Nassim Nicholas Taleb
"Quem desenvolve opiniões com base em evidências fracas tem dificuldade em interpretar informações subsequentes que desmintam essas opiniões, mesmo que a nova informação seja obviamente mais precisa."
A vida é muito mais labiríntica do que lembramos em nossa memória – nossa mente está ocupada em transformar a história em algo suave e linear, o que nos faz subestimar a aleatoriedade.
Quando meu avô estava começando a carreira administrativa e sua esperançosa carreira política, seu pai o chamou em seu leito de morte. “Meu filho, estou muito decepcionado com você”, disse ele. “Nunca ouvi nada de errado a seu respeito. Você se provou incapaz de causar inveja.”
Se eu pudesse prever como seria exatamente meu dia, eu me sentiria um pouco morto.
Em certos dias, os jornais deveriam ter apenas duas linhas de comprimento; em outros, duzentas páginas – em proporção à intensidade do sinal. Mas é claro que eles querem ganhar dinheiro e precisam nos vender porcarias.
Como escreveu Públio Siro, não há nada que se possa fazer com pressa e prudência ao mesmo tempo – quase nada.
“Prepare-se para o pior; o melhor cuida de si mesmo.” Isso pode soar como uma obviedade, mas não é: basta observar o quanto as pessoas tendem a se preparar para o melhor e esperar que o pior cuide de si mesmo.
Sucesso é se tornar em meados da vida adulta o que se sonhava ser no fim da infância. O resto vem da perda de controle.
É sinal de fraqueza tentar evitar mostrar sinais de fraqueza.
A tragédia é que grande parte do que você acha aleatório está sob seu controle, e o contrário também vale, o que é pior.
Se encontrar algum motivo pelo qual você e outra pessoa são amigos, vocês não são amigos.
Para entender como uma coisa funciona, descubra como quebrá-la.
"... A antifragilidade está além da resiliência ou da robustez. O resiliente resiste às colisões e permanece igual; o antifrágil fica cada vez melhor.”
Só confio em bebidas que tenham sido testadas há no mínimo mil anos. Isso se resume a água, vinho e café.