Pão Diário
ESQUECIMENTO
Leia: Romanos 1:18-25
Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adoreram e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre Amém ( v.25 ).
Examine: O Senhor, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: " Eu sou primeiro e o último, além de mim não há outro deus ( Isaías 44:6 ).
Considere: Você tem permitido que outros deuses roubem seu tempo com Deus ? O que acontece quando você se esquece dele ?
Posso ser uma pessoa esquecida. Às vezes esqueço coisas pequenas, como a chave do carro ou minha carteira. E também sou conhecido por não retornar um telefonema ou pagar uma conta no vencimento.
Queria que não fosse verdade, mas às vezes esqueço até de Deus - e aposto que não estou sozinho. Isto não acontece todos os dias, mas há dias que acordo pela manhã e vou direto para meus afazeres, esquecendo-me de tudo que Ele já fez e está fazendo por mim e pelos outros.
Esqueço que Ele é o "Bom Pastor" e deseja me levar e guiar a uma vida de paz e alegria ( Hebreus 13:20 ).
Sejamos honestos, a maioria das vezes não é que Deus simplesmente desaparece de nossas mentes. Esquecemos de Deus porque tornamos outras coisas ( boas ou más ) mais prioritárias do que andar com Ele. Preocupados com coisas menores, nos resta menos tempo, se algum, para pensar sobre Seus planos e caminhos.
Esquecer-se de Deus não é uma questão meramente de amnésia espiritual. Pode ser também o resultado de idolatria, em que acreditamos e agimos como se precisássemos de alguém ou algo mas do que precisamos dele. Ninguém está isento de fazer a troca insensata sobre a qual Paulo falou - mudando " ...a verdade de Deus em mentira " e adorando " ...as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador " ( Romanos 1:25 ).
Não fomos criados para investir os nossos dias adorando a criatura em vez do Criador. se fizermos isso, nossa comunhão com a única Fonte de vida será rompida.
Enquanto discursava em Atenas, uma cidade mergulhada em idolatria, Paulo lembrou seus ouvintes que é no Deus Criador que " ...vivemos, nos movemos e existimos " ( Atos 17:28 ). Não esqueça; escolher outros deuses nos afastará do Deus único. - Jeff Olson
ÁGUA PARA O POVO
Leia: " Mateus 25:31-46 "
Pois eu estava com fome e vocês me deram comida... ( v.35 ).
Examine: Pois ele dá água aos que têm sede e coisas boas aos que estão com fome ( Salmo 107:9 ).
Considere: Ore pelos milhões de órfãos por causa da AIDS na África, que se preocupem uns com os outros apesar das provações e perda que experimentaram. Qual a " água " que você compartilhará com os outros hoje ?
Logo após mudar-me para Uganda, abri meu lar para dois órfãos de pais aidéticos. Noutra noite saí com estes garotos para jantar. Ao retornarmos, mirei as luzes do carro em uma pedreira e disse, " há muitos ugandenses que não podem ir à escola. Sem instrução, eles devem trabalhar duro sob o sol escaldante, martelando pedras enormes, transformando-as em pequenos cascalhos ".
No dia seguinte, os meninos correram até a cozinha gritando, " Tia Roxanne, água para o povo ! " Compreendi que eles queriam distribuir garrafas de água para os homens da pedreira. E assim fizemos.
No dia em que estes dois órfãos estiverem na presença de Deus, fico pensando se o Senhor lhes dirá: " Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: " Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai ! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram ; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar " ( Mateus 25:34-36 ).
Os meninos, que tinham apenas cinco anos de idade quando deram água aos estranhos, poderão responder: " senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água ? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos " ( Mateus 25:37-38 ).
E Deus lhes dirá, " ...Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram " ( Mateus 25:40 ). peça hoje mesmo que Deus impulsione seu coração para agir em favor deste " mais humilde dos meus irmãos ". - Roxanne Robbins
A IGREJA SE FOI
Leia: " Atos 2:42-47 "
Todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações ( v.42 ).
Examine: ...Ame os outros como você ama você mesmo. Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amor é obedecer a toda lei ( Romanos 13:9-10 ).
Considere: De que maneira você revela seu amor por outros cristãos ? Como você demonstra amor àqueles que ainda não creem nele ?
Rebeca, o professor da Escola Dominical e pastor da igreja faltaram ao culto dominical. Na verdade todos faltaram, pois saíram pela comunidade durante todo o final de semana para servir onde pudessem: cozinhando e distribuindo refeições, cortando o mato das ruas, alimentando os sem-teto.
No domingo seguinte, o pastor local disse à sua igreja, " Vocês foram uma igreja viva, perante pessoas que não fazem parte dela. "
Causou tamanha impressão que foi publicada uma matéria sobre esta experiência da igreja, na primeira página de um caderno do jornal local. Foram boas-novas sobre Boas-novas !
" Nas Escrituras, a igreja, geralmente, estava além das paredes: na comunidade " , disse o pastor, " e Deus colocou pessoas da igreja para ajudar, no caminho de outras ".
A prática à qual o pastor se referia começou logo após Pedro pregar o evangelho a uma grande multidão em Jerusalém. Três mil pessoas creram em suas palavras sobre Jesus, se arrependeram de seus pecados, e foram batizados ( Atos 2:36-41 ). Ansiosos em fazer o que era certo, dedicaram-se a quatro coisas: aos " ...ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos ( incluindo a ceia do Senhor ) e fazendo orações " ( v.42 ).
O seu amor uns com os outros era evidente e se espalhou pela comunidade. A Bíblia diz que " ...partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos... " ( vv.46-47 ). O resultado: " E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas. "
Se você depositou sua fé em Jesus para o perdão de seus pecados, junte-se aos seus irmãos e irmãs em uma comunidade de fé. Ao servirmos outros juntos, não há como prever o que o Espírito Santo fará através de nós. - Tim Gustafson
O CÁLICE
Leia: Mateus 26:36-46
...A tristeza quen estou sentindo é tão grande que é capaz de me matar... ( v.38 ).
Examine: Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito ! ( Lucas 23:46 ).
Considere: Os problemas físicos e dores afetam o seu relacionamento com Deus ? Como o profundo relacionamento com Jesus ajuda-o a enfrentar tais situações ?
No jardim do Getsêmani Jesus afirmou "...A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar..." ( Mateus 26:38 ). Ele já tinha passado noites falando e encontrando forças em Seu Pai. Mas esta noite era diferente. A angústia o assolou. Por três vezes se levantou para buscar Seus discípulos. Ele não conseguia desfrutar da doce comunhão com o Pai, a qual tinha experimentado através da oração, pois sabia que breve seu Pai o deixaria. Isto fazia parte do "cálice" que temia.
Por muitos anos achei que o "cálice" que Jesus temia era somente a crucificação. É horrível até pensar em dor tão excruciante. Sêneca, escritor românico retórico, descreveu desta forma: "Podemos encontrar alguém que preferiria definhar-se na dor, morrendo aos poucos, ou deixar que sua vida se dissipasse gota por gota, em vez de expirar-se de uma vez por todas ? Podemos encontrar algum homem disposto a ser amarrado ao tronco maldito, repugnante, já deformado, dilatando-se pelas duras chicotadas nos ombros e peito, e expirando o fôlego de vida em meio à longa e interminável agonia?"
No entanto, a dor física não é a única razão por Jesus ter pedido libertação ao Pai. A percepção de que a Sua comunhão com o Pai seria desfeita quando Ele levasse os pecados do mundo sobre si, também o levou a clamar por ajuda. Se fosse apenas o sofrimento físico, o medo, ao invés da tristeza, seria a emoção mais apropriada para o Mestre.
Quando Jesus disse ao Pai, " ...que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres " ( v.39 ), Ele escolheu suportar toda dor e vergonha que o esperava - abandonado e sozinho.
Ás vezes nos incomodamos mais pelo desconforto físico do que por estarmos distantes de Deus. A experiência de Jesus no Getsêmani nos ensina a valorizar o nosso relacionamento com Deus mais do que qualquer coisa, até mesmo a dor. - Poh Fang Chia
TERMINARÁ BEM
Leia: Apocalipse 22:1-5
Nunca mais haverá qualquer maldição ( v.3 ).
Examine: ...há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito delas Deus não pode mentir. E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança... ( Hebreus 6:18 ).
Considere: Em que área você mais precisa de cura ? Você já pode ver Deus trabalhando nesta área ?
Como consequência dos desastres naturais que destroem grandes áreas de plantações, e da inflação que eleva os preços vertiginosamente, faltam até mesmo os alimentos de subsistência como arroz e feijão, para muitas pessoas nos países em desenvolvimento. Após a morte mos desnutrição de quase um milhão de norte-coreanos no fim dos anos 1990, os pesquisadores do governo estão desenvolvendo um tipo de macarrão que "retarda o sentimento de fome".
Todos nós esperamos que estas medidas aliviem o sofrimento. Entretanto, não é bom quando o melhor que podemos fazer é apenas abrandar os sinais da fome.
Com a sua visão do fim dos tempos, o apóstolo João nos deu esperança de que toda criação aponta para: o dia quando o povo de Deus viverá na nova cidade de Deus. Nesta cidade, os seres humanos viverão e florescendo da maneira que Deus sempre quis que vivêssemos. Nesta nova cidade, todo vilarejo seco tem esperança porque a água da vida flui "...no meio da rua principal..." ( Apocalipse 22:2 ). Nela, toda nação atingida pela fome se alegrará porque a árvore da vida do jardim do Éden reaparecerá e produzirá " ...doze frutas por ano, isto é, uma por mês " ( v.2 ).
Além da água abundante e festa durante o ano todo, a árvore oferecerá o remédio para todo mal que já atingiu a sociedade humana - todo sistema abusivo de poder, todos os locais de vícios, guerra ou egoísmo. Haverá cura para as tribos devastadas, regiões famintas, subúrbios ricos, porém destruídos. João relata que " ...as suas folhas servem para curar as nações " ( v.2 ).
Nosso mundo parece estar caminhando para o inferno. Mas a esperança do evangelho se reflete nas palavras: " Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram " ( Apocalipse 21:4 ). - Winn Collier
EVITANDO
Leia: 2 Samuel 22:26-37
O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha ( v.32 ).
Examine: Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece ( Salmo 55:22 ).
Considere: Como você lida com seus desafios e inimigos ? Para você, qual o significado de buscar a Deus e o Seu livramento hoje ?
Seria fácil para Teresa Clarke desanimar-se e abandonar os seus planos. Ela havia reprovado em seu teste para carteira de motorista 12 vezes nos últimos 27 anos - sem nunca conseguir obter sua licença. Durante este tempo havia gasto mais de 40 mil reais em 450 horas de instrução para dirigir. Mas Teresa dirigiu novamente no verão passado e passou na prova número 13!
Esta mulher inglesa finalmente pode dirigir para onde quiser.
No livro de 2 Samuel 22, lemos sobre Davi e como ele poderia ter desanimado devido aos "...seus inimigos" ( v.1 ).
Seus adversários eram muitos e variados. Alguns eram humanos ( Golias, Saul, Absalão, os filisteus ), outros eram seus conflitos pessoais ( recaídas, lascívia ). Ele havia falhado muitas vezes ( Salmo 51:3-4 ), mas sua esperança estava em um Deus fiel ( v.26 ) que poderia dissipar sua escuridão com luz santa ( v.29 ).
O cântico encontrado em 2 Samuel 22 ( apresentado também quase literalmente no Salmo18 ) destaca o caráter de Deus - quem Ele é. O rei de Israel poderia escrever estas palavras de vitória, pois o verdadeiro e Único Vitorioso havia provado ser um escudo ( v.31 ), rochedo ( v.32 ), fortaleza ( v.33 ) para ele e seu povo. Davi foi capaz de superar o desânimo porque tirou seus olhos de si mesmo e os focou naquele sobre quem escreveu, " O Senhor é o único Deus... " ( v.32 ). Esse mesmo Deus nos ajuda a superar inimigos e fracassos pessoais hoje e sempre. Como Paulo escreveu, " O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial " ( 2 Timóteo 4:18 ).
Teresa Clarke conhece esta verdade. Quando lhe perguntaram por que ela queria dirigir, suas primeiras palavras foram, " Estou ansiosa para poder levar pessoas à igreja. " Ela quer que mais pessoas conheçam aquele que " ...Tu não tens deixado quemeus inimigos me peguem... " ( v.37 ). - ajudando-os a livrar-se do desânimo. - Tom Felten
NA TENDA
Leia: Josué 11:15-23
Josué tomou toda aquela terra, isto é, a região montanhosa de Judá, toda a região sul... ( v.16 ).
Examine: ...o que eu quero é só isto: [...] viver na sua casa todas os dias da minha vida [...] Em tempos difíceis, eles me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha ( Salmo 27:4-5 ).
Considere: Como você reage quando é tentado pelo desânimo, e como você prioriza o tempo a ser gasto com Deus ?
Ao examinar as correspondências do dia, repentinamente minha vida se juntou à vida de outros cristãos que estavam milhares de quilômetros distantes. Ao olhar para a página de uma revista, as cores marrom e branca do mapa demonstravam os locais em que os cristãos tinham sofrido violentos ataques. O mapa, identificado com precisão os lugares onde o evangelho progride com grande dificuldade, lembrou-me do pedido de Paulo para orar por aqueles que ousadamente pregam a Palavra de Deus ( 2 Tessalonicenses 3:1-2 ).
Se compartilharmos o evangelho em um país onde a liberdade religiosa é assegurada ou num onde predomina a perseguição, as lutas são reais. para ser vitorioso, é vital perseverarmos e termos determinação.
Intimidade com o Senhor solidifica o nosso propósito e sustenta nossa obediência quando as circunstâncias parecem incertas. Em Êxodo 33, lemos que os israelitas ficavam em pé na entrada de suas tendas enquanto Josué seguia Moisés e deixava seu lugar de conforto até entrar na presença de Deus. E ali Josué ficava ( v.11 ). Sua determinação em manter um relacionamento íntimo com o Senhor soberano preparou o caminho dos lugares para onde Deus o estava levando.
Os nossos próprios "momentos na tenda" são essenciais para o nosso relacionamento com Deus. Eles podem incluir reflexões silenciosas ou momentos de angústia e dias de questionamentos. Ao experimentar-mos a presença de Deus, Ele examina os nossos corações e purifica as nossas intenções. Ao experimentarmos um tempo de adoração e submissão, começamos a enxergar o Seu proprósito ( 1 Coríntios 2:12-16 ).
Quando a luta parece ser esmagadora, estar "na tenda" vai determinar nossa reação. Comunhão com aquele que controla o futuro é a única coisa que nos fará superar o desânimo e alcançar a fé desejada. Deste ludar, a vitória é certa ( Lucas 22:41-43 ). - Regina Franklin
PÚBLICO DE UMA PESSOA
Leia: Mateus 6:1-18
...o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nunhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu ( v.1 ).
Examine: - Provérbios 15:3
- Romanos 2:10-11
- Tiago 3:13-16
Considere: Por que é difícil martermos nossas boas obras em segredo ? Por que Deus recompensará aqueles que praticam boas obras sem buscar a fama ?
Como pai de três filhos, sou muito interessado em suas palavras e ações. Da mesma forma, Deus está interessado com o comportamento de Seus filhos. Ele espera que eles façam boas obras neste mundo ( Efésios 2:10 ; Mateus 5:16 ). Mais do que isso, Ele deseja que Seus filhos tenham as motivações corretas. É por isso que Jesus nos advertiu sobre motivações certas e erradas em Mateus 6.
Jesus identificou as três grandes tarefas de toda religião - dar aos pobres ( vv.1-4 ), orar a Deus ( vv.5-15 ), e jejuar ( vv.16-18 ). Ele nos advertiu a não usar como uma plataforma para mostrar como somos espirituais. Quando assim o fazemos, perdemos a recompensa reservada para nós.
Jesus não disse que era errado fazer estas coisas. Ele não focou no aspecto de como e quando, mas no porquê. Os fariseus faziam justiça " ...para serem glorificados pelos homens ", buscando auto-exaltação e louvor dos homens ( vv.1,5,16; 23:5 ).
Jesus disse, '...já receberam a sua recompensa" ( Mateus 6:2,5,16 ). Paulo acrescenta, "Pois a pessoa só é aprovada quando o Senhor a aprova e não quando é aprovada por si mesma" ( 2 Coríntios 10:18 ). Jesus condenou os fariseus por esta hiprocrisia de autogratificação ( Mateus 23:13-33 ).
Nossos atos de devoção a Deus devem ser feitos de forma simples, sincera e secreta. Ele sabe quem é autênico e quem é hipócrita ( Jeremias 23:24 ); Provérbios 15:3 ). "...Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." ( Mateus 6:4,6 18 ).
Ao fazermos boas obras, faça a si mesmo uma pergunta simples: Quem é meu público ? Será que ouviremos isso de nós, "Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?" ( João 5:44 ). - K. T. Sim
PROBLEMA DOBRADO
Leia: Isaías 64:1-8
Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos... ( v.6 ).
Examine: Será que alguém pode ser puro ? Poderá alguma pessoa ser correta diante de Deus ? [...] nem o céu é puro aos seus olhos, que diremos do ser humano, [...], que bebe o pecado como se fosse água ? ( Jó 15:14-16 ).
Considere: Você acha que já realizou alguma ação inteiramente boa ? De que maneira a sua resposta revela a sua visão da graça de Deus ?
Vi um comercial engraçado na TV. Um garoto em um campo de beisebol em pé sobre a base do batedor dizendo, " Eu sou o melhor batedor do mundo ! " Ele lançou uma bola no ar, tentou bater vigorosamente nela, mas errou. " Primeira ", disse a si mesmo. Então gritou mais alto, " sou o melhor batedor do mundo ! " Lançou uma bola no ar, tentou bater e errou. " Segunda ". Mais determinado do que nunca, cuspiu em suas mãos, virou seu boné e gritou provocativamente, " sou o melhor batedor do mundo ! " E pela terceira vez errou. Já estava com dó daquele garoto, quando de repente, por um flash de reconhecimento do que havia feito, ele exclamou, " sou o melhor arremessador do mundo ! "
O comercial era sobre o poder do otimismo, e foi engraçado porque o garoto parecia muito desiludido. Perguntamo-nos o que seria necessário para convencê-lo de que ele não era o melhor naquilo. E assim como ele superestimou sua habilidade, temos a tendência de aumentar nossos esforços. Precisamos ouvir o lembrete de Isaías de que nossas melhores justiças perante Deus são "...como trapos sujos..." ( Isaías 64:6 ).
Martinho Lutero e João Calvino compreenderam a palavra de Isaías e ensinaram que nunca realizamos uma obra completamente boa, porque até mesmo nossos melhores esforços são manchados por motivos impuros. Diziam que precisamos de uma justificação dupla. Nossa pessoa precisa ser purificada pelo sangue de Jesus, e nossas obras são aceitáveis somente quando Deus perdoa os nossos pecados por Sua graça.
Este forte sentimento de perversidade não deve ser motivo de desespero, pois embora nunca consegamos nos tornar perfeitos nesta vida, podemos progredir. E todo o crédito vai para Deus. Como John Newton escreveu em sua autobiografia, "Lembro-me muito bem de duas coisas: sou um grande pecador, e Cristo é um grande Salvador". - Mike Wittmer
CUIDADO
Leia: Lucas 12:13-21
E continuou, dizendo a todos: - Prestem atenção ! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende dass coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas ( v.15 ).
Examine: - Marcos 10:21
- 1 Timóteo 6:10
- Tiago 5:1-6
Considere: Por que é importante reconhecer que Deus é o dono de tudo ? Qual parte de seu estilo de vida você precisa mudar para ser rico em relação a Deus ?
Davi ganhou nas loterias dos americanos três vezes - 350 mil dólares em 2004, um milhão em 2005 e dois milhões e 500 mil dólares em 2007. O sortudo ganhador continua trabalhando como reparador de fornos de restaurantes, embora seus prêmios fossem mais que suficientes para permiti-lo se aposentar. "Será que sou o homem mais sortudo vivo ?!" ele pergunta. "Acho que sim. Tenho um bom círculo de amizades, um ótimo trabalho e uma linda esposa."
Este homem não está embriagado com as bebidas da riqueza e ganância. Seus pés ainda estão bem firmados no chão. Entretanto, o mesmo não pode ser dito sobre o rico fazendeiro no livro de Lucas 12.
Valorizar a riqueza corretamente e os resultados desastrosos da ganância são os temas da parábola de Jesus sobre o rico tolo. O homem rico julgou mal o que era realmente valioso na vida. Pensava que o fato de ter grandes posses era mais importante do que o relacionamento com Deus e com as pessoas ( v.21 ). Ele escolheu mal sobre o que era verdadeiramente valioso na vida e se tornou um escravo daquilo que mais valorizava - coisas que podem ser roubadas, corroídas e destruídas ( Mateus 6:19-21 ), e coisas que ele não poderia levar consigo quando morresse ( 1 Timóteo 6:7 ).
O homem rico julgou incorretamente quem realmente era o dono das suas riquezas. Ele usou os pronomes pessoais ocultos " eu " sete vezes e cinco vezes o pronome possessivo " meu ( s ) " nesta curta história. Esqueceu-se de que um administrador e não um dono, e também falhou em compreender a brevidade da vida. No topo de sua fortuna, Deus o julgou e ele morreu - deixando tudo para trás. Que final trágico !
Dois mestres - Deus e dinheiro - estão disputando a nossa fidelidade. Estejamos alertas e julguemos corretamente - escolhendo servir e obedecer Aquele que criou o outro. - Marvin Williams
IMPRESSÕES ERRADAS
Leia: João 3:16-18 - Pois Deus mandou o seu filho para salvar o mundo e não para julga-lo ( vs. 17 )
Examine: que o senhor faça com que creça cada vez mais o amor que vocês tem uns pelos outros e por todas as pessoas, e que esse amor se torne igual ao nosso amor por vocês! ( 1 Tessalonicenses 3:12 )
Considere: Como Jesus tratava os pecadores ? Como você tratará e ajudará aqueles? que estão enfrentando problemas com o pecado?
Recentemente, um pastor levou um jovem a aceitar Jesus. Em determinado momento da conversa, o jovem questionou o pastor, " Agora que sou um cristão , tenho que sair por aí julgando todo mundo ? " O pastor, triste pela pergunta, foi capaz de dizer, " Claro que não. O cristão deve tratar as pessoas de maneira oposta. "
O jovem explicou que muitos cristãos que conhecera pareciam pessoas julgadoras. Agiam como se estivessem acima do pecado e tinham um ar de superioridade em relação aos outros. Tal arrogância deixara uma má impressão, especialmente por não serem tão perfeitos quanto pareciam ser.
Se já existiu alguém que tivesse o direito de agir de forma superior, esta pessoa foi Jesus. Ele foi o único ser humano a viver sem pecado ( Hebreus 4:15 ). Mas ao ler os evangelhos, você descobrirá que Ele não evitou, nem condenou aqueles que viviam no pecado. Jesus não esperava que os fraudulentos coletores de impostos ou as prostitutas largassem imediatamente a sua imoralidade antes que Ele tivesse algum envolvimento com eles. Em vez disso, Ele foi amigo dos pecadores e os encontrou onde estavam em relação a Deus ( Lucas 5:30-32; 7:34-50 ).
Como cristãos, devemos conviver com os vizinhos incrédulos, colegas de trabalho e membros da família como pessoas que, verdadeiramente, se importam com os outros. Isto não deve dar a impressão errada de que não estamos preocupados com o pecado. Jesus certamente não agiu desta forma ( João 5:14; 8:11 ). No entanto, por todo o Seu ministério terreno, Ele nos ensinou que podemos ter amizade com "pecadores" sem comprometer nossas preocupações e convicções morais.
Senhor, ajuda-nos a mostrar aos outros Seu amor e Seus caminhos que levam à vida. Ajuda-nos a não condenar aqueles que se perderam e aqueles que ainda não o conhecem - e vivem um estilo de vida que os leva à morte ( Romanos 8:6 ). - Jeff Olson
CULPA E CONFISSÃO
Leia: Daniel 9:4-19
Nós temos cometido pecados e maldades... ( v.5 ).
Examine: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus ( Romanos 3:23 ).
Considere: Quantas vezes Daniel usa '' nós " em Daniel 9:4-19 e pede a Deus que " os " perdoe por seus pecados ? Esta passagem pode servir de modelo à sua vida de oração ?
Jogar a culpa nos outros é comum em nosso mundo hoje. Considere, por exemplo, o sistema bipartidário da política americana. Em vez de assumir parte da responsabilidade pelos erros, os Democratas culpam os Republicanos E estes, os Democratas. Os "conservadores de direita" culpam os "liberais de esquerda" e vice-versa. Mesmo aqueles que professam a fé em Jesus frequentemente caem nesta armadilha, agindo com a atitude de "nós" versus "eles".
O profeta Daniel, do Antigo Testamento era muito conhecido por andar fielmente com Deus. Apesar de sua bondade e integridade, Daniel não considerava seus próprios pensamentos e ações menos pecadores do que as dos outros. Ao contrário, Daniel acreditava que ele e os cidadãos da Babilônia estavam igualmente carentes da graça e perdão de Deus. Examine a humildade do profeta demonstrada nesta oração ( Daniel 9:4-19 ):
- " ...temos cometido pecados e maldades...
- ... nos voltamos contra ti...
- ...desobedecemos às tuas leis e aos teus mandamentos.
- Não demos atenção aos teus servos, os profetas...
- ...mas agora sentimos vergonha...
- Desobedescemos à tua ordem, ó Senhor, nosso Deus, e não seguimos as leis que nos deste.
- ...não temos abandonado os nossos pecados, nem temos nos esforçado para seguir a tua vontade...
- ...nós não temos dado atenção às tuas ordens...
- ...Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos. "
O que você pode aprender com esta oração de confissão de Daniel ? - Roxanne Robbins
O MAIS IMPORTANTE?
Leia: Mateus 22:34-40
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente ( v.37 ).
Examine: - Deuteronômio 6:5
- Josué 22:5
- 1 João 2:5
Considere: Como você pratica o maior mandamento de Deus ? O que acontece em nosso relacionamento com os outros, quando amamos a Deus de todo nosso coração, alma e mente ?
Se você é cristão a algum tempo, responderá facilmente a seguinte pergunta: "Mestre, qual o mais importante de todos os mandamentos da lei?" ( Mateus 22:36 ). Qual foi a resposta de Jesus ? "Ame o Senhor, seu Deus com todo coração, com toda a alma e com toda a mente" ( v.37 ).
Será que este mandamento é o mais importante para nós ? Deixe-me parafrasear esta pergunta com mais duas: Qual o mandamento que mais influência nossa forma de viver ? E também no nosso comportamento ?
Muitos outros "mandamentos" podem se destacar como mais importantes devido à nossa criação ou inclinação pessoal. A "lei" tome cuidado com o nº 1 e a necessidade da autopromoção são duas delas, com as quais você provavelmente irá se deparar.
Imagine esta cena: Alguém está espalhando mentiras sobre você. O que você fará ? Imediatamente lançará um contra-ataque para preservar o seu bom nome ? Ou você irá considerar o que o Deus amoroso exige de você, " Não pague a ninguém o mal com o mal " ? ( Romanos 12:17 ).
E quando você fica sobrecarregado com o seu trabalho, ou quando sente-se pressionado a pisar sobre as pessoas para subir na empresa - qual é o seu maior mandamento nesta hora ? Ainda é amar a Deus ? Buscar o reino de Deus sobre todas as coisas ? ( Mateus 6:33 ).
Jesus não somente descreveu " amar a Deus " como o maior mandamento, Ele também disse que este é o " primeiro " ( v.38 ). Esta palavra implica prioridade. Amar a Deus exige darmos a Ele a mais alta prioridade. Exige primazia sobre quaisquer desejos ou anseios humanos. Este mandamento deve ser a primeira consideração em todas as nossas decisões. Temos que observar o n°1 no trabalho, em nossos relacionamentos e em toda nossa vida.
Em suma, amar a Deus acima de tudo é o principal ! Isso acontece em sua vida ? - Poh Fang Chia
TOLICES
Leia: Salmo 127:1-2
...Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la ( v.1 ).
Examine: Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar ( João 9:4 ).
Considere: Por que resistimos em confiar no poder e no atuar de Deus ? Como você viveria de forma diferente se você confiasse mais na obra de Deus em e ao redor de você ?
Não sou muito fã de camisetas cristãs, mas recentemente vi uma que gostaria de ter.Andando pelo centro de nossa cidade, passei por um homem idoso com os seguintes dizeres em seu peito:
SAIA DO CAMINHO E PERMITA QUE JESUS AJA. Apesar de ser uma frase relativamente comum, descreve uma excelente atitude. Todo o mal, tristeza, pobreza e escuridão de nosso mundo devem nos compelir a sairmos de nossos confortáveis sofás para agir. Como certo escritor registrou: "Jesus ressuscitou dos mortos; e nós temos trabalho a fazer."
Entretanto, o salmista, de acordo com o fio condutor em toda a Escritura, nos adverte contra pensarmos que somos a causa central ou a consequência em quaisquer de nossos esforços. O engajamento de Deus com o mundo não está em desequilíbrio, pendendo, na ansiosa esperança de que nós, humanos apareçamos.
Todo nosso esforço, habilidade e técnica são insuficientes sem a intervenção de Deus. " ...Se o Senhor não proteger a cidade... ", escreve o salmista, " ...não adianta nada os guardas ficarem vigiando " ( 127:1 ). De fato, " Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde... " ( v.2 ) porque a atividade frenética ignora o fato de sermos dependentes da bondade e misericórdia de Deus.
Esquecidos desta verdade, nos fatigamos, preocupamos e suamos. Planejamos, manipulamos e lamentamos. Raramente descansamos. Raramente oramos. E ao final, nos descobrimos vivendo de forma insensata como se fôssemos Deus.
Este não é um argumento para uma vida frouxa, sonolenta e inerte. Ao invés disso, é uma chamada para nos engajarmos com a obra redentora de Deus no mundo - lembrando sempre de que esta é a Sua obra entre nós.
Tyler Wigg Stevenson descreveu bem: " Não preciso salvar o mundo, mas posso servir ao Deus que já o salvou. " - Winn Collier
MORRER PARA VIVER
Leia: Hebreus 11:32-40
...Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitar para uma vida melhor ( v.35 ).
Examine: - Mateus 16:25
- Filipenses 1:21
- Apocalipse 6:9-11
Considere: Como Jesus viveu e morreu pela vida ? Como você pode entregar-se diariamente de maneira mais completa a Ele ?
"Alguns homens não podem ser intimidados ou convencidos. Alguns homens só querem assistir o mundo pegar fogo"
Alfred, o Mordomo
Essas palavras, do filme grande sucesso Batman - O Cavaleiro das Trevas, falam sobre motivações. Como eu, você pode se questionar sobre quais motivos que levam os terroristas a se amarrarem com explosivos e se auto-explodirem-destruindo outras pessoas em atos de terrorismo que alguns chamam de martírio.
O escritor do livro aos Hebreus tem uma visão diferente do que é realmente ser um mártir ( ser morto pelo que você acredita, e não tirar sua própria vida ). Ele escreve sobre aqueles que morreram por Cristo: " ...estes que obtiveram bom testemunho por sua fé " ( Hebreus 11:39 ).
Por que um bom testemunho? Porque se recusaram a dar as costas para Deus ( v.35 ) e aceitaram a morte das mãos de seus perseguidores.
Jesus é o supremo exemplo de uma fé que levou ao sacrifício extremo. Ele permaneceu calado e aceitou os horrores iminentes da crucificação ( Isaías 53:7 ; Mateus 26:63 ). Seu alvo era a vida e vitória sobre a morte ( 1 Coríntios 15:54-57 ). Estêvão, um seguidor de Jesus, falou palavras de perdão e vida mesmo ao morrer como mártir ( Atos 7:60 ) - imitando seu Salvador.
Estes exemplos definem bem o martírio - atos abnegados que levam à vida. Eles não vivem para morrer - morrem para a vida. Estas palavras de Matthew Henry esclarecem o contraste: " Devemos nos surpreender mais pela maldade da natureza humana, que é capaz de tão terríveis crueldades aos seus semelhantes, ou pela excelência da graça divina, que é capaz de sustentar os fiéis sob tais crueldades e guardá-los em segurança ? "
A vida é viver e morrer por Jesus ! - Tom Felten
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI
Leia: Gálatas 5:16-24
As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza ( v.24 ).
Examine: - Romanos 8:12-14
- Gálatas 2:20
- Colossenses 2:12-14
Considere: De que maneiras você está alimentando sua carne ? E o contrário, como a crucificará e escolherá seguir a Cristo ?
" Tudo bem. Vou cuidar disso eu mesma. " De maneira brusca finalizei a conversa e fechei o celular. Percebendo que fizera justamente a coisa que não queria fazer, minha frustração aumentou. Não fazia nem 30 minutos que eu tinha compartilhado com uma amiga como Deus estava me ensinando a confiar em meu marido, ao invés de reagir. Mas ali estava novamente. Será que conseguiria aprender ?
As Escrituras nos dizem que enquanto estivermos vivos nesta terra, dois desejos lutarão em nosso interior ( Gálatas 5:17 ). Por meio de Sua morte na cruz, Jesus destruiu o poder do pecado sobre nós. Mas a nossa luta com o pecado não se encerra quando recebemos a salvação ( Romanos 7:18 ). Jesus deixou bem claro para os Seus discípulos que a obediência e a renúncia são decisões diárias ( Lucas 9:23 ).
Ao tentar nos convencer de que não estamos indo a lugar algum, o inimigo nos diz que nunca seremos livres. Ele vai sussurrar que nada mudou, que o poder de Deus não é real em sua vida. Envergonhados e enraivecidos por fazer o que não deveríamos, nos questionamos se as suas mentiras são verdadeiras.
Não podemos vencer nossa natureza pecaminosa com nossos próprios esforços. A salavação vem somente pela graça ( Efésios 2:8 ). No entanto, quando escolho a Sua graça, minha vida já não me pertence. Gálatas 2:20 diz, " Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim ". Recebo a condição de vencer a tentação quando - pela graça - entrego minha vida a Cristo e Ele vive através de mim ( Romanos 6:6-8 ).
A Palavra de Deus promete liberdade. Mas não podemos andar onde não escolhemos ir. Ou nos alimentamos ou nos crucificamos. A pessoa espiritualmente morta escolheu rejeitar a liberdade e a vida que se encontra em Jesus. - Regina Franklin
GRAÇA E GRATIDÃO
Leia: Tito 2:11-14
Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos [...] uma vida prudente, correta e dedicada a Deus ( vv.11-12 ).
Examine: - Salmo 103:1-5
- Romanos 2:4
- Hebreus 12:28-29
Considere: É significativo o termo gratidão ( eucharistia ) no Novo Testamento basear-se no termo graça ( charis ) ? A gratidão é melhor motivação do que o dever ? Por quê ?
Martinho Lutero queria desistir. Sua congregação em Wittenberg, após ter aprendido que o evangelho de Lutero prometia perdão para todo e qualquer pecado, havia parado de frequentar os cultos e de ofertar à igreja e começará a ceder à avareza, lascívia e bebedeira. Frustrado, Lutero ameaçou entrar em greve se eles não mudassem suas atitudes, e declarou, " Suas bestas ingratas, indignas do evangelho ; se vocês não se arrependeram, não vou mais pregar a vocês. " Eles não se arrependeram e ele parou, tirando alguns meses de folga para não ser " o pastor de tais porcos ".
Como os luteranos em Wittinberg, muitos de nós pensamos no início de nossa caminhada cristã ): Se Deus nos perdoa independentemente do que fazemos, então não importa realmente o que fazemos. A salvação é um cheque em branco. Podemos pecar quanto quisermos, pois tudo está coberto !
Surpreendentemente, Paulo diz a Tito que ao invés de encorajar o pecado, a graça de Deus na verdade nos instruiu a viver de forma a " ...abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e ao vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus " ( Tito 2:12 ). O Catecismo de Heidelberg explica que somente quando percebo " o tamanho do meu pecado e miséria " posso compreender " como posso ser liberto de todos os meus pecados e miséria ", o que me fará " expressar minha gratidão a Deus por tal libertação ".
Portanto, aqui está a fórmula cristã. Compreender a extensão de meu pecado me capacita a valorizar a graça, o que automaticamente me enche de gratidão, que sempre irá procurar formas de dizer obrigado. Parece assim: Pecado > Graça > Gratidão > Boas Obras.
Se o seu amor por Deus está esfriando a sua vontade em obedecê-la enfraquecendo, a resposta não é ranger seus dentes e tentar com mais força. Em vez disso, use a fórmula. Comece com a percepção da profundidade de seu pecado. Somente então você valorizará a sua necessidade pela graça. E a gratidão e a obediência certamente o seguirão. - Mike Wittmer
FESTA OU JEJUM?
Leia: Mateus 9:14-15
...Vocês acham que os convidados [...] podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ? Claro que não ! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar ! ( v.15 ).
Examine: - Jó 23:12
- Isaías 58:1-9
- Mateus 6:16-18
Considere: Por que você jejua ? Por que você não deve jejuar da Palavra de Deus ?
Recentemente me pediram para ensinar sobre o jejum. Sabia que estava lidando com um assunto não muito praticado hoje em dia. Além do mais, moro num país onde comer é o passatempo nacional. Vamos ser sinceros - amamos comer. Portanto, é estranho falar sobre o jejum a um grupo de pessoas que prefere falar sobre seu lanche favorito !
Muito tempo atrás, os discípulos de Jesus banqueteavam no momento em que o jejum era considerado a coisa certa para se fazer. Não surpreende que foram criticados por não jejuarem como os outros faziam ( Mateus 9:14 ). Jesus declarou que Seus discípulos só jejuariam após Ele não estar mais com eles ( v.15 ). Muitos estudiosos bíblicos acreditam que estamos vivendo o tempo a que Ele se referia - entre Sua ascensão e Sua segunda vinda ( Atos 1:9-12 ). Se isto for verdade, este é o tempo para jejuarmos.
Jesus perguntou: " ...Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ?... " ( Mateus 9:15 ). Com esta pergunta Ele revelou a principal razão para jejuar - arrependimento e tristeza pelo pecado. Quando convencidos de idolatria, os judeus se arrependiam e jejuavam ( 1 Samuel 7:3-6 ). Em emergências nacionais, jejuavam também pedindo humildemente que Deus agisse em seu favor ( 2 Crônicas 20:1-4 ; Ester 4:16 ).
Nas Escrituras, encontramos apenas uma ordem direta sobre o jejum: Os israelitas deviam jejuar uma vez por ano no Dia da Expiação. Naquele dia, o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos para oferecer sacrifícios e expiar os pecados de toda a nação ( Levítico 16:29-31 ).
Jejuar também nos lembra que Deus nos sustenta. O alimento pode nos manter fisicamente, mas a Palavra de Deus nos sustenta espiritualmente ( Mateus 4:4 ).
Deleite-se na Palavra de Deus e jejue quando necessário ! - K. T. Sim
MESMO ENDEREÇO
Leia: Cânticos dos Cânticos 3:1-4
Noites e noites, na minha cama, eu procurei o meu amado... ( v.1 ).
Examine: - Eclesiastes 9:9
- Cânticos dos Cânticos 2:14
- Malaquias 2:14-15
Considere: Por que a unidade é tão crucial para o casamento ? Nesta semana, o que você pode fazer para achegar-se a Deus ?
Certo homem, japonês, que morava sozinho na cidade de Fukoka, percebeu que a comida estava desaparecendo de sua geladeira. Por esta razão, ele instalou uma câmera de segurança que mostrou alguém movendo-se pela casa, enquanto ele estava ausente. Quando a polícia investigou, encontravam uma mulher de 58 anos que estava morando em um minúsculo espaço da dispensa por quase um ano !
É difícil imaginar que duas pessoas pudessem compartilhar o mesmo endereço sem nunca terem qualquer tipo de comunicação. Infelizmente muitos casamentos optam pelo mesmo caminho. Exige-se esforço para permanecer juntos e dois se tornarem " ...uma só pessoa " ( Efésios 5:31 ).
A esposa de Salomão demonstra indícios de que vivia em unidade com seu marido. Ela diz, " Noites e noites, na minha cama, eu procurei o meu amado... " ( Cântico dos Cânticos 3:1 ). Ao gerarmos pensamentos carinhosos sobre nossos cônjuges abrimos os nossos corações para a comunhão quando estamos juntos.
E falando em intimidade, a esposa decidiu, " ...Eu procurei o meu amado... " ( v.2 ). Ela se levantou, colocou sua túnica e saiu pela porta para encontrar seu marido ! Assim como ela, maridos e esposas precisam buscar um ao outro, apesar das inconveniências geradas pelas logas horas de trabalho ; louças sujas e jogos de futebol.
Finalmente, a esposa de Salomão o alcança e diz, " ...abracei o meu amado... " ( v.4 ). Ela está tão feliz de ter encontrado seu marido que o leva à cama ! Manter-se fisicamente envolvido é uma parte do plano de Deus para a " unidade " que faz o relacionamento conjugal tornar-se tão especial.
O casamento deve significar muito mais do que apenas duas pessoas que compartilham o mesmo endereço. Em seu melhor momento, envolve os pensamentos agradáveis, momentos juntos e intimidade física. Em seu pior momento, pode deixá-lo questionando, " O que aconteceu com aquele sanduíche de salame que deixei na geladeira ? - Jennifer Benson Schuldt
O DEUS QUE VÊ
Leia: Gênesis 16:1-16
Então Agar deu ao Senhor este nome: " O Deus que Vê... ( v.13 ).
Examine: - Salmo 34:17-18; 139:13-18
Considere: Você alguma vez duvidou de que Deus tenha visto a sua situação com perfeita clareza e dispensado Sua atenção e graça ? Como Deus afastou essas dúvidas ?
Radiobaliza de Localização Pessoal ( PLB ) são aparelhos de salvamentos usados por pessoas envolvidas em atividades terrestres ao ar livre. Transmitem os sinais de rádio que são detectados por 12 satélites na órbita terrestre. Os satélites retransmitem estes sinais às estações que processam e determinam a localização e o proprietário do aparelho. Em seguida, a informação é repassada à equipe de busca e salvamento.
Mesmo sendo tão útil, este aparelho não teria ajudado Agar. Pois ninguém parecia se importar o suficiente com ela e com seu recém-nascido para monitorar sua localização e progresso no deserto. Ninguém exceto El Roi.
O livro de Gênesis 16 começa com Sarai armando um plano para ajudar Deus a cumprir Sua promessa de permitir que os descendentes de Abraão fossem numerosos como as estrelas. Mas havia um problema - Sarai não podia engravidar ( v.1 ). Ela provavelmente via a si mesma como o elo fraco no plano de Deus, e ofereceu sua serva, Agar, ao marido. Quando Agar engravidou de Abraão, e começou a exibir sua superioridade em " procriar ", Sarai zangou-se e começou a maltratar Agar ( v.6 ).
Agar fugiu para o deserto, sentido o desespero e desânimo. O Anjo do Senhor a encontrou e fez-lhe algumas perguntas, e ordenou que desse à criança o nome de Ismael ( que significa " Deus ouve " ). Então ele a enviou novamente a Sarai. Entretanto, antes de deixar aquele lugar, Agar deu o nome de El Roi ao Senhor, que significa " Tu és Deus que vê ". Isto implicava que Deus viu sua situação com perfeita clareza e que ela era o alvo de Sua maravilhosa atenção
No deserto de aflição e miséria, confie que Deus vê a sua situação com perfeita clareza e lhe concede Sua presença viva ( Gênesis 28:15 ), provisão ( v.20 ) e proteção ( Deuteronômio 2:7 ). - Marvin Williams
15 CENTAVOS
Leia: Lucas 16:1-13
Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes ( v.10 ).
Examine: - Provérbios 2:1-11
- Provérbios 11:1
- Provérbios 16:8
Considere: O que Zaqueu disse a Jesus que faria, ao se arrepender de ter enganado as pessoas ( Lucas 19:8 ) ? Se você agiu desonestamente, de que maneira você pode reparar isto ?
Lembro-me dos dias em que praticava esportes no Ensino Médio e, queria muito uma nova luva de beisebol. Encontrei a luva que queria em uma loja de artigos esportivos e comecei a economizar o dinheiro. Mas no dia da compra, faltou 15 centavos, pois eu me esquecera do imposto sobre a mercadoria.
O dono da loja permitiu que eu levasse a luva, mas queria que trouxesse os 15 centavos que faltavam, assim que os tivesse. Eram somente 15 centavos ! Mas seu pedido estava me ensinando a importância das pequenas coisas.
Passaram-se uns 12 anos. Ao aguardar para comprar um jornal de uma máquina automática, o homem que comprava antes de mim segurou a porta aberta, prendendo-a. Dirigindo-se a mim, ofereceu um jornal " grátis ". Eu rejeitei, eram " somente " 50 centavos. Mas significava muito mais do que isso.
No livro de Lucas 16, ao ensinar uma lição sobre a integridade, Jesus usou uma parábola sobre um homem que era mais astuto do que honesto. Tal homem usava as finanças de seu mestre para assegurar a sua própria segurança financeira. Mas Jesus disse, " Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes ; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes " ( v.10 ).
Deus advertiu o Seu povo Israel sobre a integridade nos negócios " Não prejudiquem os outros... ", Ele disse, " Usem balanças certas, pesos certos e medidas certas... " ( Levítico 19:35-36 ).
Desonestidade, mesmo nos pequenos negócios, permite que outros menosprezem o nome do Deus que servimos. E como disse o sábio, " O bom nome vale mais do que muita riqueza " ( Provérbios 22:1 ).
Se você não tiver integridade nas pequenas tentações, você não terá chance alguma quando as grandes chegarem. - Tim Gustafson
MARAVILHOSO
Leia: Jó 9:9-11 "Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim" ( v.10 )
Examine: Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam ( 2 Coríntios 6:1 )
Considere: O que você acha que é mais maravilhoso em Deus ? De que maneira somos transformados ao nos maravilharmos em Deus e Suas obras ?
Em 2008, as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Pequim foram espetaculares. Os 17 dias de competições repletos de quebra de recordes foram sensacionais. Mas os Jogos Olímpicos foram maravilhosos ?
Antes de responder, primeiramente considere o que a palavra maravilhoso significa. O dicionário Houaiss define maravilhoso como: (1) que provoca grande admiração, deslumbramento, fascínio, prazer etc. (2) que é inexplicável racionalmente. O dicionário Aurélio diz que maravilhoso dignifica: (1) que maravilha; que causa admiração; surpreendente, espantoso. (2) Excelente, primoroso, magnífico. (3) Aquilo que encerra maravilha, que é extraordinário ou sobrenatural.
Sempre que a palavra maravilhoso é usada nas Escrituras, nenhuma vez ela é descrita como qualidade ou realização do homem. Este adjetivo descreve atributos e obras de Deus:
- Seus feitos ( 2 Crônicas 26:15; Jó 5:9,9:10; Salmo 9:1; Apocalipse 15:1,3 ).
- Sua graça ( Gálatas 1:15; judas 1:4 ).
- Sua glória e excelência ( 2 Pedro 1:3 ).
- Sua sabedoria ( Ezequiel 28:7 ).
- Sua habilidade ( Salmo 139:14 ).
- Sua bondade ( 2 Coríntios 6:1 ).
Quem sabe um dos testemunhos mais bonitos desta palavra profundamente descritiva foi quando Jó disse, "Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim" ( Jó 5:9; 9:10 ).
Quando fez estas declarações, Jó estava coberta por feridas extremamente dolorosas e havia perdido sua família e seus bens. Contudo, nada poderia impedi-lo de se maravilhar nos feitos e milagres de Deus.
Medite nas maravilhas coisas que Deus está fazendo hoje. - Roxanne Robbins
E AGORA?
COM QUE PODEMOS CONTAR?
em meio a um mundo incerto, podemos ansiar pelas garantias de um emprego, renda, crescimento e relacionamentos profissionais, mas essas são apenas garantias superficiais. as verdadeiras certezas pelas quais ansiamos são muito mais profundas. portanto, neste mundo tão incerto, com que podemos contar?
A VIDA É CONTURBADA.
no mais antigo livro da biblia, um homem chamado jó conheceu em primeira mão a dor das perdas. ele perdeu seus filhos, posses e até seus amigos. tal magnitude de perdas seria devastadora, mas estas não o surpreenderam. seu testemunho demonstra a crua realidade de se viver em um mundo decaido. jó disse: "todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitado" (jó 14:1). não é necessariamente verdade que tenhamos sido escolhidos para sofrer, ou que estejamos enfrentando algo fora do comum. devemos esperar dificuldades porque a vida é conturbada.
NÃO ESTAMOS SÓS.
se nos sentirmos isolados em nossas circunstâncias, será porque perdemos de vista a mais crucial de todas as certezas; de que deus ainda está presente, mesmo quando tudo ao nosso redor parece ter perdido o chão. lemos em hebreus 13:5-6: "não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois deus disse: eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei. ' portanto, sejamos corajosos e afirmemos: 'o senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. que mal pode alguém me fazer?' '' quando a vida se torna insuportável, não há nada mais importante do que saber que não enfrentamos esses fardos sozinhos. deus está presente. nós temos recursos que vão além de nós mesmos. no livro de mateus, jesus falou ás pessoas temerosas. eles também não tinham certeza de como viveriam ou como suas necessidades seriam supridas. jesus queria que elevassem os seus olhos, quando disse: portanto, ponham em prilhes dará todas essas coisas" (6:33).
quando a vida se torna insuportável, não há nada mais importante do que saber que não enfrentamos esses fardos sozinhos. deus está presente.
pode ser que as pressões que sentimos resultem da busca por alvos errados. um relacionamento correto com o senhor é importante por deus ser quem ele é, e porque um relacionamento com ele é o que permanece para sempre, em nossas vidas. nele, temos um suprimento eterno, que este mundo não pode destruir
NOSSA DOR PODE AUMENTAR NOSSA FÉ.
odiamos a dor, principalmente porque a consideramos tão negativa. entretanto, nossas lutas podem proporcionar oportunidades para o nosso crescimento, de maneira que os tempos de tranquilidade jamais poderiam produzir. o apóstolo paulo escreveu: "porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a deus e não a nós. muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. ás vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruidos. levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo" (2 corintios 4:7-10) se você conhece a cristo, pode estar certo de que serve um deus que nada desperdiça, nem a dor da perda de um emprego.
NOSSA DOR PODE AJUDAR AOS OUTROS.
nossas lutas têm a capacidade de não apenas ajudar-nos a crescer, mas também de abrir uma oportunidade de ajudar aos outros. as nossas experiências podem nos dar o conhecimento prático para socorrer outras pessoas, quando sentem dor pela perda de seus empregos. com esse propósito, paulo escreveu: " louvado seja o deus e pai do nosso senhor jesus cristo, o pai bondoso, o deus de quem todos recebem ajuda! ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. e nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de deus" (2 corintios 1:3-4). as nossas experiências podem nos dar o conhecimento prático para socorrer outras pessoas, quando sentem dor pela perda de seus empregos. nunca estaremos tão bem equipados para ajudar pessoas que sofrem, como quando já tivermos experimentado dores e perdas. poderemosentão receber o encorajamento de deus e compartilhá-lo com os outros.
ESTE NÃO É O FIM. ao enfrentarmos uma crise séria na vida, como perder um emprego, pode parecer que esse é o fim do mundo, que a vida nunca será boa novamente, e que não hámais motivo para viver. porém, esteja certo, de que esse não é o fim. paulo escreveu: "eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro" (romanos 8:18). não importam as sombrias experiências que tenhamos nesta vida, elas serão um dia inundadas pela realidade perfeita e completa da eternidade, na presença do cristo, que nos ama e se entregou por nós. O AMOR DE DEUS É VERDADEIRO. ao passarmos por tempos de provas e dor, é fácil questionar se deus de fato nos ama. porém a experiência de perda não é capaz de nos separar de seu amor por nós. paulo afirmou: "pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de deus, que é nosso por meio de cristo jesus, o nosso senhor" (romanos 8:38-39). a perda de um emprego é um acontecimento profundamente desgastante. no entanto, este não é o evento mais importante de nossas vidas. nada neste mundo pode nos separar do amor de deus, e isso é o mais importante!
CUMPRIR O DEVER
Leia: " Esdras 9:3-7 "
...Ó Deus, estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que
sobem até o céu ( v.6 ).
Examine: Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido ( Salmo 66:18 ).
Considere: Quando foi a última vez que você buscou o perdão de Deus para um pecado específico ? Por que a confissão é importante na vida
do cristão ?
Alguma pessoas bem-intencionadas em modernizar uma liturgia na igreja católica enviaram as suas confissões aos padres através de
mensagens de texto. Em resposta, um líder religioso comentou: " Estamos incentivando os católicos a confessarem seus pecados, pessoalmente,
com um coração contrito. "
Na confissão, não existe atalho para o lugar de sermos " ...humildes debaixo da poderosa mão de Deus... " ( 1 Pedro 5:6 ). Nossas confissões
devem envolver um encontro genuíno com Deus - qualquer atitude mais casual será o mero cumprimento de uma obrigação.
Para Esdras, tratar o pecado de Israel, não era simplesmente um dever rotineiro. Embora Deus tivesse advertido a nação quanto à proibição
do casamento misto, os israelitas insistiram em continuar casando-se com estrangeiras.
Ao ouvir isto, Esdras declarou: " ...rasguei as minhas roupas em sinal de tristeza, arranquei os meus cabelos e a barba e me sentei, muito
desgostoso " ( Esdras 9:3 ). Sua intenção não era obter rapidamente o perdão. Ele demonstrou autêntico remorso pelo pecado, e expôs o
desejo de Deus em sua resposta.
A reação de Esdras o levou a confessar em oração: " ...Ó Deus estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua
presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que sobem até o céu " ( v.6 ). Esdras não apresentou justificativas, nem minimizou a
ofensa. Ele esperava que Deus não rejeitasse " ...um coração humilde e arrependido " ( Salmo 51:17 ).
Ao ler esta confissão percebi que às vezes volto facilmente ao pecado. Se você for como eu, pode ser que algumas vezes a sua vida de oração
inclua um rápido " Ops, Senhor " como forma de confissão. Todavia, agir assim significa simplesmente cumprir uma obrigação, quando a
situação exige muito, muito mais. - Jennifer Benson Schuldt
TIRE O ÔNIBUS!
Leia: Apocalipse 21:1-5
Aquele que estava sentado no trono disse: - Agora faço novas todas as coisas ! E também me disse: - Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança ( v.5 ).
Examine: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo ( 2 Coríntios 5:17 ).
Considere: Qual a reconstrução total que Deus precisa fazer em sua vida ? Para você, o que significa que um dia Ele fará " tudo novo "
Gosto de assistir o programa de TV Reconstrução Total. Cada semana é mostrada a história de uma família, cuja casa está aos pedaços. Em seguida, entram em cena as equipes de restauração e pessoas da comunidade que desejam ajudá-los. Eles reconstroem o humilde lar e superam os sonhos mais ousados dos donos da casa.
É comovente quando a família volta para ver o novo lar, após breve período de férias. O grande número de pessoas que colaborou reúne-se do lado de fora da casa para dar-lhes as boas-vindas. Com a família posicionada atrás de um ônibus enorme, a multidão grita em uníssono: " Motorista, tire o ônibus ! " Enquanto o ônibus se afasta, a visão do novo lar deixa a família extremamente emocionada.
Talvez a reação da família mexa tão intensamente com os nossos corações por lembrar-nos de uma restauração mais profunda, pela qual todos nós " suspiramos " e " ansiamos " ( Romanos 8:23-24 ). Parte das boas-novas do cristianismo é o fato de Deus ser um restaurador ! Além de sermos salvos da punição pelos nossos pecados ( 1 Tessalonicenses 1:10 ), a salvação através de Jesus também está relacionada a viver " uma vida nova " hoje, experimentando o poder da Sua ressurreição ( Romanos 6:4 ). E só melhora ! Os cristãos podem esperar pelo dia em que Jesus voltará e - de uma vez por todas, restaurará a vida ao que deveria ser originalmente, antes que o pecado e a morte entrassem no mundo. Ele diz: " ...Agora faço novas todas as coisas !... " ( Apocalipse 21:5 ).
Hoje a vida ainda é dura - às vezes extremamente difícil para alguns de nós que o seguimos. Suas palavras nos dizem que Ele conhece os nossos desafios: " ...No mundo vocês vão sofrer... " ( João 16:33 ). Ainda assim, neste mundo decaído e hostil, há novos começos, à medida que vivemos a nossa vida através dele ( 1 João 4:9 ). - Jeff Olson