Luiselza Pinto
"Quando alguém que não nos ama se vai, devemos agradecer. Quando alguém que não nos ama fica, devemos chorar."
"Um dos melhores presentes que alguém pode dar ao outro é a possibilidade de optar. Se inexiste escolha, há sempre encolha."
"O amor é convite passível de aceitação ou recusa lúcidas. E a sensatez não gera dor ou fraqueza; traz experiência e firmeza."
"O amor nunca acorrenta alguém; instrumentaliza o outro para que este decida, com lucidez, permanecer ou não, pois amar é ofertar a possibilidade de escolher."
"Somente os extremamente loucos ou totalmente lúcidos nadam contra a correnteza. Num ou noutro caso, o medo não é lugar prudente."
"O amor, pela sinceridade, pode perder a quem ama, mas não se perde. Inexiste amor onde a conveniência permite humilhação ou mentira."
Amor é convite; não coação. É persistência; não insistência. É elogio; não humilhação. É escolha, não encolha. É lucidez; não ilusão.
"O amor não morre se quem amamos foi embora porque quis. O amor somente morre se quem amamos fica sem querer."
"Se no mundo há quem, com amor e lucidez, daria a própria vida por um sorriso teu, mesmo que estejas, não és sozinho."
"Se resguardas a tua certeza, ela tem lacunas e não é absoluta. A certeza não se protege; ela é a própria proteção."
"A desistência nunca é lugar aceitável aos que vivem; ela é apenas naturalmente eufemística aos que existem."
"Se meus problemas estão contidos em mim, é natural que eu seja maior que eles. Logo, devo resolvê-los,
não me guiar por eles."
"Ao nascer, pelo singularíssimo presente que é a vida, adquiri não apenas o direito de viver, mas também o dever de me potencializar ao máximo."
"Se há problemas contidos na minha vida, esta é maior que eles. Logo, devo resolvê-los, não os fazer de guia."
"As pessoas somente mudam para melhor; ou tiram a máscara. Mas, quando se desmascaram, se abrem à possibilidade de melhorar."
"Todos merecem respeito. Por ações, palavras ou pensamentos, cada um convida, ou não, o outro para mais que só consideração."
"Meu tempo apenas me tem para ser o que sou, ainda que eu seja nada. Porém, se nada eu for, sê-lo-ei em vida, jamais em existência."
"O ser humano pode ficar, ou não, como está. O direito de optar é unto ao dever de não reclamar de qualquer escolha."
"Houve um tempo anterior e haverá um posterior à minha vida. Sou infinita neste intervalo; é nele que cabe a imensurável alegria de Ser aqui."
"Aqueles que muito reclamam são os que esperam que os outros mudem. Aqueles que pouco reclamam são os que estão mudando."
O sol sempre nascerá para mim; um dia, não nascerei para ele. Que meu agradecimento por tão flamejante companhia seja minha vida ardente.