Luiselza Pinto
"Nas instâncias cabíveis, o diálogo se transforma no consenso a ser processado; o monólogo mutaciona-se na imposição que - exceto se manifestamente ilegal - será obedecida."
"As pessoas estão em paz ou em guerra; têm problemas ou questões a serem resolvidas. É preciso infinita cautela para lidar com belicosos e problemáticos e, quando no trato com estes, a prudência se tornar contraproducente, improfícua ou insuficiente, a única coisa a se abraçar é a distância segura."
"A queixa, quando não levar à libertação daquilo de que se reclama, é inútil e ainda é prejudicial, pois gasta energia em vão."
"A sabedoria consiste em absorver e processar o que potencializa o ser, eliminando ou repelindo tudo o mais."
"Soa-me absurda qualquer coisa que leve o ser humano a não pensar, sentir e viver. Passa-me a idéia de escravizante tudo aquilo que torne o homem um mero objeto da existência e não um sujeito ativo da própria vivência."
"Ao profundo e sensível, não é positiva a relação custo benefício em manter qualquer interação, além da estritamente necessária, com o superficial e impassível."
"A análise sensível, pragmática e sem julgamentos é arte para apenas as maiores, mais equilibradas e mais irreversíveis das sabedorias."
"O ser humano pode poetizar ou punhetizar o mundo... As conseqüências mais drásticas e imberbes emergem, geralmente, da omissão."
"Toda pessoa - ainda que não esteja ou não possa - é exatamente da dimensão do que deseja aprender, sentir e viver."
"O conhecimento e a verdade apenas serão profícuos àqueles que tenham a capacidade e o desejo consciente, não meramente de ingeri-los, mas de os digerir."
"Somos a sensibilidade consciente erguida a meio caminho entre o infinitésimo quântico e o infinito relativístico; convidados a saber ou facultados a acreditar... E estamos obrigados a morrer."
"Tenho desejo de viver ao lado das pessoas, como são e/ ou estão. Papéis me soam consideráveis, contudo sempre secundários."
"Ao nascer, todo ser humano já é um vitorioso; ele não perderá o troféu da vitória se morrer... Ele apenas será destituído da máxima alegria e honra que é estar aqui se ele, ao invés de viver, meramente existir."
"É natural que a consciência arranhe àquele que sabe que fez algo errado. Mas é perigosíssimo se contorcer de dor frente à atitude certa."
"Todos os seres racionalizantes trazem questionamentos inatos; é de cada um se tais permanecerão latentes ou emergirão, (im)profícuos."
"- TENSA, LUISELZA DE SOUZA PINTO?
- Apenas apavorantemente calma e convicta.
- QUER VOLTAR ATRÁS?
- Nem quero e nem posso... Os olhos buscam o que está em frente.
- ENFRENTE!
- Sim..."