Nilton Mendonça
Vergonha
Tal qual Rui Barbosa em um de seus textos onde dizia-se envergonhado de ter sido um mestre e ensinado só o bem; E a humanidade praticara o inverso. Eu também me sinto envergonhado de saber que professores dizerem que brincam de lecionar uma vez que os jovens só querem bagunça e anarquia. Tenho vergonha de todos eles onde oque se deve levar em conta é a moral e bons costumes e quando os jovens e adolescentes se achegam a eles, os mesmos agem tal qual Pilatos e dizem-se lavar as mãos de tudo e assistem indiferentes a tudo sem se quer notar que jovem mal educado primeiro pelos pais e a ultima instancia pelo mestre da escola; tornam-se delinquentes desmotivados e viciados em tudo que é droga.
Tenho vergonha de ver e até ouvir dizer de pais que: pra não ficarem em maus relacionamentos de seus filhos, preferem fechar seus olhos ficando à margem de sua estupidez. E sonham achando que concordando com seus atos errados os farão homens, pessoas de bem. E como ele mesmo segue dizendo que tem vergonha com a total negligência das famílias onde se prima pela falta de lealdade para com o outro utilizando-se de um falso sentimento de felicidade que não suporta o primeiro impacto quando é chamado à responsabilidade da lei e da ordem.
Eu particularmente também sito vergonha de mim quando escuto tudo que escuto na tv e rádio profissionais que se submetem a vários tipos de sofisma coisas de irrelevância importância onde psicologicamente estão transformando a humanidade em reféns de si mesmo. Há mundo de gente irresoluta e fútil, onde antes mamavam bebes em suas inocentes mães e dormiam em berços que se quer imaginavam homens sem honra. Que a paz esteja em sua mente, ou quem sabe em seu coração.
Impossível
Impossível não acredite nessa palavra, porque se você se imaginar impotente vai perder oque de bom tem a vida. A palavra chave é lutar e nunca desistir para continuar vivo e com sabor de vitória na vida. O impossível só se pode levar em conta se a pessoa já estiver morta, pois é daí que não manifestará mais nenhum movimento atividade e conquista.
O aceitável em um ser humano é que ele nunca entregue os pontos e parta sempre para frente e para o alto, onde o que dar seu salto de elevação e continuidade de uma vida cheia glorias é a insistência seguida de positivismo onde oque conta não é se a vida te coloca numa escada de pouco ou muitos degraus; mas te deixa em preparo pra subir até o seu limite. O grande barato da vida é diferenciar-se uns dos outros onde a competição é livre do assombro de pisar no próximo para galgar um status a custa da queda do outro.
Impossível, é deixar-se levar por ideais em que nunca justifica-se a luta de matar, não um leão por dia, mais vários. Saber se colocar diante do oponente e olhar-lhe sobre seu ombro, é ter carisma pra entender que nada nem ninguém é igual ao outro. Somos todos distintos e ao mesmo tempo tão parecidos e é com essa diferença que temos que conviver sem pré julgamentos, apenas fazendo nossa parte.
Somos elos uns dos outros e com tudo devo prosseguir sem culpa nem culpar o outro tornando todos os problemas em possibilidades e agindo neste contexto de progressão tornar oque aparentemente é impossível em possibilidades mesmo que remotas. O maior erro de um ser é pré-julgar seja lá oque for sem se quer tentar. Que sua vida seja sempre de possibilidades, e que a Paz esteja sempre em sua mente.
Hipócritas...
Não sejais hipócrita!
No templo da sabedoria estava escrito em letras garrafais.
Somos incoerentes até com nós mesmos. Erramos e ainda hipocritamente acusamos o outro transferindo-lhe nossa culpa.
Há uma 0ração católica em um dos trechos em que se ora... ``Minha culpa, minha máxima culpa´´
E quando fazemos a pratica da mesma, se quer nos damos conta do que estamos falando.
0 certo, se que existe tal feito... 0 certo é antes de mais nada nos colocar em comunhão com o outro e percebermos que somos falhos e hipócritas para admitir.
Falhamos todos e nunca admitimos nossas faltas. É bem mais fácil atribuir ao outro.
A mensagem aqui é advertir a quem de direito que o bom é ser consciente e acima de tudo dignos.
Fazer a sua parte e deixar que o outro faça a sua. Sem culpa e sem ressentimento.
Corrija-se primeiro, afinal está escrito antes de olhar o agueiro no olho do outro, tira antes a trava do seu.
Que a paz esteja sempre em seu coração ou quem sabe em sua MENTE.
Mudei !!!
0utro dia lí um texto do Pedro Bial intitulado ``MUDE´´ , e percebi que parte daquelas coisas escritas eu já havia praticado. E foi degustando aquelas palavras que aprendi o quanto exercitei os meus dias. Compreendi que a vida não é só esse leva e traz em condições perante as companhias que adquiri ao longo de minha caminhada de vida. Aprendi que a vida não é o simples dormir, acordar e descansar onde muitas vezes só levamos em consideração as desavenças dos outros em que muitas vezes nem sabemos seu nome completo. É serio; aposto que você tem amigos em que se quer sabe seu sobrenome e passa anos ao seu lado e só descobre isso no dia do seu funeral.
Acredito que a vida muitas vezes se torna chata, devido ao marasmo e monotonia a qual nos enclausuramos e ficamos relutantes em deixa-la com medo de aprender o novo. Mudei muitas vezes de opinião, de roupa, de cor de cabelo, de carro, de casa, de e-mail, de roteiro de viagem, de namoradas e romances, e de tudo que me fez ficar naquela duvida em que sempre paro para dizer, espera ai! Eu já não passei por isso? Por fim estou sempre ansioso por mudança e faço como no texto, mudo de ruas e me perco, troco sempre de calçada apesar das buzinas no ultrapassar em meio aos carros mas; mudo sempre por que oque me move é o novo.
Estou sempre em mudança quando o assunto é gente, pois apesar de serem contraditórias em suas atitudes, são ao mesmo tempo tão pragmáticas. Mudei e vou sempre manter esta constância devido a necessidade de um diferencial das outras, sem querer menospreza-las é claro. Por isso deixo ai uma dica que pode ser um conselho, não importa em que ponto da vida está MUDE é este o diferencial da vida medíocre para uma vida de surpresas e novidades boas. Que a paz esteja sempre em seu coração; ou quem sabe em sua mente
Curtir...
Todo mundo adora essa palavra.
Todos querem a qualquer preço desfrutar, curtir, o que dar prazer e nem sempre se importa a qual preço, quer e pronto.
Curtir é bom quando relaxa a mente, alivia-se a alma ficando em estado alfa onde o prazer se achega devagar e sutil. É preciso entender a qual tipo de curtir se está optando, estar atento por algo que traga paz duradoura, intensa a medida que na continuidade vamos equilibrando a vida.
Curtir, se faz necessário quando o emocional vai trabalhar na construção do dia a dia suave e perspicaz. Quando se está euforico entra-se em um estado de curtição que é o perigoso de mexer com algo ou alguém, e até quem entenda que curtir é ficar usando determinado tipo de droga para relaxar. Curtir é está de bem consigo mesmo, sem ter que ficar ansioso por querer entrar num relaxamento forçado.
Curtir é estar muitas vezes em um lugar sem está lá. Curtir é usufruir de atos saudáveis e situações de conforto. Curtir, nada mais nada menos é; um estado pleno de satisfação continua onde somos levados a um grau de equilíbrio mental que ficamos felizes, sem nos importar se agrado ou sou agradado, é ou eu comigo mesmo sempre satisfeito e com a tranquilidade e a paz.
Curtir é viajar, ser feliz, fazer feliz, sem o velho jogo do masoquismo com o qual a maioria dos jovens se reúnem para fazer do outro um crucificado rindo do seu declínio. Que a paz esteja sempre em seu coração, ou quem sabe em sua mente.
Cadê a cabeça…
Porque temos tantas diferenças? Será que tudo acontece por causa de nossas cabeças? Se tivéssemos só tronco e membros teríamos aceitação integral uns aos outros e viveríamos em paz? Sondei-me de todas as mais prováveis e improváveis questões e não cheguei a não ser uma breve teoria que julgo ainda não ser a certa, mantendo-me na interrogação. Escuto muito dizerem em algumas situações; “não fui com a cara de tal fulano´´ E muitas vezes acabaram de se conhecer; e me pergunto porque? Ouvi diversos palestrantes, conferencista e consultores dizerem que :nós chegamos a esta conclusão porque vemos muito de nós nos outros. Mas até que ponto isso é verdade! E lendo um pouco mais,vejo citações inclusive da bíblia onde relata-se diversas situações que devemos amar uns aos outros,como a gente mesmo, pois somos a imagem e semelhança de Deus;mas na pratica não é isso que acontece… Mas porque? Daí a idéia e… Se nascêssemos sem cabeça seria assim? É portanto a cabeça o mentor de toda as desgraças e maldade entre o seres humanos? Ainda seguindo no curso da história da humanidade onde reis ,príncipes,e autoridades de um modo geral em que a primeira atitude para manter a lei e a ordem,decretavam de imediato cortem-lhe a cabeça seja do homem ou mulher que por ventura na visão das autoridades estissem erradas. A grande percepção ai é que a pessoa que esteja sem cabeça não age por que não pensa por está sem a cabeça. E com isso tudo fica em paz! Será? A minha percepção diz que tudas as coisas emanam da cabeça e com ela o velho egoísmo,egocentrismo, e a arrogancia. Porem pra curar esse grande mal é melhor manter a cabeça ereta e com bons fluidos pra pensar no irmão agindo com perseverança compartilhado com todos,é o você tornando as atitudes plenas e eficazes.Cair no propósito de que na vida tudo passa; só ficam suas atitudes que se forem de ajuda mutua um dia lembrarão de você e seus méritos.E a propósito com a cabeça.
0s corações buscam felicidade, e se iludem com: A mulher, O dinheiro, Carrões, Festas e drogas, e se esquecem de que a grande felicidade é a Paz na mente sem se iludir pois a vida é uma miragem e nem tudo que pensamos ser realmente o é!
Todo mundo adora dizer EU TE AMO! Na teoria funciona como magica, uma beleza; já na prática do dia-a-dia, as pessoas se suportam
A vida só tem sentido se: vivida um dia de cada vez. Pois de nada valeu viver tanto tempo se ao chegarmos a velhice e ficarmos à margem das lembranças do passado
Como lapidar uma alma eu não sei; só sei que a vida as levará a processos de transformação e quando menos elas esperarem já serão melhores
Um dia ouvirão falar de mim e serei motivo de orgulho e glorias... Mas de que adiantará tudo isso se eu estiver morto. Anseio as glorias hoje...
Almas
0 tempo, e só o tempo é capaz de lapidar uma alma.
As almas pequenas,e médias que são consoladas pelas grandes.
Existem almas que requer mais atenção e devoção. Outras apenas apaziguam as demais já aquelas são mais eloquentes e gradiosas, são as que estão cheias de carisma e conseguem entender apenas com um olhar as nescessidades das demais.
É preciso aprender com elas, é preciso reconhece-las. Essas ultimas são as carismaticas e amorosas onde as bençãos divinas pairam sobre elas tornando-as solicitas
Cada ser humano tem um gráu de loucura, e cabe a ele controlar quando em excesso para que não seja penalizado
Não invista mais no outro e menos em tí para não se mau dizer amanhã que deu tudo de si sem obter o merecido valor .