Oséias Gulart
A alma anseia por liberdade, mas para sua desgraça depara-se com a religiosidade fanática e a liberdade é trocada por dogmas e rituais sem sentido. O que nasceu para dominar, acaba dominado.
Pensamos que vivemos, mas por medo, deixamos de viver. Temos medo de amar, perdoar, arriscar, se doar, acreditar, errar... e mesmo quando uma luz de felicidade surge no horizonte, tememos tanto perdê-la, que optamos por nem sequer encontrá-la.
Pode existir amor sem paixão, paixão sem amor, mas eu sinto por você o calor do amor e a chama da paixão.
Quando boas intenções geram maus resultados, não significa que o método tenha que ser mudado, apenas melhor direcionado.
Na vida existem pessoas que cruzam nosso caminho sem deixar vestígios, mas há também quem acaba nos atingindo como uma flecha, que permanece cravada em nossa pele, nosso coração, nossa mente e em nossa alma.
O conhecimento verdadeiro é absoluto, portanto; imutável, está além dos limites do espaço e do tempo.
Ninguém gosta de sofrer, mas há uma nobreza no sofrimento quando é por amor. Então, mesmo na pior das hipóteses, amar sempre vale a pena.
A ciência sempre afirmou que tudo que não pode ser observado e testado é especulação, mas parece que ultimamente a "ciência" abandou o empirismo para se tornar uma religião na qual os "cientistas" são deuses e temos que acreditar cegamente naquilo que afirmam.
Há dois tipos de realidade; a perceptiva, que é aquilo que é visto e compreendido, e a verdadeira, que está além do que se imagina.
Não devemos evocar a culpa, o dever e o apelo emocional com o intuito de obter algo daqueles que nos amam, pois o que é verdadeiro é feito espontaneamente.
O ser humano preconiza em sua alma aquilo que considera essencial na vida, mas é somente o amor que concede um verdadeiro sentido para a existência.
A cada dia de vida é como um sopro dentro de um balão, até o momento em que o balão estoura e deixa de existir.
Um verdadeiro estado democrático de direito é aquele no qual o povo decide a quantidade de cargos políticos, bem como sobre aqueles que os ocupam, se o povo não elegeu, então não há legitimidade democrática para lá estarem.
Se a busca da felicidade se pautar na conquista de coisas para a satisfação própria, certamente que esta busca será uma jornada constante na vida, mas se tornamos a vida de alguém melhor, descobrimos que existe uma maneira de realmente alcança-la.
Quando se respeita os direitos de um idoso não é por se tratar de alguém fraco ou incapaz, mas para honrar alguém que carrega a bagagem de uma longa vida e merece nossa retribuição.
Civilidade é saber discordar sem impor, discutir sem ofender. O indivíduo pouco civilizado se sente ofendido com opiniões divergentes.
As crianças, os animais e a natureza são as coisas mais puras no mundo, o contato com elas revigoram a alma.
O ser humano engrandece suas pequenas conquistas ao nível de uma epopeia, mas reduz o grande triunfo alheio a algo pífio.
O homem ambicioso busca o poder para controlar, porém o excesso de poder o faz perder o controle. Todos que cruzam este limite tornam-se tiranos.