Maria Zenith Andrade Brandão
Seja mais crítico, veja além do que tentam nos convencer ou empurrar "goela abaixo", tente ler nas "entrelinhas"... as coisas não são tão "naturais" como tentam nos provar, questione!
Educação NÃO se compra.
Gentileza NÃO se compra.
Caráter NÃO se compra.
Ética NÃO se compra.
Carinho e AMOR NÃO se compra.
"Elegância" é na alma, na conduta, e isso, definitivamente, NÃO se compra!
Vamos procurar NOS MELHORAR a cada dia mais...
A vida é AGORA!
Viver o momento é a mais sábia forma de não se transformar em mero espectador do tempo.
A nossa vida é tomada por desafios diários. Jamais subestime o desafio de alguém, imaginando ser muito fácil. Nunca se esqueça, o foco tem que estar no SEU desafio, e não no desafio do próximo.
Antes de julgar qualquer situação, nunca se esqueça, você está do lado de FORA.
E... Olhando o Brasil de hoje sente-se necessidade de maior patriotismo, a partir dos governantes e políticos, prosseguindo nos que possuem maiores parcelas de poder e decisão e desembocando no povo e suas comunidades. Não basta ao país desenvolvimento econômico, seria muito pouco. O aumento do bolo nem sempre significa participação dos convivas. A renda per capita pode ser ilusão matemática, por se dividir a totalidade da renda por número de habitantes, sem avaliar sua distribuição. Constata-se, em nosso país, que uns poucos possuem demais, enquanto uma parcela significativa não tem sequer o indispensável para satisfazer as suas necessidades básicas.
Só se constrói um país quando o povo participa da sua história. Não qualquer história de partilha, bem-estar e solidariedade. Um país não se conta apenas pelo censo de habitantes, mas pela comunidade de pessoas, que usufruem dos benefícios sociais, em igualdade de condições. Não bastam os princípios de uma constituição para promover um povo, mas sim o registro de que as leis incidem nas situações existenciais de cada cidadão.
O país não está acabado, precisamos trabalhar na sua contínua construção. Um país só encontra solidez quando assenta seus pilares em valores. O primeiro grande pilar é o estabelecimento da ética na vida dos indivíduos e da nação. Sem ética, não existe política alicerçada na preocupação pela coletividade. Outro pilar é o exercício da cidadania. Um país só será grande se seu povo for respeitado em seus direitos básicos, tornando-o protagonista da história. Mais um pilar é indispensável:realizar acertadas escolhas políticas. Os candidatos devem ser examinados pela lente ética para dar-se conta das propostas que assumem, a fim de não envergonharem depois a nação por suas omissões ou atitudes de corrupção. Deve-se detectar se eles possuem verdadeiro espírito público e apresentam programas bem elaborados e realistas, captando as necessidades da população, sem se atrelarem interesses de grupos ou vantagens pessoais. O voto é a grande arma democrática do povo. Mas um voto ético, livre, democrático e decisório. As eleições são teste de maturidade política do povo. A conscienciosa escolha de candidatos ao poder executivo, legislativo da Nação, dos Estados e dos Municípios pode possibilitar grandes melhorias para a vida do povo. Não se pode desperdiçar hora tão histórica! O momento do voto é hora de grande decisão!
Delicadeza...
é fundamental para suportar as durezas da vida..para não se permitir amargar...para manter o coração em paz...para distribuir amor...para manter a doçura...para fazer a vida valer a pena.
E então... Quando se ouve um médico falar:
- " Sinto muito, mas seus exames acusaram tratar-se de um câncer e precisamos iniciar o tratamento imediatamente", surge um sentimento que mescla impotência e vontade de superação... São duas situações opostas, uma leva a consciência das nossas limitações, a outra, nos acorda para nossa capacidade infinita de convocar forças e direcioná-las para vencer os obstáculos que se apresentam. Ambas são importantes para o equilíbrio e consciência, nos mantendo alerta e esperançosos ao mesmo tempo.
A frase pronunciada pelo médico pode ecoar na mente por um longo tempo, lembrando como somos vulneráveis e como é preciso estar atento aos sinais que nos são oferecidos todos os dias... Oferecidos...? Sim. Se estamos conscientes de nossa "finitude" e da importância da nossa breve passagem por esse mundo, tudo que se desnuda a nossa frente para tornar-nos melhores e mais humanos, é especial, basta termos o olhar desprendido e límpido para pode entender e fazer de nossas experiências uma bela história de vida.
Leve, livre, sem cobranças aquém de nossa capacidade...sem sufocar...apenas doar o melhor de si ao outro...isso é amor, simples e libertador como deveria ser sempre...infelizmente, quanto mais vivo e observo o comportamento humano, tenho a impressão que, por ser tão simples, tão leve...muito do que é relacionado ao amor é mal compreendido, mal praticado e, sobretudo, mal vivido...livre-se dos fardos inúteis...se o amor não servir para levar alegria genuína à vida das pessoas, todo o resto é puro equívoco...
Cuidar...é uma pena que poucos sabem o verdadeiro valor e sentindo desta palavra...
Sem o CUIDADO essencial nada pode evoluir...
O Sêr (que se diz Humano) precisa de muito mais AMOR no coração. A Hipocrisia não mata a fome, não cura a doença, não traz a alegria e não promove a paz.
Novo dia: mais uma página em branco para que todos escrevam o que desejarem...mas depois, é obrigatório ler...
Tem uma frase que diz mais ou menos assim... "Um amigo me chamou para cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso e fui...”
A frase é linda e pura, mas... Quantas pessoas fazem isso hoje em dia!? Quem esquece seus problemas, a quantidade absurda de trabalho...o caos da vida amorosa!? Quem deixa de lado os próprios problemas para auxiliar o outro...!? Quem tem COMPAIXÃO o suficiente...!? Quem consegue ler nas entrelinhas um pedido de socorro...!? Quem se coloca à disposição para socorrer...!? Quem se preocupa verdadeiramente com o outro...!? Quem é amigo no sentido amplo da palavra para ter esse tipo de atitude...!? Quem quer mesmo guardar a própria dor no bolso e simplesmente ir...
Se esquecem que isso é dizer SIM ao AMOR e a VIDA...é investir na FRATERNIDADE...é lutar pelo um mundo melhor...é vivenciar a SOLIDARIEDADE!
As vezes é tarde para evitar as consequências do que fizemos, porém nunca é tarde para começar novas semeaduras e gerar outras colheitas.
A "eternidade" das feridas que alguém nos imputa com suas atitudes, depende da "eternidade" da nossa incapacidade de perdoá-lo.
Não gosto de estrelas porque estão distantes, parecendo inatingíveis, mas porque iluminam a escuridão e mostram que há estradas no céu.
O corpo humano é uma perfeição uma máquina divina e não devemos ter vergonha e sim, curtir cada transformação pois é a Lei natural. Por que se esconder? Temos que viver com plenitude e liberdade na infância, na juventude e na velhice. Vergonha é cercear a liberdade do ser humano, por motivos meramente preconceituosos... Envelhecer não é para todo mundo não, é preciso ter sorte! A morte não escolhe idade, feliz de quem consegue passar por todos os obstáculos até chegar a velhice.
Vida longa para todos nós...para todos que simplificam a vida, que aprenderam a cair e a levantar...e que, teimosamente, cultivam uma atitude positiva e uma visão otimista, mesmo em meio às eventuais “ tempestades” da vida.
Não julgue o seu próximo pelos erros cometidos no passado... Procure observar as suas ações cometidas no presente. E se mesmo assim, você sentir vontade de julgá-lo e de condená-lo, corre e busque um espelho... Assim, você poderá ter a oportunidade de ver que você também tem defeitos!
Infelizmente, essa é uma triste e verídica constatação: É no momento da doença que nós temos a real oportunidade de verificar a qualidade e a quantidade dos(as) Amigos(as) que nos cercam.
...e de todas as feridas humanas, a miséria é a que dói mais profundamente. Fere o coração do Universo, aniquila a dignidade Humana, profana o Sagrado que existe em cada um de nós, ofusca o Divino que habita a alma do Homem, nos mutila, nos cega, nos anula...
Que a Paz se achegue em nossos corações fazendo-se luz e renovando nossas energias perdidas.
Que o olhar de simplicidade desperte para a Presença de nosso irmão Jesus.
Que em nossas mãos tenhamos uma linda flor de amor para ofertar aos nossos irmãos em Cristo.
E assim teremos um dia asas como os anjos para ir em qualquer direção propagando o Divino viver em bondade Maior com Deus.