Luiselza Pinto
"É vão o desejo de que coisas, pessoas e sensações se repitam símiles; tais apenas devem ser mais intensas e melhores."
"Todas as ditaduras - latentes ou não - nascem de guetos mentais tão fortes e inatos (?) a ponto de exalar a perigosa vontade de segregações reais ou a hipocrisia de suportabilidades fíctas."
"São muito tênues os limites entre o sonhar e o iludir(-se). Provém daqui que o viver é um presente; e o existir uma prisão."
"Aquele que teme a mudança desconhece que é nesta que o homem converge ao que verdadeiramente é; e se afasta do que apenas está."
"Um humano frágil e inseguro vê ameças onde elas inexistem. É típico das ilusões se alimentar de aparências, culpas, eufemismos, fantasmas
e sacrifícios."
"Sua angústia apenas perdurará para sempre se ela não se transmutar numa das pedras angulares da sua paz."
"O que "não" tem explicação conhecida seria menos intenso se pudesse ser enquadrado em entes dialeticamente mensuráveis."
"Somos infinitos; estamos, todavia, exatamente da dimensão das limitações e potencialidades que absorvemos ou transpomos."
"Um espelho sempre responde à altura das luzes que recebe... Assim é tudo o mais: um exato reflexo da profundidade do viver ou da topicidade do existir."
"Não precisamos concordar com opiniões ou estados objetivos e subjetivos diversos dos nossos... Todavia, entender e respeitar as diferenças é mais do que uma questão de consideração ao próximo; é, antes de tudo, uma questão de reciclagem e fundamentação das nossas próprias convicções."
"São verdes os campos ou os amores sob os quais estes florescem? Pouco importa, se aquilo que se ama é tão intenso que leve o ser a buscar a máxima potência de si mesmo."
"Apenas a nível inconsciente interessa o reflexo sem reflexão. Transitando-se pelo consciente, toda resposta deve ser mensurada em sua relação custo benefício."
"Há apenas dois tipos de pessoas: as que nos fazem investir nosso tempo e as que nos fazem perdê-lo."
"Ao longo do navegar do Rio em seu leito, evaporam-se as águas superficiais; apenas os fluxos que suportam a temperatura e a pressão alcançam a plenitude do Oceano do viver."
"Se as lágrimas carregarem a sua dor para longe, chore. Se não, economize-as, pois não é prudente, em se atravessando o deserto, perder água."
"Não é inútil o frio silêncio alheio, se ele servir para que se escute mais ardentemente o próprio ser."