Marcus Ronsoni
Mudar é fácil, de alguma forma fazemos isso todos os dias. Difícil é manter o que mudou, é bem mais fácil escorregar voltando aos velhos problemas.
Desenvolvimento de competência ou mudança comportamental de sucesso significa uma transformação que é sustentada ao longo de tempo – não durante meses, mas a vida inteira. O que era ponto de chegada passa a ser o ponto de partida.
Existe três grupos de trabalhadores. Um grupo que simplesmente trabalha. Um grupo que trabalha com o foco no que vai vai levar da sua passagem pela organização. E um terceiro grupo que tem seu olhar voltado para o que vai deixar de legado.
Podemos dividir a humanidade em três grupos segundo a transcendência: Um grupo que simplesmente vive a vida, sem se preocupar com isso. Um segundo grupo que está atento para o que vai levar da vida. E um terceiro grupo, que tem seu foco voltado para o que vai deixar - qual será o seu legado.
Conseguir desvendar e documentar o que está no consciente coletivo parece ser uma fórmula para o sucesso do escritor. A conexão acontece quando as pessoas se reconhecem no que estão lendo. Algo que ela já pensava e que alguém conseguiu traduzir em palavras.
O trabalhador do conhecimento deve estar apto para trabalhar em qualquer lugar, a qualquer tempo e com qualquer equipamento.
Três respostas são possíveis frente a adversidade: os que sucumbem; os que resistem (resiliência) e os que se transformam (adaptabilidade).
Resiliência é a capacidade de voltar ao status anterior após um tensionamento, com pouca ou nenhuma laceração.Adaptabilidade é a capacidade de transformação positiva frente a uma mudança de contexto ou ambiente.
Alguns momentos exigem retração e expansão harmonizados. O desafio dos empresários reside em acertar o timing, a intensidade e o tom de cada um destes movimentos.
A bravura em momentos de crise só será uma virtude se acompanha de uma boa estratégia. Neste momento as decisões são tão devastadoras quando a indecisão.
Em alguns momentos contar com alguém preparado para fazer bons contrapontos e propor outras alternativas é imprescindível.
Diante do caos alguns se conformam em saber que não são os únicos, não foram os culpados e que fizeram tudo que era possível, enquanto outros dão um jeito de reverter a situação.
Negação é um dos estágios do LUTO que também podem se manifestar em outras situações traumáticas. Porém, negar a situação não a torna inexistente.
Como você era no mundo PRÉ-PANDEMINA? Você tende a manter o mesmo perfil comportamental. Uma nova fase não é necessariamente uma mudança, um aprimoramento ou evolução. É ilusão acreditar que você melhorou seu digital mindset por ter se adequado ao inevitável. Provavelmente o seu modelo ainda seja o de esperar para que as mudanças aconteçam. Adequação não é adaptabilidade.
São nas dificuldades dos outros onde residem as maiores oportunidades de contribuir, de se aproximar e de fortalecer os relacionamentos.
A principal função da liderança é iluminar o caminho para a migração entre terceira pessoa e primeira pessoa do plural.
Somos agentes e não pacientes, somos seres de natureza ativa e não passiva, onde, na grande maioria das situações, somos capazes de exercer controle sobre nossas vidas, capazes de influenciar nosso comportamento para um caminho ou outro, buscando os resultados que desejamos.