Oséias Gulart
A verdadeira riqueza de uma nação não pode ser medida pelo pib, mas pela liberdade e pelo baixo índice de desigualdade entre seus cidadãos.
A intensidade do desejo se relaciona com o distanciamento daquilo que é desejado, isto porque na imaginação vivencia-se a perfeição que é impossível de ser alcançada com a realidade.
Aquele que se casa esperando felicidade comete um erro, casar-se é para quem ama tanto que está disposto a sofrer e fazer renúncias pela pessoa amada.
Segundo a neurociência; o cérebro não distingue a realidade da ficção. Talvez este seja o principal fator para a humanidade ser tão suscetível à manipulação e facilmente enganada.
A questão não é se existe amor verdadeiro, pois o amor é verdadeiro. São as pessoas que não estão dispostas ao risco de doar-se por completo para amar verdadeiramente.
Se fosse dito que existe um planeta cujos habitantes, apesar de se acharem uma espécie inteligente e evoluída, mas amam mais as trevas do que a luz, que preferem o ódio e a guerra ao invés do amor e da paz, e ainda destroem o local que vivem, certamente os classificaríamos como animais selvagens e sem inteligência alguma.
Seguir em frente num relacionamento não consiste em arranjar outra pessoa, mas em ficar solitário sem sentir sensação de estar incompleto. Não necessitar de alguém para preencher um vazio é sinônimo de emoções equilibradas.
Os pensadores são os arquitetos da sociedade, conceitualizando valores e formulando ideias, aqueles que não pensam se tornam os operários.
Muitos relacionamentos não acabam por ausência de sentimentos, pois quando há caminhos diferentes, o distanciamento ocorre naturalmente.
Quando um relacionamento surge a partir de uma breve fase da vida, possivelmente esta relação perderá o sentido assim que a fase acabar.
O que causará a ruína da humanidade não é a ganância nem a perversidade dos cruéis, mas a covardia das pessoas de bem, que cada vez mais aceitam renunciar a liberdade, que é a maior razão para existirmos.
O conhecimento verdadeiro não está sujeito ao espaço e tempo, portanto; a filosofia não se resume à estudar ideias arcaicas, mas de entender como tais ideias se aplicam na atualidade, criando-se novos conceitos a partir do pensamento crítico.
Nenhum indivíduo sentirá necessidade de entender uma opinião oposta, quando há convicção de que o seu ponto de vista está correto. Mesmo que suas certezas sejam sem fundamento, lhe causaria muito desconforto renuncia-las.
O ser humano se sente seguro com as certezas, mesmo que sejam ilusórias, mas rejeitam as incertezas, ainda que reais.
Os sentidos nem sempre captam a realidade do mundo, pois a mente humana é condicionada a perceber a realidade extrínseca, a partir de percepções intrínsecas. O mundo externo é apenas uma projeção do mundo interno de cada indivíduo.
A realidade atual destoa um grande contraste, pois o setor tecnológico avança, mas a sociedade parece retroceder, se os fatores humanos sucumbirem à tecnologia, em breve a liberdade será extinta e a humanidade viverá na idade das trevas novamente.
Muitos sabem o que deve ser feito, poucos fazem o que é devido. As pessoas sabem muito, mas muito pouco usam o que sabem.
Na natureza encontramos harmonia porque nela tudo está em consonância com o propósito de sua criação. Na humanidade encontramos o caos porque as pessoas buscam alterar o propósito de sua natureza.
Aquilo que há de ser já aconteceu, o ser humano não cria a evolução, apenas avança em direção a ela. Da mesma maneira que naturalmente avançamos em direção a morte pensando que isto é viver.
Vivemos numa humanidade que gênios morrem na pobreza e sem reconhecimento, mas pessoas desprovidas de virtudes são ovacionados.
Se estiveres triste, busque a tolice, pois ela te tornará feliz. Se estimas a felicidade, não busque a sabedoria.
As leis não delimitam as ações humanas, mas servem como parâmetro aos inescrupulosos para metas que eles precisam ultrapassar.