Maria José Leitão
"Há dois tipos de pessoas...os que lêem e os OUTROS!"
A leitura devia fazer parte da rotina diária de toda a gente, sem excepção. Temo que, por falta de tempo e culpa das novas tecnologias, as minhas filhas não "obriguem" os meus netos a adquirir o sadio vício da leitura. Sei que, usando a internet sabiamente, podemos encontrar todo o tipo de interesses e leituras, mas refiro-me aos livros que nos contam as suas melhores histórias. Só manuseando-os é que poderemos deleitar-nos com com o que eles verdadeiramente nos podem e querem transmitir!
Para os que lêem, não há prazer maior que pegar num livro, e muitas vezes sentir o seu cheiro. Para os "outros", nem sabem o que isso significa! As minhas filhas lêem, mas... e os meus netos? Será que vão fazer parte dos "outros"? Sinceramente, prefiro nem pensar nisso!
"É sempre melhor tentar e não dar certo, do que ficar na dúvida para sempre!"
Não há coisa que me provoque mais frustração do que não fazer alguma coisa e depois ficar sempre a pensar "como teria sido"! Felizmente, têm sido muito poucas e irrelevantes, as coisas que tenho deixado de fazer por dúvidas ou receios do resultado final. O facto de irmos em frente com um desafio que se atravessa no nosso caminho, não faz de nós aventureiros irresponsáveis. Os desafios existem, precisamente para que possamos pôr à prova a nossa capacidade de luta e resistência. Só assim aprendemos a conhecer-nos melhor!
"Só você pode dar cor à sua vida! Já pensou bem nisso? Não jogue fora nem ignore as chances que a vida lhe dá...
Aproveite-as"
Se não aproveitar as chances e novas oportunidades que a vida lhe oferece, corre o risco de um dia se lamentar e, aí sim, já não poder fazer nada! Corra riscos e dê cor à sua vida! Use as tintas que mais gostar e faça das suas escolhas o jardim com que sempre sonhou!
"A paixão pode viver só! Já o amor, precisa de companhia! O amor não resiste à falta de amizade, companheirismo e sinceridade! Amor verdadeiro...é só para alguns!"
Verdade! A paixão não precisa de grandes complementos para existir e ser plenamente vivida! Tanto pode durar muito, como pouco tempo. Tanto se pode sentir apenas por uma pessoa, como por várias! O amor é completamente diferente. Para se amar e ser amado, é preciso que sintamos, em primeiro lugar, uma boa e saudável amizade. Depois, nessa amizade, é preciso que haja sinceridade e muito companheirismo. Quando realmente sentimos que temos tudo isto na pessoa que amamos e somos capazes de retribuir da mesma forma, aí sim o amor é a melhor coisa que nos pode acontecer! Mesmo a "paixão" podendo adormecer de vez em quando num relacionamento onde há amor, há sempre maneira de a acordar. Há sempre uma forma de reavivar a chama da paixão quando a base é feita de amor,cumplicidade e sentimento puro. Por outro lado, quando se trata apenas de uma paixão, por muito grande, prolongada e louca que ela seja, se não houver amor, jamais perdurará para sempre! Jamais numa paixão apenas, poderemos "acordar" o amor e o sentimento mais profundo que ele envolve e significa. Faltará sempre a base: amizade, sinceridade e pureza!
"Podem passar sem vermos um amigo, mas quando a amizade é verdadeira, nada muda, passe o tempo que passar! Entre risos, choros, lamentos e desabafos, seremos sempre lembrados e falados...simplesmente porque nos importamos...simplesmente porque somos amigos!"
Apesar da grande distância que me separa de muitos amigos, para não falar da família, não há semana que não fale neles, ou lembre muitas das nossas histórias. Os meus amigos, fazem parte integrante da minha vida, da minha história. Jamais se pode esquecer um amigo! Na verdade, os nossos amigos de coração e verdadeiros, são a família que escolhemos. Muitas vezes, sentimo-nos muito mais chegados a alguns deles do que a certos familiares de sangue. Os meus amigos, são sem alguma duvida, um dos meus maiores tesouros!
"Porque será que o sucesso e felicidade de alguns mete tanta aflição a outros? É só lutar apara conseguirem o mesmo! Basta deixar de viver a vida alheia e preocuparem-se mais com a vossa"
"E se um dia me disserem que errei, responderei: Posso ter errado, mas tentei! Lutei e não me deixei vencer! Não gosto de derrotas sem luta! Gosto de desafios e vitórias, nem que tenha que recomeçar tudo de novo outra vez!"
"Foi sempre o meu coração que ditou tudo o que dei ou fiz, por isso, entendo que arrependimentos, jamais terão lugar na minha vida. Voltaria a fazer e a dar tudo da mesma maneira, mesmo sabendo que quase nada receberia em troca. Afinal, amar de verdade é isso mesmo!"
Amar-te é beber sem sede...
É matar o que não vive...
É sentir frio no verão...
É abrir e não fechar-te...
O meu pobre coração!
Não ter que deixar na fonte...
Uma gota de água apenas...
Secá-la com a minha boca...
E achar que é sempre pouca!
E nunca mentir dizendo:
Todo o dia que te amo...
E ver na água transparente...
Se o meu coração mente!
"Sou simples e complicada, adoro o risco e...atrevo-me! Acredito no destino. Detesto a solidão e multidões! Adoro as artes e criatividade! Adoro os meus amigos, amo a minha família e sofro com as saudades...esta sou eu!"
"Era uma vez uma mulher, apaixonou-se e conheceu o amor! Pensava ela que o amor era só esse. Mais tarde foi mãe e conheceu um novo amor! Ficou espantada com tamanha força de amar! Aí, ela pensou: - Sou feliz, já tenho tudo!
Muitos anos depois, foi avó! Aí, ela quase morria de amor! Foi quando ela percebeu que o amor de avó é inigualável e sublime!"
"Cheguei a uma altura da minha vida em que só tem permissão para entrar, quem me trouxer sabedoria e sinceridade! Se eu sentir um leve cheiro a falsidade, ficará para sempre à porta! Cansei de hipocrisia!"
"O que é um escritor e a quem é que se pode chamá-lo assim?
Concordo com várias opiniões que já li, que dizem que, a noção de definir um escritor é ampla e muitas vezes, vaga. Que é uma discussão que pode ser levada ao infinito, mas um dos meus objetivos, é o de encorajar todos os que gostam de o fazer, como eu, dia a dia, que não parem! Não importa que nunca se chegue a publicar nada! O importante é mesmo deixar fluir as palavras que querem sair e regista-las. Quem tem esse vício e prazer, jamais deve parar. Escrever o que o nosso pensamento nos dita, fará sempre a nossa história, definindo-nos ou não como pessoas! Todo o viciado na escrita é um escritor!"
"Há pessoas que têm a capacidade abrir crateras e criar tempestades, na vida perfeita com que Deus as brindou! Conseguem estragar a perfeição! Até para isso é preciso arte!"
"Posso até nem ter tudo com o que sonhei...mas todas as conquistas são minhas! As minhas escolhas, certas ou erradas, só a mim pertencem e isso...jamais alguém me poderá roubar!"
"Nunca me deixo ficar muito tempo rodeada de pessoas mal humoradas, por muito que goste delas, fazem-me sentir mal!"