Nelson Wilians
"Empreender em qualquer área vai muito além do conhecimento técnico sobre a atividade em questão. Na advocacia não é diferente. É necessário coragem e atitude.
Pensar e agir de maneira estratégica é sonhar aquilo que todo mundo sonha, mas muitas vezes não tem coragem de colocar em prática."
"Ao longo de sua carreira, o advogado morre um pouco diante de cada injustiça e renasce com a recomposição da moralidade e do justo."
"Coragem é atitude. É desafiar as probabilidades e ser bem-sucedido. Coragem é fazer o que é possível, mas que poucos fariam. Se você desafia as probabilidades e é malsucedido, você é um louco, não um corajoso. Prefiro os loucos aos sem coragem."
"Quer ser bem-sucedido em qualquer empreendimento da sua vida? Coragem, resiliência e planejamento constituem a 'fórmula'."
"O acesso à informação é uma garantia fundamental do cidadão desde as primeiras declarações de direito do século XVIII, e a liberdade dos meios de comunicação é uma conquista histórica que não pertence a nenhuma ideologia: nem à esquerda nem à direita, mas sim uma vocação universal democrática."
"Estamos vivendo a revolução digital. Aqueles que não se adaptarem serão espécimes profissionais a caminho da extinção."
"Temos alguns percalços e curvas de aprendizado, mas a advocacia segue rumo ao futuro como protagonista da nossa sociedade."
"Resiliência é muito mais que superação. É não desistir nem desanimar quando todas as circunstâncias levem a isso. Se capacidade de resiliência na vida profissional, não há vitória."
"Planejamento consiste, acima de tudo, em prever o resultado que se deseja e que se espera alcançar, sem negligenciar a metodologia."
"Para prosperar a longo prazo, devemos não só gerar rentabilidade financeira, mas também demonstrar como podemos contribuir de forma positiva para a sociedade."
"Negócios são bem-sucedidos se forem desenhados a partir do conhecimento profundo da realidade das pessoas que farão uso dos produtos e serviços e essa é uma condição que depende de interações contínuas entre pessoas."
"Um bom advogado está apto a litigar em juízo quanto fora dele, extraindo a melhor composição para os interesses do seu cliente."
"Não sou o melhor advogado do mundo. Nunca tive essa pretensão, conheço bem minhas limitações. Mas me considero um bom advogado.
Na advocacia, procurei desenvolver algumas qualidades que me ajudaram a abrir muitas portas.
Duas delas considero extremamente relevantes: a de solucionar problemas e a de incentivar pessoas."
"A internet é uma das ferramentas mais poderosas para promover a integração, mas é encantadora e letal ao mesmo tempo."
"Como bons profissionais do direito, cabe a nós minimizar os danos dos nossos clientes.
Como advogados, somos capazes de fazer a diferença na vida do cidadão.""
"Vender é a principal atividade de qualquer negócio, não importa o tamanho ou segmento.
Está é uma realidade que precisamos encarar. Qualquer empreendimento que não coloca isso como prioridade corre sérios riscos."
"Somos um canal que liga a sociedade com a justiça e seus direitos. Nosso papel é social e institucional."
"Empreender é atitude, comportamento, visão e coragem. Mais do que ter uma ideia de reinvenção ou plano inédito, para ser empreendedor é preciso ter persistência e determinação. Do contrário, a ideia será só mais um plano que não deu certo."
"A advocacia se aprimora com a experiência de vida e com os passar do tempo. Ela vai além do tempo de formatura. O sucesso é possível para todos, independente da idade que uma pessoa começa a advogar, mas ele não bate à sua porta. É preciso estabelecer um plano e executá-lo."
"É necessário ter humildade, independente da posição que você ocupa, da importância da figura do cliente. Se você não cuidar do seu cliente, outro cuidará."
Acredito que um dos grandes méritos da Constituição cidadã de 1988
é seu conjunto de ordenamento para o funcionamento pleno da
democracia e o resgate do estado de direito após um longo período
autoritário. Com o passar do tempo, algumas disposições de nossa
Carta Magna foram ou estão sendo ajustadas para atender novas
indigências da sociedade nos campos político e social, como ainda
reforçar os processos decisórios democráticos.
É assim que se constrói uma democracia sólida.
"O que acontece é que a sociedade evolui, e nem sempre as leis e o próprio Direito evoluem na mesma velocidade."
"Uma pessoa que tenha o poder de tutela, de jurisdição, de julgar a sociedade, muitas vezes precisa ter a visão do outro lado; e o advogado, na minha percepção, tem uma visão de sociedade até maior que juízes. Muitas vezes alguém termina uma faculdade, é um aluno brilhante, presta um concurso, passa no concurso para juiz e é um ótimo juiz técnico, mas às vezes sofre com a inexperiência com o dia a dia da sociedade. E isto a advocacia dá. Ela dá uma visão de sociedade muito próxima da realidade. Então eu acho muito útil, muito necessário essa mescla de você ter juízes ou ministros, ou desembargadores concursados oriundos do Judiciário e oriundos da advocacia."
"Na minha percepção, nós, como operadores do Direito, devemos acima de tudo buscar soluções amigáveis de conflitos. Isso na esfera do Direito Cível, na esfera do Direito Trabalhista, em várias esferas do Direito. Por que não na esfera social e na esfera política? Eu tenho muita preocupação dessa escalada que nós hoje vivemos em relação a essa polarização política exacerbada.
Temos uma polarização perigosa, que não condiz com os princípios do Estado Democrático de Direito, essas faixas, esses cartazes pedindo ruptura."