Oséias Gulart
A existência humana é um paradoxo, pois necessitamos de outras pessoas para sobreviver mas não para viver, porém, se viver sem amor a vida perde o sentido
A felicidade não se trata de um objetivo individual, mas de um propósito coletivo, pois o sentido da vida não é de buscarmos a própria felicidade, e sim causar felicidade a quem amamos. Desta maneira, a felicidade envolveria a cada ser individualmente.
A maior demonstração de amor é aquela em que há circunstâncias favoráveis ao ódio, o amor sem motivos é a maneira mais profunda de amar.
Mesmo a mais bela história escrita teve seus rascunhos, triste é quando o rascunho torna-se à história.
Há coisas que só proporcionam felicidade em nossa imaginação, outras, as quais não detemos expectativa alguma, porém nos surpreendem com muita satisfação.
Assim como o grandioso universo é composto de minúsculas partículas, da mesma forma; há pessoas que tornam sua existência desapercebida, mas há quem se torne gigante como uma estrela cujo brilho permanece mesmo depois de deixar de existir.
É inerente ao ser humano olhar para trás com arrependimentos, tanto pelo que fez, como do que deixou de fazer, mas há três coisas das quais a alma humana jamais se arrepende; amar, perdoar e aprender.
As crenças são como um vício para a mente, onde o indivíduo torna-se cada vez mais escravo de suas ideologias, as quais proporcionam o delírio de uma felicidade ilusória, abstendo-o de uma realidade a qual prefere não suportar.
O mundo não é algo absoluto, portanto; não é imutável para que tenhamos que o descobrir. Precisamos descobrir quem somos, para então entendermos como transformar o mundo.
A ciência comprovou que o mundo real pode ser totalmente oposto ao mundo observável, portanto; a realidade não é aquela percebida pelos sentidos, mas captada pela intuição.
Aquilo que se faz por dever causa enfado, a satisfação pela vida ocorre quando o que há de ser feito, se faz com amor e por amor.
Qualquer homem pode virar um príncipe quando dominado pelo desejo, mas volta a sua forma original após saciar o desejo.
O indivíduo de mentalidade fraca busca projetar na coletividade o reflexo da própria identidade, as grandes mentes da história eram excluídos da manada por não possuírem a primitiva necessidade de fazer parte de algo maior, pois entendiam que cada ser na sua singularidade é por si parte de um todo.
Aquele que atribui a felicidade a coisas a serem alcançadas, jamais perceberá o quanto é feliz, pois desta maneira a felicidade torna-se como um vicio que necessita de doses cada vez maiores para a satisfação.
As palavras são como viajar de avião, é preciso subir a bordo delas para que te levem a lugares que só seriam possíveis com a imaginação.
Os instintos femininos são mais selvagens que o masculino, pois toda mulher deseja intimamente que o homem seja um animal selvagem no quarto e um príncipe fora dele, fazendo isto, o homem dominará o corpo e a mente da mulher.
As tradições sem sentido, os rituais, as crendices e a religiosidade exacerbada são inimigas da sabedoria.
Tudo que o intelecto humano pode explicar é finito, imperfeito e limitado, razão pela qual não podemos explicar o amor
A fé é o fator determinante para tudo na vida. Ninguém é derrotado quando perde, mas quando deixa de acreditar.
Descer a ladeira é muito mais fácil do que escalar a montanha, mas a recompensa de chegar onde poucos conseguem, faz valer o esforço.
O importante no tempo é a qualidade dos momentos vivenciados, amar intensamente por um instante vale mais do que a eternidade sem amor.
A ciência humana restringe-se a alcançar apenas o mundo físico, tangível, mas a verdadeira ciência que é divina se eleva ao mais alto grau de profundidade do mundo invisível, transcendendo a limitada compreensão humana.