Joseph Pilates
Se sua coluna é inflexivelmente dura aos 30 anos, você é velho; se ela é completamente flexível aos 60, você é jovem.
Um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade.
O homem deveria ter em mente a expressão grega “nem muito, nem muito pouco” e refletir sobre ela.
Quando todos os músculos forem adequadamente desenvolvidos, você naturalmente trabalhará fazendo um esforço mínimo e desfrutando de um prazer máximo.
Os hábitos incorretos são responsáveis pela maior parte de nossas doenças – se não por todas elas.
Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa.
De modo geral, quanto menos uma pessoa falar sobre saúde, melhor para sua saúde.
A maior parte dos homens e das mulheres inteligentes é tão absolutamente ignorante quanto às simples leis da natureza que, em sua busca lamentável pela saúde normal e pela felicidade, eles acabam “perambulando sem direção”.
O corpo malcuidado, resultante da negligência no passado, eventualmente cobrará com juros.
Praticamente todas as doenças estão diretamente relacionadas a hábitos incorretos, que podem ser corrigidos apenas por meio da adoção imediata de hábitos corretos.
Pratique a respiração até que a arte de respirar corretamente se torne um hábito automático e subconsciente.
A Contrologia desenvolve o corpo uniformemente, corrige a má postura, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito.
Quando a coluna se curva, todo o corpo é tirado de seu equilíbrio e alinhamento naturais.
Paciência e persistência são qualidades vitais no alcance bem-sucedido de qualquer esforço que valha a pena.
O corpo humano, felizmente, pode suportar mais negligência, com mais sucesso que o complexo maquinário de um moderno navio a vapor.
Para alcançar as mais altas realizações dentro de nossas capacidades em todos os momentos da vida, precisamos constantemente nos esforçar para adquirir corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa habilidade.
Respirar é o primeiro e o último ato da vida. Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente.
Uma mente sã que “habita” um corpo doente (50% de equilíbrio) é como uma casa que tem um bom teto de cobre, mas que foi construída sobre um terreno de areia.
Um corpo são que “abriga” uma mente doente (50% de equilíbrio) é como uma casa com um fundo sólido de pedra, mas com um teto de papel.
Uma mente sã que “habita” um corpo são (100% de equilíbrio) é como uma casa construída com teto de cobre sobre uma sólida estrutura de pedras.
Finalmente, uma mente doente que “habita” um corpo doente (0% de equilíbrio) é como uma casa construída com teto de papel sobre um terreno de areia.
Nem a mente nem o corpo são supremos, ou seja, um não pode ser subordinado ao outro. Ambos precisam ser coordenados para se atingir o máximo resultado com gasto mínimo de energia mental e física, e também para que possamos viver o maior tempo possível com uma saúde normal e desfrutando dos benefícios de uma vida proveitosa e feliz.
À medida que amadurecemos, nos encontramos em corpos nem sempre transigentes com nosso ego. Nossos corpos ficam caídos, com ombros curvados, olhos fundos, músculos e vitalidade extremamente baixos, se não definhados. Esse é o resultado natural de não termos desenvolvido uniformemente todos os músculos de nossa coluna, tronco, braços e pernas, ao estimularmos o corpo somente com movimentos do dia a dia e com atividades dentro do escritório.
Antes de obter qualquer benefício resultante dos exercícios físicos, a pessoa necessita aprender a respirar corretamente.
A aquisição e o aproveitamento do bem-estar físico, da calma mental e da paz espiritual não têm preço para seus possuidores.
Nunca deixe de tomar sol e de respirar todo o ar puro que puder.