Nelson Barh
Posso admirar alguém ou algo pela sua extraordinária superioridade diante do conjunto das pessoas e das coisas, mas para adorá-las, faz-se necessário que a admiração atinja o grau máximo e adquira um aspecto divinal. A adoração excede a admiração e paira além do sublime.
Nos momentos mais difíceis buscamos proteção em Deus e nos momentos aprazíveis nem lembramos que Ele existe.
Missão Concluída.
Sou apenas um homem, em presença de Deus, em busca da derradeira esperança, antes da partida final. Sou o menino inocente que ousou querer mudar o mundo. Sou o menino que acordou dos sonhos de fantasias e enfrentou os ferozes e poderosos abutres carniceiros. Alguém que desafiou os exploradores da fé e os falsos políticos Sou espelho de uma bela geração dourada, tão desconsolada e perdida. Alguém que jamais temeu diante do perigo. Que sempre valorizou a vida. Sou o eterno amigo de tantas mensagens esquecidas... e que agora caminha de encontro à inevitável, profunda e sempre triste escuridão. Foram tantas as provas, mágoas e dores que senti. Nunca esmoreci. Recebi dos céus a Luz divina. Ofertei a todos o meu amor maior. Fui fonte e chama envolvente. Rejeitei o fanatismo, a louca paixão. Resgatei a verdade histórica. E aqui, na Terra, não importa se nunca ganhei ou se aparentemente perdi.
Como caminhar às cegas, em busca de um porto seguro, quando tudo parece tão sem sentido, tão impuro? Talvez melhor fosse partir, agora, sem dizer adeus, seguir sozinho, sem nem ao menos chorar a iminente despedida...
Onde encontrar explicação para a vida que ora se esvai?..Terei que acreditar em mentiras? Que trilhar estradas desertas e frequentar igrejas vazias ou repletas de crédulos, todos os dias?
Sou o último rebento que restou das supremas e fortes raízes, mas o único que se rebelou contra a podridão do mundo, em todos os seus dias. Superei a triste solidão. Compreendi a sombria e amarga velhice. Dei alento aos desesperados. Chorei lágrimas de sangue ao lado dos injustiçados.
Desacreditei de tudo e de todos e... encontrei Deus na bonita e feia Natureza. Matei o tempo e fui alvejado, cruelmente, por ele. Abominei milagres, rezas e ofícios. Exaltei as boas ações. Glorifiquei a vida e acolhi com resignação e ternura a temível e tão necessária morte.
Como buscar consolo no desconhecido, sem vislumbrar um norte, um horizonte?.Como posso querer permanecer por aqui...se entre um vão e outro vão, muitos são aqueles que se vão. Creio que a minha dolorida e insana missão foi finalmente cumprida. Deixo de ser águia e guia. Não resta nada mais a fazer aqui. Já posso seguir...
Texto: Nelson Barh
Podemos até aceitar a simples injúria, mas jamais podemos tolerar a calúnia e a difamação. O caluniador incrimina sem ter base, e o difamador desonra por mera maledicência. Ambos apenas revelam que são insignificantes e perversos.
Ainda que você não venha a cometer nenhum deslize; o invejoso sempre lhe imputará algum defeito; a fofoqueira inventará alguma mentira a seu respeito; e o despeitado espalhará boatos falsos e maldosos para destruí-la a todo instante. São todas almas doentes. Ignore-as!
Saudade é a dor sentida na alma pela ausência de alguém que compartilhava nosso espaço; por algo muito querido; por um tempo decorrido; pelo forte laço de amor ainda presente, ainda que estejamos distantes; pelo vazio pungente que maltrata o nosso coração.
A esmola é ofertada por pena e, às vezes, por ostentação; a caridade é praticada por amor. Uma apela à razão, a outra, ao coração.
A despedida sempre é triste. Ela é muito mais que uma página virada; é o fim de um tempo; término de um encontro intenso, repleto de bons e maus momentos, que não volta mais. Ficam as marcas das lembranças vividas. Resta apenas a suave e triste saudade.
Procure ser amável, solidário, sincero e amigo com todas as pessoas; trate todos os animais domésticos com carinho e atenção. Preserve a Natureza. Aja sempre com bondade no coração; rejeite qualquer tipo de maldade ou trapaça. Eis aí a tua melhor oração e a tua verdadeira religião.
Pouco importa quanto pequeno eu seja diante do universo, conta apenas quão grande sou diante de mim, dos meus familiares e amigos. Meu universo sou eu.
Antes de querer ter valor diante dos outros, tenha diante de ti mesmo. Valoriza-se não significa querer ser maior ou melhor que ninguém e sim acreditar que se é capaz de alçar grandes ou pequenos voos.
Quem tira a vida humana, por maldade ou prazer, deixa de pertencer à raça humana, torna-se uma besta-fera e não merece viver.
Aprenda e não esqueça nunca que não se pode tirar sumo de frutos secos, nem extrair sentimento das pedras e nem esperar consideração e gratidão de pessoas estúpidas.
A Natureza criou o homem e o homem inventou, para si, um escravo e protetor: Deus. As pessoas usam Deus como se Ele fosse um criado de quarto.
"Jesus Cristo Supremo".
Ah, meu querido amigo, por que vos deixastes matar?
Por que aceitastes tão cruel destino?
Vós, que sempre fostes tão sensato e prudente, e que numa época em que os vossos seguidores eram brutalmente massacrados e perseguidos.
Ensinastes aos vossos apóstolos a sublime lição de oferecer a outra face e, jamais revidar, diante das ofensas recebidas.
Soubestes como lhes falar à razão e ao coração. Pondo-os a salvo e poupando-lhes assim a vida. Para que fossem vossos fieis mensageiros através do mundo.
Então..Por que demonstrastes tão pouco apreço pela vossa própria vida, meu amigo? Por que desafiastes aos vossos poderosos algozes?
Será que foi apenas para que a profecia se cumprisse..
Sabias, melhor que todos, que a tentação sempre esteve entranhada na alma de todos os homens.
Será, meu bom Jesus, que valeu a pena o vosso grandioso e insano sacrifício?
Vossa vida era o que havia de mais precioso e, entretanto, a ofertastes pela suposta salvação dos terríveis e insensíveis seres humanos.
Por que vós acreditastes tão piamente que aqueles eram os desígnios de Deus? Talvez, uma paixão cega apossou-se de Ti.
Se porventura, fôreis um homem comum, um reles fanático religioso, destituído de atributos, ou semelhante aos néscios que atualmente vendem a própria alma, com o intuito de tornarem-se celebres..
Eu confesso que até entenderia vosso extremado gesto.
Mas não, Vós, meu glorioso Senhor.
Vós fostes o ser mais virtuoso, digno, sublime equânime e grandioso que já habitou entre nós.
O mais sábio dentre todos os sábios.
O mais notável dos homens que jamais existiu.
Se pudésseis ver agora, meu amado mestre, o vosso mundo e como zombam de Vós! Por certo, uma lágrima triste rolaria da tua face e muito vos arrependerias!.
O mundo tornou-se uma grande selva repleta de ferozes abutres carniceiros: São cruéis aves de rapina, são vis criaturas, são os piores ladrões. Utilizam o Vosso nome, como fachada, para usufruir bens, para se locupletarem, e, acintosamente, enganam aos desesperados, aos tristes enfermos, aos pobres desesperançados. As inúteis guerras continuam. Os bens materiais são cada vez mais apreciados. Todavia, muitos são os que passam fome, e bem poucos são os que honram o Vosso nome e espalham amor e pão.
Se, como um simples mortal, novamente aqui voltásseis, todos os tribunais vos condenariam; Vós seriais covardemente açoitado, humilhado, atormentado, apedrejado e cruelíssimamente morto. Seriam convocados os maiores cientistas, religiosos e intelectuais pra engendrarem os piores suplícios e uma morte, infinitamente, superior à da Vossa crucificação.
Vossas vestes seriam divididas e expostas em todos os museus. Vosso corpo esquartejado e, também dividido, entre as principais nações. Provavelmente, haveria descontentamento e motivo de guerras entre os povos, pela divisão. Cada governante corrupto disputando vossos restos mortais e querendo receber cada qual, um quinhão maior.
Vedes que tristes infortúnios vos aguardam no futuro!
Ah, Senhor, perdoai as minhas duras palavras... mas talvez nem tudo esteja totalmente perdido ainda temos as nossas inocentes crianças.
Ainda nos resta uma tênue esperança no futuro.
Temos alguns grupos de pessoas bondosas, embora sejam poucas, mas que Vos amam de verdade e, ainda seguem os vossos verdadeiros passos; praticando belas ações e acreditando em Vós, como sendo a mais sublime personificação de um Deus vivo.
Senhor, Jesus.
Dai-nos a Vossa santa paz e seja feita a Vossa divina vontade.
Texto: Nelson Barh
Há duas palavras que não são antônimas, nem tampouco sinônimas, mas que as pessoas insistem em confundi-las. Uma coisa é ser bom ou coisa bem diferente é ser bobo.
Aprenda e não esqueça nunca que não se pode tirar sumo de frutos secos, nem extrair sentimento das pedras,nem esperar consideração e gratidão de pessoas estúpidas.
Nem sempre as críticas vêm carregadas de inveja nem tampouco o medo é sempre nocivo. Através das críticas construtivas podemos reformular certos conceitos e agimos com mais acertos. Graças ao medo evitamos ações precipitadas e desastradas ao longo da vida.
O uso das redes sociais quando moderado é algo prazeroso e altamente agregador; quando em excesso, torna-se um hábito prejudicial e extremamente enfadonho.
No imenso jardim da vida, algumas pessoas preferem enveredar pela trilha do mal e transformarem-se em ervas daninhas. Com certeza, elas pagarão um alto preço pela triste escolha feita.
Há certas pessoas que não precisam praticar nenhuma ação, nem proferir nenhuma palavra para que, de imediato, provoquem em nós um misto de antipatia e repulsa. Parece que conseguimos vislumbra-lhes a alma.