Pão Diário
ORAÇÃO DE ALTO RISCO
Leia: " 1 Reis 18:36-39 "
Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti ! ( v.37 ).
Examine: João 16:24 ; Efésios 6:18
Considere: Como você vai mudar sua perspectiva em relação à oração ? Por que é seguro fazer uma oração de alto risco ?
Durante sua perigosa carreira, Evel Knievel tentou saltar com motocicleta sobre 13 ônibus double decker ( dois andares ), um tanque de tubarões, 54 carros amassados e uma caixa de cobras cascavéis. Frequentemente errava seus cálculos e ele passava bastante tempo no hospital. Mas, antes de cada façanha ele orava, " Deus, cuida de mim. Aqui vou eu... "
Será que Elias sussurrou algo parecido antes de seu embate com Baal ? Ele praticamente destruiu a ideia de que a oração é uma atividade chata e tímida. Mas, quando de nós oramos por obrigação e acharmos a oração algo enfadonho ?
A oração pode envolver aventura ! No início do confronto, Elias observou, " De todos os profetas de Deus, o Senhor, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta " ( 1 Reis 18:22 ). Estranhamente ele aumentou o risco insultando o bando de Baal e encharcando com água o altar que Deus iria inflamar.
Outro aspecto da oração de alto risco de Elias era o fato de tudo depender da resposta de Deus. Elias disse. "... Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó ! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo..." ( v.36 ). A reputação e o destino espiritual de Israel estavam em jogo. E mais, Elias sabia que estaria perdido se Deus permanecesse em silêncio.
Mas Elias sabia que Deus responderia. Sua oração foi ousada porque ele deixou os detalhes com Deus. Ele disse, " Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus..." ( v.37 ). E Deus lançou uma bola de fogo sobre o altar.
Este fato demonstra o que pode acontecer quando nos engajamos na oração de alto risco. Deus pode tê-lo chamado para buscar algo que o fará dobrar seus joelhos em oração. Leve-lhe o seu pedido e veja Sua resposta. - Jennifer Benson Schuldt
DOAR
Leia: Êxodo 35:20-35
...e todos os que, de fato, queriam voltaram trazendo uma oferta para o Senhor [...] Vieram homens e mulheres, todos com muita boa vontade... ( vv. 21-22 ).
Examine: Marcos 12:41-44
Atos 3:1-7
Considere: Como você poderia usar seus talentos para suprir uma necessidade ? Quais mudanças você fará em seu estilo de vida para poder dar mais generosamente aos outros ?
Na economia imprevisível de hoje, os responsáveis por organizações de caridade estão preocupados com o "cansaço do doador". Esse termo descreve o que acontece quando as pessoas se cansam de ouvir repetidos pedidos para contribuições. Traduzindo, eles param de doar !
Com tantas necessidades urgentes no mundo, é fácil nos sentirmos sobrecarregados por nossa própria imperfeição. Ainda assim, é um mandamento bíblico dar generosamente àqueles que estão em necessidade ( Deuteronômio 24:19-22 e Mateus 5:41-42 ), como também sustentar os servos de Deus.
Duas perguntas vêm à mente:
- Como distinguimos aqueles que têm uma genuína necessidade daqueles que são "esponjas" ou vigaristas ?
- E se não tivermos nada para dar ?
Interessante notar que não temos registro de Jesus ter dado alguma coisa de seu próprio bolso para qualquer pessoa enquanto Ele andou pela terra. De fato, Jesus confiou na bondade dos outros. Ele tinha uma forma única e divina de tomar aquilo que outros estavam dispostos a dar e multiplicá-lo milagrosa ( Marcos 6:31-44; 8:1-9 ).
Em Êxodo 35, compreendermos o conceito de dar que agrada a Deus. Era o tempo de construir o tabernáculo do Senhor. Somente aqueles "...que, de fato, queriam..." doaram ( v.21 ). Deus não exigiu que todos contribuíssem. Somente aqueles que estavam dispostos a se engajaram. E eles não somente contribuíram financeiramente. Artesãos habilidosos e artífícies deram seus talentos e tempo.
Se operarmos segundo a premissa de que tudo que temos é de Deus, teremos menos probabilidade de nos agarrarmos aos nossos poucos bens quando alguém precisa, genuinamente, de nossa ajuda. A questão é, todos que têm "um coração disposto" podem dar cargo de valor. dê boa vontade do que você tem. Depois deixe os resultados milagrosos para Deus. - Tim Gustafson
SANTA CEIA?
Leia: " Lucas 22:7-20 "
Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e deu aos apóstolos, dizendo: - Isto é o meu corpo que é entregue a favor de vocês. Façam isto em memória de mim ( v.19 ).
Examine: Êxodo 12:3-14 ; João 1:29 ; 1 Coríntios 11:23-26
Considere: O que os elementos da Santa Ceia significam para você ? De que maneira Deus pode usar a Santa Ceia para ajudar no crescimento espiritual seu e de sua família ?
Recentemente, fui o pregador de um culto dominical de Santa Ceia em uma igreja. Quando o pastor local informou-me que não era da maneira que costumavam fazer. Entretanto, ele disse, foi bom para a congregação experimentar outra forma de celebrar a Comunhão.
Independente de como é celebrada, a Santa Ceia é um ato de lembrança iniciada por Jesus. Por volta de 3.450 anos antes de Jesus realizar a primeira ceia, Deus ordenou aos judeus que observassem a refeição da Páscoa para lembrá-los como o sangue de um cordeiro os tinha protegido da morte certa ( Êxodo 12:1-14; 13:14-16 ).
Horas antes de subir à cruz, Jesus observou a refeição da Páscoa com Seus discípulos e transformou-a na Ceia do Senhor ( Lucas 22:13-20 ).
Assim como a refeição da Páscoa, a Santa Ceia cumpre quatro funções importantes:
- É comemorativa. Aponta novamente à cruz onde Jesus, o perfeito Cordeiro de Deus, foi sacrificado para nos salvar de nossos pecados e da morte eterna ( vv. 19-20 ).
- É instrutiva. Dá-nus uma oportunidade para ensinar nossos filhos sobre Jesus. Acredito que Deus quer que os pequeninos façam parte da Ceia do Senhor. Ela oferece aos pais a oportunidade de falar aos seus filhos sobre o que o Senhor fez ( Êxodo 12:24-27 ; 13:14 ).
- É evangelística. Lembra-nos de que todas as vezes que comemos o pão e tomamos o cálice, estamos publicamente anunciando a morde de Jesus ( 1 Coríntios 11:26 ).
- É profética. Lembra-nos que Jesus está voltando ( v.26 ).
A Santa Ceia é vital para os cristãos. Participe com frequência ! - K. T. Sim
FREECYCLE
Leia: Deuteronômio 14:1-21
Não cozinhem um cabrito ou um carneirinho no leite da sua própria mãe ( v.21).
Examine: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês... ( Romanos 12:2).
Considere: Onde você é mais tentado a ceder à cultura dominante e comprometer sua lealdade a Deus ? Como seria se você evitasse a competição entre os valores ?
Uma pessoa que faz freecycle ( reaproveitamento e reciclagem ) resiste à cultura consumista e busca um estilo de vida fora do sistema econômico dominante. Uma prática de freecycle é buscar alimentos em caçambas. Rebeca tem uma boa carreira e recursos financeiros ( também expõe sua arte num museu ); e mesmo assim, 99% de seus alimentos provêm dessa fonte. Ela compra apenas manteiga e leite. Os praticantes fazem algo que parece ser uma escolha bizarra, pois têm comprometimento com outros valores. Deus chama o Seu povo para uma vida separada e contracultural ( não inclui as caçambas ).
O livro de Deuteronômio instrui o antigo Israel a viver como povo de Deus numa cultura que resistia à visão do Senhor sobre o mundo. Parecido com freecycle, as instruções ensinavam como, onde e quando deveriam buscar alimento.
Deus lhes disse que poderiam comer carne de " ...vacas, carneiros, cabritos ", mas nunca poderiam comer um porco ou uma águia ou uma coruja ( Deuteronômio 14:4 ). Poderiam comer criaturas que nadassem com barbatanas e escamas, mas se elas não tivessem barbatanas e escamas, não.
Provavelmente, há muitas razões por Deus ter dado estas instruções ( higiene, questões ambientais, etc ). Porém, um dos propósitos de Deus ficou claro com a insistência de que os israelitas nunca cozinhassem " um cabrito ou um carneirinho no leite da sua própria mãe " ( v.21 ). Aparentemente esta prática alimentícia era comum na cultura cananita, parte de seu ritual religioso pagão. A questão não era se a carne era boa ou não. A proibição referia-se a ter fidelidade a Deus acima dos falsos deuses.
Para nós, a lealdade cultural, prática consumista ou comprometimento político que concorre com nossa fidelidade a Deus merece ser jogada na caçamba de lixo - sem permissão de reciclagem. - Winn Collier
O PODER DAS PALAVRAS
Leia: Provérbios 18:10-21
O que você diz pode salvar ou destruir uma vida ( v.21 ).
Examine: Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim ( Tiago 3:10 ).
Considere: De que maneira você deve mudar a maneira que fala com os outros ? Quais palavras você dever usar mais ? Menos ?
No final de 1950, a ilha de Cozumel, México, era pouco mais que um vilarejo de pescadores rodeados por ruínas maias. Historiadores acreditam que os Maias se estabeleceram ali no primeiro século d.C. Por dois mil anos, havia pouco mais do que seus artefatos antigos, na maior ilha do México.
Tudo mudou em 1959, quando o explorador de oceanos, o francês Jacques Cousteau declarou que as águas azuis cristalinas e os corais de recifes da ilha caribenha eram um dos melhores lugares do mundo para mergulho. O resto, como dizem, é história. Hoje, a ilha de Cozumel é parada frequentemente para milhares de turistas em cruzeiros, entusiastas de mergulho e fãs de snorkeling ( prática de mergulho com máscara, nadadeiras e tubo para respirar ).
Isto é o poder nas palavras de uma pessoa ! a declaração do explorador colocou a pequena ilha no mapa. As palavras podem carregar grande poder. Não somente transformam uma minúscula ilha, mas têm o poder de '' ...salvar ou destruir... " os outros ( Provérbios 18:12 ).
Certa vez, meu conselheiro espiritual descreveu um comentário de seu pai enquanto ele ainda era calouro. Querendo impressionar o pai com tudo que estava aprendendo, ouviu seu pai dizendo à sua mãe que ele tinha uma " mente aguçada ". Meu conselheiro que chegou a ter grau de doutor e escreveu vários livros úteis para mim, disse " Não posso dizer-lhe quantas vezes o comentário de meu pai " ele tem uma mente aguçada ", me fortaleceu. Durante os momentos em que não tinha certeza se alcançaria a nota, as palavras dele me sustentaram ". Meu amigo ouvira palavras de " encorajamento " que fizeram seguir em frente ( Efésios 4:29.
Qual é a mensagem de suas palavras ? ( Provérbios 10:32 ). Você tem o poder de levantar e derrubar. Como você está usando o seu poder ? - Jeff Olson
O PREÇO DA RESSURREIÇÃO
Leia: João 11:17-50; 12:10-11
Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também ( 12:10 ).
Examine: Romanos 6:5-11
Gálatas 5:24; 6:14
Considere: O que você ainda não entregou a Cristo ? Qual é o preço de continuar se apegando a estas coisas ?
Com 37m de altura, a estátua do Cristo Redentor apoia-se no topo do Morro do Corcovado, Rio de Janeiro, Brasil. É marco famoso na cidade conhecida por sua sensualidade, e reflete um contraste às ofertas lá de baixo. As marcas dos cravos nesta obra cinza coberta por pedra-sabão são lembretes de como Jesus sofreu para que pudéssemos ter liberdade, Sua vitória na cruz teve alto preço.
Um dos paradoxos das Escrituras é o fato de aqueles que recebem o dom gratuito da salvação devem considerar o seu custo. Jesus disse aos seus discípulos que todos estavam convidados a segui-lo, mas nem todos estavam dispostos a pagar o preço ( Lucas 14:26-35 ). Ninguém pode alcançar a salvação ( Efésios 2:8 ), porque o sangue de Cristo é o único sacrifício suficiente para o pecado ( Levítico 17:11; Hebreus 9:22 ). Então qual é o preço que devemos pagar ?
Em seu relato sobre o ministério Cristão, João menciona a morte de Lázaro. Sentimos a profunda tristeza que Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, e Jesus experimentaram ao ficar próximos da sepultura. Morte - o amargo resultado final do pecado original do homem. Mas para Jesus, a " ressurreição e a vida " ( João 11:25 ), a morte não era o fim. Era uma oportunidade para a vida. Lázaro não poderia adquiri-la, nem comprá-la. A ressurreição, como a redenção, é um dom. Apropriar-se dela significa deixar todo o resto para trás.
O milagroso retorno de Lázaro à vida não foi bem visto pelos fariseus. Da mesma forma, a nova vida que temos em Cristo não se identifica com o mundo ou com desejos de nossa carne. Alguma coisa tem que morrer. Ou crucificamos o que não pode nos sustentar para podermos verdadeiramente viver em Cristo ( Gálatas 2:20 ), ou permanecemos na morte para podermos nos agarrar naquilo que eventualmente nos destruirá ( Romanos 7:5 ). - Regina Franklin
VENDO A PÁSCOA
Leia: Mateus 28:1-10
Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: " Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo... " ( v.7 ).
Examine: Marcos 16:1-8
Romanos 8:18-39
Considere: Em que área da sua vida você experimentou tristeza e escuridão ? Que nova visão Deus deseja que você encontre nesse lugar ?
Meu filho Víctor tem apenas cinco anos, mas como os outros homens, tem um pouco de reservas com compromissos. Ele me disse, "Acredito em Deus, mas estou esperando fazer minha escolha sobre amá-lo ou não, quando puder vê-lo."
A hesitação de Víctor faz sentido. Ele quer saber como é Deus antes de confiar nele - e no seu mundo infantil, o rosto de alguém pode mostrar-lhe quem é esta pessoa mais do que qualquer outro fato poderia. Para Víctor, ver é crer.
Para os seguidores de Jesus, o que eles tinham visto naquela sexta-feira tenebrosa deu-lhes pouca razão para crer. Jesus morrera como um criminoso; Suas palavras finais pareciam ecoar o desespero. Até mesmo Pedro tinha perdido a esperança e se tornado um desertor, um traidor. Tudo o que viam era morte.
No domingo pela manhã, somente duas pessoas - Maria Madalena e uma mulher mencionada apenas como "a outra Maria" - tiveram algum desejo de "ver o sepulcro" ( v.1 ). O ânimo era melancólico, desanimador. Elas já tinham visto o bastante. Jesus estava morto... tudo acabara
Entretanto, quando as mulheres se aproximaram da entrada do sepulcro, Mateus relata, a esperança havia aparecido. " Ao entrar no primeiro dia da semana... ", ele escreve, as mulheres foram ver o sepulcro ( v.1 ). É uma frase simples - a manhã de um novo dia - mas ela oferece outra visão, uma nova cor para o cenário cinzento. Um jorro de vida cortou aquele estado de escuridão e morte.
O que as mulheres viram naquele dia era um anjo radiante, brilhando como um relâmpago. O que viram era uma tumba vazia. O que viram foi esperança e vida, e não simplesmente nascendo, mas irrompendo e surgindo em volta delas ( vv.2-3 ).
A escuridão paira sobre nosso mundo. No entanto, Deus tem mais para vermos. temos a Páscoa para ver, Jesus ( Vida ! ) surgindo perante nós. - Winn Collier
RESSURRETO PARA JUSTIÇA
Leia: Romanos 4:20-25
Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus ( v.25 ).
Examine: ...assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova ( Romanos 6:4 ).
Considere: Se a ressurreição de Cristo nos justifica perante Deus, então como nosso contínuo pecado pode ser uma vida de engano ? Em que área você precisa clamar a verdade da ressurreição ?
A ressurreição de Jesus pode ser como a presença de um mestre confeiteiro numa convenção de pessoas que lutam para emagrecer ou como sentir dos forte no dedinho do pé bem sensível. Sabemos que cada um é importante, sem compreender exatamente a razão.
Muitos cristãos tratam a ressurreição como o final de uma história infantil - "E viveram felizes para sempre" - um lembrete de que tudo acabou bem no final. Acreditam que a ressurreição assegura que a cruz foi "vencida", e garante que os cristãos viverão para sempre, sem ser estritamamente necessária para a nossa salvação. Nossos pecados, pensam eles, seriam perdoados mesmo se Jesus não tivesse se levantado dos mortos, pois a cruz sozinha nos torna justos diante de Deus.
Errado. Paulo disse por duas vezes que a ressurreição é tão importante quanto à cruz para nos justificar perante Deus. Romanos 4:25 declara que Jesus "...foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus", e 1 Coríntios 15:17 declara que "...se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados".
Eis a razão: Jesus morreu na cruz como um pecador culpado em nosso lugar ( Romanos 3:25 ; 2 Coríntios 5:21 ). Se terminasse ali, Jesus continuaria a carregar o salário do pecado, a morte. Ele permaneceria culpado, e não estaria justificado com Deus, e nós também não.
A ressurreição é a revogação deste veredito, feita pelo Pai. Ele aceita o sacrifício de Seu Filho e o liberta da culpa do pecado e do castigo. O Pai ressurge Jesus para restaurá-lo à Sua justa posição e à vida que retorna quando o pecado e a morte são destruídos.
A ressurreição declara que Jesus está " justificado " perante Deus, e nós que cremos nele, também estamos. Nós os pecadores precisamos da justiça de Cristo, e recebemos esta justiça através da Sua cruz e ressurreição. - Mike Wittmer
O LIVRO CORRETO
Leia: " 2 Timóteo 3:16-17 "
A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples ( Salmo 19:7 ).
Examine: Salmo 119:151, 160 ; João 21:24
Considere: Quais passos específicos você pode tomar para provar que confia no que Deus diz em Sua Palavra ? De que maneira você pode aumentar o seu conhecimento e a sua aplicação ?
Minha esposa recentemente me falou sobre uma aluna sua que tinha problemas para entender uma tarefa de matemática aparentemente simples. Minha esposa questionou se a tarefa era muito difícil, mas notou que os outros alunos não estavam tendo a mesma dificuldade para fazê-lo. No momento que estava indo para ajudar a aluna, ela imediatamente percebeu o problema: A aluna estava usando o livro errado.
Como cristãos, cremos que estamos utilizando o Livro correto, pelos seguintes motivos:
- O Autor da Bíblia. O autor da Bíblia é Deus. Paulo disse que a escritura é "...inspirada por Deus..." ( 2 Timóteo 3:16 ). Significa que Deus estava ativamente envolvido na escrita da Bíblia. As escrituras são as palavras infalíveis para nós.
- A unidade da Bíblia. Há 66 livros, escritos por 40 autores diferentes ( reis, camponeses, um médico, eruditos, poetas, fazendeiros e pescadores ) ao longo de um período de mil e quinhentos anos. Eles escreveram independentemente, e a maioria deles sabia muito pouco ou nada dos escritos uns aos outros. Contudo, Lucas diz que seus escritos e profecias ( 300 deles ) apontam para um Pessoa - Jesus Cristo ( Lucas 24:27 ).
O estatístico Peter Stoner calculou que a probabilidade de cinco principais profecias acontecer por acaso seria um em dois quintilhões: Isto é um em 2.000,000,000,000,000,000! No entanto, Jesus diz que Ele é o cumprimento de todas aquelas profecias ( Mateus 5:18 ).
- A preservação da Bíblia. Temos mais cópias exatas e antigas dos manuscritos das Escrituras ( o mais antigo tem aproximadamente quatro mil anos ) do que qualquer outra fonte história antiga ou literária.
Deus nos deu o Livro correto. É uma resposta autorizada às perguntas da vida, que de outra forma não seriam respondidas. Podemos confiar no que a Bíblia diz ( Salmo 33:4 ). - Marvin Williams
O QUE DEUS ABOMINA
Leia: " 2 Timóteo 2:15-26 "
Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar ( Provérbios 6:16 ).
Examine: ...cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado ( Mateus 12:36-37 ).
Considere: Quais são alguns relacionamentos difíceis que você tem ? Como melhorá-los com palavras de verdade e amor ?
Após ter mudado para Uganda, soube de um voluntário que contribuiu em prol do povo da África Oriental, o qual servia. No entanto, apesar de tudo que conquistou no campo de trabalho, causou danos por falar falsidades que causaram divisões entre os membros de seu grupo missionário.
A Palavra de Deus trata de tal conduta firmemente dizendo: "Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mesma que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos" ( Provérbios 6:16-19 ).
O que você pensa ao ler estas coisas ? Você às vezes, se acha pensando, quem sabe até recentemente, que cometeu o que Deus abomina ? É interessante e condenatório Deus colocar "mãos que derramam sangue inocente" e "testemunha falsa que profere mentiras" na mesma lista de pecados.Um ato parece ser mais abominável que o outro.
A revelação de que na escola divina, ambos os comportamentos pensam igualmente deve servir como forte motivação para falarmos sobre Ele. Devemos ter discernimento ao falar para prevenir discórdia ou contendas entre os irmãos e irmãs em Cristo, e entre aqueles que encontramos todos os dias ( Efésios 4:15 ).
No trabalho, por exemplo, deveríamos evitar falar de maneira que possa colocar um colega contra outro ( Efésios4:25 ). Se existe algum ressentimento entre você e outra pessoa, todos na sua equipe poderão sentir a tensão. Em sequência, a discórdia pose se espalhar por toda a sua organização.
Considere a maneira como você está tratando seus amigos, membros da família, colegas e outras pessoas em sua vida. Se você está criando desunião com suas palavras, peça ao Senhor por sabedoria para se comportar de forma diferente e então aja na direção que Ele lhe der. - Roxanne Robbins
EDIFICIOS TOFU
Leia: 1 Coríntios 3:9-15
...usam ouro ou prata ou pedras preciosas [...] em cima do alicerce. [...] outros usam madeira ou capim ou palha. O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade de trabalho de cada um ( vv.12-13 )
Examine: Mateus 6:19-21 ; Efésios 2:8-10 ; Gálatas 6:8-10
Considere: Qual o fundamento da sua fé ? Quais "materiais" você usa para edificar sobre este fundamento ? Por quê ?
Um poderoso terremoto de magnitude 8.0 graus abalou a província Sichuan no sudeste da China no dia 12 de maio de 2008. Ele foi sentido no norte do Paquistão e causou destruição numa área três vezes maior que o tamanho da Bélgica. Mais de setenta mil pessoas morreram e outras 365 mil ficaram feridas.
Apesar de os edifícios na zona do terremoto terem sido supostamente construídos para suportar um abalo de magnitude 7.0, mais de 4,7 milhões de casas e prédios ruíram. As autoridades advertiram que os responsáveis pelos " tofu " seriam severamente castigados ( tofu = queijo que se parte facilmente; significando: construção com material de má qualidade ).
Uma construção sólida é importante para edifícios e para nossa vida espiritual também. Paulo comparou a vida cristã a um edifício ( 1 Coríntios 3:9 ) e ele ofereceu duas medidas de segurança para uma estrutura segura e duradoura.
Primeiro, verifique as subestruturas. Cada prédio apoia-se numa fundação. Somente Jesus é o nosso alicerce ( 1 Coríntios 3:11; Atos 4:1,12 ). Se Ele é o nosso eterno abrigo ( Isaías 26:4 ), sobre o qual construímos, estamos realmente salvos e seguros.
Segundo, verifique a superestrutura. Estamos construindo uma superestrutura permanente ou temporária ? O ouro, a prata e pedras preciosas mencionados no versículo 12 referem-se à qualidade duradoura da obra do construtor; e a madeira, o feno e a palha, referem-se ao trabalho que é temporária e inferior.
Quando estivermos diante do tribunal de Cristo ( 2 Coríntios 5:10 ), nossas obras serão provadas pelo fogo ( 1 Coríntios 3:13 ). Sobre este julgamento, um escritor da Bíblia diz que não é questão de salvação, a qual é um dom ( Romanos 6:23 ) ...mas de serviço, que será julgado com base em qualidade, e não quantidade. Outro escreve, " Pois pela graça de Deus vocês são salvos [...] não é o resultado dos esforços de vocês [...] as boas obras ... '' ( Efésios 2:8-10 ). Nossa recompensa ( 1 Coríntios 3:14 ) ou perda de recompensa ( v.15 ) depende de como construímos. - K. T. Sim
A ORAÇÃO DOS ESQUECIDOS
Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 )
Examine: Salmo 22
Mateus 15:21-31
Considere: Quais são seus questionamentos mais obscuros ( ou temores ) para Deus ? O que o impede de ter coragem para falar-lhe sobre isso ?
Em lugares como Darfur, oeste do Sudão, e genocídio e a fome são desenfreados e a crise humanitária vai além da imaginação. Estimativa recente da ONU sugere que milhares perecem por doenças e guerras. Conflitos tribais que se agravaram por interesses políticos nacionais colocam esta província ao refugo. ( literalmente ).
O mais incompreensível desta calamidade é, sem dúvida, a não intervenção da comunidade internacional. Houve algumas condenações e resoluções, mas nada de solução efetiva sobre a situação. Parece que o mundo esqueceu-se do pesadelo de Darfur.
Imagino que as pessoas de Darfur se emocionem como o salmista: "Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ?..." ( Salmo 13:1 ). Quando nossa aflição e abandono se perpetuam, a realidade mais difícil pode ser algo mais do que a nossa dor contínua. Podemos descobrir que a provação mais difícil de suportar é o sentimento pungente de que, em tudo isso, não encontramos Deus em lugar algum. " ...Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto ? " suplica o salmista, fazendo uma acusação devastadora. Ele está suplicando o socorro de Deus - e Deus oculta sua face ( v.1 ). Quatro vezes nesta curta oração, o escritor força a pergunta, " até quando ? " ( vv.1-2 ). Sua indagação inflamada ecoa: Deus, tu consideras de alguma forma meu desespero ? Este longo pesadelo está me matando. Até quando ?
A oração não é uma ocupação calma, segura e branda. A oração é o ato corajoso de entregar todas as emoções ( tudo o que temos, seja nobre ou não ) a Deus. O ato da oração oferece alívio. Com poucos indícios de mudança das circunstâncias, o salmitas, o salmista conclui: Deus " ...sido com para mim... " ( v.6 ).
A experiência do encontro com Deus numa oração sincera nos reorienta à verdade de que nosso Deus nunca esqueceu de nós, nem por um momento sequer. - Winn Collier
GIRASSÓIS
Leia: 2 Coríntios 1:8-11
...saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida ( v.8 ).
Examine: Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita ( Gálatas 6:9 ).
Considere: De que maneira você permite que as lutas o impeçam de dar frutos a Deus ? Como a sua vida em Jesus seria diferente se você apenas confiasse nele ?
Estava hipnotizado, mas nada podia fazer. Pintado há mais de um século, a pintura Os Girassóis de Van Gogh brilhava na parede do museu. Divaguei sobre como um homem arruinado poderia criar uma imagem tão cheia de beleza. Vincent Van Gogh sofria de desordens mentais, dificuldades financeiras e outras provações provações. Contudo, produziu quase 900 pinturas em dez anos.
Como Van Gogh, o apóstolo Paulo suportou grandes dificuldades em susa vida, mas sua carreira por Cristo floresceu. Certa vez escreveu, "...porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida" ( 2 Coríntios 1:8 ). Em outras palavras ele estava bem certo de que o fim estava próximo, mas algo o manteve adiante.
Qual era o segredo de Paulo ? Ele nos revelou quando escreveu, "...aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos" ( v.9 ). Uma vida bem-sucedida em Cristo requer toda a sabedoria de Deus, todo Seu amor, o Seu poder que capacita e toda a Sua proteção - não os nossos próprios.
Confiar somente em Deus nos ajuda a devolver segurança nele. Paulo tinha um pouco de orgulho espiritual, devido à sua experiência direta com o Todo-poderoso. Ele declarou, " ...na certeza de que ele continuará a nos salvar " ( v.10 ). Paulo estava livre para ministrar porque não estava aprisionado pelo desespero ou medo aterrorizante.
O meu ponto é este: Podemos ser produtivos para Cristo ao enfrentarmos lutas e dificuldades. Jesus não foi ingênuo ao dizer, " ...fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto... " ( João 15:16 ). Ele sabia que a vida na terra era confusa, e que somente a confiança em Deus produziria a convicção necessária para iluminar o mundo a nossa volta, assim como os girassóis de Van Gogh que ainda brilham. - Jennifer Benson Schuldt
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
Leia: Isaías 40:12-31
Será que vocês não sabem ? Será que nunca ouviram falar disso ? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria ( v.28 ).
Examine: Jó 38-41
Salmo 139:1-16
Considere: Considerando meus recursos limitados, como vou confiar no Deus ilimitado ? Durante este dia corrido, como vou adorar aquele que é infinito ?
Aqui estou sentado na praça de alimentação de um shopping. Meu corpo está tenso, o estômago ronca. A lista de tarefas é longa e meu progresso neste dia em particular é desanimador. Complicações inesperadas atrasaram tudo e eu estou me corroendo com os prazos a minha frente: o programa de rádio para planejar, o artigo para escrever, e os inumeráveis detalhes de um projeto nacional que coordeno.
Desembrulho meu sanduíche, dou uma mordida, e por alguns minutos sou forçado a parar. Pessoas atarefadas correm a minha volta, aflitas também com seus próprios prazos finais. Sou então atingido pela finitude da humanidade. Somos seres limitados; no tempo, energia, habilidade e capacidade.
E surge em mim o enorme impulso de escrever uma nova lista de tarefas - priorizando-as por importância, colocar um asterisco nas tarefas urgentes e sublinhar as que serão feitas conjuntamente - outro pensamento entra em minha mente:
Alguém Infinito ( Isaías 40:25 ).
Um Ser ilimitado.
Uma Pessoa que sem esforço junta o desejo e a habilidade de realizar.
Este Deus, diz Isaías, pode medir a água do mar com as conchas na mão, e calculou quanta terra existe no mundo inteiro ( Isaías 40:12 ). Ele chama cada estrela do céu pelo seu nome e as faz sair em ordem como um exército ( v.26 ); rebaixa os réis poderosos e tira altas autoridades do poder ( v.23 ). Aquele que senta no Seu trono no céu ( v.22 ), carrega as ilhas como se fosse um grão de areia, e as nações como gota de água no balde ( v.15 ).
" Com quem vocês vão comparar o Santo Deus ? ... " ( v.25 ). " ...O Senhor é o Deus Eterno [...] não se cansa, não fica fatigado... " ( v.28 ).
Estresse, correria e pressões não são coisas boas para a saúde, e neste dia me deram uma lição poderosa. O Deus ilimitado não é como eu. Ele cumpre o que deseja. Terminei meu sanduíche, fiz uma pausa, e silenciosamente o adorei. - Sheridan Voysey
DESCONTROLADO
Leia: Tiago 1:19-21
...cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva ( v.19 ).
Examine: Êxodo 34:6
Provérbios 22:24
Eclesiastes 7:9
Considere: Quando você fica zangado, como evitar ser controlado por suas emoções ? Qual é o valor de ser tardio em irar-se ?
Imagine só. Você está em casa descansando quando um touro entra em disparada pela porta dos fundos, invade a cozinha, desce correndo pelo corredor e fica rodopiando vertiginosamente na sala de estar. Isso aconteceu com uma família em Aachen, na Alemanha. Antes que o proprietário finalmente abrisse a porta da frente para que o touro saísse, o animal causou um prejuízo superior a 27 mil reais.
Quando imagino o reboliço causado pelo touro, lembro que a ira pode explodir repentinamente, ricochetear de uma pessoa para outra e deixar desgastes emocionais em nossos lares. O seu poder destruidor deve ser evitado. "Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem..." ( Efésios 4:26 ).
Tiago nos deu alguns conselhos práticos como controlar a ira. Começa dizendo que devemos "...estar prontos para ouvir" ( v.19 ). Respirar fundo. Não parece natural. Porém, ouvir com prontidão nos dá a chance de descobrir o que está acontecendo de verdade. O meu filho foi desrespeitoso ou apenas agiu como criança ? O meu marido realmente quis dizer aquilo ou foi um mal-entendido ? Qual é o meu grau de responsabilidade por essa situação ?
Após o treinamento para sermos ouvintes ágeis, temos que praticar o falar tardio. Esta abordagem demorada para expressar nosso pensamento, nos dá tempo para orar por domínio próprio e elaborar uma resposta adequada. Afinal, "A resposta delicada acalma o furor..." ( Provérbios 15:1 ). Ser tardio para falar envolve escolher refrear o poder destrutivo das suas palavras.
Finalmente, se a ira for inevitável, Tiago nos aconselha a ignorar nossos impulsos explosivos e evitar que aumentem. Há uma boa razão para isso. Ele prossegue dizendo: "... a raiva humana não produz o que Deus aprova" ( Tiago 1:20 ). Como um touro descontrolado, a ira indomável é perigosa. Quando ela se aproxima, depende de nós sermos prontos para ouvir, tardios para falar e afastar a confusão. - Jennifer Benson Schuldt
ADORO FIM DE SEMANA
Leia: Deuteronômio 5:12-15
Vocês têm seis dias para trabalhar, mas o sétimo dia é o dia sagrado de descanso, quando todos deverão se reunir para adorar a Deus. Não façam nenhum trabalho nesse dia... ( Levítico 23:3 ).
Examine: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé [...] é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la ( Efésios 2:8-9 ).
Considere: Como você vivencia o princípio do sábado ? O que a graça de Deus significa para você ?
Trabalho 44 horas por semana, mas espero ansiosamente pelo fim de semana. Dois dias para dormir até mais tarde e não ir para o escritório. Como eu adoro meus finais de semana. O descanso semanal de pelo menos um dia é observado na maior parte do mundo, sendo que o domingo é o dia de folga em muitos países. Então, como surgiu o conceito do dia de descanso ?
Em Deuteronômio 5, Deus ordenou ao Seu povo que tirasse um dia de folga do trabalho para um período de descanso, renovo, reflexão e adoração ( vv.12-14 ). Este dia de descanso é estabelecido no contexto da libertação da escravidão no Egito ( v.15 ). OS judeus foram escravos no Egito por 430 anos e sua labuta não era um trabalho das 9h às 17h. Os escravos não têm direitos. Eram 24 horas por dia, sete dias por semana por mais de quatro séculos de trabalho duro. Imagine como eles se sentiriam se tivessem um dia de descanso !
Em Singapura, onde eu moro, existem mais de 100 mil trabalhadores imigrantes que trabalham como empregados domésticos. Os seus contratos de trabalho não incluem o benefício de " um dia de descanso " . Mas deviam, pois Deus disse: " ...Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você [...] nem os seus escravos, nem as suas escravas [...] Assim como você descansa, os seus escravos também devem descansar " ( v.14 ).
Mais do que apenas um tempo para descanso e renovo, o sábado também é uma ilustração da nossa salvação. O princípio sabático é não trabalhar. Não é preciso trabalhar porque a nossa salvação é alcançada pela graça divina. É uma obra da graça, uma obra realizada unicamente por Cristo.
Descansamos na obra consumada por Jesus na cruz. Falando nisso, o autor de Hebreus afirmou: " ...nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus... " ( Hebreus 4:3 ). - K. T. Sim
O QUE VOCÊ TEM NA CARTEIRA?
Leia: " 1 Timóteo 6:3-10 "
Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males... ( v.10 ).
Examine: Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão ( Eclesiastes 5;10 ).
Considere: Quais as duas lições que você aprendeu sobre o amor ao dinheiro ? Como você desenvolverá uma visão mais bíblica sobre como gastar dinheiro com sabedoria ?
Li recentemente que cerca de 70% dos ganhadores na loteria acabam desperdiçando seus ganhos e indo a falência em poucos anos. Uau ! Aparentemente ganhar uma fortuna não é o que se espera !
A maior parte dos que tiram a sorte grande deixa de usar o cérebro e começa a gastar impulsivamente. Compram brinquedos supérfluos, fazem maus investimentos e distribuem dinheiro às pessoas que os exploram. Antes de perceberem, o dinheiro se acaba e estão afundados em dívidas. Muitos terminam divorciados e envolvidos em longos conflitos familiares.
A experiência da média dos ganhadores de loteria ecoa as palavras de Paulo: "...os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição" ( 1 Timóteo 6:9 ).
A maioria de nós jamais experimentou um influxo enorme de dinheiro. Nem temos um parente rico que vai nos deixar milhões de reais. Porém, quer tenhamos muito ou pouco, todos nós precisamos ter sabedoria para administrar o dinheiro. Caso contrário, o dinheiro acabará nos dominando !
Paulo acrescenta que alguns dos que amam o dinheiro " se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. "
Se for bem administrado, o dinheiro pode ser um maravilhoso instrumento que traz muitos benefícios para o próximo e para Deus. Ao mesmo tempo se for mal administrado, pode se tornar um terrível dominador que nos levará aos caminhos de destruição. A forma como você gasta seu dinheiro é uma boa indicação sobre onde o controle está
Então o que você tem na carteira - um servo ou um senhor ? - Jeff Olson
OUÇA
Leia: Êxodo 6:11-13
Porém Moisés respondeu ao Senhor: Se até os israelitas não querem me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar ( v.12 ).
Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem ( João 10:27 ).
Considere: Como você se tornará um melhor ouvinte ? De que maneira você pode ouvir melhor a Deus ?
Desde o início dos tempos, o anseio de ser ouvido por Deus e pelos outros é um desejo que está no coração do homem e da mulher. Como o salmista escreveu: "Ó Deus, defensor dos meus direitos, respondeu-me quando eu te chamar ! Eu estava em dificuldades, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração !" ( Salmo 4:1 ).
Moisés ansiava por um público acolhedor - pessoas que ouvissem. Moisés era um orador inseguro e ele reclamou com Deus: "Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar..." ( Êxodo 4:1 ).
De volta aos Salmos, o rei Davi muitas vezes também ansiava por um bom ouvinte. "Ouve ó Deus, a minha oração !" clamou. "...Escuta as minhas palavras" ( Salmo 54:2 ).
Um livro muito útil sobre este tema é Conversation Peace ( Conversa sobre Paz ) da autora e palestrante canadense Mary A. Kassian. Em seu livro, Kassian sugere que existem diversos tipos de obstáculos que nos impedem de ouvir e sermos ouvidos. Estas barreiras incluem:
- Adiantar-se: pensar sobre o que vai dizer a seguir; planejando uma réplica.
- " Viajar: "estar preocupado, pensando sobre assuntos pessoais ou deixar o pensamento ir longe.
- Intrometer-se: interromper o raciocínio da outra pessoa para interpor os seus.
- Desconsiderar: classificar mentalmente os pensamentos do interlocutor como sem importância ou insignificantes sem refletir adequadamente, ou achar que já compreendeu a perspectiva dele.
- Bloquear: recusar-se a reconhecer o tópico que a outra pessoa está tratando, filtrando seletivamente a mensagem para bloquear alguns trechos.
Da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e compreendidos importante evitar as práticas listadas e ouvir atentamente a Deus e aos outros. Agindo assim, não seremos tolos, mas sábios ( Provérbios 12:15 ). - Roxanne Robbins
O MISTÉRIO
Leia: 2 Coríntios 3:7-18
...refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito ( v. 18 ).
Examine: Salmo 139
Efésios 1-2
Considere: Como você se vê de verdade ? O que a realidade de ter Jesus habitando em você-definindo sua identidade- significa para sua compreensão de si mesmo ?
Recentemente meu filho de 4 anos estava me explicando o que queria ser quando crescesse: médico. Eu o ouvi falar de outras opções - astronauta, artista ou piloto de carros de corrida. Entretanto, ele jamais mencionou qualquer uma das minhas profissões - pastor ou escritor. Portanto, com alguma cautela, perguntei: " Você já pensou em ser pastor ?"
"Não", ele respondeu, "não gosto de pastores." Sei que meu filho não pretendia ferir minha identidade com o seu comentário. Muitas das mensagens que recebemos da nossa cultura, porém, podem fazer exatamente isso.
Se estivermos lutando com a autoestima, as palavras de Paulo podem nos fazer vacilar. Paulo explica que foi um mistério, "o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados," ...porém que agora foi revelado ( Colossenses 1:26 ). E esta revelação é bárbara, escandalosa: a presença do próprio Jesus ressurreto habita em todo aquele que recebeu a misericórdia divina.
A salvação, portanto, não é meramente um ato jurídico através do qual Deus determina se somos perdoados ou não; salvação também é um ato de recriação divina. Ele nos recria para sermos o que deveríamos ser desde o princípio ( 2 Coríntios 5:17 ). Ele nos salva do pecado, de nós mesmos. E esta obra redentora tem enormes implicações. Deus restaura nossa verdadeira identidade, e nos coloca numa posição na qual, literalmente, compartilhamos a " ...força de Cristo... " ( Colossenses 1:29 ).
Nesta realidade não há lugar para odiar a si mesmo. Não há espaço para ouvir mentiras que dizem que somos desagradáveis, indesejáveis ou desprezíveis.
Como disse C. S. Lewis: '' O que podemos entender, se a doutrina cristã for verdadeira, é que a nossa própria existência complexa não é o desvio anômalo que aparece, mas a débil imagem da corporificação divina. - Winn Coller
PARTIR O PÃO
Leia: Deuteronômio 16:13-17
A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus ( Eclesiastes 2:24 ).
Examine: Provérbios 11:25
Provérbios 15:13
Considere: Você faz reuniões de confraternização com os amigos e familiares regularmente ? O que você pode fazer para melhorar o momento das refeições em sua casa ?
No mês passado meus irmãos e nossas famílias reuniram-se para um delicioso jantar com os nossos primos amish. Os amish iniciam todos os jantares com uma oração silenciosa de agradecimento e - talvez porque suas refeições caseiras sejam tão deliciosas - oram novamente no final. Além da comida maravilhosa, fiquei impressionado com a ênfase que os amish dão à comunhão. O momento da refeição não era simplesmente uma parada para reabastecimento, mas uma oportunidade para rir e conversar até tarde. Acho que eles descobriram algo valioso.
Nas Escrituras, as refeições também são significativas. O memorial mais importante de Israel é marcado por uma refeição. Na noite da Páscoa, enquanto as famílias judias compartilham cordeiro assado com pães sem fermento e ervas amargas recordam-se da libertação da escravidão no Egito. Acrescente-se a estas a Festa dos Pães sem Fermento, a Festa da Colheita e a Festa das Barracas em que os israelitas se reuniam frequentemente com Deus e uns com os outros ao redor de mesas fartas ( Deuteronômio 16:16 ).
Jesus também participou de várias refeições - tanto que os Seus inimigos afirmaram que Ele era comilão e beberrão ( Mateus 11:19 ). Jesus nos deu uma ceia especial pela qual nos lembramos dele e voltará para oferecer um banquete nas bodas do Cordeiro ( Apocalipse 19:9 ).
Os primeiros cristãos entraram no espírito e " ...participavam das refeições com alegria e generosidade " ( Atos 2:46 ), muitas vezes encerravam suas reuniões com a Ceia do Senhor ( Atos 2:42,46; 20:7 ). A hora da refeição era tão sagrada que Paulo recomendou que os cristãos evitassem irmãos não arrependidos recusando-se até mesmo a " comer com gente assim " ( 1 Coríntios 5:11 ).
Como herdeiro desta tradição tão rica como podemos transformar nossos jantares em celebrações comunitárias ? Podemos desligar a TV, ter convidados para comer conosco e incentivar nossos filhos a participarem da conversa. Compartilhar uma refeição não é só alimentar-se; é ter comunhão. - Mike Wittmer
UM LUGAR MELHOR
Leia: João 14:1-14
Jesus respondeu:
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim ( v.6 ).
Examine: Atos 4:12
Romanos 5:2
Efésios 2:15
Considere: Em que sentido a fé em Jesus Cristo é exclusiva e restrita ? Com quem você vai compartilhar as boas-novas hoje ?
Há um mito que é comum em círculos cristãos e não-cristãos. As pessoas que morrem sempre vão para um lugar melhor. Estive em funerais de indivíduos sobre os quais foi dito que estavam "nesse lugar melhor" - mas eu sabia que não estavam num lugar melhor. As conversas de funerais trazem palavras de consolo que garantem e dão confiança às pessoas de que seus entes queridos - independente da vida que tiveram ou no que acreditaram, foram para o céu.
Existem motivos para que as pessoas tendam a crer que há um lugar melgor para todos. Em primeiro lugar, elas acham que Deus os reconhece contanto que sejam sinceros, e que qualquer caminho espiritual vai funcionar. Esta ideia se destrói por falta de veracidade, pois não há qualquer área da vida na qual seja verdadeiro ( pense, por exemplo, numa cirurgia e no conserto de um carro ).
As pessoas também querem acreditar que um Deus amoroso não mandaria ninguém para o inferno. Afirmam que apenas os fanáticos religiosos acham que Jesus é o único caminho.
Então, o que a Bíblia diz de verdade ? Pode não ser um ensino popular, mas conforme Mateus 10:28 e Marcos 9:42-45, realmente existe um lugar chamado inferno. Lemos em Mateus 25:41 que o inferno foi criado para Satanás e seus anjos - não para os que creem em Jesus. Todavia, aqueles que se recusam a receber a dádiva gratuita e preciosa de Deus também irão para lá ( Mateus 25:41-46 ). O pecado nos separa de um Deus santo. Em nossos melhores dias todos nós falhamos diante dos padrões divinos. No livro de Romanos 3:23, vemos que todos precisam de Jesus para ser salvos da morte eterna.
A Bíblia afirma claramente que Jesus é o único caminho para o céu ( João 14:6 ). Confiar nele como nosso Senhor e Salvador é a única garantia que temos de que iremos para um lugar melhor quando morrermos. Rompamos todas as barreiras e falemos de Jesus para as pessoas ! - Marvin Williams
ORAÇÕES LEMBRADAS
Leia: Atos 10:1-8
...O anjo respondeu: - Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres ( v.4 ).
Examine: Mateus 9:37-38
Colossenses 4:2-4
1 Tessalonicenses 3:1
Considere: Por que é importante que as nossas orações estejam alinhadas com a Palavra ? De que maneira a intercessão pela salvação dos perdidos nos transforma ?
Com uma breve história, Amapala, a capital de Honduras é uma pequena vila localizada na Ilha Tigre. A bela paisagem é uma fachada que esconde a sua espiritualidade obscura. Amapala tem apenas uma igreja para aproximadamente 25 mil habitantes. Não é de admirar que a bruxaria seja abundante. Seis em cada dez jovens são homossexuais ativos. A sua aparência de cidade fantasma reflete a ausência do evangelho que traz a vida. Na escuridão, entretanto, surge uma esperança. Um empresário cristão do local está se preparando para doar um terreno para quem vier pregar a Palavra.
A esperança e a oração conduzem a frágil humanidade à sala do trono de Deus. Carregando a semente da Sua Palavra, a oração nunca é em vão quando pedimos de acordo com a Sua vontade. Sabemos que Ele nos ouve e que nossas orações serão respondidas ( 1 João 5:14-15 ).
A história de Cornélio em Atos 10 revela o poder da oração na divulgação da mensagem de salvação. Um homem que " ...de contínuo, orava a Deus " ( v.2 ), Cornélio buscava a presença do Senhor. Deste lugar de rendição diária, ele chamou a atenção no céu. Com as preces e nossa fé conseguimos " ...a vitória sobre o mundo " ( v.4 ). No devido tempo, ele e muitos outros receberam a salvação em Cristo ( vv.44-48 ).
O Espírito do Senhor atrai aqueles que estão dispostos a clamar pela restauração da justiça, cristãos que estejam dispostos a suprir as necessidades ( Ezequiel 22:30 ). Onde quer que a oração vá, a esperança se fortalece. Como cristãos, somos chamados a orar para que:
- os olhos dos homens sejam abertos para compreender a salvação através de Jesus Cristo ( Atos 26:18 ).
- obreiros preguem a Palavra com ousadia ( Efésios 6:19-20).
Deus está profundamente preocupado com todas as nossas necessidades. Porém, as orações lembradas vêm de um coração que pulso em compasso com o dele. - Regina Franklin
ENCONTRANDO SEU TOM
Leia: Jeremias 1:4-19
...vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando ( vv.7-8 ).
Examine: E a maioria dos irmãos, vendo que estou na cadeia, tem mais confiança no Senhor. Assim eles têm cada vez mais coragem para anunciar a mensagem de Deus ( Filipenses 1:14 ).
Considere: O que você pode dizer com ousadia em verdade e amor hoje ? Como a segurança em Deus e em Sua Palavra podem ajudá-lo a superar o medo e a agir ?
Li Xuedong, da cidade de Shangfan, China, tem uma vez que pode literalmente parar o trânsito. Conforme as medições, o som das sua estrondosas cordas vocais pode atingir 120 decibéis !
Durante uma das suas apresentações numa cerimônia em ruas da cidade, ele soltou um grito que fez os motoristas de mais de 60 veículos pisarem no freio. Eles acharam que o som emitido por Xuedong era um alerta de segurança. Esse é um cara que verdadeiramente encontrou o tom !
Jeremias era um profeta relutante que precisava encontrar a seu tom. Deus o chamou para pregar a nação rebelde de Judá. O profeta respondeu dizendo que não estava preparado para a tarefa: "Ó, Senhor meu Deus, eu não sei como falar..." ( Jeremias 1:6 ).
O profeta era medroso e tímido. Você se identifica ?
Neste caso, podemos aprender com Jeremias. Pois ele foi em frente para proclamar a mensagem impopular de que a corrupta Judá seria destruída ( Jeremias 20:4 ). Três coisas que o ajudaram foram:
- A promessa de Deus - " ...eu estarei com você para protegê-lo " ( 1:8 ).
- A Palavra de Deus - " Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel. " ( 7;2;19;2 ).
- A capacitação de Deus - " Farei com que você seja [...] como um forte mudo de bronze " ( 15:20 ).
Embora Jeremias, às vezes, lutasse contra o medo e o desespero ( 20:10, 18 ), ele finalmente encontrou coragem e esperança no Deus misericordioso que " ...livra os pobres do poder dos maus " ( v.13 ). E um dia o soberano Senhor lhe deu boas notícias para declarar a Judá: " Eu construirei de novo a nação... " ( 31:4 ).
Jeremias encontrou o seu tom quando se apegou à promessa de Deus, a Sua Palavra e capacitação. Você fará o mesmo ? - Tom Felten
POR CAUSA DE JESUS
Leia: João 16:1-4
Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado ( v.4 ).
Examine: Mateus 24:9
João 15:18-19
Romanos 8:35-38
Considere: Como Deus pode usar a perseguição para o bem ? Que tipo de perseguição velada ou pública você enfrentou recentemente ?
Como reagiu ?
Recentemente, num país do Oriente Médio, uma adolescente foi espancada pela família, pois se recusou a renunciar a sua fé em Jesus. Na África, um jovem foi pregado numa tábua porque foi ao culto na igreja. Em todo o mundo, pastores e outros cristãos são tratados com hostilidade por realizarem cultos em seus lares.
Na época da igreja primitiva, a perseguição se espalhava por toda parte. Pedro e João foram presos por falar publicamente de Jesus ( Atos 3-4 ). Estêvão foi martirizado por causa de sua fé ( Atos 7 ). Paulo, um ex-perseguidor de cristãos, foi açoitado, espancado, apedrejado e preso ( 2 Coríntios 11:22-33 ). De acordo com a tradição cristã, ele foi finalmente decapitado.
Hoje, muitos de nós não enfrentamos uma perseguição que coloca nossas vidas em risco. Contudo, não devemos nos surpreender quando a perseguição nos atingir. Afinal, Jesus nos disse que assim como Ele foi perseguido, nós também enfrentaríamos perseguição, se o seguíssemos ( João 15:20 ). E afirmou: " Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé [...] chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus " ( João 16:1-2 ).
No livro de Mateus 13:20-21, Jesus advertiu que aqueles que não têm raízes profundas abandonarão a fé quando forem perseguidos por crer na Bíblia. Para desenvolvermos raízes profundas precisamos mergulhar na leitura, estudo e obediência à Palavra ( 2 Timóteo 3:12-17 ) e oração ( 1 Pedro 4:7 ). Podemos também confiar que não temos que enfrentar a perseguição sozinhos. Antes de subir aos céus Jesus prometeu enviar o Espírito Santo ( João 16:7-14 ) que agora nos consola e aconselha.
A perseguição virá. A boa-nova é a promessa de Deus: "...Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei '' ( Hebreus 13:5; Deuteronômio 31:6,8 ). - Alyson Kieda
DROGADO NO SINAI
Leia: Salmo 19:7-11
O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade ( v.9 ).
Examine: ...dá-me sabedoria para que eu possa conhecer os teus ensinamentos ( Salmo 119:125 ).
Considere: Ao ler a Bíblia, você se preocupa com o significado ou o que Deus quis dizer ? Quais preconceitos podem distorcer a sua visão sobre a Sua Palavra.
Quanto a Moisés no Monte Sinai, ou foi um evento cósmico sobrenatural, o que não acredito, ou lenda, o que também não creio, ou finalmente, e isto é muito provável, um evento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de narcóticos - Benny Shanon, Time and Mind Journal of Philosophy ( Jornal de Filosofia, Tempo e Mente )
Não sei quando a você, mas a suposição de que Moisés estava sob efeito de drogas no Monte Sinai e imaginou o seu encontro com Deus me tirou do sério ! Ao dizer isso, estou consciente de que todos nós podemos ler a Bíblia de maneira distorcida por nossos preconceitos.
Portanto, como podemos evitar isso ?
Começamos respeitando o autor - e o autor é Deus. Davi escreveu: " O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade " ( Salmo 19:9 ). Respeitá-lo significa que estamos mais preocupados com o que Ele quis dizer do que com as nossas próprias e suavizadas interpretações das Escrituras.
Ao lermos a Bíblia dispostos a enxergar as mensagens de Deus, ao invés das nossas, precisamos pedir que o Espírito santo nos guie. Jesus nos prometeu que " o Espírito Santo [...] ensinará [...] todas as coisas " ( João 14:26 ). mas o cuidado ao manejar a Palavra não para por aí.
Com a ajuda do Espírito Santo, precisamos ler a Bíblia inteira. Sabemos que '' ...toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus... " ( 2 Timóteo 3:16 ), porém alguns preconceitos podem nos levar a enfatizar determinados partes e ignorar outra. Davi nos garantiu que " A lei do Senhor é perfeita... " ( Salmo 19:7 ).
Nosso respeito pela Palavra de Deus deve sempre superar as ideias humanas a respeito da Bíblia, até mesmo as nossas ! Davi afirmou: " Os ensinos do Senhor são certos... " ( salmo 19:8 ), portanto vamos confiar inteiramente em Sua Palavra, em vez de nos " embriagarmos " em nossos próprios pensamentos. - Jennifer Benson Schuldt