Pão Diário

26 - 50 do total de 849 pensamentos de Pão Diário

QUEM É O MEU PRÓXIMO?

Leia: " Lucas 10:30-37 "
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? Aquele que o socorreu ! - respondeu o mestre da Lei... ( vv.36-37 ).

Examine: Oseias 6:6 ; Miqueias 6:8 ; Mateus 10:42

Considere: Quando foi a última vez que você desviou o seu trajeto para ajudar alguém ? Você pode surpreender alguém com uma atitude inesperada e imerecida ainda hoje ?

"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para um judeu. Cercado por inimigos durante séculos, os judeus da época de Jesus olhavam com desprezo para os samaritanos mestiços que corriam grandes riscos e se casavam com estrangeiros.
"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para nós. Cercados por países pobres com pessoas carentes; que, comem tortas de lama no Haiti, bebem água contaminada na Índia e adormem sem mosquiteiros no Burundi, questionamos se deveríamos fazer mais pelos que estão há apenas um clique de distância.
Jesus respondeu com a parábola do Bom Samaritano. Ao contrário do sacerdote e do levita ( Lucas 10:31-32 ), figuras religiosas ocupadas demais, assustadas ou obviamente egoístas para ajudar um moribundo à beira da estrada, o samaritano desprezado perdeu um dia de viagem e o salário de dois dias, ao levar a vítima de assalto à modesta hospedaria ( vv.34-35 ).
Jesus concluiu a parábola reformulando a questão. Mudou a pergunta de " Quem é o meu próximo ? " para " Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? " ( v.36 ). Jesus transformou o substantivo em verbo, e disse que seja quem for o nosso próximo, o que interessa é exersermos boa vizinhança. Nossa atitude é mais importante do que o número de pessoas que ajudamos.
Jesus rejeitou a nossa pergunta feita por razões erradas e semelhante à indagação do judeu, o mestre da lei que indagou " Quem é o meu próximo ? ", para justificar suas atitudes ( Lucas 10:29 ). Nos questionamos para descobrir qual é o mínimo que podemos dar e ainda ser salvos.
Os egoístas perguntam: " Quem é o meu próximo ? ", para ofertar pouco e guardar o restante para si. Os Bons Samaritanos perguntam " Quem precisa da minha ajuda ? " Eles reconhecem que não podem salvar a todos, mas estão prontos para servi-los. - Mike Wittmer

PREFÁCIO
os editores do pão diário

um dos maiores desafios aos cristãos é manter a comunhão com jesus cristo em todo tempo. é fácil negligenciar o momento cotidiano de meditação ou este se tornar uma simples obrigação, que ameaça diminuir a intimidade que podemos ter com deus, sob a ação do espirito santo. nas 365 meditações diárias deste pão diário você encontrará mais ânimo e conforto para vencer os desafios que porventura surgirem em seu caminho e para comemorar as vitórias. nossos autores, que vivem ao redor do mundo, reconhecem a importância da familia reunir-se para compartilhar valores e verdades biblicas. experiências dos servos de cristo, questões do dia a dia, busca de santidade, paz que excede todo o entendimento, vida abundante, tanta descrença, guerras cruéis, miséria, sofrimento e impunidade são abordados amplamente nas páginas deste devocional, ao abrir esta edição do pão diário vol. 16 você perceberá um novo formato, muito mais interativo. aproveite esta oportunidade, seja sábio, leia a palavra de deus, examine-a com cuidado e considere de que maneira as verdades biblicas apresentadas, diariamente, podem enriquecer o seu contato com aquele que nos concedeu vida e salvação. aprenda mais sobre os ensinamentos e bênçãos que deus tem para cada um de nós. oramos para que este livro devocional o ajude a investir melhor o seu tempo com jesus e a tornar este momento uma prioridade máxima. conheça o site www.ministeriosrbc.org e descubra outros recursos biblicos para a sua edificação espiritual. ali você encontrará uma completa linha de devocionais diários temáticos, calendários em diversos formatos, agendas, livros infantojuvenis e livros infantis para ler e colorir. conheça também nossos livros sobre a vida cristã, liderança espiritual e outros temas contemporâneos. mais de 70 titulos de livretos de estudos biblicos de aprofundamento na palavra de deus, cds e folhetos temáticos. aproveite para presentear seus entes queridos, amigos e colegas de trabalho. eles receberão um presente que durará todo o ano.

SUMÁRIO

prefácio 3
como usar este devocional 6
meditações de janeiro a junho 9-189
enfoque pão diário - e agora? 190
meditações de julho a dezembro 194-377
enfoque pão diário - a vida confusa de salomão 378
a biblia em um ano 382

ESTAMOS FELIZES POR VOCÊ UNIR-SE A NÓS NESTA CAMINHADA PARA OBTER UM RELACIONAMENTO MAIS PROFUNDO COM JESUS CRISTO!

esta edição do devocional pão diário traz um olhar inspirativo da palavra de deus para cada dia do ano. na página seguinte, você encontrará algumas instruções úteis sobre como aproveitar melhor a leitura deste devocional. leia-as com atenção. em seguida, invista o seu precioso tempo na leitura do artigo devocional diário. você descobrirá que os nossos autores abordam questões da vida real; dificuldades de relacionamento, como servir e encorajar os outros, busca da santidade enquanto se vive neste mundo impio — tudo isso á luz de uma perspectiva biblica. suas perguntas e seus comentários serão sempre bem-vindos; por essa razão, não hesite em contatar-nos:
caixa postal 4190, 82501-970, curitiba/pr
brasil@rbc.org tel./fax: (41)3257-4028 que deus o abençoe nessa mútua caminhada. —os editores do pão diário.

como usar e obter o melhor resultado da leitura do devocional pão diário:

1- escolha um momento e local. escolha um momento e um local especifico para ler o pão diário.

2- leia os versiculos da biblia. inicie o seu momento com deus lendo a passagem da biblia impressa abaixo da seção leia>. a palavra de deus é a parte mais importante da sua leitura diária.

3- medite sobre o versiculo-chave. ele destaca um tema e indica um bom ponto de partida para a leitura do artigo.

4- leia o artigo e reflita. ao ler, procure aprender mais sobre deus, seu relacionamento com ele, e como o senhor deseja que você viva.

5- dedique um momento á seção examine>. ela contém passagens adicionais para você considerar e meditar.

6- reflita sobre a seção considere>. as perguntas levarão a mensagem do devocional ao seu coração. esforce-se para responder cada pergunta com total honestidade e transparência diante de deus.

7- dedique um momento á oração. após ler todos as seções de cada página, converse com deus sobre o que você acabou de aprender compartilhe sua reação com o senhor.

8- compartilhe com os outros também. busque oportunidades de compartilhar o que você aprendeu. ajude outros a conhecer melhor a palavra de deus lendo o pão diário todos os dias.

Não se esqueça

Guarda-te não te esqueças do Senhor, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos… —Deuteronômio 8:11

Uma de minhas charges favoritas chama-se “Super-Homem em seus últimos anos.” Mostra o Super-Homem já idoso, apoiando-se em uma janela, pronto para saltar, que ao olhar para trás diz: “Ora, onde é que eu ia mesmo?”

Esquecimento acontece a todos nós, e embora nossos lapsos ocasionais possam ser engraçados ou perturbadores, uma falta de memória para com Deus tende a ser desastrosa.

No momento em que o povo de Israel estava pronto para entrar na Terra Prometida, Moisés os desafiou: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos…” (Deuteronômio 8:2) e: “Guarda-te não te esqueças do Senhor, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos…” (v.11).

Esquecer-se de Deus pode ser o resultado de: Provação (Deuteronômio 8:2-4). Deus permitiu que Seu povo passasse fome, e então providenciou o maná. Quando somos privados das necessidades básicas da vida, é fácil sentirmos que Deus de algum modo nos esqueceu. Satisfação (vv.10-11). A abundância ou a necessidade pode produzir amnésia espiritual, porque ambas nos fazem focalizar em nós mesmos, ao invés de em nosso Deus provedor. Orgulho (vv.12-16). Se a prosperidade traz um sentimento de autorrealização, então já nos esquecemos de Deus.

Humildade, obediência, e louvor nos ajudam a lembrar da provisão fiel e do cuidado de Deus. Não nos esqueçamos de agradecer-lhe hoje mesmo por tudo o que Ele tem feito.

Nunca permita que as abundantes dádivas de Deus o façam esquecer-se do Doador.
David C. McCasland

TESOUROS

Segundo uma pesquisa, todos os dias os americanos compram uma média de 3.972.603 ingressos de cinema; e 1.683.835 músicas e discos em lojas on-line. Alugam 1.650.000 DVDs; compram 978.030 sacos de pipocas; 568.764 bolas de golfe; 443.650 batatas fritas grandes, 160.968 garrafas de vodca; 7.500 TVs LCD; e 60 carros de uma certa marca. Analisando essa lista incompleta, fica claro que muitos consumidores gastam dinheiro em coisas temporárias. Jesus, porém, diz que devemos usar nossos recursos para adquirir coisas eternas.
Em Mateus 6, Ele identifica dois tipos de tesouros. O primeiro, as coisas acumuladas na terra. Esses tesouros são vulneráveis a todos os tipos de deterioração e roubo. Eles são os bens que não devemos buscar. A alternativa são os tesouros no céu. Jesus não estava dizendo que podemos comprar a nossa ida para o céu. Estava simplesmente chamando-nos a simplificar as nossas vidas e utilizar nosso tempo e recursos em prol de pessoas necessitadas ( Mateus 19:21; 1 Timóteo 6:17-19 ). Quando nós, com motivos puros ( Mateus 6:1-4 ), renunciarmos às nossas vidas e aos nossos recursos pelos marginalizados, estaremos " armazenando " tesouros no céu.
De que maneira podemos determinar onde estão nossos tesouros e o nosso coração ? Creio que as seguintes perguntas poderão nos ajudar: O que ocupa meus pensamentos e devaneios ? Com que mais me preocupo ? Além da minha família imediata, quem ou o que tenho mais pavor de perder ? Que critérios uso para avaliar os outros ? A ausência de que me faria mais feliz ?
Consideremos em oração os recursos que utilizamos e procuramos, certificando-nos de que nossos pertences são utilizados para abençoar outros e glorificar a Deus. - Marvin Williams

Leia: Mateus 6:19-24
...ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês ( vv.20-21 ).

Examine: Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus ? ( 1 João 3:17 ).

Considere: De que maneira você pode fazer um investimento na eternidade hoje ? Há uma boa maneira de avaliar o seu uso do dinheiro ?

TEMOS O HOJE

Leia: " Salmo 118:19-29 "
Este é o dia da vitória de Deus, o Senhor; que seja para nós um dia de felicidade e alegria ! ( v.24 ).

Examine: Faze com que saibamos como são poucos os dias de nossa vida para que tenhamos um coração sábio ( Salmo 90:12 ).

Considere: Que amido, tarefa ou dever você tem evitado ? A procrastinação é uma forma de desobediência. Faça o que é certo e faça agora.

A filha de Francis Schaeffer, Debbie Middlemann me falou sobre a sua mãe, Edith, viúva e com 94 anos. Francis escreveu vigorosa e frequentemente sobre os perigos da eutanásia e o dom da vida, e agora sua esposa e filha colocavam suas crenças em prática.
Debbie disse que os asilos em seu país usam um processo lento de eutanásia em seus pacientes. Eles recebem doses cada vez maiores de morfina, que os preparam para a partida. Debbie, entretanto, não agiria assim com sua mãe. Ela a levou para casa e insistiu para que usufruísse da vida que lhe restava - ouvindo seus discos e livros favoritos e comendo comida caseira.
Quando Edith notou que envelhecera e provavelmente não teria muito tempo de vida, Debbie a fez lembrar que ela tinha o que qualquer jovem tem - o dia de hoje. Nenhum de nós sabe se estará vivo amanhã, mas sabemos que Deus nos deu este dia. O que estamos fazendo com ele ?
A vida passa rápido e seu ritmo acelera à medida que envelhecemos. Agora uma semana inteira é como se fosse uma longa tarde na minha infância. Muitos anos seu período escolar ? Há quantos anos me formei ? " ...vocês são como uma neblina passageira, " afirma Tiago, " ...que aparece algum tempo e logo desaparece " ( 4:14 ). Salomão responde a brevidade da vida com um sábio conselho: " Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ' Não tenho mais prazer da vida ' " ( Eclisiastes 12:1 ).
Esta é a hora. Não se preocupe com o amanhã, pois pode ser que você nem mesmo esteja aqui. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas sabemos que Deus nos deu o dia de hoje. Como você o passará ? - Mine Wittimer

SUFICIENTE PARA DAR

Leia: Provérbios 28:21-28
Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem faz de conta que o pobre não existe será amaldiçoado ( v.27 ).

Examine: Deuteronômio 15:9-11 , Salmo 24:8-10

Considere: O que você fará esta semana por alguém que está passando por dificuldades financeiras ? Como o ato de dar aos pobres reflete o amor de Deus ?

Você não precisa muito tempo para ser doador ( 2 Coríntios 6:10 ). Um dia uma amiga me levou a um vilarejo distante em Uganda para conhecer sua família. Por ser a única pessoa branca a visitar o vilarejo em meses, a notícia de um "Muzungu" estar lá, correu rapidamente. Em pouco tempo, 30 crianças se juntaram do outro lado da cerca de palha para me ver falando com a família de minha amiga.
Após fingir que não percebia os seus olhares e cochichos, pedi licença e fui até a cerca. Entrei onde estavam, e, brincando, comecei a correr atrás das crianças que gritando e rindo rapidamente fugiam até suas cabanas - mas logo reapareciam para que eu corresse atrás delas novamente. Foi muito legal demonstrar este amor em ação às crianças ( Lucas 18:16 ).
Nossa brincadeira de "pega" improvisada durou quase uma hora. Quando paramos paramos de brincar com as crianças pegaram minhas mãos e me levaram de volta à cabana de minha amiga. O sogro dela, um pastor sábio e gentil, olhou para as crianças e disse, " Você fez novos amigos. ". Uma nova e amorosa amizade havia sido formada ( Colossenses 1:8 ).
Esta foi uma das muitas vezes que o Senhor usou crianças ou um sábio pastor ou amigo ugandense para lembrar-me que mesmo que meus recursos financeiros sejam limitados ( 2 Coríntios 6:10 ), Deus meu dará oportunidade para demonstrar o Seu amor aos pobres " ...com tristeza no coração, mas seja generoso com ele " ( Deuteronômio 15:10 ). Podemos e devemos dar uma porcentagem de nossa renda para ajudar os necessitados. Podemos também prover o empobrecido com ajuda física, palavras de encorajamento ou outros recursos úteis ( Lucas 6:36 ). Ao darmos, Deus promete que não passaremos necessidades ( Provérbios 28:27 ). - Roxanne Robbins

POSICIONADOS

Leia: "Efésios 4:4-16" É ele quem faz com que o corpo [...] e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. [...] cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio de amor ( v.16 )

Examine: Ele ( Cristo ) é a cabeça do corpo, que é a igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo ( Colossenses 1:18 )

Considere: De que maneira você observa os outros para corroborar seu valor no corpo de Cristo ? Você precisa resolver algum conflito com outro cristão ?

" É uma tarefa muito importante. " Num tom sóbrio e maternal, minha filha de nove anos tentava convencer o irmão caçula a ajudá-la numa pequena missão. Tentando levar oito rolos de papel higiênico da cozinha para o banheiro, ela queria que o irmãozinho fosse atrás dela para garantir que nenhum deles caísse. Como geralmente ele é gentil e generoso, teve alguma dificuldade para compreender a relevância do pedido dela, mas finalmente a seguiu. A divertida conversa entre eles me fez refletir sobre o corpo de Cristo.
Fomos criados para viver com um propósito e queremos ter a certeza de que temos algo para dar. Também fomos criados com o desejo de pertença. Embora Deus planejasse satisfazer estes desejos nele, muitas vezes buscamos algo tangível para encontrar satisfação, mesmo no corpo de Cristo.
Se acreditarmos que a nossa que a nossa relevância no corpo de Cristo advém de qualquer cargo que ocupamos na igreja, distorcemos o nosso propósito, e o da igreja. No entanto, Deus insistiu a igreja para ser representação da Sua glória, não da nossa. Quando fundamentamos nosso senso de propósito naquilo que oslíderes nos pedem, nos preparamos para a decepção e abrimos a porta para os conflitos.
Para funcionar bem como corpo de Cristo, cada um de nós deve:
- Reconhecer que Deus, não o homem, é quem nos coloca na função ministerial ( Efésios 4:7,11 ).
- Submeter-se ao processo ordenado por Deus, equipar-nos para o ministério e submeter-se à supervisão da liderança estabelecida por Deus ( Efésios 4:12 ).
- Crescer para ser cada vez mais parecido com Jesus ( v.15 ).
- Conhecer sua função e ajudar os outros a crescerem espiritualmente ( v.16 )
A igreja existe para demonstrar a bondade e a glória de Deus ( 1 Pedro 2:9 ). Nós, como corpo o revelamos ? - Regina Franklin

CORRENDO UMA MARATONA

Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. —Filipenses 3:14

A Maratona dos Camaradas, que começou em 1921, é a ultramaratona mais antiga. É realizada anualmente na África do Sul e tem um percurso de 90 km. Bruce Fordyce dominou esta maratona nos anos 80 vencendo-a nove vezes entre 1981 e 1990. Em 1986 bateu o recorde de 5h24min7s, o qual perdurou por 21 anos, sendo superado em 2007. Fico impressionada com o fato dele continuar disputando esta corrida todos os anos.
De certa forma, nós como cristãos estamos numa maratona. É preciso ter resistência para correr e completar a corrida da vida. Quando o apóstolo Paulo escreveu sua carta aos filipenses, mencionou que estava “avançando para as que diante de mim estão” (3:13) e prosseguindo “para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (v.14).
O nosso Senhor Jesus nos deu um exemplo para corrermos a maratona da vida. A Bíblia diz que Jesus “em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2). Apesar da “oposição dos pecadores” Ele completou Sua corrida (v.3).
O segredo de terminar bem é aguardarmos a alegria que nos espera ao completarmos a corrida da vida — vida eterna com Ele. —CPH

A corrida cristã não é um evento competitivo, mas uma prova de resistência. C. P. Hia

DECEPCIONADOS

Leia: "Gênesis 29:14-30" Ponham a sua esperança no Senhor e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos ( Salmo 37:34 )

Examine: ...Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança ( Provérbios 23:17-18 )

Considere: Qual a causa da sua decepção ? Você permite que ela o impeça de confiar em Deus ? Você tem medo de ser honesto com Deus a respeito da sua desilusão ?

Poucas alegrias superam a do soldado em família após um longo tempo numa zona de combate. Poucas frustrações suplantam a desilusão quanto esta esperança é adiada. Imagine a severa decepção de um batalhão que recebeu ordens para permanecer numa zona de guerra por um período adicional de três meses - menos de 48 horas antes de voltar para a casa !
A história Jacó está cheia de decepções. Apaixonado por Raquel, a filha do patrão, Jacó concordou em trabalhar por sete anos pelo direito de casar-se com ela. Porém, após cumprir a sua parte no acordo, ele foi surpreendido em sua noiva de núpcias. Pela manhã, descobriu que havia dormido com Lia, a irmã de Raquel, que não era tão bonita quanto ela ! ( Gênesis 29:22-25 ). Desiludido - na verdade, furioso - Jacó concordou trabalhar mais sete anos por Raquel.
E a decepção de Lia ? O pai apelara para a deslealdade para casá-lo com um homem que não a amava. E não se esqueça da desilusão de Raquel. Durante anos ela tinha esperado que o noivo terminasse o seu trabalho para casar-se com ela.
Decepções fazem parte da sua vida. As mudanças de planos nos causam decepções. As pessoas nos decepcionam. Se formos honestos, podemos até admitir que, às vezes Deus nos decepciona.
O Salmo 37 tem uma promessa: "Que a sua felicidade esteja no Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja" ( v.4 ). Então por que tantas pessoas vivem desiludidas ? O versículo está fora do contexto, leia o salmo todo. O salmista teve uma visão antecipada de como os ímpios serão punidos com justiça no devido tempo. Ele aconselhou: "Obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida..." ( v.34 ).
Para Jacó, Raquel e Lia, o resultado foi a nação israelita. Através do filho de Lia, Judá, Deus abençoou o mundo com Jesus, o Messias - aquele que jamais nos decepcionará. - Tim Gustafson

Uma questão de princípios

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. —Colossenses 3:2

Durante uma viagem vi um cartaz divulgando um seminário sobre gerenciamento de negócios. A mensagem do cartaz era intrigante: O valor de um líder é diretamente proporcional aos seus princípios. A precisão daquela afirmação me chocou. Aquilo que valorizamos molda o nosso caráter — e em última instância definirá o nosso estilo de liderança ou se seremos realmente capazes de liderar. Contudo, isto não se aplica somente aos líderes.

Para o seguidor de Cristo, os princípios são ainda mais importantes. Quando Paulo escreveu aos cristãos em Colosso, ele declarou: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3:2). Ele queria mostrar que somente ao permitirmos que nossos princípios sejam motivados e moldados pelo que é eterno (não temporal) seremos embaixadores eficazes de Cristo neste mundo. Ao compreendermos que aqui somos peregrinos, não turistas, manteremos uma perspectiva clara e um coração íntegro — e poderemos servir ao Salvador com maior eficácia.

Dizem que vivemos num mundo que conhece o custo de tudo, mas o valor de nada. Entretanto, neste mundo do “aqui e agora” nós, os seguidores de Cristo, somos chamados a construir nossos princípios alicerçados nos valores eternos. Em outras palavras: A eficiência de um cristão é diretamente proporcional aos seus princípios.

Apegue-se firmemente ao que é eterno, e sem firmeza ao temporário. Bill Crowder

POR QUE EU?

Leia: 1 Samuel 2:1-9
O Senhor Deus é quem tira a vida e quem a dá. É ele quem manda a pessoa para o mundo dos mortos e a faz voltar de lá ( v.6 ).

Examine: Falarei do teu poder, ó Senhor, meu Deus; anunciarei a tua fidelidade, a tua fidelidade somente ( Salmo 71:16 ).

Considere: De que maneira a soberania de Deus o encoraja ? O que acontece quando você adora a Deus, após ouvir más notícias ?

Posso dizer se as notícias são boas, quando meu oncologista entra pela porta. Lutando contra o câncer por três vezes, é fácil compreender meu médico. Quando ele está metódico e sombrio, sei que os resultados não são bons.
Em consulta recente, após muitas sessões de terapia, ele entrou apressadamente pela porta e quase gritou, " Os exames parecem bons ! "
Toda vez que ouço boas notícias, louvo a Deus. Mas também penso: Por que eu ? Por que outros não foram curados ?
Meu melhor amigo no Ensino Médio morreu de câncer com apenas 15 anos. Muitas outras pessoas que conheci também pereceram desta doença. E por que eu não ?
A oração de Ana em 1 Samuel @ ajuda a responder minha pergunta. Ela exclamou, " O Senhor Deus é quem tira a vida e quem a dá. É ele quem manda a pessoa para o mundo dos mortos e a faz voltar de lá " ( v.6 ). Ela adorou a Deus pelos Seus caminhos soberanos. " ...Os alicerces da terra são de deus, o Senhor; ele construiu o mundo sobre eles " ( v.8 ). Ela o adorou por ser Senhor de tudo.
As palavras dela fluíram de um coração reavivado. Por anos, ela queria um filho ( 1:15 ). Seu marido, Elcana, tinha outra esposa que " ...tinha filhos; Ana, porém, não os tinha " ( v.2 ).
Ana, angustiada, orou a Deus e o Senhor ouviu o seu pedido ( v.19 ). Tabernáculo para servir a Deus " ...enquanto ele viver " ( v.28 ). Ela adorou o Soberano e deixou Samuel para servi-lo.
Deus ouve nossos clamores quando enfrentamos dificuldades. E depois Ele revela Sua vontade, a qual reflete o Seu prazer. Podemos responder pela fé adorando-o por quem Ele é - independentemente do resultado ( Jó 1:20-22 ).
Não há problemas em, às vezes, se perguntar " por quê " . Podemos confiar na mão soberana e poderosa de Deus o tempo todo. - Tom Felten

A BÊNÇÃO DA ORAÇÃO

O Senhor te abençoe e te guarde. —Números 6:24

Nossa igreja iniciou um novo procedimento no final do nosso tradicional culto matutino de adoração. Nos voltamos uns para os outros e cantamos a conhecida bênção familiar de Arão dada pelo Senhor a Moisés, para que a desse ao povo de Israel: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Números 6:24-26). Nossos corações são exaltados ao olharmos nos olhos de outro cristão e estendermos nossa bênção para ele ou ela.
Certo domingo, percebi uma troca especial e emocionante que já se tornou um evento semanal. No banco um pouco à nossa frente, estavam sentados Oscar e Mariana, seguidores fiéis de Jesus Cristo e cônjuges dedicados durante 62 anos de vida matrimonial. Quando começamos a cantar, Oscar apertou as mãos de Mariana entre as suas. Eles cantaram as palavras iniciais desta bênção especial um para o outro, antes de olhar para outras pessoas. Todos ao redor procuravam espiar o olhar amoroso ao perceber a ternura em suas faces.
Uma bendição não é simplesmente um ritual de conclusão de um culto; é o desejo de uma oração genuína para que a bondade de Deus acompanhe a outra pessoa. Ao abençoarem um ao outro, Oscar e Mariana demonstraram o mais profundo significado da bênção. Ao abençoar outros, expressamos gratidão pelo que Deus fez por nós por meio da morte de Cristo (Hebreus 13:20-21). —DCE

Deus nos concede bênçãos para sermos bênçãos a outros. David C. Egner

QUEM SOU EU?

Leia: "Êxodo 4:8-17" Quem dá a boca ao ser humano ? [...] sou eu, Deus, o Senhor ( v.11 )

Examine: ...ouvi o Senhor dizer: - Quem é que vou enviar ? Quem será o nosso mensageiro ? então respondi: aqui estou eu. Envia-me a mim ! ( Isaías 6:8 )

Considere: Onde Deus o chama para servi-lo ? O que o impede de segui-lo ?

Mencione o nome de Moisés, e as pessoas pensarão em liderança, força e nos Dez Mandamentos. Elas tendem a se esquecer do assassinato. Perdem de vista seus 40 anos como fugitivo. Deixam de lado seu problema com a ira e sua intensa relutância em dizer sim a Deus.
Moisés fugiu para o deserto por ter matado um homem que perseguia um hebreu como ele. Deve ter gostado de sua vida tranquila no Sinai, porque não quis deixá-la quando Deus apareceu com ordens para marchar ( veja Êxodo 3:1-10 ). Ele inclusive teve uma longa discussão com Deus.
Moisés entrou no jogo de "não sou carta boa", perguntando a Deus: "Quem sou eu...?" ( Êxodo 3:11 ). Deus não lhe respondeu essa pergunta. Nem prometeu livrar Moisés de tempos difíceis. Ele simplesmente disse, "Eu estarei com você" ( v.12 ). E então disse a Moisés quem Ele era: "EU SOU QUEM SOU" ( v.14 ).
É saudável termos o senso de nossa inadequação. Se, porém, usarmos isso como desculpa para evitar que Deus nos use, nós o insultamos. O que estamos dizendo, na verdade, é que Deus não é bom o suficiente.
Pediram a um amigo meu, que deixasse seu trabalho e assumisse uma posição no ministério Cristão. Ele queria fazer isso, pois tinha o desejo de fazer algo diferente, algo mais significativo. Essa oferta para participar numa equipe da igreja, parecia adequar-se perfeitamente. E ele disse: "Não mereço isso pois eles não me conhecem. Não sou bom o suficiente."
Ele está certo. Não é bom o suficiente. O que significa que chegou exatamente ao lugar onde Deus o queria. "O mundo está cheio de pessoas más", disse o pastor Mark Driscol, "e Jesus". Quando descobrimos isso, estamos no lugar exato onde Deus quer que estejamos.
A pergunta não devia ser, Quem sou eu ? E sim, Quem é Deus ? - Tim Gustafson

APROVAÇÃO

Em O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald narra as tentativas desesperadoras de Jay Gatsby para obter aprovação de sua amada Daisy. Ele faz de sua vida um teatro baseado nos desejos de sua amada, na esperança de reconquistá-la. Embora não autobiográfico, o livro espelha algumas lutas do autor para ser aprovado por aqueles cuja opinião valorizava - ele mesmo e a esposa Zelda. Ficção e vida real colidem quando as expectativas encobrem a realidade.
Sua vida e obra não eram centradas em Deus, porém, a sua propensão em viver pela aprovação dos outros é uma luta que muitos enfrentam - até os cristãos. Poucos escolheriam viver com medo da opinião alheia. Em vez disso, a preocupação nociva com o que os outros pensarão brota do nosso medo de rejeição.
Obter a aprovação dos outros não é pecado Lucas 2:52 diz que Jesus agradava cada vez mais a Deus e às pessoas. Paulo procurou " ...sempre ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas " ( Atos 24:16 ). O problema surge quando a aprovação dos outros se torna a nossa meta.
Mesmo o mais devoto pode falhar às vezes. E nossas opiniões com frequência são obscurecidas por nossa natureza pecaminosa, quando nos dedicamos em atender às expectativas alheias, colocando a opinião deles acima de Deus ( João 12:42-43 ). O que importa é a aprovação que recebemos de Deus ( 2 Coríntios 10:18 ).
Viver para agradar aos outros - mesmo com boas intenções - é uma busca vã. Ser um trabalhador aprovado por Deus ( 2 Timóteo 2:15 ) significa viver para agradá-lo, avaliando e julgando os nossos desejos e pensamentos pela Palavra ( Hebreus 4:12 ).
No fim, só uma opinião importa: a de Deus. Suas expectativas em relação a nós não mudam de acordo com emoções ou circunstâncias ; Ele permanece consistente e verdadeiro. - Regina Franklin

Leia: Romanos 14:7-18
...quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos ( v.18 ).

Examine: - Lucas 16:15
- João 5:44
- Gálatas 1:10

Considere: Você precisa da aprovação de alguém em especial ? Qual a importância da aprovação de Deus para você ?

AMANHÃ

Leia: Tiago 4:13-17
Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã ( Provérbios 27:1 ).

Examine: - Salmos 37:1-8;39:4-7
- Mateus 6:25-34

Considere: Como será o seu amanhã ? Quais medos e preocupações sobre o amanhã devem ser apresentados a Deus ?

Falemos do amanhã - hoje. Como será o seu amanhã?
O amanhã poderá nos trazer a morte. Desde o momento em que nascemos, começamos a morrer. Alguém já disse que a morte é um compromisso que se pode adiar, mas não cancelar ( Salmo 89:47-48 ).
O amanhã poderá trazer a doença ( Jó 14:1-2 ). Desejamos uma vida saudável. Mas temos que lidar com a fragilidade da vida e de nossos corpos.
O amanhã poderá trazer atribulação e sofrimento. Nossos dias são cheios de dores e desgosto ( Jó 5:7 ; 7:1 ; Eclesiastes 2:23 ). Nós vivemos sob frustrações, amarguras e alfições ( Salmo 90:9-10, Eclesiastes 5:17 ).
Talvez o amanhã em nada mudará. Só mais um capítulo na mesmice. Amanhã é igual ao ontem que é igual ao hoje, " ...nada há de novo neste mundo " ( Eclesiastes 1:9 ).
O amanhã poderá nos trazer sucesso e recompensas ( Ah, até que enfim algo positivo ! ). Uma promoção ? Lucros ? A vida é boa e você mal pode esperar pela chegada do amanhã ( Isaías 56:12 ).
Mas que tal o próximo amanhã ? Será que os próximos dias mudarão a sua sorte - trazendo a morte, a doença ou sofrimento ? Sua vida é um ciclo que se fecha ( Eclesiastes 1:5-6, 9; 3:15 ).
Ira Stanphil resume as nossas reações aos nossos amanhãs com estas palavras: " Nada sei sobre o amanhã, vivo um dia após o outro. Não conto com o sol por vir, pois os céus poderão escurecer. O futuro não me preocupa, pois sei o que Jesus disse, Hoje andarei ao Seu lado, pois Ele conhece o amanhã. Pareço não compreender muitas coisas sobre o futuro, e sei quem é o dono do amanhã, e quem segura a minha mão. " - K. T. Sim

VENHA !

Leia: João 1:35-42
- Venham ver ! - disse Jesus [...] e ficaram com ele o resto daquele dia... ( v.39 ).

Examine: - Salmo 27:4
- Salmo 42:1-2
- Salmo 73:24-28

Considere: Na semana passada você investiu seu tempo com Jesus, falando com Ele e ouvindo Sua Palavra ? O que você aprendeu com Ele ? O que você aprendeu dele e que agora pode compartilhar com os outros ?

Na aula de evangelismo na igreja, o istrutor perguntou: " Como você apresentaria Jesus a um não-cristão ? Apresentaria como alguém que soluciona todos os nossos problemas ou como alguém que nos dá uma saudável autoestima e felicidade ? " Boas perguntas !
Ao apresentar Jesus aos seus dois discípulos, João Batista o descreve como o " ...Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo " ( 1:29, 36 ). João nos lembra que o nosso problema básico é o pecado e que a nossa necessidade básica é a salvação. Jesus morreu pelos nossos pecados.
Os discípulos imediatamente seguiram a Jesus ( v.37 ). E Jesus lhes fez uma simples pergunta: " O que é que vocês estão procurando ?... " ( v.38 ). Você pediria a Jesus boa saúde ? Um emprego melhor ? Um casamento mais feliz ? Mais dinheiro ?
Os discípulos fizeram uma pergunta um tanto estranha: " ...onde é que o senhor mora ?... " ( v.38 ). Não estavam perguntando pelo local onde Jesus residia. Na verdade o que estavam dizendo era: Queremos passar um tempo contigo ! Não estavam buscando algo para si mesmos. Buscavam o próprio Jesus. Venham ver, Os dois discípulos passaram o dia com Jesus ( v.39 ). Exemplificaram para nós as exigências e o privilégio do discipulado - investir tempo com Jesus.
Muitas vezes perdemos a oportunidade de investir tempo com o nosso Salvador porque estamos buscando algo além da Sua presença. Será que ansiamos mais pelo Doador do que pelas dádivas ? Precisamos orar como Richard of Clichester: " Misericordioso Redentor, que eu possa conhecê-lo mais claramente, amá-lo mais afetuosamente, segui-lo mais de perto, dia após dia. "
Precisamos investir mais tempo com Jesus porque desejamos conhecê-lo intimamente. De modo algum poderemos compartilhar a respeito dele com os outros se não o conhecemos verdadeiramente. - K. T. Sim

SEJA O VENCEDOR

Leia: Números 12:1-15
...Será que o Senhor tem falado somente por meio de Moisés ? Será que não tem falado também por meio de nós ? ... ( v.2 ).

Examine: - Provérbios 17:14
- Gálatas 5:26
- 2 Timóteo 2:24

Considere: É importante permanecer humilde durante um conflito ? Com base na experiência com seus irmãos de sangue - ou até mesmo um irmão ou irmã em Cristo, qual o papel do ciúme nas disputas entre irmãos ?

Não consigo pensar numa ocasião em que eu tivesse que pagar para assistir a rivalidade entre irmãos em ação. Seria divertido testemunhar pessoalmente uma partida entre os gigantes do tênis Venus e Serena Williams. Antes que as duas irmãs competissem em Wimbleon em 2008, Venus observou: " Cada uma por si . "
Elas são atletas profissionais, mas nós, mesmo adultos, também enfrentamos altos e baixos semelhantes suficientes sem contar com o casal de irmãos irritantes. Arão e Míriam ficaram com ciúme de Moisés e o criticaram, reclamando: " ...Será que o Senhor tem falado somente por meio de Moisés ?... " ( v.2 ).
Moisés recusou-se a confrontá-los. E como ele, quando se trata de irmãos que se preocupam com minúcias, devemos reagir com humildade e lembrar que numa " ...briga ; quem fica fora dela é que merece elogios " ( Provérbios 20:3 ). Talvez tenhamos que corrigir o erro com amor, e devamos seguir o seu exemplo de mansidão. Ele " ... era um homem humilde, o mais humilde do mundo " ( Números 12:3 ).
Sendo " ... [ Deus ] bondoso com os humildes " ( Tiago 4:6 ), não deviamos nos impressionar por Ele defender Moisés contra seus irmãos. Observe o que ocorreu a seguir: " ... Míriam foi atacada por uma terrível doença da pele, que ficou branca como a neve ... " ( Números 12:10 ).
Quando serviamos a Deus humildemente não precisamos tomar o conflito em nossas mãos. Podemos contar com Ele para acertar as coisas à Sua maneira, em Seu tempo.
Agravando o conflito, jamais desejaríamos que uma irmã irritante contraísse lepra. Como Venus e Serena, só queremos vencer. Permanecer humildes e pedir a Deus que nos guie é a melhor maneira de "" vencermos " quando se trata de rivalidade fraternal. - Jennifer Benson Schuldt

RISO FALSO

Leia: Provérbios 14:1-13
O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou ( v.13 ).

Examine: Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará ( Mateus 5:4 ).

Considere: Que sofrimento você tentou esconder por trás de um riso falso ? Que atitude tomará para levar sua dor diante de Deus e de outras para que haja cura genuína ?

Hunter Adams, o médico cuja a história de vida inspirou o filme Patch Adams, O Amor é Contagioso, 1998, sempre incentivou o relacionamento médico-paciente apoiado fortemente no senso de humor e brincadeiras. Adams acredita que estabelecer este tipo de conexão com o paciente é fundamental para melhorar a sua saúde física e emocional.
O riso e o humor são importantes na vida. O livro de Provérbios diz: " A alegria faz bem à saúde... " ( Provérbios 17:22 ). Todos nós poderíamos utilizar mais o riso em nossas vidas.
Embora haja lugar para o humor, às vezes o riso pode ser um disfarce. As pessoas podem aparentar felicidade, mas por dentro sentir-se emocionalmente destruídas. Como conselheiros, estive numa posição privilegiada para ouvir alguns dos mais trágicos relatos de sofrimentos pessoais, para depois, simplesmente, terminar rindo da situação.
É verdade. Algumas vezes rir ou fazer piada representa algo mais do que simples defesa. Podemos brincar o tempo todo como forma de nos escondermos dos outros, pois assim não nos levarão a sério. E muitos de nós aprendemos a interpretar o palhaço e a encobrir muitos sofrimentos profundos por trás do nosso senso de humor e espírito brincalhão. O livro de Provérbios diz: " O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou " ( Provérbios 14:13 ). Embora o riso possa mascarar a dor, ela continua lá e precisamos tratá-la.
Chega o momento na vida dde todos em que precisamos enfrentar nossos sofrimentos ao invés de nos escondermos deles. Há um tempo para transformar nosso riso e tristeza ( Eclesiastes 7:3 ) e convidar Deus para nos dar palavras de consolo e cura às áreas feridas do nosso coração.
Não permita que o riso falso impeça o consolo e a cura que somente Deus pode trazer. - Jeff Olson

MAIS ELEVADO

Leia: - Mateus 27:11-26
Mas, quando foi acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes judeus, Jesus não respondeu nada ( v.12 ).

Examine: Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz ( 1 Pedro 2:23 ).

Considere: Você deseja vingança por algo que alguém fez contra você ? O que o impede de se livrar da mágoa ? Você valoriza o perdão que Deus lhe concede ?

Confortavelmente acomodado debaixo das cobertas pesadas numa noite fria, cobri o rosto e tentei dormir. Porém o conforto da cama aquecida não afastava o meu sonho inquietamente.
Aprendi do modo mais difícil que os relacionamentos na igreja não estão livres de complicações, e tentava lidar com minha mágoa durante o sono. Traição é uma palavra forte, e me senti manipulada, enganada e profundamente incompreendida. Cansada de procurar o caminho mais elevado, o sonho revelava meu coração: eu queria
vingança.
Abrir mão do nosso direito de defesa é com certeza um daqueles momentos em que chega " a hora da verdade " para nossa fé. Podemos tentar assumir o controle e recusar-se a ter a nossa definição de justiça negada ou abrir mão e nos entregarmos a um Salvador que " ... compreende as nossas fraquezas, [ ... ] [ pois ] foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou " ( Hebreus 4:15 ). Ninguém gosta de ficar por perto e deixar que as coisas acontecem. Mesmo assim, Jesus aceitou Sua traição, porque sabia que Deus é fiel ( Hebreus 10:23 ).
Salmo 119:165 diz: " Aqueles que amam a tua lei têm muita segurança, e não há nada que os faça cair ." Jesus suportou a traição e o sarcasmo por dois motivos. Ele amava o Pai e a nós. Nos momentos de grande misericórdia, a simplicidade dos dois maiores mandamentos parece estar ao nosso alcance ( Mateus 22:37-39 ). Com o espinho da traição em nosso coração, entretanto, ficamos imaginando como conseguiremos fazer isso.
É aí que o caminho mais elevado - um lugar doloroso onde o " eu " morre - entra em ação. A verdadeira vida se torna abundante quando vivenciamos a graça que Deus nos demonstrou. Será que escolheremos nossa vingança humana ou Seu perdão divino ? Não podemos ter os dois ( Mateus 6:14-15 ). - Regina Franklin

A VOLTA POR CIMA

Quase todos nos lembramos da grande catástrofe do Titanic. Poucas vezes na
história ocorreu um naufrágio de tais dimensões: 1513 pessoas mortas. Muitos
pensaram que para os sobreviventes da tragédia, a vida tinha perdido todo o sentido.
E era muito provável que sim. No entanto, poucos anos depois, Norr is Williams,
um dos sobreviventes, ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris
(1920). Norr is aprendeu que não se perde uma partida enquanto ela não acaba. Ele
saiu vivo do naufrágio, para ganhar!
Poucas pessoas na história caíram tão fundo quanto Pedro. Foi capaz de negar
ao Senhor e dizer a todos os que o rodeavam que nunca o conhecera. Jurou e
blasfemou que não tinha nada a ver com aquele nazareno condenado à morte.
Quando Jesus o encontrou instantes depois, Pedro chorou amargamente; tinha
falhado no momento mais importante, fracassado com o Seu Salvador quando Ele
mais necessitava tê-lo ao seu lado.
Pedro se foi, desistiu de si mesmo, crendo que Deus não lhe perdoaria nunca
mais e abandonou sua missão para voltar ao seu antigo trabalho. A sua vida já não
tinha sentido; tinha dado tudo para seguir a Jesus, mas no momento mais importante,
o negou e o abandonou. Pedro nunca mais foi o mesmo: durante os dias
que se seguiram todas as sombras o faziam recordar seu medo; todos os sons
lembravam aquelas palavras “me negarás três vezes…”. Pedro não pôde dormir
mais… Todas as manhãs, o encontravam chorando e recordando o seu mestre:
aquele que havia ido sozinho para a morte, porque ele não teve coragem de estar
com Ele. Também queria morrer porque agora a sua vida não tinha objetivo.
Três dias depois, seus amigos — os seguidores de Jesus, vieram buscá-lo.
Pedro pensou que vieram reprová-lo pelo que havia feito, mas, não! Vieram contentes,
transbordando de alegria e dizendo: “O Senhor ressuscitou, e vai voltar
outra vez, e quer que tu estejas conosco” (Marcos 16:7). Pedro não pôde acreditar.
Foi correndo, cheio de alegria, ao sepulcro onde deixaram Jesus e vê que não
está ali. É verdade! Ressuscitou! E quando se encontra com Ele naquela mesma
noite (João 21), Pedro não sabe o que fazer para pagar seu pecado: trabalha,
traz os peixes, faz tudo sozinho! E Jesus, com Sua sabedoria divina lhe faz só
uma pergunta: “tu me amas?” e a faz três vezes — tantas quantas Pedro o havia
negado! Sim, Pedro entendeu que Jesus o perdoou e que Ele nunca nos nega!
Você já negou ao Senhor? Já o desobedeceu? Está caminhando longe dos
Seus planos? “Deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai
o vosso coração ao Senhor.” Você foi muito longe e tem medo de Deus? Corra
para os Seus braços! Não há outro lugar mais seguro e cheio de amor. Jaime Fernández Garrido

GUARDIÕES

...o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.
—1 Coríntios 3:17

Em jornalismo, o termo guardiões refere-se aos repórteres, diretores e editores que analisam várias notícias 
e determinam quais as histórias que são dignas de nota. Alguns profissionais do jornalismo, com vasta experiência, alertam que a internet permite que as informações cheguem até nós sem checar as fontes.

Na época do Antigo Testamento, os guardiões guardavam o templo para evitar que aqueles que fossem impuros entrassem nele (2 Crônicas 23:19). No ano 70 d.C. o templo foi destruído pelos exércitos romanos do Imperador Tito. Mas a destruição começou anos antes quando os levitas designados para guardá-lo falharam no cumprimento desta tarefa, após caírem sob a corrupta influência do rei sírio Antióquio IV.

Paulo chamou nosso corpo de templo de Deus (1 Coríntios 3:16-17), e muitas forças estão trabalhando para atacar a nova morada de Deus. O mal pode consolidar-se através de áreas desprotegidas de nossa vida espiritual — lugares onde a inveja, dissensão ou divisões podem nos destruir (1 Coríntios 3:3). Cada um de nós deve estar alerta contra o inimigo das nossas almas e nunca dar lugar ao Diabo (Efésios 4:27). 

O critério para saber o que é aceitável está descrito em 
Filipenses 4:8 “…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. E a paz advinda guardará a entrada dos nossos corações e mentes. —JAL

Se você não estiver atento contra o mal, 
você será influenciado por ele. Julie Ackerman Link

Rico em Deus

…onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. —Lucas 12:34

Acompanho as flutuações do mercado de ações e reflito sobre os efeitos do medo e cobiça. Um personagem de um filme dos anos 80 tinha esta filosofia: “A ganância, por falta de uma palavra melhor, é boa. Ser ganancioso é certo! A ganância funciona! […] a ganância [vai] salvar […] a América!” Que pensamento tolo!

Lembro-me daquela ocasião em que um homem pediu a Jesus que atuasse como mediador e fizesse seu irmão dividir a herança. Jesus recusou-se a atender ao pedido, mas foi além, fez um ato de bondade ainda maior pelo homem. Ele revelou a motivação por trás da solicitação do homem e suas consequências: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

Jesus então contou uma parábola sobre um homem que teve uma colheita abundante e começou a fazer planos para aumentar a sua riqueza e desfrutar dela. Jesus concluiu: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas 12:20-21).

O problema da cobiça é que no final das contas nossos bens se vão. Pior ainda — nós partimos. É melhor guardarmos tesouros no céu, investir em riquezas espirituais e nos tornarmos “ricos em Deus”

Nossa verdadeira riqueza é o que investimos na eternidade. David H. Roper

VIGIANDO SUA ESPERA

Uma pesquisa da revista Fitness com mil mulheres mostrou que elas estão dispostas a tomar medidas drásticas para atingir o seu peso ideal: 23% disseram que que passariam uma semana na prisão. O mesmo percentual cortaria o cabelo careca. 22% usariam biquíni na TV. 21% dariam dez anos de sua vida em troca de perder alguns quilos.
É evidente que algumas pessoas são obcecadas com o seu peso. E, tanto quanto essas mulheres se preocupam com vigiar seu peso, existe uma espera à qual Deus pede aos Seus filhos para atentarem.
No Salmo 27, Davi se manteve em espera, dando um poderoso passo de renovação ( v.14 ). Ele renovou sua confiança nos atributos de Deus. No primeiro versículo, ele declarou que Deus era sua luz. Davi perdeu quilos de medo e dúvida ao reconhecer a brilhante e divina luz do caráter de Deus. A luz da natureza santa de Deus deu a Davi força para esperar com inabalável fé.
Davi também afirmou que Deus era sua salvação ( v.1 ). Isto significa que, embora Deus não o tivesse livrado de todas as angústias, Davi cria que Ele podia dar livramento físico e espiritual de perigos presentes e futuros ( vv.2-3 ).
Finalmente, Davi declarou que Deus era sua fortaleza ( v.1 ). Ele esperou em Deus por livramento, porque somente Deus poderia mantê-lo seguro em situações de perigo. Davi se manteve em espera através de inabalável confiança no próprio Deus ( v.5 ).
Podemos sentir essa confiança ! Vigiemos nossa espera hoje, dedicando-nos a exercitar novas verdades que aprendemos sobre Deus e a tonificar aquilo que sabemos sobre Ele através da Sua Palavra ( v.11 ).
Quando estas verdades se tornarem parte da nossa rotina, Deus nos dará a força para atuarmos através das nossas circunstâncias com confiança nele. - Marvin Williams

Leia: Salmo 27
O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo ? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém ( v.1 ).

Examine: - 2 Samuel 22:29
- Salmo 119:105
- Apocalipse 21:23; 22:5

Considere: O que o faz correr à frente de Deus ? Enquanto você espera em Deus, quais dos Seus atributos você precisa reafirmar hoje ?

IGREJA DO CANDEEIRO

[…] arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro […] —Apocalipse 2:5

Gosto muito de igrejas com nomes como: “Igreja Rei da Glória” ou “Igreja Missionária Alfa e Ômega.” Se a igreja de Éfeso ainda existisse, talvez pudéssemos chamá-la de algo estiloso como: “Primeira Igreja do Candeeiro.”
Com frequência não compreendemos o significado da visão gloriosa de João relatada no primeiro capítulo do livro de Apocalipse, sobre Jesus em pé entre sete candeeiros de ouro. Estes candelabros não eram meramente decorativos, mas fontes geradoras de luz. Portanto, como é sugestivo que os candeeiros representassem as sete igrejas chamadas para levar a luz de Jesus ao mundo cheio de trevas.
Vivemos num mundo em trevas que precisa desesperadamente da luz de Cristo resplandecendo através de nós. Sendo assim, sejamos cuidadosos para não repetir o erro dos efésios que “abandonaram o primeiro amor” (Apocalipse 2:4). Apesar de elogiados pelo bom desempenho de muitas tarefas, eles falharam por não colocar Jesus em primeiro lugar.
É fácil deixar que as tarefas tomem o lugar de Jesus até que, de repente, estamos fazendo o “trabalho na igreja” com a motivação completamente errada. E então? Perdemos nosso impacto. Jesus advertiu: “[…] arrepende-te e volta à prática das primeiras obras e, se não […] moverei do seu lugar o teu candeeiro […]” (Apocalipse 2:5). Não podemos permitir que isso aconteça. Coloque Jesus em primeiro lugar para que a Sua luz continue a resplandecer neste mundo em trevas. —JMS

As obras feitas por amor a Jesus resplandecem melhor no mundo de escuridão. Joe Stowell

CRIANÇAS DE RUA

Tenho um fraco pelas crianças de rua da Uganda e tento incluí-las em programas da igreja que porém alimento, moradia, acesso aos estudos e mentores de qualidade. Frequentemente, tais esforços são gratificantes. Às vezes, porém, os resultados são desapontantes - em particular quando as crianças que amei e nas quais investi, roubam-me e retornam às ruas.
Mês passado, dois convincentes jovens bons-de-bico me enganaram em centenas de dólares ( depois eu conto essa história ) ; concluí que estava farta. Enviei ao mentor dos culpados uma mensagem SMS dizendo: " Seus garotos me levaram ao limite. Portanto, até manifestar-me em contrário, terei um período sabático na ajuda às crianças de rua. "
Minutos após expressar minha resolução, uma passagem do Novo Testamento invadiu meus pensamentos: " Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita " ( Gálatas 6:9 ).
Tentei distanciar-me dessa exortação, mas não consegui. E mergulhei mais na Palavra de Deus para descobrir como poderia evitar cansar-me de " ...fazer o bem " no futuro e, no processo, adquirir o necessário discernimento. Eis uma amostra do que aprendi:
- Reconhecer que Deus quer que doemos com sabedoria. " Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria " ( 2 Coríntios 9:7 ).
- Ter em mente que " ...sempre que pudemos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé " ( Gálatas 6:10 ).
- Lembrar-se que Deus nos recriou em " ...Cristo Jesus, [...] para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós " ( Efésios 2:10 ).
Agradeça ainda hoje, a Deus por permitir que você participe de Sua obra, e continue fazendo o que é bom. - Roxanne Robbins

Leia: Gálatas 6:1-10
A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma ( v.3 ).

Examine: ...que a fé que une você a nós faça com que compreendamos mais profundamente todas as bênçãos que temos recebido na nossa vida, por estarmos unidos com Cristo ( Filemom 6 ).

Considere: Escreva uma nota para um amigo generoso, agradecendo-o por ajudar pessoas necessitadas. Que coisa boa Deus pôs em seu coração para fazer ?