Lázaro de Souza Gomes
De nada valem as melhores intenções de alguém se, para atingir os seus objetivos, fizer uso de meios vis e torpes.
Gosto de momentos simples: andar pelo quintal com os pés descalços, contemplar o céu estrelado, cuidar das plantas, ouvir o canto dos pássaros, sentir o cheio de terra molhada quando chove, apreciar o aroma do café ao coá-lo, ouvir os meus vinis no toca-discos, ler uma boa produção literária, observar as plantas e árvores florescerem e frutificarem, enfim, essas e outras situações que trazem consigo singeleza e uma miscelânea de sentimentos.
O tempo segue o seu curso de maneira inexorável, aceite ou modifique as circunstâncias sobrevindas do transcorrer temporal.
Grandes conquistas envolvem muitas tentativas e erros. Mantenha-se fiel aos seus objetivos até concretizá-los.
Quando percebi na minha caminhada passos trôpegos, falta de ânimo e as forças se esvaindo, a minha fé foi o meu baluarte. Asseguradamente, Deus tem um poder infindo e sua misericórdia e graça nos sustentam e conduzem pelos melhores caminhos, sobrepujando quaisquer dificuldades que porventura apareçam.
Em certa medida, fico incomodado com atitudes de muitos cristãos, ao atribuírem ao demônio todas as coisas que porventura dão errado em suas vidas, até mesmo no cotidiano. Não é que estou desconsiderando o poder do mal agir nas nossas vidas, todavia sabemos que Deus nos dotou com imensa capacidade e nos deixou o livre-arbítrio. De tal sorte que muitas das coisas erradas que nos ocorrem, dependem em grande parte das nossas atitudes e decisões equivocadas. Devemos sempre buscar intimidade com Deus e discernimento para vida neste mundo.
Sê-lo-emos cristãos desvirtuados e incompletos se professarmos a fé, mas não demonstrarmos amor ao próximo.
O educador exemplar tem sede de conhecimento, sabedoria para ouvir e responder as indagações e humildade para reconhecer as próprias deficiências. Sobretudo, possui uma vontade obstinada de autossuperação perante os desafios de promover um ensino de qualidade.
O conhecimento nos liberta da ignorância, como uma luz que dissipa as trevas. É um poderoso aliado do nosso progredimento!
O grande erro da teologia da prosperidade é o foco na fortuna materialista, em detrimento da riqueza espiritual.
A verdade pode ser percebida como um acalento ou um forte impacto, sendo incontestavelmente a melhor alternativa a ser proferida.
Busque a autossuperação sem mirar o perfeccionismo. Ser melhor do que você foi ontem já é substancial.
Não fossem as dificuldades da vida, subestimaríamos o valor da superação e não aperceberíamos eminentes progressos.
Não tenha receio de reconhecer os limites da própria ignorância. Questione as verdades ditas “absolutas”. Cultive um estado de espírito aberto para novos conhecimentos. Leia e reflita sobre o mundo e os acontecimentos à sua volta. Tenha paciência para ouvir e dialogar com os mais velhos. Conceda a atenção necessária aos mais jovens. Certamente, essas atitudes contribuirão para que você se torne mais sábio.
Um esforço acanhado pode até fazer com que você se mova, mas não te levará muito longe. As conquistas significativas envolvem muito empenho.