José Carlos Fineis
Em essência, não deixamos de ser uma sociedade agrícola primitiva, apesar de toda a ilusão de urbanidade: caminhamos sem rumo em busca de um terreno fértil, olhamos para as estrelas, oramos para nossos deuses, semeamos expectativas, trabalhamos pesado e colhemos decepções - e isso é tudo, na maior parte do tempo.
A cada dia que passa, mais me convenço de que, numa perspectiva de tempo futuro, o espírito é uma realidade inexorável, ao passo que o corpo, este sim é uma ficção.
Em princípio, não tenho nada contra ninguém. Mas quando a pessoa se refere a si mesma como "gente de bem", ponho um pé atrás.
E então, muitos anos depois de aquele famoso construtor ter partido, quando os andaimes de sua aclamada obra apodreceram com a chuva e foram levados pelo vento, descobriu-se, com grande espanto, que não havia obra, afinal. Apenas andaimes.
Comentaristas de futebol pensam o jogo quase tão bem quanto os próprios jogadores poderiam pensar, se dispusessem, como eles dispõem, de duas ou mais horas pra refletir sobre cada jogada, depois de assisti-las dezenas de vezes, do alto e em câmera lenta, por cinco ângulos diferentes.
Na minha idade, acontecem coisas maravilhosas que eram impossíveis quando tinha 20 anos. Por exemplo: reencontrar um amigo querido que não via há mais de 30 anos.
O avanço da Inteligência Artificial provocou uma inversão de expectativas sem precedentes. Pela primeira vez na História, o ser humano não se pergunta o que fará com as máquinas, mas sim o que as máquinas farão com ele.
Amar é construir um castelo na areia, e aceitar que a missão de sua vida será refazê-lo quantas vezes for necessário.
Maravilhas da ciência:em minha cidade, foi instalado um totem de monitoramento hiper-ultra-mega tecnológico capaz de realizar, sozinho,
o trabalho de dez vigias
bem trapalhões.
A caridade que humilha o próximo e alardeia a si mesma - desculpe, isso pode ser qualquer coisa, menos caridade.
Talvez seja mesmo um erro, mas não consigo evitá-lo. Espero sempre que as pessoas ajam com dignidade. É consequência inevitável de minha fé no ser humano. Prefiro me decepcionar às vezes do que perder a fé.
Não precisamos carregar o mundo sobre os ombros. Basta que cada qual assuma o peso de suas responsabilidades.
Se você pudesse viajar no tempo e encontrar a si mesmo quando tinha 15 anos, que conselho se daria? Claro, essa é uma pergunta retórica. Não se pode viajar no tempo. Mas, seja qual for o conselho, diga-o agora, de si para si. Sempre é tempo de ouvir o que o coração tem a dizer.
De acordo com projeções recentes, existem hoje no planeta Terra pelo menos oito bilhões de maneiras diferentes de amar, e todas são boas.
Meus olhos míopes me lembram que sou imperfeito. Meus cabelos brancos, que estou aqui de passagem. Como podem seres humanos ser tão soberbos e prepotentes?
Cerveja é um negócio que nos ajuda a suportar a programação da TV.TV é um negócio que nos convence a comprar mais cerveja.
"Você fica nesse celular o dia inteiro", repreendeu a mãe.
"Olha que manhã mais linda. Saia de casa! Vá curtir esse sol maravilhoso. A vida está lá fora, filha!"
Ela saiu, pisou num dos inúmeros buracos da calçada, torceu o tornozelo e quebrou um dente da frente.
Fim.
As leis naturais são imutáveis em todo o Universo, a menos que se esteja amando. O amor relativiza as distâncias, é capaz de abreviar ou distender o tempo, subverte a gravidade tornando o fardo mais leve ou mais pesado, a depender de um simples olhar ou de um sorriso.
A vida é um livro do qual só podemos ler uma página por dia. Não sabemos o que está escrito na página seguinte, nem quantas páginas ainda há para ler. Essa condição de imponderabilidade nos autoriza a acreditar que tudo é possível. Particularmente, gosto de pensar que o melhor está por vir.