Mardonio José de Queiroz Barros
Compartilhamos o mesmo destino terreno, pois há um só planeta, um único mundo possível para nossa existência. Que possamos ampliar nossos horizontes e desenvolver uma visão comum e complexa do mundo, buscando juntos um futuro mais promissor."
Nossa existência é breve frente ao tempo e incontrolável perante o destino, mas podemos influenciar nosso modo de agir, nossa disposição e nossa coragem de nos reinventar. Ao confrontar as circunstâncias da vida, podemos moldar a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.
A vida precisa de uma dose de otimismo para impulsionar e de pessimismo para analisar os desafios com pragmatismo, sem romantizar a realidade a ponto de nos tornarmos voluntaristas inconsequentes.
Nascemos em um mundo pronto, nos preparamos para integrar, interagir e nos conformar ao modelo existente, mas somos parte de um movimento que está mudando e desafiando a ordem para que pequenas revoluções produzam mudanças. Mudança e inovação tornam a sociedade mais interessante e permitem que a civilização evolua. São os sonhadores e os corações corajosos que mudam o mundo com suas ideias e ações.
O passado já passou.
O futuro ainda não chegou.
Temos o hoje como matéria-prima,
Para moldar o amanhã e corrigir os erros de ontem.
O presente é o tempo mais valioso para agir.
Ficar preso ao ontem impede nosso avanço;
Esperar pelo futuro nos paralisa.
A força está no agora.
O sábio fala pouco e escuta muito.
A escuta é o canal que capta o dito e o não dito.
É a chave que abre portas para o aprendizado e a compreensão, transformando percepções em decisões mais acertadas.
Temos que aprender a reclamar menos e solucionar mais. O mundo precisa de menos reclamões e mais solucionadores de problemas.
A frase feita não tem efeito. O efeito não vem da palavra, mas da recepção. Cada um tem sua própria antena para captar o sensível que o mundo comunica. A palavra é morta se não falar sobre a vida real. É morta se não encontrar corações nos quais possa reverberar e ganhar vida.
A melhor alternativa é a que faz seu coração vibrar. A melhor escolha é a que faz seu olho brilhar. O caminho da felicidade nem sempre é o mais fácil, nem sempre é o mais seguro, mas certamente é o caminho certo.
A capacidade de imaginar o futuro não é para todos, não por falta de habilidade, mas porque a imaginação é um ato de liberdade daqueles que desejam desvendar, inventar e construir algo melhor do que temos hoje. Os sonhadores vislumbram o mundo, e os líderes o moldam por meio de transformações inovadoras.
Uma mente que vê os problemas como desafios a serem superados é sempre mais eficaz do que uma mente que usa os problemas como justificativa para sua paralisia e lamentação. Esta é a postura dos vencedores, que dedicam seu tempo a construir uma mentalidade e prática coerente, buscando prosperidade e abundância para si e para o mundo.
Há quem pense que dinheiro é riqueza. No entanto, riqueza é algo mais complexo do que dinheiro. Riqueza é a capacidade de unir diferentes tesouros, materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis, ao longo da vida, para que a prosperidade, não apenas econômica, possa melhorar a nós mesmos e ao nosso entorno
Em uma relação, igualdade não significa fazer tudo de forma idêntica, mas sim entender e atender as diferenças. Justiça no amor é dar e receber de acordo com o que cada um precisa, garantindo que ambos se sintam valorizados e compreendidos.
Todos os dias luto uma batalha para domar minha natureza selvagem. Todos os dias tento vencer minha versão preguiçosa, reclamona e desleixada. Tento ser melhor a cada dia; há dias em que venço e dias em que sou vencido.
Não estamos presos às nossas escolhas. Estamos livres para mudar, para ceder, para lutar. Estamos livres para existir conforme o que o coração conduzir, mas há a hora de chegar e a hora de partir. Todos têm seu tempo, basta decidir.
Adultos que dependem dos pais pensam assim: 'Sou adulto para fazer o que quero, mas sou criança para fazer o que preciso para ser adulto.' A liberdade é conquistada e é irmã siamesa da responsabilidade."
Gosto de descobrir que consigo realizar o que parecia improvável. Gosto de saber que o impossível é alcançado por quem escuta o sonho, e não por quem dá ouvidos a quem diz que é impossível.
O nascer do dia, com o sol iluminando o horizonte, nos lembra que cada novo dia traz uma oportunidade de deixar nossa marca no mundo. Qual marca você deseja deixar? Fazer o bem é a melhor escolha, pois isso garante um futuro melhor para nós e para as futuras gerações.
Todos os dias, busco representar os valores que acredito defender, ser o exemplo que admiro no outro, e aprimorar meu caráter, minhas ações e meu papel nesta terra. Sei que nossa ignorância nos limita, nosso medo nos paralisa, e nossa arrogância nos torna pequenos diante dos grandes e justos desafios que a vida nos coloca.
Pensar pequeno não nos leva longe. É preciso usar os óculos certos para ver longe, olhar fundo e enxergar a beleza nas coisas pequenas. Para perceber os detalhes e entender que a vida exige mais profundidade. Estamos vivendo uma emergência da superficialidade digital, que nos conduz a uma encruzilhada: o esvaziamento da cognição humana e uma fragmentação sem precedentes.
A vida é uma dádiva maravilhosa, e não há motivos para temer vivê-la. É natural ter medo dos perigos, mas não de ser feliz. Devemos nos defender do mal, mas também nos lançar na existência com coragem. Entregue-se ao amor que é existir e compartilhar o mundo com uma visão generosa, abundante e crítica. Quanto mais sofisticada é nossa sensibilidade, mais acertamos em nossos atos e escolhas."
Quem acha que sabe tudo já começou errado. Quem pensa que não sabe nada, por outro lado, não valoriza o que tem. É importante aprender sobre tudo, mas nem toda informação se transforma em conhecimento. Muitas pessoas confundem as coisas com disseminação de falsas informações, o que acaba aumentando o desconhecimento.
O problema da preguiça dos ignorantes é que eles não conseguem descobrir e inventar porque preferem plasmar suas impressões simplórias e superficiais como verdades. O conhecimento nos faz crescer como indivíduos, como espécie e como civilização. A ignorância nos empurra para a involução social e humana.
A coragem de ser quem somos não é apenas assumir nossa identidade, mas também moldar-nos ao longo do caminho, aprendendo o que é necessário para transformar nossos desejos e sonhos em realidade. Somos os construtores do nosso amanhã. Se não soubermos onde queremos ir e não construirmos os meios para chegar lá, não conduziremos nosso destino; seremos apenas obra do acaso
O mito de Narciso é interessante: quando olhamos para a superfície de nós mesmos, não conseguimos ver a profundidade do nosso coração, nem toda a beleza de um mundo a ser descoberto