Oseias Faustino Valentim
"Se, num futuro próximo ou distante, a Ciência anunciar um tratamento ou modo de prolongar a vida humana ininterruptamente, as religiões, a filosofia, o modo de pensar, o mundo como conhecemos deixará de existir e um outro surgirá! Será?"
"Um dos mitos de nosso tempo é acreditar que todos os seres humanos e nós mesmo teremos quinze minutos de fama durante nossa existência. A verdade é que a maioria dos seres humanos nasceu, viveu, sofreu, sentiu, chorou, sorriu... No pleno anonimato!"
"Muitas vezes o trabalho nos esgota tanto que não conseguimos manifestar qualidades de nosso ser, em razão disso, as pessoas não nos conhecem em nossa forma de alegria, inteligência, sentimentos e pensamentos... Pelo menos não nos conhecem mais integralmente!"
"É preciso ter coragem e ser absolutamente sincero (ou as vezes mentir até), mas necessário dizer: não sei!"
"Escrever é Arte sim! Quando se escreve se expressa, quando se escreve comunica-se, quando se escreve se descreve e manifesta o pulsar de pensar de um tempo e sociedade vivenciada..."
"Para a maioria das vidas humanas na História, ao traçar uma linha de suas existências, chegamos numa conclusão: o sofrimento é intrínseco a existência!"
"Um bom filósofo é, pelo menos em seus pensamentos, crítico de suas proposições e ideias. Um filósofo que não seja bom, não é filósofo!"
"O mundo muda, mas há algumas coisas que não mudam no mundo... O que não significa que em algum momento no futuro não mudarão."
"Predestinação? Que falácia teológica ou filosófica! Se, antes de nascer, é retirado todo poder de escolha e aprendizagem variada, que inútil é esta vida, que deus faria tal coisa? Nossa História é construída por nós em constantes interações sociais, biológicas, culturais... Vivemos, escolhemos, participamos, erramos, acertamos, aprendemos, morremos!"
"Livre arbítrio? Que falácia teológica ou filosófica! Escolhemos onde e quando nascemos, que cultura teremos, quem haverá de ser nossos pais? Se esses elementos constitutivos da existência não escolhemos, não há um livre escolher absoluto!"
"Para muitos, a vida é acorrentada ao não poder criticar!"
"Para muitos, o homem nunca foi para a Lua!"
"Para muitos os dinossauros não existiram!"
"A Religião não respeita: o saber, o querer saber, o se saber que se sabe, o não saber, o perguntar, o responder (contrariamente ao que ela, a Religião, quer que se saiba, pergunte, ou responda)!"
"O caminho para a construção da ciência não passa distante do TRABALHO! Disciplinado, contundente, esforçado... TRABALHO!"
"Muitos pensam, que ao nascer cada vez mais gente, o PESO sobre o planeta aumenta, que enganoso engano... Eis umas das provas de que somos parte desta Terra: o peso NÃO aumenta!"
"Malditos: exploradores! O ser humano que utiliza autoridade, poder econômico, força... Para humilhar, sugar, subtrair o direito e a humanidade do próximo!"
"Quero que um desejo se realize: ver o Brasil um país desenvolvido, sem miséria, uma nação para meu filho ou minha velhice, e, das pessoas que amo!"
"Se, não morrêssemos, não seriamos como somos! Somos assim como somos, entre inúmeras coisas, porque morremos!"