Osvaldo Júnior
É muito mais fácil curtirem frases agradáveis que sustentam mentira ou ilusão, do que frases desagradáveis que sustentam verdade ou desilusão. Não entende? Vivemos na sociedade da ilusão. E sim, é mais fácil fazer sucesso por meio da mentira e da ilusão, e isso não costuma sair barato àqueles que vivem pela verdade.
Quando você é muito bom no que faz, até um invejoso te elogia, e quase fica de joelhos na sua frente, implorando por algumas aulas.
Os pais normalmente querem o melhor para os filhos, mas isso não significa que eles já sabem o que é o melhor para esses filhos.
Desconfie de todo absolutista que tenta generalizar a ideia de amor verdadeiro. O que eles mais fazem é tentar fazer todos amarem da mesma maneira. O verdadeiro amor é aquele que você realmente tem, ou que pode ter, não aquele que os outros acham que você tem que ter.
Não é fácil, mas é necessário: o equilíbrio entre respeitar nossa real natureza e a real natureza daqueles que convivem com a gente.
Se já não é fácil fazer as pessoas conhecerem palavras de sabedoria, imagine então quão difícil é fazê-las colocá-las em prática.
Da mesma maneira que não faz sentido obrigar alguém gostar de você, também não faz sentido obrigar alguém a ter compaixão de você.
Fique esperto com as ideias transmitidas por intermédio dos mais famosos, pois são os que mais têm o poder de enganar e alienar. Confie mais naqueles que te façam pensar, e que te perguntam se você discorda deles e o porquê.
Não existe amor perfeito. O que existe é amor compatível e duradouro. E às vezes é tão duradouro, que só acaba quando a morte chega.
A arma mais poderosa dos demônios mais manipuladores e poderosos do mundo não parece ser coisa violenta: é um carisma acompanhado de um belo sorriso.
Quem disse que bruxa não existe? Há pelo menos um tipo que é bem real: é a mulher que, com uma alquimia de mentiras, sedução e maldades bem dissimuladas, consegue encantar, enfeitiçar e envenenar o cérebro do homem. Ela não costuma cometer crime, mas faz a vitima cometer.
O bom da fé é que traz esperança e perseverança. O lado ruim é que trata-se de uma expectativa que nos leva à frustração caso não obtemos o resultado tão almejado. A fé tem se revelado, assim como o amor e qualquer outro valor, como outra faca de dois gumes.
O direito à vida é tão importante quanto o direito à morte. Entendo o horror que se tem pela morte, em função da obsessão que se tem pela vida. Mas o mais horroroso mesmo, sinto eu, é continuar fazendo do mundo um poluidor até de corações, e não dar o direito de poder morrer em paz.
Sim, é verdade: um sistema social doente, maluco ou inadequado — cheio de vícios, mentiras, ganância, bagunça, traições, violência, suicídios, transtornos mentais, e muitas formas de covardia — cria pessoas doentes, malucas ou inadequadas.
Uma sociedade inadequada sempre cria e mantém muita gente inadequada. Antes de dizimar os inadequados, convém primeiro corrigir o sistema que faz a sociedade inadequada.
Nem tente mudar ninguém! Deixe um bandido ser um bandido, um estuprador ser um estuprador, um traidor ser um traidor, um mentiroso ser um mentiroso, um covarde ser um covarde... Deixe cada um com seus defeitos, porque nunca mudam... Hum... estranho... Ideias muito vagas sempre me incomodam, e nisso ainda não mudo.
É muito fácil julgar e amaldiçoar um suicida de maneira tão precipitada, alegando que ele é o único culpado ou o principal culpado da morte dele. O mais difícil, que quase ninguém tenta, é provar que essa alegação é absolutamente verdadeira.
Duvido que o que mais precisamos para continuar evoluindo seja a aceitação das diferenças e defeitos alheios. Aposto que o que mais precisamos é mais difícil: adaptação, troca de submissão, e responsabilidade. Porque não nos falta liberdade, e nem libertinagem.
Na natureza nada é só bônus, tudo tem seu ônus. Convém cada um medir seu bônus e verificar se compensa o ônus.
Enquanto o gado alienado só aceita que o ódio é só coisa ruim ou desnecessária, gente como eu descobre que é quase impossível lutar contra coisas odiosas sem podermos sentir o ódio. Às vezes me pergunto: por que será que a natureza está sempre possibilitando o ódio?
Paradoxo: Por que Deus não acaba com o diabo, o pai da mentira, que ele mesmo criou? Porque Deus é só amor, ou porque Deus não é só amor? Tanto faz. Depende muito da inteligência que Deus te deu. Eis minha conclusão: a natureza que nos trouxe não cria o bem e o mal absolutos.
Na ausência de experiência, qualquer coisa que eu te diga não fará sentido, ou nem mesmo será entendida.
Antes de ser pai, é preciso ser um sábio, pois ser pai é ser um líder, um educador, um criador, às vezes até super-herói. Então, se não se preparou, evite aquela bagunça, evite aquele risco desnecessário. Aguente mais um pouco, que pode valer muito a pena! Você consegue!
Desconfie do que eu falo ou escrevo, mas não viva só duvidando dos fatos sobre os quais eu gosto de observar, conectar e comentar.