam, pois na verdade, é o Deus que habita em si que ama o Deus que habita no peito do seu amado.
Bem aventurados os que não se corrompem pela necessidade do ter, mas se empenham na evolução do ser.
"As coisas mais lindas do mundo não podem ser vistas ou tocadas, são sentidas no coração." O Pequeno Príncipe.
Sempre digo que pra que as palavras sejam compreendidas, elas têm de ser sentidas. Entendimento é mais que um processo cognitivo intelectual.
Para que sintamos o que nos é dito, pra que realmente entendamos, é necessária a mais pura humildade. Pra que algo faça sentido, até mesmo sem lógica; porque o sentimento expresso não é razão; a comunicação tem de ser de coração pra coração. Ouvimos pouco com nossos ouvidos, porque estamos cheios de nós mesmos. Pra que ouçamos mais, devemos nos desarmar, despirmo-nos da couraça do egoísmo e nos tornarmos humanos outra vez.
Há os que têm muito e não agradecem; há os que nada têm e são gratos.
Porque a gratidão não se trata de ganhar o que queremos, mas por receber o que precisamos e, humildemente, reconhecer que não merecemos.
Se eu pudesse dar-te conselhos, te diria:
"Não conte os dias, curta-os; vive teu luto, mas te projete para a vida; aprenda com o passado, mas tenha presente o teu futuro; não apresse a benção, ama a experiência; não esconda o amor, expressa-o; não cale o elogio, bebe-o com teu próximo; não cultive mágoa, perdoa teu algoz; sê como o sol que se orgulha em brilhar; porque teus minutos são passos pra eternidade, são dádivas do amor de Deus por ti.
O que é oração?! Oração não é só falarmos, mas dedicar a Deus tudo o que fazemos. Orar é se libertar do mundo. Orar é fazer tudo com amor, é a forma com que tratamos o próximo. É ter um olhar espiritual em mim e no outro, é enxergar Deus no outro. Oração de verdade é transbordar amor, é ser amor. É transcender Deus.
O problema de não se fazer questão, é que vai matando a vontade de fazer questão de quem faz questão.
Eu não concordo que é "errando que se aprende", pois se for assim apenas nos tornamos especialistas no erro; mas é o arrependimento e a correção desse erro que nos libertarão desse ciclo vicioso. Evolução é mais que o abandono do mal, é o exercício do bem. Evolução é mais que não errar, mas, principalmente, acertar.
"Cuide dos teus achados, esqueça os teus perdidos." Desarel.
Ama a quem te ama, valorize a quem te valoriza. Nem todos os que te elogiam estão reconhecendo o teu valor, mas, são simples bajuladores do teu orgulho, na maliciosa e velada intenção de te fisgar no anzol do erro, e arrastar tua alma para as lagoas lamacentas do pecado.
Se as pessoas se preguntassem se é justo aquilo que elas fazem com as outras, sem justificarem seus atos com suas desculpas egoístas, o mundo seria muito melhor. Acontesse que suas consciências são caladas pela busca do seu prazer ímpio e tornam seus parceiros, que deveriam amar, em vítimas de sua impiedade.
Se não passarmos pela dor, a dor nunca passará. Não haverá aprendizado, evolução e o luto sempre existirá. Não negue ou fuja da dor, da frustração. Eu sei que dói, sei que é ruim, mas, se não aceitarmos que a dor é parte da vida; que a noite chegou, mas o sol virá, repetiremos sempre os padrões do erro, nosso céu será cinza e nosso semblante trará um peso lúgubre do luto.
Paixão não é amor. Enquanto você confundir uma coisa com a outra, sua vida será sempre vazia, frustrada, insegura, infeliz, em busca do espetáculo das declarações, dos presentes, da necessidade do contato físico. Amor, é a força do ato de cuidar, e escudo da fidelidade, a luz da paciência ao ensinar, ao ouvir. Amor é a vontade de estar ao lado, mesmo que longe, no santuário divino do coração.
Estar junto nada tem a ver com proximidade, mas, com conexão. Podemos estar juntos, fisicamente, a alguém, porém, separados emocionalmente; e consequentemente sem o mesmo propósito. Estar junto é ter o mesmo objetivo, vontade, sonho, ambição, direção, responsabilidades... E é essa união que trará saudade, vontade de continuar ao lado de alguém.
Estar juntos é ocupar o mesmo espaço no coração.
Sãos, insanos, santos.
Sãos são os que viram o "feio", o "não conforme" e o achicalharam, na loucura de padronizá-lo ao meio. Foram os que fizeram bulling, mas se arrependeram porque se viram ridículos.
Insanos são os que, mesmo imundos, esmagam todos aqueles que os desafiam por serem diferentes, mesmo que belos e os obrigam a serem assim, porcos.
Santos são os que ousam abraçar e compreender e, pelo amor, converterem o erro em acerto, o pecado em virtude, as trevas em luz.
O perverso não está preocupado em agradar ao Bem Maior, mas em estar bem com o seu público, como hipócrita que é. Quando é descoberto em seu erro, a sua vergonha é por ser contado dentre os que ele mesmo condenava; seu choro é pelo medo das consequências da perda do status de perfeito.
O perverso não se preocupa com a ética, mas com sua estética. O perverso é mal, não se arrepende, não tem compaixão.
Toda a rebeldia violenta coletiva é sempre orquestrada por um gênio sub-humano que manipula uma horda de ignorantes que têm sua razão suprimida pelo sofrimento emocional ou pela maldade nata de sua mente doentia.
A provação que é encarada com fé, resignação e sem revolta, logo se transforma em evolução e paz, porque é a oportunidade que temos de desapegar desse mundo e louvarmos a Deus mesmo em meio às lutas.
A felicidade não é a ausência da dor, mas a real compreensão de sua finalidade(Provação), porque a felicidade não se enxerga com os olhos, mas com o coração.
Todos aqueles que abandonam o Pai, a lei, a ordem... Não têm outro fim que não seja andar com os porcos, onde chafurdarão na lama... E, se forem porcos, de lá não sairão, no meio deles ficarão, porque a lama não estava do lado de fora, mas no lado de dentro. Já eram porcos, mas não sabiam.
"A única coisa que humanidade aprendeu com a história, é que não aprendeu nada com a história." Desarel.
O problema não é as pessoas não saberem, mas não aprenderem. E não aprendem porque não querem aprender. Logo, não é uma questão de inteligência ou burrice, mas de evolução espiritual. Quanto mais involuido alguém é, maior a probabilidade dessa pessoa cometer os mesmos erros. Esses são os que vivem nas trevas e jamais buscarão a luz.
O que determina quem é o vencedor não é onde chega, mas como chega, pois nosso prêmio maior é a consciência em paz, caráter ilibado; e nosso maior prazer é a certeza do dever cumprido, é saber que no fim, nos libertamos dos grilhões do egoísmo, da presunção, da desobediência.
Lembre-se, sempre:
É preciso sermos menos, pra sermos mais
e que oamor sempre nos levará mais
longe que o ego e a vaidade.
Quando escolho alguém por sua riqueza, logo mostro que não tenho valores, mas preço. Mostro que não sou capaz de prover minha vida daquilo que preciso, que meu mundo é material.
Quando escolho pela beleza física, mostro que minha carne domina meus pensamentos e vontade.
Quando ajo assim, mostro que em mim, nada mais resta de espiritual e já de longe vendi minha alma pro deus desse mundo.
Pena que, muitas vezes, só percebemos o quão pueris são nossas frustrações, quando perdemos o que realmente importa.
Por isso que há muito tempo aprendi a importância de ser grato, sempre relevando o que tem relevância e abandonando à insignificância o que é insignificante.
É por se acharem importantes demais, que vejo normalmente pessoas reclamando da felicidade e vendo defeitos na perfeição; Esses não contemplam mais o sol, não sentem mais o vento em seus cabelos, não ouvem mais os pássaros. São vazios, frios, brutos como as pedras. Pesados como elas.