Paiva Netto
O estágio de fragilidade moral do mundo é tão avançado que, para acabar com a violência, só existe uma medicina forte: a da escalada do Amor Fraterno, aliado à Justiça e a Educação.
Haverá um dia em que as armas terão, por fim, suas sinistras vozes caladas. Ainda no Terceiro Milênio, mesmo que demore, os Seres Humanos entenderão que a essência do poder não se encontra propriamente neles, mas, sim, no espírito de Solidariedade, que a todos deve irmanar.
Se Deus nos privilegiou com o livre-arbítrio, igualmente nos instruiu com o sentido da responsabilidade, do qual, para o nosso bem, não devemos abrir mão.
Tudo começará a mudar, porém, quando as massas e seus governantes aprenderem a manter por meio da prece e de ações solidárias, sintonia permanente com as Entidades Espirituais Superiores, que pairam acima dos limites terrestres. Os políticos e os que detêm o poder, incluído o religioso, mais do que ninguém deveriam orar e vigiar, como Jesus advertiu.
Ninguém neste Planeta exerce o poder impunemente. Por isso, não apenas os povos, mas também os seus líderes devem, sem ódio no coração, orar constantemente, a começar pelos políticos...
Quem souber entrar no Silêncio fará surgir, de dentro de si, todas as riquezas que o mundo não lhe pode oferecer, a começar pela Paz de Espírito, que Deus nos prometeu e que ninguém, além Dele, nos pode proporcionar integralmente, porque nem a conhece ainda.
Quando você precisa de reconhecimento constante para tudo que faz, alguma coisa anda errada... com Você.
Não haverá Paz duradoura enquanto prevalecerem privilégios injustificáveis, que desonram a condição humana, pela ausência de Solidariedade, que deve iluminar homens e povos.
A temperança é virtude indispensável nesta peleja. Entretanto, diante dos desafios, não confundamos pacifismo com debilidade de caráter.
Quem faz caridade, persistindo nela, recebe de Deus a Caridade Dele, ou seja, Sua Misericórdia Infinita.
Se não tiveres cuidado com a formiga que está debaixo dos teus pés, ninguém terá cuidado de ti, quando estiveres na trilha do elefante.
O mundo só conhecerá a paz quando viver o amor espiritual e souber reconhecer a verdade divina. A verdade divina de um Deus que é amor. Não a de um ser brutal e vingativo, inventado pelo desatino humano.
O novo mandamento do Cristo é a Lei de Solidariedade planetária, ainda pouco conhecida e muito menos vivida. Mas um dia virá a ser, por força do Amor ou por intervenção da Dor: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros.
É preciso engrossar as fileiras dos que não querem ver o Planeta secar, como um fruto podre, ou explodir, como uma bomba cósmica monumental.
Se o Espírito está pronto, a carne é fraca: E entenda-se como tentação da carne não apenas o apelo exagerado do sexo, mas tudo aquilo que depõe contra o Ser.
Religião é o sentimento elevado de Fraternidade, resultando na Solidariedade ativa, que promove a Paz permanente.
As religiões nunca foram (intrinsecamente) inimigas entre si: elas representam os diversos graus de evolução do Ser Humano, a caminho de Deus (...). A fim de chegarem à unidade, as religiões terão de se encontrar num campo neutro, se bem que comum a todas: Para isso, todas terão de fazer concessões mais ou menos importantes.