JRR.PEREIRA
Você já reclamou hoje? Reclame!
Ficou quase sem respirar com suas respostas? Então vamos dar uma aliviada com... "A Hora do Reclame!"
Reclame era um termo utilizado na tv para nomear uma propaganda, anúncio ou ainda para nomear um letreiro de loja para chamar atenção.
A origem da palavra vem do latim: "Clamare" que significa gritar e a palavra Re, vem para intensificar o ato de gritar. Ou ainda "Reclamare" quer dizer, gritar duas vezes, gritar mais alto. Palavra que em tempos atuais é utilizada como queixar-se.
A meteorologia diz: Vai chover, a pessoa no mesmo instante "Ai meu Deus, vai chover. Vão ocorrer alagamentos, eu ia sair hoje mais não vai dar".
A meteorologia diz: Vai fazer sol, a pessoa no mesmo instante " Ai meu Deus, vai vir aquele calorão de novo"
A meteorologia diz: Vai esfriar, a pessoa no mesmo instante " Ai meu Deus, lá vem aquele frio de novo"
A pessoa resolve ir ao shopping: " Ai meu Deus está cheio"
A pessoa vai ao mercado: " Ai meu Deus está caro"
A pessoa vai ter reunião na empresa: "Ai meu Deus, lá vem aquela reunião chata de novo"
A reunião é cancelada: " Ai meu Deus por isso que não vai pra frente esta empresa"
A pessoa vai em um churrasco e enche a cara: " Ai meu Deus, estou de ressaca, nunca mais vou beber"
A pessoa passa um tempo sem sair: " Ai meu Deus preciso beber para encher a cara"
A pessoa sai: " Nossa este lugar está cheio, nossa este lugar está vazio"
Assiste tv: "Só passa desgraça"
Vê uma manchete sobre o país: "Tem que mudar isso daí"
Cansou?
Imagina eu. Só de escrever estas reclamações, já me causou um "ruim".
É o país que não está bom, são as coisas que não melhoram, é o namorado que não vem, é a falta de uma namorada, é a amizade colorida que cansa, são os filhos que não obedecem, o casamento que cai em uma monotonia...
Acredito que tudo que pedimos ao universo somos atendidos. Talvez não aos modos que queremos, mas somos. Porém como bebês pirracentos, nunca estamos felizes com nada e muitas vezes não fazemos nada para mudar devido a amiga inseparável da reclamação, a desculpa.
Me diz aí, o que você quer?
Por mais incrível que pareça, uma das características das pessoas que só reclamam é se dar bem em cima das outras pessoas deixando que as outras façam quase tudo por elas para terem mais tempo para reclamarem.
Neste momento de nossa reflexão, peço para que você não pense nas pessoas que você conhece que são assim e sim que você pense em você e como andam seus atos.
Ah, o País não vai pra frente.
Ah, a empresa não vai para frente.
Uma outra característica das pessoas "reclamonas" é que tudo que ela tem é muito melhor ou muito pior do que as das outras pessoas. Nunca está a contento! Se para nós humanos é difícil entender presuma Deus, o universo, ou qualquer coisa que você acredite.
O fato é que reclamar nunca vai mudar nada, a não ser no caso de compras em uma loja ou algo o qual você saia no prejuízo. Fora isso...
Se você me pedisse um conselho neste exato momento, este seria: Pare de reclamar e antecipe uma solução mesmo que pareça algo distante se responsabilizando pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio.
Não seja como a citronela que repele pernilongo. Isto porque as pessoas que possuem este hábito de reclamar SEMPRE acabam repelindo as outras pessoas e acabam fazendo mal para os seus próprios cérebros e consequentemente para o corpo.
Não se esqueça que Oração é bem diferente da Ação.
Então...sempre é tempo para mudar.
Certo?
Certo.
Voltamos à nossa programação normal...
Até que ponto a culpa é sempre da outra pessoa?
Até que ponto ouvimos apenas o que queremos ouvir?
Quando um caminho nos leva a um lugar diferente, muitas vezes por medo (ou por padrões), criamos algo em comum com os outros caminhos para diminuir nossa culpa em deixá-los e voltamos para a rotatória. Lá ficamos correndo naquela roda como hamsters. Isso talvez porque nos fizeram acreditar que viver nessas "gaiolas padronais" seja o certo para uma vida feliz e assim...acreditamos que temos liberdade por todos os dias nos darem água, comida, um lugar para ficar e correr. Na verdade da verdade, acredito que somos um reflexo da nossa alma e se ela for rasa (por mais que você tente esconder), em alguma hora mais cedo ou mais tarde irão perceber.
Assuma seus erros, fragilidades, quebre a arrogância, não coloque as suas responsabilidades em cima de Deus e entenda que o mundo não gira apenas em torno de você e de suas dores.
Existem outras dores, existem outros mundos, aprenda a respeitar, entender, reconhecer e seja feliz.
Afinal, se você só viver no raso, nunca conhecerá o fundo do mar!
A escolha é sua.
Ela é SEMPRE SUA!!!
10 CONSELHOS PARA QUEM NÃO ME PEDIU CONSELHO ALGUM
1- Todas as vezes que uma pessoa não tiver argumentos para discutir com você e achar que a verdade dela é absoluta, ela verbalmente te agredirá. Nunca revide com a mesma "moeda" se colocando na mesma posição que ela pois os graus de evolução são diferentes nesta terra.
Tenha compaixão pois essas pessoas necessitam disso.
Porém NUNCA abaixe sua cabeça e se desmereça.
2- Todas as vezes que alguém tenta te rebaixar é a prova que esta pessoa está abaixo de você. O verbo rebaixar quer dizer abaixar novamente e somente podemos abaixar ou rebaixar o que está acima de nós. Sendo assim, sempre temos duas opções: ou deixamos ser rebaixados ou não ligamos para isso. Tenho sempre optado pela segunda opção de uns tempos para cá, pois já que estou acima mesmo...
Ah, e isto não tem somente a ver com dinheiro, entendido?!
3- Pedir perdão é louvável, perdoar é arrebatador.
4- A vida é uma roda gigante, nem sempre se está por cima, mas nem sempre se está por baixo. Então lembre-se sempre de tratar todas as pessoas igualmente pois uma hora elas subirão (assim como você). É fato que quando se está por baixo boa parte das pessoas ao invés de ajudarem acabam contribuindo para que você se enterre mais (se enterrar e deixar ser enterrado é escolha de cada pessoa), então quando estiver lá em cima, não esqueça de quem te apoiou e realmente contribuiu para que você não se enterrasse, pois nessa hora muitas pessoas passam a vir atrás de você e começaram a "babar" de ovo dizendo o quanto te apoiaram e torceram por você. Saiba separar o joio do trigo e principalmente não esqueça sempre de ajudar outras pessoas de uma forma gratuita, desejando somente a felicidade da outra pessoa. E todas as vezes que você quiser ser superior a alguém utilize-se da humildade que não tem nada a ver em se colocar na condição de "coitadinho" e sim na condição de saber falar, ouvir e respeitar. Por sinal, humildade é o único grau de superioridade que conheço.
5 - Suas verdades não são únicas, assim como sua religião, suas músicas, suas roupas, seus carros, seu status, assim como tudo que pregam por aí na "regra da sociedade perfeita". A única coisa que é única é você! Por isso seja sempre maleável, saiba ouvir, pensar, filtrar e discernir a respeito de todas as outras coisas. Isso te torna uma pessoa mais amável e compreensível para todas as outras pessoas.
6- Quando parecer que o mundo todo está errado e você é a única pessoa certa, pare e pense, pois há algo de muito errado aí!
7 - Não imite a história o desenho animado "Lippy e Hardy" se tornando a hiena Hardy (do desenho de Hanna Barbera), que dizia a toda hora "Oh céuus! Oh vida! Oh azar!" Se quiser ser alguém desse desenho escolha ser o leão Lippy.
8- Saiba que sempre houveram muito mais que dois pesos e duas medidas. Costumo dizer que existem vários pesos e várias medidas! Saiba filtrar e saiba pesar pois ao contrário isso pode fazer que você seja a pessoa mais cruel nesse mundo. Não se esqueça que "Até mesmo um relógio mesmo parado está certo no mínimo duas vezes ao dia" Então procure nunca ser cruel, seja uma pessoa justa, pois a lei do retorno vale para isso também. E esta lei é implacável e por incrível que pareça, não é imposta por uma terceira pessoa, esta lei é imposta por você para você.
9- Valorize, dê atenção e ajude as pessoas sem precisar que isso seja uma atração ou ainda, sem precisar mostrar para todo mundo e ficar esperando aplausos por isso. E quando menos perceber a ajuda, a atenção e o valor estarão voltando para você de uma forma indescritível.
10 - Seja feliz, ria de si, cante, dance, fuja dos padrões que não lhe cabem mais, aproveite algumas horas em sua companhia, quando estiver na companhia de outra ou outras pessoas realmente esteja com elas, quando comer coma, quando dormir durma, quando amar ame, quando beijar beije, quando abraçar abrace, faça tudo de verdade, não seja pela metade, não seja uma pessoa falsa, morna e acima de tudo respeite e utilize-se da gratidão sempre!
Certo dia estava na rua e passou do meu lado um caminhão de lixo. Neste caminhão estavam lixeiros pendurados, fazendo o trabalho de recolher os detritos de prédios, casas, estabelecimentos comerciais assim como é feito em todas as cidades. Eles executavam seu trabalho de uma forma contentes, gritando, assoviando. Parei, fiquei analisando, o caminhão passou e o cheiro que ficou pairando no ar era quase insuportável. Fiquei olhando aquele caminhão ir embora e pensei: Como é que eles aguentam este cheiro insuportável durante sua jornada de trabalho?
Alguns minutos depois a conclusão veio em minha mente como "mágica", é claro... eles estão tão acostumados ao mesmo cheiro todos os dias que acabam nem percebendo aquele cheiro putrefeito que me incomodara a poucos minutos.
Comecei a pensar em umas certas analogias da vida enquanto caminhava...
Muitas vezes nós, seres humanos nos acostumamos tanto com certas coisas não boas em nós mesmos que acabamos achando isso normal. Pessoas vem nos falar e tentam nos mostrar mas já estamos tão acostumados que desdenhamos qualquer sinal e o "cheiro de lixo"... se torna normal para nós mesmos ou ainda seja, caímos na linha do que nos faz mal e para nós está tudo bem.
E para as outras pessoas?
Esta é uma boa analogia para quando "batemos na mesma tecla" da maneira errada que seguimos na vida. Nos tornamos estes gloriosos trabalhadores que correm, pegam o lixo e se acostumam com aquele cheiro. No entanto, não podemos esquecer que eles fazem isso pelo bem de uma população enquanto nós, transformando nossos atos (muitas vezes impensados), naquele mesmo cheiro, acabamos acostumando e querendo que as outras pessoas acostumem.
Voltamos a linha do capítulo II deste livro com a frase "Sou assim mesmo e não vou mudar". E vai querer que todas as pessoas acostumem com o cheiro do "teu caminhão" quando?
Cheguei ao prédio onde moro, sentei em um dos bancos do jardim e pensei: "Como anda meu cheiro"? Nesse caso não o cheiro que exalo do meu corpo e sim das minhas atitudes. Tenho observado se alguém tem reclamado sobre ele?
Resolvi então afastar de mim mesmo para "sentir o cheiro" que eu estava exalando e comecei a pensar se alguma pessoa por ventura teria ou estaria reclamando dele. Analisei o que estava errado e o que precisava melhorar e talvez, mudar meu perfume de alma assim como gosto de mudar meu perfume de corpo.
É impressionante como nós seres humanos nos acostumamos facilmente com qualquer coisa (principalmente as menos corretas que nós fazemos), deixando agir como uma fragrância natural.
Nos acostumamos com as coisas ruins, nos acostumamos com a dor, nos acostumamos em tratar mal, nos acostumamos em estar sempre certos, nos acostumamos com os cheiros, sabores horríveis, nos acostumamos em sermos mal tratados e quando menos percebemos, nos acostumamos ao veneno.
Tudo isso é relativo, certo?
Pode até ser, mas só é relevante quando uma vez analisado.
Olhei para mim e pensei que era hora de mudar certos costumes para deixar tudo mais agradável para quem convive comigo e está a minha volta.
Definitivamente era hora de mudar e muito mais que simplesmente cuidar do asseio do corpo...era hora de cuidar do asseio da alma!
E assim foi...
Não espere o fim para tratar bem
Não espere o fim para respeitar
Não espere o fim para fazer uma ligação para uma pessoa querida
Não espere o fim para dizer a um amigo ou amiga de trabalho, a uma chefe ou um chefe queridos o quanto estas pessoas são essenciais e especiais
Não espere o fim para dizer o quanto gosta de alguém
Não espere o fim para mandar uma mensagem de carinho
Não espere o fim para viver momentos únicos, sentir o sol, sentir a chuva, o vento, tomar um café, uma água, um vinho vendo o por do sol ou as estrelas
Não espere o fim para fazer o bem
Não espere o fim para fazer alguma coisa pois o fim é o fim
E no fim acaba o seu tempo
E no fim o tempo é zerado e não importa o quanto de riqueza, o quanto de bens, o quanto de qualquer coisa que você tenha, você não conseguirá um tempo extra por tudo isso.
Viva o agora.
Sinta o agora e não espere para daqui a pouco pois o daqui a pouco poderá não mais existir.
As coisas são simples de resolver então te pergunto: Por que não?
O que te impede?
O que te impede de ser melhor?
O que te impede de tentar?
O que te impede ter mais respeito?
O que te impede de utilizar mais a gentileza?
O que te impede de procurar entender mais?
O que te impede de ajudar?
Quantas vezes você já foi ajudado ou ajudada?
O que te impede de ofender menos ou não ofender?
O que te impede de pensar mais antes de dizer?
O que te impede de machucar menos as pessoas ao modo que você não gostaria que te machucassem?
O que te impede utilizar a boa educação com as pessoas?
Não adianta rezar infinitamente se nada disso for colocado em prática e para você que não acredita em seres supremos ou em outras vidas, não adiantará nada você ter passado por aqui para ser simplesmente um nada.
As escolhas são nossas, sempre nossas. E felicidade muito mais que um estado de espírito, é uma escolha também.
Nesse caso, não sei se chamo de sorte ou se realmente existe uma hora para as coisas acontecerem, a verdade é que para acontecer tem que acreditar e para acreditar não se deixe esmaecer.
TUDO PODE MELHORAR SIM E JÁ ESTÁ MELHORANDO
Comece (ou recomece), com a coragem de quem sobreviveu a uma guerra, comece (ou recomece), sabendo que para as coisas melhorarem 85% depende de você, 10% das outras pessoas e 5% da sorte.
Se você pensar assim também pode saber que as chances de darem certo no trabalho, nos projetos, no amor... podem ser mais profícuas do que a chance dos outros.
Na verdade não existem regras para isso. Para isso existe a intuição!
Siga a sua e regue o jardim das oportunidades.
Nos tornamos doentes emocionais porque se olhar no espelho e saber que muitas vezes somos nós os culpados, dói. E assim, vestimos uma "toga" e saímos a julgar tudo e a todos.
Eu erro
Tu erras
Ele/Ela erra
Nós erramos
Vós errais
Eles/Elas erram
Isso é fato.
Procuramos culpados por nossa infelicidade emocional.
Posso te dizer?
Hoje é um bom dia para começar a mudança.
Primeiro, se olhando no espelho e reconhecendo as próprias falhas.
Segundo, reconhecendo os próprios erros.
Terceiro, cuidando com as palavras, gestos e ações pois, para toda a ação existe uma reação e isso é fato e não será mudado por simplesmente eu querer ou você querer. É a lei natural do universo.
Todos quando nascemos, nascemos em uma nascente de um rio, um pequeno rio a nossa vista. E sendo assim, começamos nossa descida por este rio. Alguns nascem em dias de sol, outros nascem em dias de trovoada, outros ainda nascem em dias nublados, alguns em dias frios e outros em dias quentes, porém a realidade mostra que todos nascem e todos são convidados a descer este rio.
Tudo começa (na maioria das vezes), em águas calmas, porém sem muito esperar e sem nada nos avisar, encontramos a primeira corredeira. Uma corredeira não muito forte porém, uma corredeira que devido ao nosso tamanho poderá parecer maior que é. Nesta corredeira encontraremos algumas pedras, alguns galhos e alguns lixos que estarão a margem ou no fundo. Isto poderá nos machucar e sendo assim, alguns decidirão ir para a margem e ficar ali para que não se machuquem mais e acreditarão que o rio é só isso.
Os outros, continuarão descendo.
A viagem continua e após esta corredeira virão águas calmas, assim como devido há algumas condições climáticas, o rio poderá criar grandes correntezas fazendo que você se depare com galhos, com entulhos que descem e quando você menos esperar estará em uma corredeira muito maior. Sua cabeça poderá bater em pedras, você poderá se machucar mais que esperava e eventualmente levar alguns "caldos". Algumas pessoas decidirão ir para a margem, se agarrar nos troncos que ali estão e passarão a viver ali acreditando que o rio todo é formado apenas de corredeiras e que em algumas horas poderão ficar calmas, mas em grande parte acontecerão fenômenos para que todos sejam machucados. Os outros que agora já são considerados um pequeno número de pessoas, decidirão ir descendo.
Neste momento, algumas pessoas da margem o chamarão de loucos, de sem juízo e tentarão provar que essas pessoas vão se ferrar, mas mesmo assim... eles vão.
Cada vez o rio vai ficando maior e vai se abrindo, as pessoas que continuam a descer conhecerão novos tipos de plantas, de fauna terrestre, de fauna aquática até que chegarão a uma ilha. Nesta ilha todos irão conhecer coisas novas, inclusive a novidade de se ver uma ilha a qual nunca foi vista. Alguns decidirão ficar por ali e fazerem sua vida ser aquilo, pois acreditam que já conheceram como é o rio por inteiro e já sabem que todo resto é igual. Os outros, já poucos, continuarão descendo.
Tudo parece muito normal, as surpresas parecem que acabaram e quando se menos espera, chegam a primeira cachoeira. Alta, frondosa, um novo som antes não ouvido, pássaros diferentes... Os olhos brilharão e alguns decidirão (por medo, insegurança ou outras circunstâncias), ficarem por ali, pois acreditarão entre outras coisas que o rio é aquilo e todas as surpresas já foram reveladas. Poderão até descer para ver como é lá embaixo, porém não decidirão continuar a viagem.
O número já diminuiu drasticamente e poucas pessoas decidirão continuar esta viagem. Como sempre ouvirão, como sempre serão julgados por algumas poucas pessoas, acharão que estão no caminho errado e alguns até voltarão. Porém a viagem continua.
Ainda no caminho encontrarão outras ilhas, outras corredeiras e outras cachoeiras. Irão se machucar, irão se mutilar, irão se achar otários, irão ver pessoas morrerem por este caminho. E exatamente neste percurso outros poucos que desciam com você por este rio, desistirão da viagem ficando cada um a margem, em seu lugar porém, alguns outros poucos, o mínimo dessas pessoas seguirão sua viagem que poderá demorar dias, aprenderão técnicas de como boiar, de como aproveitar as marés, de como não se cansarem, de como aproveitarem as corredeiras. Não digo que não irão se machucar porque vão. Não digo que não irão pensar em desistir porque vão. Não digo que será mil maravilhas porque poderá não ser mas inevitavelmente e quando menos esperarem, sentirão que as águas ficarão mais rebeldes, alguma coisa estará muito estranha, a ansiedade e o medo baterão fortemente em suas mentes e corações. Alguns procurarão a margem mais próxima para ficarem ali (pois acreditam que já viram tudo), mas os outros poucos decidirão ver onde isso vai dar. As críticas continuarão a vir, ouvirão vozes dos que falaram ecoando em suas mentes: " Não te avisei?", "Antes tivesse ficado na margem em segurança", " Agora vai se ferrar, não aprende mesmo"...
E de repente quando você pensar que é o fim, desembocará no mar!
E lá você verá que tudo é muito mais que tudo isso! E lá você conhecerá as inúmeras e inúmeras espécies diferentes de animais aquáticos, e lá você conhecerá a praia, e lá você descobrirá as ondas e através do mar ir para todos os cantos do mundo e descobrirá que a vida é um lugar de infinitas possibilidades e sentirá pena dos que ficaram a margem com suas "pseudo" seguranças. Descobrirá terras, outras ilhas, outras plantas, outras pessoas com inúmeras histórias para contar entre tantas outras coisas...
Eu espero que você não pare na margem mediante as dificuldades e espero muito em breve te encontrar no mar.
Foi um imenso prazer ter você aqui comigo nesta viagem, espero que estas reflexões tenham despertado qual o tipo de arte que você deseja continuar realizando nessa vida. Porque a vida é uma arte e nós, sem dúvidas, os artistas da vida!
Se você em mim confiar e me mostrar onde brotam as flores da tua alma, prometo aliviar tuas dores cuidando do seu jardim.
Corre...
Corre contra o vento
Corre contra o tempo e com seu jeito peculiar, por favor continue a escrever a história de tudo que você tem a nos ensinar.
Não, não é um simples ato de devoção, acredito que a palavra certa seja admirar.
Admiro então a sutileza, a leveza, a força que te faz criar, que te faz correr, que te faz buscar e como mágica faz nascer do asfalto flores para cultivar.
Não sei quem inventou que o homem estava a sua frente e sua função é a de servir, obedecer e procriar. No mínimo foi um macho destes frustrados que tem medo de se colocar no seu devido lugar,
Ah, seres divinos quisera eu ter a capacidade de mil coisas fazer e ao mesmo tempo cuidar,
Quisera eu descobrir a mágica de ser leve como o vento e de ter a força de um furacão que se encontra com o por do sol no mar
Quisera eu descobrir como se mistura o tempo, o vento, a liderança e a sutileza do olhar.
Coisa que vocês fazem muito bem e se a vida fosse uma competição, tenho certeza que estariam sempre em primeiro lugar.
Com vocês aprendi que não é com rispidez que se ganha, ganha quem tem sapiência, dosa força e leveza para tudo isso misturar
Com vocês aprendi como pedir com voz mansa pra mais rápido conseguir o que naquela hora eu precisar
Com vocês eu aprendi como resolver mil coisas aqui, ali em todo lugar, e ao mesmo tempo aprendi a alquimia da mistura dos verbos lutar e amar.
Feliz dia das mulheres, feliz 8 de março, um dia entre tantos que são teus.
Fazer arte pela sua "arte", é a mesma cois que fazer um jantar para mil pessoas e somente dez comerem.