Pão Diário
LEMBRE-SE DO MANÁ
Leia: 'Êxodo 16" Pegue uma vasilha, ponha nela dois litros de maná e coloque-a na presença de Deus, o Senhor, a fim de ser guardada para os nossos descendentes ( v.33)
Examine: Êxodo 12:24-27 ; Eclesiastes 11:7-9 ; 1 Coríntios 11:23-26
Considere: Que momentos marcantes com Deus você mais precisa recordar ? Que atitudes práticas você precisa tomar para mantê-los vivos na memória ?
Fazia apenas um ano que tínhamos mudado de nossa cidade, no entanto, nossos filhos já estavam começando a esquecer. Há alguns dias viajamos para nossa antiga cidade, circulamos por o nosso antigo bairro e vimos o morro íngreme que eles desciam de bicicleta, gritando por todo o trajeto. Revimos o lugar onde sempre parávamos para apreciar as madressilvas durante os passeios na primavera.ps meninos, com olhos arregalados, diziam o tempo todo: " Oh, me lembro ! Eu me lembro disso ! "
Creio que como seres humanos, recordar é uma das coisas mais importantes que fazemos. Para nos lembrarmos de quem somos, precisamos nos lembrar de onde viemos e o que vivenciamos até agora.
Para Israel, a sua identidade nacional estava repleta de histórias de como o seu Deus os libertara, resgatara e sustentara ( e também julgara ). A narrativa no livro de Êxodo descreve como Deus arrancou o povo das mãos do Faraó e os tirou do Egito. Deus abriu o mar, guiou o povo com uma coluna de fogo ( Êxodo 14 ) e transformou a água amarga em doce ( Êxodo 15 ). E, talvez o mais impressionante: "...fez chover pão do céu" ( Êxodo 16:4 ). Eles o chamaram de maná.
Apesar dos milagres de Deus, o povo muitas vezes duvidou que Ele pudesse prover o que precisavam. Quando o povo estava faminto, eles reclamaram. E Deus então, de modo misericordioso, enviou-lhes o alimento que caía do céu. Todos os dias eles recebiam o necessário ( v.12 ).
Porém, Deus insistiu para que eles guardassem uma porção de maná como parte dos itens sagrados. Ele estava preocupado com as futuras gerações pudessem se esquecer da provisão que haviam recebido. Quando seus netos perguntassem o que eram aqueles estranhos biscoitos no pote, eles poderiam dizer com gratidão e esperança: "Ah, eu me lembro." - Winn Coller
TANQUE VAZIO
Leia: "Marcos 6:30-38" Mas Jesus respondeu: - Deem vocês mesmos comida a eles..." ( v.37 )
Examine: E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam ( Filipenses 4:19 )
Considere: Se Jesus permitiu que você chegasse a um esgotamento espiritual, o que você acha que Ele quer te mostrar ? Qual a relação entre a suficiência de Jesus e as nossas necessidades ministeriais ?
Minha chefe e eu estávamos voltando tarde da noite quando o carro foi se arrastando até o semáforo e ela disse: " Estamos sem gasolina. " Próximo do local havia um posto de combustível, portanto nos agasalhamos, saímos do carro e começamos a andar em direção ao posto.
Se você já ficou sem combustível, sabe que é impossível continuar rodando por muito tempo, pode até ser possível andar em ponto morto por certo período, mas é impossível seguir em frente sem combustível.
Jesus reconheceu que os discípulos precisavam de reabastecimento quando sugeriu: " ...Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco " ( Marcos 6:31 ). Os Seus discípulos haviam recém-retornado de uma viagem missionária, mas tudo estava tão caótico que eles mal tinham tempo de comer antes que a multidão se juntasse. Jesus decidiu dar um seminário improvisado, ensinando-lhes " muitas coisas ".
Pouco tempo depois, os díscipulos disseram: " Já é tarde. Mande esta gente embora, para que comprem alguma coisa para comer. " A resposta de Jesus ? "- Deem vocês mesmos comida a eles" ( v.37 ). Ele sabia que a sua equipe estava cansada e faminta, que era tarde e que nada tinham. Os discípulos responderam: "Com o quê ?"
Talvez você esteja pensando a mesma coisa. Felizmente Jesus não estava preparando Seus discípulos para o fracasso - e como agiu com eles, não nos pedirá que ajudemos pessoas em Seu nome sem nos capacitar para cumprir a tarefa. Jesus "...sabe como somos feitos; lembra que somos pó" ( Salmo 103:14 ).
Às vezes , Jesus permite que andemos na reserva por certo tempo. até reconhecemos que Ele é a fonte suprema de combustível para o nosso ministério. Sem Ele não podemos continuar, mas "...com a força que Cristo [nos] dá, [podemos] enfrentar qualquer situação" ( Filipenses 4:13 ). - Jennifer Benson Schuldt
PERDOADOS PARA PERDOAR
Leia: " Mateus 18-23-35 "
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem [...], caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros ( Colossenses 3:13 ).
Examine: Lucas 7:40-43 ; Efésios 4:31-32 ; Colossenses 3:12-15
Considere: Há alguém difícil de perdoar ? Considerando o perdão que Deus lhe oferece, o que voc~e fará hoje para perdoá-lo ?
No livro de mateus 6:12, Jesus ensinou Seus discípulos a orar: " Perdoa as nossas ofensas assim como também perdoamos as pessoas que nos ofenderam. " Em seguida, explicou por que devemos perdoar aqueles que nos ofenderam ( vv.14-15 ). E mais tarde usou uma parábola como ilustração ( Mateus 18-23-25 ).
Quando o primeiro servo devia ao seu senhor ? Milhões de moedas de prata ( v.24 ). Um talento equivalia a 20 anos de salário do trabalhador médio. Levaria 200 mil anos para o servo receber 10 mil talentos. Embora o empregado tivesse prometido devolver todo o dinheiro ( v.26 ), era impossível saldar a dívida e " ...o patrão teve pena dele, e perdoou a dívida e deixou ele ir embora " ( v.27 ).
Quanto o companheiro de trabalho devia ao primeiro servo ? Cem moedas de prata ( v.28 ). O equivalente a 20 semanas de trabalho. Estava dívida poderia ser paga em cinco meses. O devedor implorou ao companheiro de trabalho que lhe desse tempo para pagá-la, mas este recusou-se a atender o pedido, e o colocou na prisão ( vv.29-30 ).
Você é livre. Jesus o libertou. Porém ao recusar-se a perdoar, torna-se prisioneiro novamente. prisioneiro da sua própria falta de perdão, da sua amargura, e do pecado outra vez ( vv.32-34 ). O pior tipo de prisão é o cárcere do coração que não perdoa.
Em seu livro The Lord and His Prayer ( O Senhor e Sua Oração ), N. T. Wright escreveu: " Deixar de perdoar não era uma questão de deixar de corresponder a uma nova exigência de um ensino moral. Era o rompimento de um padrão anterior da vida. A única razão para sermos povo do reino, povo de Jesus, era que o perdão dos pecados estava acontecendo; então se você não vivesse o perdão, estaria negando a base da sua própria nova existência. "
se fomos verdadeiramente perdoados, perdoaremos. - K. T. Sim
O MAL DA INÉRCIA
Leia: " Marcos 15:1-15 "
...Eles amarraram Jesus, e o levaram, e entregaram a Pilatos ( v.1 ).
Examine: Provérbios 3:27 ; Tiago 2:15-17 ; 1 João 3:17
Considere: Como estabelecer o equilíbrio entre a justiça e misericórdia ? Devemos ajudar a todos os necessitados, ou somente os que não são culpados pelo que sofrem ?
O museu do Holocausto em Washington, EUA, é uma dura lembrança de quando os seres humanos podem ser cruéis. Fiquei chocado com o corredor dos sapatos que foram usados por judeus condenados; a história da eliminação metódica de inocentes no gueto judeu de Cracóvia; e a terrível morte de prisioneiros nos campos de concentração.
Entretanto, o mais de primeiro foi reconhecer que os soldados nazistas pareciam normais. Pior, se pareciam comigo. Meus antepassados eram menonitas suíço-germânicos, portanto minha aparência era semelhante aos soldados nas fotos. Eles poderiam ter sido meus professores de Escola Dominical ! Como pessoas tão normais foram capazes de se envolver em tamanha crueldade ? De algum modo, simplesmente aceitaram.
Geralmente é assim que as grandes atrocidades são cometidas. Pilatos não estava procurando por desgraças quando lhe entregaram Jesus ( Marcos 15:1 ). Ele não percebia quem era Jesus e não se importava com isso. Queria somente livrar-se do problema. Pilatos fez uma tentativa apelando para o que era correto. Convidou Jesus a refutar as acusações e perguntou à multidão se devia libertá-lo, como era tradição na Páscoa. Porém os líderes judeus inflamaram a multidão e exigiram a libertação de Barrabás e a crucificação de Jesus. Pilatos fez uma última tentativa, perguntou a multidão: "Que crime ele cometeu ?" E eles "...gritaram ainda mais alto: - Crucifica ! Crucifica !" ( v.14 ), Pilatos lavou as mãos quanto ao assunto ( Mateus 27:24 ).
Era mais fácil ceder ao apelo do momento que buscar justiça para Jesus. Pilatos simplesmente se acomodou e com isso crucificou o Filho de Deus.
Hoje Jesus é representado pelos pobres e necessitados que são confiados aos nossos cuidados ( Mateus 25:31-46 ). Vamos ajudá-los ou nos acomodar e ignorar ? - Mike Wittmer
OUÇA
Leia: "Daniel 10:1-12" ...Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele afim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração ( v.12 )
Examine: Orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus ( 1 Tessalonicenses 5:17-18 "
Considere: Você perdeu a motivação de orar por alguma necessidade específica ? O que significa submeter-se a vontade de Deus ?
Anos atrás, passei por uma crise em minha vida de oração. Havíamos perdido dois adolescentes profundamente envolvidos no ministério da juventude, acompanhamos o o nosso pastor que enfrentava sérios problemas de saúde, e passávamos por grandes dificuldades em nosso casamento devido ao estresse ministerial. Durante uma visita hospital, meu marido e eu nos unimos em oração por uma família. Sentia-me pronta para ver o mover de Deus. Mais tarde quando descobri que a menina havia morrido apesar das nossas orações, o turbilhão se instalou. Perguntei: " Por que continuar orando ? " Meu esposo, liderando com suas próprias perguntas, respondeu: " Por que Deus assim o diz. "
Ao falar da parábola da viúva e do iníquo ( Lucas 18:1-8 ), Jesus admoestou Seus discípulos a perseverarem na oração. Ele terminou Sua lição de modo interessante dizendo: " ...Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra ? " ( v.8 ). Ínúmeras vezes permiti que a resposta determinasse o nível da minha fé, em vez de permitir que minha fé me trouxesse maior compreensão da oração.
Incapazes de fugir das circunstâncias permitimos que nos ceguem e - em seguida - perdemos o foco na batalha. Daniel, porém, se submeteu a vontade de Deus. Ele sabia que Deus responderia ( Daniel 10:12-19 ). Em 2 Coríntios 5:7 lemos: "...vivemos pela fé e não pelo que vemos." Imagine o que teria acontecido se Daniel tivesse desistido de orar quando a resposta demorou a chegar ! O inimigo quer nos manter concentrados em nós mesmos e esquecidos da batalha. Apesar de o pecado não confessado e a falta de perdão impedir que nossas orações sejam ouvidas ( Isaías 59:2; Mateus 6:15 ), podemos ter a certeza de que Deus nos ouve quando nos submetemos à Sua vontade e permanecemos inabaláveis na fé. - Regina Franklin
TRILHAS
Leia: "Filipenses 1:6-11" ...tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. ( vv.9-10 )
Examine: ...amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles ( João 15:12-13 )
Considere: Quais são as trilhas que marcam a sua vida e os seus valores ? Como você pode crescer no amor de Deus para que ele "cresça cada vez mais ?"
Durante uma viagem a Israel, num campo um pouco longe de Jerusalém, a movimentação à minha esquerda revelou um pastor guiando ovelhas que desciam por uma trilha bem desgastada. O caminho sinuoso era facilmente visto devido ao constante uso. Ao lembrar daquela trilha, vem-me à mente: Que trilhas sigo constantemente em minha vida ? Existem as boas - adorar a Deus, servir ao próximo. Contudo, também há caminhos negativos para seguir - valorizar bens materiais, viver de maneira egoísta.
Paulo orou pelos cristãos em Filípos, para que tivessem " ...sabedoria e um entendimento completo " ( Filipenses 1:9 ). Queria que adquirissem um hábito - a trilha - que os levaria a um relacionamento mais profundo com Deus e com o próximo. Que trilha era esta que Paulo queria que percorressem ? O amor. " O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo " ( v.9 ).
Você percebeu as duas palavras-chave no final do versículo 9 ? Sabedoria e entendimento só são adquiridos se você estiver buscando caminhos que levem a Jesus e ao Seu amor. Com isso em mente, é interessante saber que o significado original da palavra trilha era a orla do manto. Enquanto seguimos o Pastor - estando na orla do Seu manto - estaremos em Seu amor ( Efésios 4:8 ).
A trilha do amor de Deus leva a uma vida:
- Pura e inculpável ( Filipenses 1:10 ). Revelando hábitos íntegros e escolhas que influenciam positivamente em outras pessoas para atraí-las para Jesus.
- Justa ( v.11 ). Mostra o fruto da obra do Espírito Santo em nós. Será que as palavras, puro, inculpável e justo descrevem as trilhas percorridas em sua vida ? Se não, é hora de agarrar a orla do manto de Jesus e adquirir sabedoria e entendimento sobre o significado do verdadeiro amor. - Tom Felten
RESTAURADO
Leia: "Lucas 8:35-39" ...conte o que Deus fez por você ( v.39 )
Examine: Que todo o meu ser louve ao Senhor, e que eu não esqueça nenhuma de suas bençãos ! ( Salmo 103:2 )
Considere: No passado, como você reagiu diante do poder de cura de Jesus ? Como você pode encorajar os outros sobre o poder restaurador de Cristo com a sua história ?
Anos atrás, um dentista extraiu os meus dentes do siso. Os caninos inferiores ficavam bem em cima dos nervos e a dor pós-cirúrgico foi intensa. Apos semanas, uma infecção voltou a causar sensibilidade. Fiz então uma nova cirurgia para remover o tecido de cicatrização da minha mandíbula. A esta altura, ficava pensando: "...Ó Deus, quando virás me curar ? ( Salmo 6:3 ).
Demorou bastante, mas Jesus finalmente me restaurou. Ele fez a Sua parte, mas não pensei muito sobre como reagir diante da Sua obra restauradora em minha vida.
Devia ter aprendido a lição com o homem no Novo Testamento, possuído por uma legião de demônios. Depois que Jesus o curou e estava deixando a cidade, lê-se "E o homem de que os demônios tinham saído implorou a Jesus: - Me deixe ir com o senhor !" ( Lucas 8:38 ).
Enquanto lia, isso falou ao meu coração. Imaginei o homem implorando para acompanhar Jesus e percebi que a cura deveria inspirar o novo anseio de estar mais perto dele. Nossos corações deviam ecoar as palavras do salmista: "...Todo o meu ser deseja estar contigo [...] eu me apego a ti" ( Salmo 63:1,8 ).
Apesar do homem possuído por demônios desejar seguir aquele que o curou, Jesus deu-lhe uma tarefa diferente, dizendo: "Volte para casa e conte o que Deus fez por você" ( Lucas 8:39 ). Nós também precisamos proclamar como Jesus nos restaurou. Dessa maneira, glorificamos a Deus e levamos o conforto aos familiares e amigos que talvez estejam passando por desafios semelhantes.
Talvez Jesus tenha restaurado sua mente, recomposto seu coração partido, ou cuidado dos seus dentes ! Se este é o caso, reflita sobre sua ração. O Seu toque curador pode reaproximar dele, e ao compartilharmos nossas histórias incentivaremos outros a fazerem o mesmo. - Jennifer Benson Schuldt
MENTIROSO, MENTIROSO!
Leia: " João 8:31-58 "
...[O Diabo] nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras ( v.44 ).
Examine: Gênesis 3 ; Mateus 4:1-10 ; 1 João 14:6
Considere: O que poderá ajudá-lo a lembrar a orar mais por aqueles que precisam ser protegidos de seus opressores ? Como demonstrar o amor de Deus pelos amigos ou estranhos que estão experimentando dificuldades ?
Durante as eleições, as mensagens políticas estavam espalhadas em para-choques dos carros. Notei um moto particularmente incisivo com parecer crítico sobre mentiras de um político que eram menos prejudiciais que as de outro. Obviamente, a saúde de nossa vida cívica será precária, toda vez que nos virmos promovendo candidatos cujas mentiras sejam menos destrutivas que as de outros.
No reino de Deus, não encontramos qualquer medida moral que faça tal discriminação. Jesus não foi ambíguo: A distinção entre a verdade e a mentira é uma das nítidas separações entre o reino de Deus e o reino de Satanás.
Inquirido pelos líderes religiosos que recusam a Sua doutrina, Jesus não facilitou nem um pouco para eles, mas sugeriu que o motivo de recusarem Sua autoridade era estarem "...fazendo o que o pai de vocês quer" ( vv.41,44 ). Do ponto de vista de Jesus, a divisão de viver em verdade e viver em mentiras não é uma questão de integridade pessoal, mas sim uma questão de a quem declaramos nossa lealdade. Sendo Satanás o " ...pai de todas as mentiras ", o que se relaciona ao seu reinado exala o mau-cheiro do engano ( v.44 ). De qual modo, sendo Jesus aquele que " ...[tem] dito a verdade ", Seu reinado atravessa a névoa com a clareza e a franqueza eu somente a verdade pode proporcionar ( v.40 ).
O mundo de Satanás é sustentado pelo engano. Ele adora misturar verdade e falsidade para nos iludir. Com Satanás, as mentiras jamais findam. Como Mark Twain gracejou, " Uma das diferenças mais notáveis entre um gato e uma mentira é que o gato tem apenas sete vidas. "
O pior é que as mentiras de Satanás são brutais: Você é desprezível. Não se pode confiar em deus. Sua vida é irremediável. Nenhuma dessas palavras é verdade. E nenhuma dessas palavras vem do autor da verdade. -Winn Collier
AMOR... O MELHOR CAMINHO
Leia: 1 Coríntios 13:1-13
...Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno ( vv.7,8 ).
Examine: Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos ( 1 Coríntios 12:31 ).
Considere: O que poderá ajudá-lo a se lembrar de orar mais por pessoas que precisam de proteção contra opressores ? Como demonstrar o amor de Deus por alguém que esteja passando por adversidades ?
Dia após dia, milhares de seguidores de Jesus batalham em terras estrangeiras para trazer alívio e o amor de Cristo às pessoas extremamente afligidas e aos mais pobres dos pobres. Pelo contexto em que trabalham, muitos obreiros presenciam brutalidades e sofrimentos que excedem a compreensão humana.
Na África, muitas pessoas dedicam-se a caminhar lado a lado do " ...mais humilde dos meus irmãos... " ( Mateus 25:40 ). E me dizem que foram movidas à ação por um pastor ou preletor que ouviram; literatura que leram ou a letra de um cântico que lhes abriu o coração e mentes para as lutas que outros enfrentam ao redor do mundo.
Após entrarem na terra na terra do oprimido e depauperado, esses trabalhadores testificam que são sustentados por suas leituras devocionais individuas e por colaboradores. Músicas de adoração com profundas verdades espirituais também inspiram esses servos compassivos a prosseguir em seus esforços para estender a justiça e as provisões de Deus àqueles que sofrem. O livro de 1 Coríntios 13:7-8, no entanto, descreve a melhor motivação para servir ao necessitado - o amor. " Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno... "
Talvez você tenha ouvido tal passagem sendo aplicada somente no contexto do casamento. Hoje, considere como aplicá-lo por amor ao destituído. Como exemplo, você poderia:
- Proteger alguém que esteja sofrendo alguma forma de abuso ?
- Confiar em Deus para suprir suas necessidades, enquanto continua a dar generosamente aos pobres ?
- Demonstrar esperança ao investir tempo com alguém que sofre ?
- Perseverar em servir mesmo quando estiver desgastado ?
- Demonstrando amor - constantemente, mesmo a alguém difícil de gostar ?
Ore sobre como você pode demonstrar amor a alguém ainda hoje. - Roxanne Robbins
ATORDOADO E CONFUSO
Leia: " Colossenses 2:3-8 "
..que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana [...] de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo ( v.8 ).
Examine: Jeremias 33:3 ; João 14:26 ; Efésios 1:15-23
Considere: Você tem cedido à tentação de buscar algo além de Jesus ? O que pode fazer para se desvencilhar dos " argumentos sem valor " deste mundo ?
Após um voo noturno para a França, embarcamos num trem em direção a Paris atordoados pela diferença de fuso horário desembarcamos e empurramos nossa bagagem escada acima. Finalmente emergimos na luz do sol como uma família de toupeiras sonolentas, e nos demos conta de que as ruas ao redor não constavam de nossos mapas. O inglês era a nossa única língua, e estávamos perdidos.
Muitos, hoje em dia, estão espiritualmente atordoados e confusos - inclusive cristãos. Esse atordoamento é promovido por gurus da Nova Era, entrevistadores e pregadores de autoajuda que podem estar associados ao cristianismo, mas nos oferecem a promessa de algo mais.
Tais sedutores estão em nosso meio há muito tempo, e receberam atenção da parte dos cristãos colossenses. Por isso, Paulo os advertiu, "Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo... " ( v.8 ).
Jesus traz clareza às nossas almas quando reconhecemos que Ele possui " ...todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria " ( v.3 ). Não precisamos procurar conhecimentos secretos por trás do ensinamento de Jesus. Paulo disse: " ...E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus " ( Colossenses 1:27 ).
Como Cristo vive em nós, somos livres da " demência divina " que acompanha os ensinamentos espirituais deste mundo. Jesus disse: " Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim " ( João 14:6 ). Ao reconhecermos Jesus como o único caminho e lhe permitirmos guiar sobrenaturalmente nossas almas, os ensinamentos enganadores do mundo não poderão nos seduzir. -Jennifer Benson Schuldt
VOCÊ QUER FICAR CURADO?
Leia: " João 5:1-8 "
Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: - Você quer ficar curado ? ( v.6 ).
Examine: Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos ( Salmo 147:3 ).
Considere: Como você responderia à pergunta de Jesus: - " Você quer ficar curado ? " Existe algo que você não esteja disposto a abandonar para ficar curado ?
Certa vez, Jesus encontrou um homem deficiente há 38 anos. Após avistá-lo deitado próximo a uma piscina em Jerusalém, Jesus lhe perguntou: "...Você quer ficar curado ?" ( João 5:6 ).
A princípio, essa pergunta nos parece estranha. É claro que o homem queria. Ele já havia sido deficiente por décadas ! Ao fazer a pergunta, entretanto, Jesus reconhecia que algumas vezes as pessoas parecem mais propensas a permanecer na situação de deficiência e enfermidade do que a ser curadas.
Ironicamente, para alguns, a jornada para a restauração da debilidade pessoal parece assustadora demais. Embora as feridas da vida o tenham aleijado e aprisionado, ele estava acostumado.
Qualquer um pode se acostumar a viver em estado de debilidade, e amedrontar-se em abandonar tal condição, e em consequência torna-se institucionalizado. O termo é usado para descrever o estado do prisioneiro que apresenta problemas para viver no " mundo real ", quando sai da cadeia ou adquire liberdade condicional. Lutando para viver fora dos muros da prisão, alguns ex-prisioneiros cometem algum crime para serem enviados novamente ao modo de vida que conhecem e do qual desejam voltar a participar.
Esse estado de mente é semelhante ao dos israelitas pouco depois que Deus livrou milagrosamente da escravidão do Egito. A vida de escravidão era a única vida que esse povo conhecia. E poucos dias, apenas, em liberdade, quando a jornada se tornou difícil, eles queriam retornar ( Êxodo 16:1-3 ). Seguir a Deus pelo deserto em direção à Terra Prometida deve ter parecido muito arriscado. Eles não estavam dispostos a " ficar curados ".
O principal propósito de Deus é a restauração, mas precisamos saber que a jornada não é fácil. Algumas vezes requer que deixemos para trás o que é familiar e saiamos em novas direções ( João 5:8 ). -Jeff Olson
CHEIOS DE BOAS OBRAS
Leia: "Atos 9:36-41" Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. ( Este nome em grego é Dorcas. ) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres ( v.36 )
Examine: Mateus 25:31-46 ; 1 Timóteo 6:17-19 ; 1 João 3:16-18
Considere: O que você fez recentemente e que revela a sua identidade como pessoa que crê em Jesus ? Como você poderá ajudar a curar as pessoas abatidas e feridas de sua comunidade ?
O dr. Martin Luther King disse certa vez "Os abastados e seguros têm muitas vezes se tornado indiferentes e desatentos quanto à pobreza e privação em seu meio. O pobre... foi barrado de nossas mentes e afastado do entorno de nossas sociedades, porque permitimos que se tornasse invisível. [...] Enfim, uma grande nação é uma nação compassiva. Nenhum indivíduo ou nação pode ser grande se não tiver cuidado do '...mais humilde dos meus irmãos'" ( Mateus 25:40 ).
Em Jope, Dorcas deve ter sido vista como uma grande pessoa devido à sua preocupação com "...o mais humilde dos meus irmãos". Para descrevê-la, Lucas usa uma palavra grega que significa "discípula" ( Atos 9:36 ). O termo significava grande honra para uma mulher e significava que ela se compremetia a aprender as palavras de Jesus e a pautar sua vida pela dele.
Esse compromisso era expresso através de suas lindas obras em favor dos pobres, especialmente das viúvas de Jope ( v.39 ). Suas obras altruístas aos "...mais humildes dos meus irmãos"
fluíam de seu relacionamento íntimo com Jesus ( João 15:5 ). A vida dele estava agindo nela e ela estava procurando ativamente fazer o que Jesus desejava. Suas boas obras não asseguravam seu relacionamento com Ele: ela eram prova de seu relacionamento com seu Salvador. Esses feitos compassivos certamente vinham de sua compreensão de que ela era feitura de Deus, criada em Cristo para boas obras ( Efésios 2:10 ). Ela não descansou e desfrutou de sua riqueza, deixando o trabalho de cuidar dos pobres para os outros. Ela desejava servir pessoas reais em tempo real, dando sua vida em favor dos pobres.
A graça tornou-se visível para nós em Jesus. Nossa maneira de lhe agradecer é abrir nossas vidas e derramar Seu coração sobre as pessoas abatidas ao nosso redor. - Marvin Williams
CREIA NO AMOR
Leia: "1 João 3:18-24" E o que ele manda é isto: que creiamos no seu Filho, Jesus Cristo, e que nos amemos uns aos outros, como Cristo nos mandou fazer ( v.23 )
Examine: Mateus 22:36-40 ; Atos 16:30-31 ; Romanos 10: 13-15
Considere: É mais fácil para você crer em Deus, ou obedecê-lo ? Você pode realmente fazer um sem fazer o outro ?
Muitas pessoas pensam que ser um cristão é simplesmente fazer a oração do penitente. Quando era criança, disseram-me para marcar na primeira página da minha bíblia o dia em que fizesse essa oração, para que pudesse saber sem sombra de dúvida que estava salvo.
Hoje em dia, as pessoas estão questionando com razão, se "dizer as palavras mágicas" é tudo que distingue os cristãos das outras pessoas. Porém, ao apresentar este bom argumento, alguns sugerem que não importa em que cremos, contanto que amemos as pessoas. Dizem que é mais importante seguir o exemplo de Jesus, que crer nele. Essa é uma falsa alternativa. Deus nos ordena que tanto "...creiamos no seu Filho, Jesus Cristo..." ( 1 João 3:23 ). Fé e amor florescem juntos, pois somente os que creem em Jesus têm o poder e a motivação para verdadeiramente amar como Ele ama.
Os seguidores de Cristo creem que nasceram em pecado, e que são propensos a insistir em seus próprios caminhos, ao invés de submeter-se a Deus. Mas Deus nos alcançou, enviando o Seu Filho para sofrer o nosso castigo, e enviando também o Seu Espírito, "...fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida" ( Tito 3:5 ). Por essa razão, Jesus disse a Nicodemos que ele "nasce[ria] do Espírito" quando cresse que Deus "de[ra] seu único Filho" ( João 3:8,16 ).
No momento em que cremos em Jesus, nos tornamos morada do Espírito Santo. Só então podemos produzir os frutos do Espírito - sendo o primeiro deles, o amor ( Gálatas 5:22 ). Crer no evangelho também fornece a motivação do amor, pois aqueles que compreendem que foram perdoados sentem-se naturalmente aptos a amar e a perdoar as outras pessoas. Os cristãos genuínos jamais param de amar - e nunca param de amar porque jamais param de crer. - Mike Witmer
FÉ CIRCUNSTANCIAL
Leia: "1 Samuel 26:1-12 "
Então Abisai disse a Davi: - Esta noite Deus colocou o seu inimigo em suas mãos. Agora deixe que eu atravesse Saul com a lança dele e o espete no chão com um só golpe... ( v.8 ).
Examine: Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele ( João 10:4 ).
Considere: Você já tomou uma decisão levado pelas circunstâncias ? A confiança profunda em Deus o ajuda a avaliar os acontecimentos da vida e as orientações divinas ?
" Estamos interessados em seu manuscrito, contate-nos na próxima semana, por favor. " Com uma pulha de rejeições se avolumando, esse e-mail foi a primeira indicação que eu recebera, de uma oportunidade em potencial. estava agradecida por ver a porta aberta ou apenas entreaberta. No entanto, ao aproximar-se o momento do nosso contato, senti que devia esperar. Que mal haveria em descobrir o que pretendem ? pensei. Mas não podia evitar a forte sensação de " não " em meu espírito. Em duas semanas, recebi a oferta de uma publicadora com forte reputação de honrar a Palavra de Deus.
Muitas vezes, baseamos nossas decisões somente de Deus, entretanto, temos a opção de viver por sinais ou através da intimidade com o bom Pastor ( João 10:14 ). Gideão e Davi realizaram grandes feitos para o Senhor, e o livto de Hebreus 11:32 os descreve como homens de fé. Seus últimos dias, porém, foram muito fiferentes um do outro.
A vida de Davi demonstra que oportunidades não equivalem à vontade de Deus. Ao fugir de Saul, creio que Deus armou as circunstâncias com o fim de testar o coração de Davi ( 1 Samuel 26:12 ). Para Davi, a decisão não era tomada com base nas oportunidades, mas com base em quem se tornaria no processo. Ele buscava a voz do Senhor e olhava para a Palavra ( Salmo 119:105 ). Embora fosse um homem com lutas reais, esse rei de israel morreu com sua fé firmemente estabelicida no Senhor. Com tristeza, porém, vemos que a fé de Gideão parece nunca ter crescido além dos sinais. O livro de Juízes 8 descreve como Gideão - e subsequentemente, Israel ( 8:27 ) - terminaram em apostasia por uma estola sacerdotal de ouro.
decidir qual a chamada de Deus à ação baseados unicamente em nossas circunstâncias pode levar-nos ao engano. Deus pode usar os acontecimentos da vida para nos movimentar, mas a verdadeira intimidade com o Pai baseia-se em confiança, não em circunstâncias. Deus se aproxima daqueles que aprendem a depender dele. - Regina Franklin
O PROBLEMA DO " EU "
Leia: " Lucas 12:13-21 "
...Prestem atenção ! tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas ( v.15 ).
Examine: Mateus 6:19-20 ; 1 Timóteo 6:17-19 ; Tiago 2:14-18
Considere: Faça uma lista das bênçãos materiais que Deus lhe tem dado. Qual é a sua reação a essas bênçãos ? de que maneira Deus gostaria que você as compartilhasse com outras pessoas ?
Jesus contou uma parábola sobre um homem rico que produziu uma excelente safra e ficou ainda mais rico. Tivera eu sido esse homem, teria agradecido e louvado a Deus por Suas bênçãos e colocado uma parte de minha riqueza multiplicada na oferta. Você provavelmente teria feito o mesmo.
Porém, o homem rico reagiu de maneira diferente: " Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita [...] Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas [...]. Então direi a mim mesmo [...] Agora descanse... ' " ( veja Lucas 12:17-19 ).
Qual era a linguagem de louvor e adoração na vida desse homem ? Meu, me, e eu. Este problema com seu eu.
Nessa condição, tinha uma visão defeituosa e danificada:
- Via somente a si mesmo. Sua visão terminava em seu espelho ( vv.17-19 ).
- Não conseguia ver Deus. Estava convencido de que sua própria esperteza o havia enriquecido. Entretanto, a terra fértil produziu as boas colheitas ( v.16 ). Ele esqueceu-se de que Deus enviou a chuva e o sol ( Levítico 26:4, Mateus 5:45, Atos 14:17 ). Ele esqueceu que Deus hania lhe dado habilidade de produzir riquezas ( Deuteronômio 8:17-18 ).
- Não conseguia ver os outros. O pecado do homem rico foi o deleite de outras pessoas ( Lucas 12:19 ). Embora seja bom usufruir das alegrias materias que Deus nos dá ( Eclisiastes 3:12-13 ; 9:7 ; 1 Timóteo 6:17 ), precisamos nos questionar sobre as maneiras que usaremos a nossa riqueza para abençoar outras pessoas ( Gênisis 12:2-3 ).
Jesus nos advertiu: " tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem " ( Lucas 12:15 ). O que você fará com o que lhe foi dado ? - K. T. Sim
ALGO NOVO
Leia: " Isaías 42:1-10 "
Cantem ao Senhor uma nova canção ! Que ele seja louvado [...] pelos povos de todas as nações distantes ! ( v.10 ).
Examine: ...Aqui está o meu servo [...] aquele que amo [...] Eu porei nele o meu Espírito [...] E todos os povos vão pôr nele a sua esperança ( Mateus 12:18, 21 ).
Considere: O que mais o impressiona a respeito desse " algo novo " que Deus fez ? O que, na descrição de Jesus em Isaías 42, o encorajou no dia de hoje ?
Michael saiu marchando com seus companheiros recrutas, esbanjando uma confiança que apenas alguns dias atrás eles não possuíam. O choque de sua nova vida na Marinha dos Estados Unidos estava dando lugar a um crescente e evidente porte militar.
Porém, Michael fez um impensável. Abandonou as fileiras e parou ao lado da estrada. "O que você está fazendo ?" gritou o comandante da sua divisão. ( disse algumas outras palavras também. )
"Oficial, o senhor pode fazer o que quiser" Michael respondeu, "Mas esta é a primeira vez que vejo neve." Michael Ojeah é da Nigéria.
Em Mateus 3, Deus anunciou algo inteiramente novo que nos faria abandonar as fileiras e contemplar maravilhados. João havia acabado de batizar Jesus, quando uma voz ressoou do céu, "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria !" ( v.17 ). Era uma referência direta a profecia de Isaías 42. O povo que escutava com certeza entendera que se referia ao Messias prometido.
Essa paisagem de Isaías prenuncia algo novo. Messias é aquele que traz esperança ao mais abatido entre nós. " Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já esta fraca ", diz o profeta. " Não se cansará, nem desanimará, mas continuará firme atéw que todos aceitam a minha vontade " ( vv.3-4 ) Através do Messias, Deus proveria " ...a luz da salvação que darei aos outros povos " ( v.6 ), e não somente à nação de Israel. Era algo realmente novo - uma nova esperança para todos os que o ouvissem e recebessem.
Como resultado de sua admiração diante da neve, Michael Ojeah lhe entregou. A nossa admiração diante da provisão de Deus quanto à nossa salvação deve ter um resultado mais agradável. " Cantem ao Senhor uma nova canção ! ... " diz Isaías ( v.10 ). " ...Que ele seja louvado [...] pelos povos de todas as nações distantes ! " - Tim Gustafson
N° 1 E ACABADA
Leia: " 1 Reis 19:1-15 "
...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba com a minha vida ! ( v.4 ).
Examine: ...de agora em diante vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo nas nuvens do céu! ( Mateus 26:64 ).
Considere: Como você se sente ao ouvir as palavras de Paulo a respeito do céu ? Como você contará aos outros essa mensagem de esperança ?
"Estava acabada, porém, saio com minha cabeça erguida." A estrela do tênis, Justine Henin, expressou-se desta forma durante a coletiva de imprensa em 2008 - ao anunciar sua saída imediata do esporte.
Todos os atletas um dia penduram suas chuteiras, mas não quando têm apenas 25 anos e são o n° 1 do mundo !
Afinal, por que ela desistiu ? As lutas pessoais fora da quadra. em 2007, e o desempenho em quadra, durante 2008, provavelmente contribuíram para o encerramento precoce da carreira.
Entre nós, poucos jogam tênis profissional, mas nos identificamos com o desejo de desistir que ela sentiu. ao vivenciarmos um relacionamento difícil ou em meio ao esforço extenuante com um trabalho sem perspectiva ou depressão, podemos desejar desistir.
Pergunte a Elias. Ele conhecia essa sensação de desalento.
Pouco momentos após o profeta experimentar a intervenção de Deus, e a derrota dos profetas de Baal no Monte Carmelo ( 1 Reis 18:38-40 ), estava pronto a desistir. Porquê ? A rainha impiedosa Jesabel ameaçara matar-lhe ( 19:2 ). Nada acontecia como ele queria, e o orgulho o fez pensar que não precisava suportar esse ataque pessoal ( vv.10,14 ).
Elias dirigiu-se rapidamente para o deserto. Sentindo-se derrotado e profundamente perturbado, orou, " ...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba agora com a minha vida " ( v.4 ). deus lhe respondeu alimentando ( v.8 ), abrigando ( v.9 ), e ensinando-o ( vv.11-13 ). A voz de Deus " ...calma e suave " ( v.12 ) revelou que algumas vezes Ele age de maneiras espantosas e outras, de maneiras reservadas. deus fez Elias retornar e concluir seu trabalho - com ou sem Jezabel.
você está desanimado porque Deus não " agiu como o esperado " com você ? Aquiete-se olhe para Ele. Deus o ajudará a continuar - embora talvez Ele escolha agir de maneira calma e inesperada. - Tom Felten
IMAGEM FALSA
Leia: " Apocalipse 3:1-6 "
...Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos ( v.11 ).
Examine: Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções ( Provérbios 16:2 ).
Considere: O que você fez recentemente motivado por egoísmo ao invés de desejo de servir a Deus ? Como você pode estar em sintonia com a verdadeira motivação para suas ações ?
Se uma estrela há 30 anos-luz da terra tivesse explodido há cinco anos - só perceberíamos isso 25 anos depois ! Ela apareceria para nós como se nada tivesse mudado, mesmo que já tivesse morrido. Na Terra, continuaríamos a ver imagem brilhante de seu passado - mas a estrela real já seria história.
A carta de Cristo a Sardis foi escrita a uma Igreja que tinha um problema de imagem. a igreja estava morta, mas exteriormente parecia estar viva, devido ao seu brilhante passado e as boas obras que praticavam.
Temos a tendência de medir a saúde de uma igreja por todas as atividades que observamos nela, mas Deus olha além das palavras, para a motivação. Apocalipse 3:1 diz: "...Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas de fato, estão mortos." Cristo disse à Igreja que suas ações não estavam "...ainda de acordo com aquilo que [...] Deus exige" ( v.2 ). Em outras palavras, elas não estavam sendo feitas por amor a Deus e em obediência a Ele.
Nossos motivos são importantes para Deus! Praticamos obras para parecer bem aos olhos de outros, para vencer as nossos sentimentos de culpa ou por um senso de dever ? desde que a demonstração exterior de nossas ações leve as pessoas a pensar que estamos comprometidos, vivos e vibrantes, essas ações não enganarão a Deus que conhece os nossos corações ! Pense nas palavras de Deus em 1 Samuel 16:7: " ...Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração ".
Cisto diz aos poucos cristãos remanescentes em Sardis para acordar, reunir forças, lembrar do que aprenderam; do que ouviram e obedecer firmemente ( Apocalipse 3:2-3 ). Seguindo esse modelo, podemos ter a certeza de que nossas vidas estão centradas em Deus e que nossas motivações são puras e santas. - Kevin Gregory
HERDEIROS DO MUNDO
Leia: " Mateus 5:1-12 "
Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido ( v.5 ).
Examine: Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor ( Efésios 4:2 ).
Considere: Como Jesus praticou a humildade ? O que será preciso fazer para que você experimente o poder e a alegria de uma vida humilde ?
A humildade é um atributo curioso, que permite que o necessitado confie em Jesus, mesmo sem ter dinheiro. Estimula os oprimidos a se regozijarem em meio ao seu sofrimento. Humildade é uma qualidade para ser admirada nas outras pessoas e desejada por nós. Os humildes, emfim, herdarão a terra ( Mateus 5:5 ).
Com a promessa de tal recompensa, porque tantas pessoas relutam em abraçar a humildade. Talvez pelo preço que temos que pagar para possuí-la. Para obter essa valiosa qualidade, precisamos nos desviar de nossas tendências orgulhosas e respeitar: "...as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom [...] não falem mal de ninguém [...] sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação" ( Tito 3:1-2 ).
As pessoas humildes expressam o testemunho de Paulo: "Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim " ( 2 Coríntios 12:10 ).
Matthew Henry, ao comentar Mateus 5, descreve os humildes como: " ...submetem-se a Deus, à Sua Palavra e à Sua disciplina, seguem Suas instruções, agem de conformidades com os Seus desígnos, e são mansos com todos os homens. "
Henry continua, " Os mansos podem suportar provocações sem se inflamar, podem silenciar ou dar uma resposta mansa; podem mostrar seu desagrado quando a ocasião é oportuna, sem ser grandemente movidos a nenhuma indecência. São os que se mantêm calmos quando todos estão exaltados; e em sua paciência mantêm o controle de suas próprias almas, quando mal têm controle do que quer que seja. "
Humildade transforma, concede forças e produz recompensas eternas. A humildade está disponível para você. - Roxanne Robins
FRUTO DOS CÉUS
Leia: " Colossenses 1:1-14 "
Essa boa notícia que vocês receberam está trazendo muitas bênçãos e vai se espalhando pelo mundo inteiro ( v.6 ).
Examine: Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não-judeus ( Romanos 1:16 ).
Considere: Em seu redor, onde estão os lugares que precisam dos frutos dos céus ? Como o evangelho fala desses lugares áridos e arruinados ?
Estava curioso, recentemente, sobre a questão de quais frutas seriam nativas dos Estados Unidos. Resposta: não tantas quantas se poderiam imaginar. Nenhuma das variedades comuns que pesquisei ( maçãs, laranjas, tomates ) era nativa.
Ainda assim, pomares de maçãs destacam-se na região onde moro. Os tomateiros são verdadeiramente onipresentes, encontrados até mesmo nos lugares mais inesperados ( no vaso do terraço dos fundos da minha casa ). Frutas que antes eram estranhas ao solo americano agora estão arraigadas profundamente em sua paisagem rural.
Paulo invocou esta metáfora - de frutos estrangeiros florescendo em um novo habitat - para ilustrar como o reino de Deus está presente em nosso mundo. Escrevendo à jovem igreja de Colossos, Paulo descreveu o céu como a esfera onde a perfeição de Deus permanece imaculada, protegida do pecado e decadência da realidade humana. A totalidade da bondade e da autoridade de Deus reside ali, "...guardado para vocês no céu" ( Colossenses 1:5 ). Porém, em seguida, Paulo fala sobre a intenção de Deus de trazer os céus para a terra. Jesus ensinou a orar precisamente isso: " ...Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita mo céu ! " ( Mateus 6:10 ).
Como isso pode acontecer ? Que espécie de canal Deus poderia utilizar para trazer a beleza e a alegria do céu para o lodo e doença de nossa existência ? Paulo espondeu com imaginação e convicção: O evangelho que " ...está trazendo muitas bênçãos e vai se espalhando pelo mundo inteiro " ( Colossenses 1:6 ).
O evangelho não é meramente composto de fatos, ao contrário, é a história alternativa de Deus. O evangelho retransmite as intenções de Deus em Jesus. Ele nos reorienta a ação de Deus em Seu mundo. O evangelho refaz o mundo em qual penetra, implantando o fruto do céu em toda a parte que chega. Como diz um autor, " O evangelho é [...] um poder que foi liberado na terra ". - Wimm Collier
MESMO ASSIM
Leia: " João 11:17-23 "
Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele ( v.22 ).
Examine: Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meu do Espírito Santo, que ele nos deu ( Romanos 5:5 ).
Considere: Com qual decepção você está lutando hoje ? Como ela afetou sua comunhão com Jesus ? O que você pode fazer para fortalecer sua fé nele ?
Era um dia chuvoso, úmido e frio. Havia feito planos de ir a um amigo, por isso o aguardei à porta de entrada. Os convidados chegavam e eu os cumprimentava e sorria ao passarem, o tempo todo pensando: "Onde está ele ?" Meu amigo nunca apareceu.
Marta deve ter sentido profunda decepção ao esperar que Jesus viesse curar o seu irmão Lázaro. Embora algumas decepções não sejam importantes, como na ocasião em que meu amigo não apareceu, outras, como a de Marta, podem ameaçar a cerne de nossa fé.
Quando Jesus recebeu a notícia da doença de Lázaro, esperou dois dias antes de se dirigir para Betânia. Mesmo assim Marta não permitiu que sua decepção roubasse sua confiança em Deus. Compreensivelmente, Marta ficou muito desapontada quando Jesus não apareceu para salvar Lázaro. Mesmo assim, ao ouvir que Jesus estava a caminho, "...foi encontrar-se com ele" ( João 11:20 ). Como Marta, podemos correr para o nosso Salvador quando nos sentimos deprimidos e desiludidos.
Podemos seguir o exemplo de Marta ao expressarmos a nossa decepção. Ao falar de Jesus, Marta não se conteve e disse: " ...Se o senhor estivesse aqui o meu irmão teria morrido ! " ( v.21 ). E Marta continuou: " ...Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele " ( v.22 ). Mesmo sem eu entender, mesmo em minha dor. Mesmo assim, ferida como estou. As palavras " mesmo assim " abriram as portas para o milagre de Jesus se realizar e revelaram a fé que Marta tinha nele.
Você está esperando que Deus cuide das preocupações de seu coração ? Você se sente em pé e só, à porta de entrada de uma igreja ? Não permita que a dor da decepção extinga o fogo de sua fé. Em vez disso, agora mesmo, diga a Jesus que você crê nele. - Jennifer Benson Schuldt
UNIDADE E HUMILDADE
Leia: " Filipenses 2:1-11 "
Então peço que me deem a grande satisfação [...] tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente [...] sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos ( vv.2-3 ).
Examine: Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra ( Tiago 4:10 ).
Considere: Como o exemplo de humildade de Cristo desafia o seu egoísmo ? Baseado nos príncípios encontrados em Filipenses, como você mudará sua maneira de resolver conflitos ?
Quando foi a última vez que você teve uma discussão desagradável ou passou por um conflito com um membro da família ou amigo ? Qual foi o motivo do seu desentendimento ? Quanto tempo você levou para resolver o conflito ? Como sua alegria foi afetada pelo conflito ? Se for como eu, os conflitos entre você e as pessoas que o amam roubam-lhe a medida plena da alegria cristã.
Um dos propósitos de Paulo ao escrever sua epístola aos Filipenses era o de ajudá-los a experimentar a medida perfeita da alegria - conseguida pela redução da fricção em seus relacionamentos. Ela sabia que havia um só modo disso acontecer. Eles teriam que mostrar uns aos outros o amor profundo que Deus havia mostrado a eles ( Filipenses 2:2 ). Esse amor era incondicional e sem discriminação. Era um amor de uns para com os outros que devia estar crescendo, e não se desgastando.Em seguida, poderiam reduzir os conflitos trabalhando com uma só mente e propósito ( v.2 ). Isto não significava que tivessem que pensar e agir da mesma maneira. Queria dizer que deviam lutar apaixonadamente pelo mesmo alvo - a glória de Deus e Seu reino. Também, poderiam reduzir os conflitos ao ter a motivação correta para servir outras pessoas e celebrar as boas qualidades; o progresso, o sucesso e o crescimento espiritual nas vidas dos cristãos como eles ( v.3 ). Paulo os chamou a estender os seus interesses para além de si mesmos e a abandonar sua fascinação por personalidades, especialmente a deles mesmos ( v.4 ). A motivação de Paulo para essas ordens tão fortes era o mais poderoso exemplo de unidade e humildade que já se conheceu - Jesus Cristo ( vv.5-11 ).
Ao interagirmos com membros da família; amigos; colegas de trabalho e vizinhos, passaremos por conflitos. Podemos, no entanto, experimentar a medida perfeita da alegria ao continuar a sermos motivados pelo exemplo do nosso Salvador. Vamos reduzir conflitos praticando a unidade e a humildade. - Marvin Williams
RECONSTRUIR
Leia: " Neemias 2:1-18 "
Vejam como é difícil a nossa situação ! A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os suas portões foram destruídos. Vamos construir de novo as muralhas da cidade e acabar com essa vergonha ( v.17 ).
Examine: O Senhor diz: " Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos... " ( Joel 2:25 ).
Considere: Que inspiração o exemplo de Neemias lhe dá ? Como você buscará a ajuda de Deus para restaurar algo quebrado em sua vida ?
"Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei..." ( Neemias 1:4 ). Estas palavras, escritas pelo profeta Neemias, expressaram sua tristeza com a condição deplorável de Jerusalém - a cidade sagrada onde seus ancestrais estavam enterrados. Jerusalém havia sido arrasada e os poderosos muros que um dia tinham protegido a cidade santa de Deus estavam em ruínas ( v.3 ).
A notícia partiu o coração de Neemias. Depois de lamentar e jejuar por vários dias, entretanto, o profeta sentiu a direção do Senhor. Deus colocou em seu coração o desejo de tomar dianteira e começar o trabalho de restauração.
Recusando-se a aceitar como final a destruição que marcara sua terra natal, ele orou a Deus pedindo Sua ajuda ( 1:5-11 ). Pediu ( e recebeu ) o favor divino ao buscar a permissão e a cooperação de seu senhor, o rei Artaxerxes, para viajar de volta a Jerusalém e reconstruir a cidade ( 2:1-6 ).
Após 53 anos de trabalho dedicado, muita oração, e considerável oposição, Neemias e sua equipe reconstruíram os muros de Jerusalém ( 6:15 ).
Pode aparecer impossível, às vezes, ajuntar novamente as partes desta vida despedaçada. As fraturas parecem ser complexas demais, ou a oposição à reconstrução, muito forte. O relato de Neemias nos lembra que no meio de grande estrago há sempre esperança de restauração.
O mesmo Deus Todo-poderoso a quem Neemias orou pedindo ajuda para reconstruir os muros da cidade é o Deus que buscamos hoje em oração. Ele está muito interessado em construir o que foi destruído. Sua especialidade é reconstruir a fé, os relacionamentos, e a autoconfiança - apenas citando alguns de Seus projetos de restauração.
Existe algo em sua vida que está quebrado e arruinado ? Você sente a tentação de crer que não dá mais para consertar ? Lembre-se da história de Neemias e busque a ajuda de Deus para começar a reconstruir hoje mesmo. - Jeff Olson
MOEDA DE DEUS
Leia: " Mateus 25:14-29 " O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade ( v.14 ).
Examine: Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra ( Colossenses 3:2 ).
Considere: Quanto você investe diariamente com as moedas do mundo e as moedas de Deus ? Se Deus lhe pedisse contas do que você fez com os investimentos ( pessoas ) que lhe confiou, como você responderia ?
As roupas foram embaladas, os cartões médicos separados em caso de emergência, e minha lista com duas páginas de instruções estava dobrada cuidadosamente num envelope. Meus sogros, eficientes e capazes, haviam cuidado de nossos filhos em inúmeras ocasiões, mas queríamos que eles soubessem de nossos desejos, para que os nossos filhos fossem cuidados do jeito que nós cuidamos deles.
Sabendo que logo partiria, Jesus investiu os Seus dias em ensinar os Seus seguidores o que seria mais importante para eles lembrarem. Ele viera para mudar o mundo, e para que Seus seguidores pudessem levar avante a mensagem, Jesus teria que mudar a razão de viver; o foco da atenção, de cada um deles ( Mateus 6:19-21 ).
Ao interpretar a parábola dos talentos, muitas vezes imaginamos Jesus como se Ele estivesse falando sobre os nossos dos espirituais. Admoestamos uns aos outros a usá-los para Ele e a não enterrá-los, por medo. Embora esta interpretação possa estar certa, ao olharmos para o contexto destas parábolas, notamos outro aspecto.
Jesus estava concentrado em Seu eventual retorno. Mateus 25:1-13 nos diz para estarmos sempre prontos
espiritualmente para a Sua volta, pois os que não estiverem serão excluídos da celebração. No livro de Lucas 19:12-27, ele relata a parábola dos talentos. Um pouco antes, ele descreve a história de Zaqueu e a declaração de Jesus, " Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar bons mordomos, precisamos conhecer Sua " moeda ".
Jesus valorizava almas.
Quando Ele fala sobre o que fazemos com nossos talentos, não está avaliando se já cantamos ou não em Seu louvor, ou se já amemos as pessoas como peça de teatro para a Páscoa. Ele quer que amemos as pessoas como Ele ama e que saibamos comercializar com a Sua moeda, não com a nossa. -Regina Franklin
CONHECER DEUS
Leia: " Salmo 103:8-14 "
O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente é muito amoroso ( v.8 ).
Examine: Salmo 25:6-7 ; Lamentações 3:22-23 ; Filipenses 2:3-8
Considere: O que lhe vem á mente quando ouve o nome " Deus " ? Em que aspectos sua impressão inicial a Deus é semelhante e diferente da maneira como a Bíblia o retrata ?
O pastor A. W. Tazer escreveu, "O que há de mais importante em nós, vem-nos à mente ao pensarmos em Deus." Se Tazer estivesse vivo hoje, perceberia que seus pensamentos são obsoletos para muitos cristãos. Nosso problema não é tanto o que entra em nossa mente ao pensarmos em Deus, senão que, não acontece com um tio rico e distante, nossa tendência é pensarmos em Deus somente quando precisamos dele. Talvez pensaríamos mais nele se compreendêssemos melhor quem Ele é.
Um dos atributos de Deus é o amor ( 1 João 4:8,16 ). Seu amor inigualável reflete-se no relacionamento perfeito experimentado pelo Pai, Filho e Espírito Santo - três Pessoas revelando altruisticamente ( da palavra grega ágape ) a beleza de Deus em Seus papéis individuais - todos um só Deus amoroso. Jesus personificou essa realidade quando orou no Getsêmani, "Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento ! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" ( Lucas 22:42 ).
O amor altruísta de Deus transbordou os limites da trindade na criação. Ele não precisava criar você e eu, mas como Deus, e Deus de amor, Ele criou outras pessoas para amar.
Ele possui outros atributos, tais como a ssantidade, que engloba todo o Seu caráter. Mas Deus " ...não nos castiga como merecemos ", porém " Como um pai trata a bondade com seus filhos ", é " ...bondoso para aqueles que temem " ( Salmo 103:10-13 ). Sua maneira altruísta continua, a despeito do nosso pecado. Ele " ...não fica irado facilmente... ", dando-nos tempo e espaço para nos arrependermos de nossos pecados e retornarmos a Ele ( v.8 ). Deus " ...amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho ( João 3:16 ).
Vamos, hoje, realmente pensar em Deus - Criador, Redentor, e aquele que nos ama desinteressadamente, você e eu. - Mike Witmer