Norberto R. Keppe
Todo ser é mal intencionado com a sua consciência que, em minha opinião, constitui-se no ultimo elo de ligação que ainda conservamos com a realidade. (A Libertação)
Eu tenho repetido muitas vezes que, em minha opinião, a humanidade a que pertencemos não entrou ainda em uma fase realmente psicológica, isto é, não aceitou voltar-se para o seu principal fundamento: a vida psíquica.
Não apenas no campo político, mas tudo o que acontece é interpretado sob o ponto de vista social, tentando-se ver a causa de todas as dificuldades em fatores alheios à vida psíquica. Livro - A Glorificação.
Cada percepção, cada ação ou sentimento é retirado do ato puro, como se fossem fagulhas de uma gigantestica fogueira
Quem tem muita raiva de trabalhar,não é porque a ação provoque tal sentimento, mas é através da ação que manifesta o ódio em que vive
A consciência é o elemento mais energético devido à sua junção entre sentimento e intelecto, captando direto da mente as formas substanciais de todas as coisas transformando-as em conhecimentos; é nesse sentido que podemos dizer que a sabedoria vem do alto
Toda a força é invisível, mas podemos sentir seus efeitos, vamos dizer que ela é invisível para os sentidos externos, mas não para as sensações, ou seja, para os sentidos internos; é claro que podemos sentir suas manisfestações constantemente, como o vento que balança as arvores, a luz que emana do sol,as águas que correm para o mar.
Para que a intuição funcione acertadamente o indivíduo necessita ter a mente em ordem, e para que isso aconteça é fundamental a conscientização dos erros. Portanto, não há outra saida senão a do conhecimento da psicopatologia, para evitar que esta impeça a verdade de existir
A consciência constituti sempre um valor em si: tanto a percepção de algo positivo é bom, como principalmente do que é negativo. Aliás, a captação deste último é o motivo básico da existência da psicoterapia e o único caminho para atingir a realidade que está antes (e depois) de nossa atitutde de negação, omissão ou deturpaçãp. No ser humano é o meio para chegar aà verdade, porque é o único empecilho entre nós e Deus.
Tudo o que existe, os tempos passados e futuros, a beleza a magia, toda a bondade e complacência, está sintetizado em nosso íntimo, não como uma chama apenas, mas uma fogueira que arde, para o todo e sempre.
Não há ser algum, que não se enterneça diante da bondade, que não se inflame pela verdade, e não se extasie frente à beleza absoluta, que captamos por partes, se bem que a saibamos e percebemos no seu total.
A nossa riqueza, mesmo no plano material, não depende, para existir, da miséria de outros - mas de uma riqueza muito maior, que aceitamos e procuramos usufruir.
A grande vantagem da atitude científica, sobre os demais campos, está na procura sempre de uma causa que esclareça o que se passa no momento (sabemos que a filosofia procura o porquê e a religião diz como deve ser feito):no entanto, a ciência pesquisa uma causa anterior, ou melhor, o motivo porque foi realizado alguma coisa.
Livro - Glorificação.