Marcos Ribeiro Ecce Ars
Quando eu era criança acreditava que um deus havia me criado; hoje cheguei à conclusão que sou fruto da imaginação de Shakespeare e Goethe.
A filosofia desde o seu surgimento vive em oposição violenta com o misticismo, filosofia é a luta para a independência dos dependentes.
O verdadeiro contato com a filosofia só é possível por meio dos livros, do encontro particular. O misticismo, por sua vez, é imposto por discursos. E então quando o misticismo entrou, invadiu, se apoderou da televisão, esmagou a filosofia. E a partir daí só sobrou o seu eco. Os políticos, os empresários da indústria cultural e os místicos festejam. Enfim, morreu o pensamento, ficou no lugar a lavagem!
Em meu estudo sobre Heráclito, cheguei a seguinte conclusão,que só existe algo em mim que não muda: o fato de eu ser heraclitiano, sendo assim eu sou parmenidiano.
Faça um filho, os filhos do seu filho serão seus filhos também. Faça- os sofrer, se eles por sofrerem voltarem a você, dizendo que você é bom, poderoso,justo, você os perdoará. Mas eles continuarão sofrendo. Se no fim de tudo eles permanecerem fiéis, então tragam eles para sua casa para viverem com você toda eternidade sem sofrimento.
Diário de Deus
O mandamento amar o próximo é ridículo, se você for humilde, manso e bom; os outros acharão que você é idiota...
Amai teu próximo que tu amas
Mantenha distancia dos boçais
E seja solidário com os demais.
Para se cometer um ato de atrocidade, não importa se é rico ou pobre, feio ou bonito, estudado ou analfabeto, feio ou bonito, crente ou descrente; basta-lhe simplesmente ter a índole de boçal.
Todo homem nasce condenado pelo crime de Adão.
Deus é o juiz, Cristo o delegado, o Diabo o promotor.
Os pastores são os advogados que cobram os honorários.
"Quanto mais artistas morrem, mais nascem pastores. O que era suprimido pela arte, fica um vazio para as novas gerações que sem referencias atuais que os levam ao passado, ficam sem os guias, assim a cada artista atual que morre, morrem outros do passado. deixando o caminho cada vez mais livre para a metafísica religiosa".
Perguntaram: o que é arte contemporânea? Responderam: É um corvo acreditando que quando grasna tem o mesmo efeito de um canário quando chilreia
Numa sociedade onde impera a lavagem cerebral, todo pensador que enxerga a deterioração da cultura, tem que se ver na obrigação de ser reacionário, anacrônico e acima de tudo: um déspota intelectual.
A loucura é uma necessidade das pessoas pela loucura que a vida é, no entanto, elas reprimem essa vontade de serem loucas e vivem num estado estóico inconsciente para se mostrarem normais. Por esse motivo elas vão se refugiar na igreja, que é um espaço aceito para extravasar essa vontade: para rodar, gritar, enrolar a língua, elevar os braços a um céu vazio, chorar, conversar com o inanimado; enfim, se livrar do acúmulo de loucura para voltarem ao mundo da razão.
Na realidade, todo crente em Deus, quer acreditar Nele, mas morre de medo Dele e jamais o quereria vê-lo. Porque, é fato, todo crente tem pavor de fantasmas.
Vejo um quadro com o mesmo respeito de quando vejo um cadáver, tenho a mesma sensação,o mesmo assombro, que no cadáver jaz vida e agora o nada eterno; e no quadro, antes o nada e agora a eternidade.
Fujam daqueles que te ensinam, refugiem-se naqueles que o fazem pensar. A contradição é tão importante como a perna esquerda é para a direita.
Àqueles que falam do cotidiano, são ocos. Aqueles que falam da moda, são cheios das ideias dos outros.E aqueles que falam de si, são artistas.
Quando não consigo encontrar pensamentos nos palácios, saio à procura nos lixos. E foi nos lixos que encontrei meus melhores sonhos, pois sempre soube que as pessoas jogam fora tudo aquilo que é sagrado.
Teus olhos fitando-me perfuram os meus e machuca.
Perturbam, mas de maneira calma, suave, agridoce.
Uma fusão de inferno e paraíso, perdição e redenção.
Não sei quem mais sou, se vivo ou morro de amor.
Lógica da Arte Contemporânea: O governo escolhe o ministro, o ministro escolhe o secretário, o secretário escolhe o curador, o curador escolhe os artistas, os artistas escolhem as galerias, as galerias escolhem os clientes, os clientes lavam o dinheiro, o dinheiro vira imposto, o imposto volta para o governo.
Enquanto houver um Deus que além de assassino e omisso, tem como principal característica a compaixão, haverá os que acreditam serem os seus mensageiros. Existir um Deus que perdoa é um convite para qualquer reprimido matar em seu nome, pelos seus dogmas e ainda achar que está sendo fiel a ele. Se quisermos nos livrar destes tipos de atrocidades, devemos urgentemente, matar esse Deus.
O GÊNIO E A DEUSA
O gênio é a criatura mais terrível, mais difícil de conviver por seu temperamento tempestivo, somente uma deusa pode entendê-lo e fazer brilhar as suas asas.