Monja Coen

26 - 40 do total de 40 pensamentos de Monja Coen

A mente vazia é aberta e flexível. Chora e ri. Pensa e não pensa. Não precisa ser esvaziada – já é vazia. Sendo vazia é clara e iluminada, em constante atividade e transformação. Apenas escolha com o que alimentá-la. Você mesmo é o programa e o programador, o computador e seus acessórios. Cuide-se bem.

Cada vez que um de nós se torna um ser iluminado, toda a humanidade caminha um passo em direção a iluminação.

Resiliência é aquela capacidade de não desisto do meu propósito. A vida é cheia de obstáculos, de dificuldades e a grande bênção é que a gente não desiste dela. Eu não preciso lutar com o outro, eu não preciso matar o outro. Eu preciso encontrar o caminho de chegar até lá. Que salto eu tenho que dar?

Nós somos feitos de tudo que existe no universo. Se não cuidarmos de tudo, não estamos cuidando de nós. Quando nós nos engajamos em ações sociais, de cuidar daqueles que precisam sem a intenção de estar sendo bonzinho, mas percebendo que o outro sou eu, que todos os outros que nós encontramos são aspectos de mim mesmo, é que a minha doação é livre e solta de intenções. Ela se torna uma ação efetiva de transformação.

Nossa capacidade de compreender a realidade, de observar em profundidade fica comprometida se não nos questionarmos.

Monja Coen
Verdade? Rio de Janeiro: BestSeller, 2019.

Meu mestre de transmissão, ou seja, aquele que confirmou meus votos monásticos definitivos e me reconheceu apta a ensinar, o reverendo Yogo Suigan Roshi, certa ocasião, me recomendou: “Antes de falar, passe a língua três vezes por toda sua boca e reflita: ‘O que vou falar é verdade? Irá beneficiar a quem me ouve? Será capaz de beneficiar a todos os seres e levá-los à verdade?’ Se as três respostas forem assertivas, fale. Caso contrário, se cale”.

Você é capaz de amar incondicionalmente o desconhecido? E o conhecido? Pergunte-se, questione-se, aprofunde-se na percepção da realidade múltipla. Não se limite a repetir frases feitas.

Não é interessante? Em vez de medirmos uma sociedade segundo critérios econômicos, podemos avaliá-la pelos valores de satisfação, alegria, bem-estar, saúde fisica, mental e social. Pelo seu índice de felicidade.

Inserida por pensador

Ser zen não é ficar numa boa o tempo todo, de papo para o ar, achando tudo lindo sem fazer nada. Ser zen é ser ativo. É estar forte e decidido. É caminhar com leveza, mas com certeza. É auxiliar a quem precisa, no que precisa e não no que se idealiza.

O caminho não é difícil se você não tiver apegos nem aversão.

⁠Não acreditamos que existam causas pelas quais valha a pena matar ou morrer. Acreditamos que vale a pena viver. Viver por aquilo que acreditamos.

⁠Quando você abre as mãos, nelas cabe todo o universo.

⁠O que mais me incomoda nas pessoas é a burrice.

Inserida por Vinischuartz

⁠Nossas escolhas vão provocar respostas que sempre voltam para nós.

Inserida por bsbvictor

Chega de reclamar. Se há espaço reservado ao fracasso, há outro aberto ao sucesso.
Abra o coração. Ajude os outros.
Confie, pois é amando que se é amado.

Inserida por bsbvictor