Oséias Gulart - Filósofo
Corpo e mente são indissociáveis. Manter o corpo ativo mantém a mente funcional e, consequentemente, o físico saudável.
A democracia não ocorre por obediência a um sistema político, mas quando o sistema político sujeita-se à vontade da maioria.
Um funcionário com personalidade será um desafio para uma empresa sem personalidade. Mas a empresa com personalidade buscará expandir seu potencial.
O melhor teste de aptidão democrática consiste em colocar um concorrente ao cargo público a andar em meio à população. Se for aprovado pela maioria, então estará apto.
Quando alguém busca trabalhar apenas com pessoas compatíveis com sua própria personalidade, não é uma equipe, é uma panelinha. Trabalho em equipe requer pessoas aptas a lidarem com divergências.
Ao fazer promessas inócuas para si mesmo no final de ano, lembre-se que muitas pessoas que morreram neste ano fizeram o mesmo no ano anterior.
Um conhecimento sempre parecerá muito quando comparado ao nada, mas parecerá nada se comparado a tudo que existe para conhecer.
O verdadeiro estado democrático de direito:
• Todo e qualquer projeto deve passar por plebiscito ou referendo popular, sendo do povo o aval final. Jamais congresso nem câmara podem ter poder de aprovar projetos sem a aprovação popular.
• Redução de cargos políticos, vereadores; Deputados; extinção de acessores e cargos de confiança. Todo empossamento à cargos cargos públicos devem ser por comprovada capacidade técnica para o exercício do mesmo.
• Redução dos salários e benefícios. Pois entende-se que servir à população é uma questão vocacional, não podendo ter por motivação a lucratividade nem a mordomia, incentivando assim a candidatura daqueles que realmente querem servir ao público sem motivos escusos.
• Avaliação por desempenho e bônus por projeto aprovado. Os baixos desempenhos ficam impedidos de concorrer nas eleições seguintes.
• Exoneração e banimento da política e proibição para concorrer a qualquer cargo público em caso de crime político.
• Fim de verbas partidárias, bem como a extinção dos partidos políticos, reduzindo-os a apenas duas frentes partidárias: esquerda e direita.
• Fim das aposentadorias especiais, qualquer político deverá obter aposentadoria seguindo as mesmas regras da população, sem benefícios adicionais.
• Fim dos altos salários do judiciário.
• Juiz que praticar crime no ato das atribuições de seu cargo, deverá ser exonerado sem direito a aposentadoria.
• Rigoroso processo de prestação de contas e auditoria externa, jamais sendo permitido esbanjamento do dinheiro do contribuinte em todo e qualquer orgão público.