Luiselza Pinto
"O tanto que alguém não se potencializou para si mesmo, é diretamente proporcional ao que reclama, ou silencia, das circunstâncias, dos outros e do mundo."
"Quem existe nunca está sempre onde quer; está primeiro onde deve. Quem vive não está apenas onde pode; está sempre onde quer."
"A insensatez não existe sozinha; ela sempre precisa de algo ou alguém para sugar, culpar ou (se) aborrecer."
"Nada há de menos cansativo, mais infinito e prazeroso do que andar na própria estrada. Seguir o caminho alheio é que é exaustivo, limitante e doloroso."
A raiva, no insensato, sempre vira mágoa ou desconfiança. A raiva, no lúcido, sempre vira prudência e liberdade.
"Uma breve raiva pode ser útil; mas, toda mágoa é prejudicial, pois o ressentido nunca é livre mentalmente."
"Quem pode e quer mudar, faça-se atitude, breve desabafo e prece. Quem não pode, vá às orações. Quem não quer, reclame em silêncio."
"Todo aquele que gosta de ser infeliz sempre tem a mesma base de apoio: o egoísmo. Para um infeliz, os outros são meros instrumentos."
"Quando o amor traz condições ou imposições para continuar, significa que ele já não é mais puro, pois está alicerçado não apenas à maturidade convidada a tempo, mas também à conveniência imposta pelo tempo e ao sacrifício de não poder optar."
"Quando a mentira e a verdade não são motivo para qualquer raiva, o que magoa é a realidade descoberta."
"Quanto maior for a distância entre o que o ser humano é e aquilo que está, mais aprimorada deverá ser a máscara que ele usa."
"O medo de amar, e de ser amado, pertence aos que não sabem que somente existe amor sincero, pois, se não for verdadeiro, não é amor."
"A liberdade, a profundidade e o prazer advindos da sinceridade total pertencem a muito poucas pessoas, pois a franqueza absoluta é para raros."
"Pouquíssimos sabem a diferença entre existir às fímbrias da aspiração e viver sob a égide da inspiração."
"Somente existe amor sincero, pois, se não for verdadeiro, não é amor. E quem ama nunca cai; apenas, do chão, sente o Infinito."