Paiva Netto
Fraternidade e Solidariedade são forças poderosíssimas, superiores a todos os ódios humanos conluiados.
Para que haja Paz Verdadeira entre as nações, é preciso primeiramente que ela habite o coração das criaturas que as formam.
Urge que o mundo caminhe na direção do entendimento, com a cooperação dos homens que eventualmente o dirijam ou sem a intromissão deles.
De forma alguma o poder das bombas nucleares ou de outras armas de extermínio, nunca anteriormente imaginadas, trará Paz definitiva à Terra.
Deus concedeu livre arbítrio aos Seres Humanos e espera que amadureçam a ponto de compreender as Realidades Celestes, que constituem a verdadeira revolução que deve ser completada no mundo.
O maior bem que o Criador Supremo pode proporcionar à criatura é a Paz interior, que coisa alguma neste mundo consegue substituir. Quem tem Paz tem força, porque carrega o Divino Poder no coração.
Não é por crer no Evangelho que se deva ser parvo. Jesus nos aconselhou a ser "Simples como as pombas", contudo completou o Seu ensinamento ao declarar: "e prudentes como as serpentes".
Racismo é obscenidade (assim como preconceitos sociais, religiosos, científicos ou de qualquer outra espécie). Vai solapando não somente os esforços da etnia negra, mas também dos brancos pobres, dos índios, dos imigrantes... É preciso erradicá-lo, pois em seu bojo surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, que vêm dificultando o estabelecimento da Paz no Planeta.
Os racistas, mais dia, menos dia, serão vítimas do seu próprio atrao moral. Isso é fato inafastável - nesta ou na Outra Vida - de seus caminhos repletos de equívocos.
É preciso que se tenha mau-caráter para buscar nos outros justificativas para as suas próprias barbaridades.
Ser corajoso, leal e realmente justo deve especificar o conceito de quem pretenda, neste mundo, agir com correção nas horas de desafio.
Todos nós prestaremos contas a um Tribunal incorruptível, que existe do Outro Lado da Vida, cujo portal de entrada é a própria consciência.
Os que pensam em se vingar, se querem insistir nessa demência, devem primeiro providenciar duas sepulturas, sendo uma delas para si.
Combater o erro é como estar em uma dança: adiantam-se dois passos, recua-se um; avançam-se outros, retrocedem-se poucos. Todavia nunca se pode parar.
Jamais façamos nada esperando retribuição. O Bem não é um negócio. No entanto, é um grande tesouro a ser multiplicado em prol da comunidade planetária. O ser humano constitui o Capital de Deus.