Marislei Brasileiro
Acrescente amor a um olhar generoso, a um toque suave, a um curativo perfeito, a uma solução que alivia, tempere com ciência milenar e profunda, e teremos a enfermagem.
O melhor amigo não é aquele que me aceita como eu sou, mas aquele que me ajuda a ser melhor do que sou.
Amor é resultado de 4 elementos que agem sinergicamente para produzir felicidade: respeito, responsabilidade, carinho e compreensão. Se faltar um desses elementos, deixa de ser amor.
A pontualidade é uma virtude e está no mesmo nível do respeito e da honestidade. Embora a primeira não leve às demais, pessoas respeitosas e honestas, geralmente são pontuais.
Cada um tem seu tempo. Procure andar sempre e evitar parar por muito tempo, para não ter de correr e esbarrar ou atropelar quem caminha. Então, se parou para atender a outras prioridades ou perdeu tempo, não peça a ninguém para parar ou voltar e correr com você. Acelere o passo e o alcance.
Em um mundo capitalista, enfermeiros, cirurgiões e farmacêuticos podem ser simples fornecedores de serviços e produtos a compradores de saúde, mas nunca serão meros fabricantes ou mecânicos de peças, se assim não quiserem.
Para nós, Enfermeiros, é essencial saber quem é o enfermo, mais até que a enfermidade que o assola. Por isso questionamos tanto e recomendamos demoradamente.
Imagine se as pessoas se alimentassem com moderação. Como iriam sobreviver as indústrias de alimentos calóricos, de medicamentos (inibidores de apetite, hipertensão, diabetes, etc), de cirurgias bariátricas, de lipoaspiração, de cintas, etc?
Nascimento, casamento e morte, são processos sagrados que devem ser acompanhados, compartilhados e valorizados pela família e não convertidos em procedimentos frios, institucionalizados e meramente monetarizados.
Um líder que age de forma corrupta representa a ponta do iceberg de um povo que também o é, mesmo que em menor grau. Isso porque a macrocorrupção é a somatória de repetidas microcorrupções.
Escola ideal é aquela esteticamente agradável, que estabelece ligações morais, com sensibilidade à racionalidade humana, uma verdadeira comunidade de aprendizagem, com espírito de investigação e pessoas capazes de gerir a si mesmas.
Ensinar o aluno a encontrar motivação interior para aprender é louvável. Motivá-lo é torná-lo dependente do outro e do que lhe é externo. O professor que motiva o aluno a estudar torna-o frágil diante dos mínimos obstáculos, enquanto aquele que desperta motivações interiores forma gênios.
Motivar alguém é fazer um discípulo. Ensinar alguém a encontrar em si
mesmo a motivação interna é fazer um mestre.