Nagib Anderáos Neto
A luta é grande,
O inimigo, forte.
Para vencer a morte
Há que se sobrepor ao temor,
Não ter medo de ninguém,
Seja quem for.
A fórmula da felicidade pode ser simples ou não. Ninguém consegue se sentir feliz se não retiver na recordação os pequenos momentos de alegria que vai vivendo. Cada um unido a outro vai formando um singelo e maravilhoso colar pessoal chamado felicidade. E , dependendo do adestramento de quem o fabrique, poderá se constituir num escudo protetor contra os de tristeza, desânimo e depressão.
Certa vez um sábio disse que se deveria olhar a luz de frente, para que as sombras ficassem às costas; se dá as costas à luz, que convida a pensar, realizar, modificar a vida, mergulha-se na desesperança, na sombra do pessimismo.
Lutar contra o pessimismo, pensamentos ensombrecidos, que trazem a tristeza e a depressão, é lutar por dias futuros melhores, construí-los com a própria vontade e ser donos do seu destino.
Defender a liberdade de pensar significa opor-se às imposições fantasiadas de misericórdia e bondade, e defender a moral, que vem de Deus, e não a superstição, que submete e acorrenta as inteligências.
Pior que vírus chinês é o dogmático, inculcado nas crianças, impedindo que pensem por própria conta, e transformando-as em escravas mentais de impostores e tergiversadores.
Pior que o vírus chinês é o idelógico, que sobrevive por séculos, e prostra a humanidade na submissão, escravidão, ignorância, pobreza, doença e morte. Ambos, combinados, são os inimigos do presente, os quais poderemos vencer, derrotando a ignorância.
Nunca estou só.
Tenho minha companhia,
De minhas recordações,
Da família,
E, principalmente,
De Deus.
Uma das formas de se ampliar a vida é unir a alegria que se sente à de nossos semelhantes, para que as vidas interligadas se transformem numa muito grande.
O vírus comunizante destrói relações, reputações, a família, afasta o homem de Deus e dos semelhantes.
Contra ele, só há um imunizante: a liberdade de pensar, agir, escolher qual caminho cada um quer seguir,
Brilha o sol nos meus olhos,
Brilha no meu coração.
Ele e a Vida são um só:
Consciência
Coração
Emoção.
A crise é humana, responsabilidade de todos. É fácil por a culpa nos demais e nos eximir.
Todos temos uma parcela de responsabilidade, e, unidos, poderemos superar, apesar das diferenças culturais, religiosas e ideológicas.
Sem união, não há solução.
A maior morte é a em vida, a perda da esperança, o mágico e superior sentimento, que, desde nossa consciência, nos impulsiona a ser feliz, nos transformar e o mundo.
A democracia seguirá sendo uma utopia, até que as mentes humanas despertem do sono milenar que as submerge no pesadelo dos preconceitos, materialismo, guerras e ignorância.
A liberdade, como tudo o que recebemos ao chegar neste mundo, é um dom, que, se não utilizado, pode desvanecer-se, da mesma forma que a inteligência e a sensibilidade humanas.
PERMANÊNCIA
A angústia do isolamento,
A ausência
E o silêncio
Compõem
O instante difícil,
Hiato indecifrado,
Entre o passado
E o futuro.
Não há impermanência na vida.
Por mais duro que seja o momento,
Nela tudo é permanente,
Como a esperança,
Sentimento superior,
Abrigada na Consciência,
Do existir a sua essência.
Atravessada a tormenta,
A alma alegre e desperta
Ressurgirá sedenta
Liberta,
A sobreviver,
Continuar a sonhar,
Neste novo ser,
Que superou a dor,
E continuou,
Caminhou.
Atravessada a tormenta,
A alma alegre e desperta
Ressurgirá sedenta
Liberta,
A sobreviver,
Continuar a sonhar,
Neste novo ser,
Que superou a dor,
E continuou,
Caminhou.
Já disse um sábio homem: o ser é uma sucessão de seres. Deveremos deixar para o ser que seremos uma herança melhorada. E um dia, não estaremos mais aqui. Plantemos tâmaras, para que outros as colham: obra imorredoura, eterna, continuada.
Sem entendimento não há compreensão. Sem compreensão não há realização. Sem realização, os homens seguirão inimigos de si mesmos; filhos deserdados de um Criador que não chegaram a compreender.
As crenças e os preconceitos são a Bastilha da razão humana, diria hoje Machado, o criador do Alienista.